CBO 2345-05 - Professor de ensino superior na área de didática - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.
Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2345-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de didática, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de didática
O Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-05 deve demonstrar competências pessoais, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, avaliar o trabalho acadêmico científico, orientar alunos, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, atualizar-se na Área, supervisionar formação pedagógica em estágios, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, participar de atividades administrativas, comunicar-se, produzir material de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-05
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05
Um Professor de ensino superior na área de didática (ou sinônimo) deve elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, preencher relatórios de atividades, demonstrar postura crítica, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, atender alunos, individualmente e em grupo, estudar outros idiomas, produzir instrumentos de avaliação, elaborar pareceres, analisar os problemas da realidade brasileira, desenvolver atividades interativas, avaliar projetos de pesquisa, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, organizar coletâneas, discutir resultados de avaliação, coordenar cursos, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, produzir vídeos, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, elaborar programas e cronogramas, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, produzir planos de cursos e de aulas, produzir cartazes, participar de comissões, participar de colegiados, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, estudar a produção científica da área, atuar em debates, sugerir composição de bancas examinadoras, constituir grupos de pesquisa, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, gerenciar projetos, prever fontes de financiamento, avaliar cursos, planejar os ambientes de aprendizagem, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, coordenar reuniões, realizar revisão da literatura na área, participar de reuniões, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, dialogar com os professores da instituição, gerenciar convênios, avaliar políticas educacionais, orientar monitores, exercer cargos de direção, produzir artigos para divulgação, estudar a constituição de profissões no campo educacional, produzir transparências, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., coordenar grupos de pesquisa, proferir palestras, coletar dados e materiais para pesquisa, colaborar em comissões de avaliação, planejar projetos de extensão, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, planejar projetos de intervenção pedagógica, auto-avaliar-se, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, compromissar-se social e politicamente, participar de congressos e eventos científicos, avaliar material didático, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, participar de associações de classe, coordenar projetos pedagógicos, sistematizar conteúdos, exercer cargos de representação, trabalhar com diferentes formas de interação humana, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, atribuir notas e conceitos, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, elaborar projetos de extensão, avaliar currículos de alunos, organizar publicações, atuar em banca examinadora docente e discente, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, analisar dados e materiais de pesquisa, estudar propostas e políticas educacionais, avaliar a própria prática de pesquisa, produzir textos para uso pedagógico, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, programar cursos para atendimento a demandas externas, avaliar o desenvolvimento das aulas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, coordenar equipes de trabalho, participar de associações científicas, redigir relatórios de pesquisa, avaliar planos de ação pedagógica, participar de atividades culturais, atuar em projetos de extensão, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, coordenar eventos, estudar a legislação educacional, planejar aulas, coordenar convênios, coordenar projetos de extensão, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, prestar assessoria a órgãos públicos, orientar alunos de iniciação científica, produzir hipertextos, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, redigir publicações científicas, coordenar áreas, disciplinas e turmas, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, atuar em comissões editoriais, avaliar o desempenho dos alunos, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, realizar eventos, planejar a produção de materiais didáticos, demonstrar postura ética, avaliar projetos de extensão, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, treinar auxiliares de pesquisa, analisar pesquisas educacionais, planejar pesquisas, planejar eventos e seminários, dialogar com as entidades representativas, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar trabalhos científicos, divulgar resultados de pesquisas, sistematizar dados e materiais de pesquisa, estudar diferentes formas de comunicação, desenvolver propostas de avaliação, coordenar pesquisas, avaliar currículos e propostas pedagógicas, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, dialogar com os alunos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, dominar a língua portuguesa, trabalhar em equipe.