CBO 2344-15 - Professor de enfermagem do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de epidemiologia, bioética, tecnologias do cuidado, saúde mental, políticas de saúde e redes de atenção do SUS – Sistema Único de Saúde, entre outros da área de enfermagem do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2344-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de enfermagem do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de enfermagem do ensino superior

O Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15 planeja cursos na área de enfermagem, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.

Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.

Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.

Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.

Faz uso das tecnologias disponíveis.

Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de epidemiologia, bioética, tecnologias do cuidado, saúde mental, políticas de saúde e redes de atenção do SUS – Sistema Único de Saúde, entre outros da área de enfermagem Realiza demonstração sobre atendimento ao paciente em unidades clínicas de hospitais.

Supervisiona estágios curriculares.

Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais de enfermagem Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras situações Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos, instrumentos e materiais.

Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas Estimula o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação.

Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.

Corrige provas e trabalhos acadêmicos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação.

Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da enfermagem, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe.

Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais.

Analisa dados e prepara apresentação de resultados Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências.

Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de enfermagem Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Coordena cursos e programas, articulando ações com universidades, clínicas, hospitais, agências de saúde e outras partes interessadas Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios e clínicas.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2344-15 deve desenvolver pesquisas, planejar cursos, participar da administração universitária, realizar atividades de extensão, orientar alunos, avaliar alunos, disciplinas e cursos, demonstrar competências pessoais, preparar aulas teóricas e práticas, ministrar atividades didáticas, comunicar-se, divulgar produção acadêmica.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-15

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Atividades exercidas por um Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15

Um Professor de enfermagem do ensino superior (ou sinônimo) deve estabelecer número de vagas, instruir alunos em técnicas especiais, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, preparar material didático, discutir avaliação com aluno, orientar elaboração de projetos e textos científicos, analisar dados, oferecer cursos, definir carga horária, desenvolver equipamentos e materiais, preparar avaliações, participar de eventos científicos, atualizar literatura, identificar demanda de mercado, prestar assessorias e consultorias, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, adaptar equipamentos e materiais, estimular auto-aprendizado, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, coordenar disciplinas, ministrar aulas expositivas, demonstrar capacidade de síntese, definir bibliografia, elaborar cronograma de atividades, participar de órgãos colegiados, expressar-se por escrito, selecionar metodologia de ensino, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, constituir corpo docente, registrar resultados de avaliações, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, supervisionar estágios curriculares, esclarecer dúvidas, elaborar projetos, participar de comissões, corrigir trabalhos acadêmicos, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, submeter textos para publicação, orientar execução de tarefas, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, liderar pessoas, registrar freqüência de aluno, preparar apresentação de resultados, identificar pré-requisitos, gerenciar recursos das pesquisas, integrar direção de associações científicas e profissionais, preparar documentação científica, analisar processo de avaliação, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, definir critérios e calendário de avaliação, agir com disciplina, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, elaborar proposta de criação de curso, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, definir perfil de profissisonal de conclusão, treinar equipe de pesquisa, definir elenco de disciplinas, coordenar projetos institucionais, integrar corpo editorial de revistas, demonstrar capacidade de motivação, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, captar recursos materiais e financeiros, agir com senso crítico, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, estimular atitude crítica, trabalhar em grupo, ministrar atividades de campo, proferir palestras e conferências, implementar ações educativas e preventivas, orientar percurso acadêmico do aluno, constituir equipe de pesquisa, instruir alunos na formação de atitudes, estabelecer intercâmbio científico, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, supervisionar experimentos, coordenar eventos científicos, estabelecer metodologia de pesquisa, definir políticas acadêmicas, elaborar pareceres diversos, obter financiamento para publicação, revisar avaliações, demonstrar capacidade de análise, demonstrar criatividade, coordenar missões científicas, propor convênios, executar consultoria ad hoc, interpretar mensagens orais - compreensão oral, definir objetivos de cursos, demonstrar capacidade de organização, conceder entrevistas a mídia, ter visão global, propor alterações em estrutura curricular, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, selecionar conteúdo, partilhar conhecimento, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, estimular desenvolvimento de conduta ética, expressar-se oralmente, divulgar resultados de avaliação, estimular realização de trabalhos em grupo, argumentar com clareza e consistência, redigir boletins, coordenar pesquisa, ministrar aulas práticas, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, participar de bancas de concursos, revisar textos, elaborar ementas, compor apresentação final de publicações, revisar literatura, coordenar implantação de cursos, chefiar departamento, coordenar seminários e grupos de discussão, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, coletar dados, presidir órgãos colegiados.

Cargos e salários CBO 2344-15 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Salário Professor de Enfermagem do Ensino Superior

Professor de Enfermagem do Ensino Superior: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Enfermagem do Ensino Superior CBO 2344-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.889 e 11.343 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 471 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2344-15.