CBO 2344-15 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2344-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-15 ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Condições de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Funções dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-15

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • comunicar-se;
  • ministrar atividades didáticas;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • participar da administração universitária;
  • desenvolver pesquisas;
  • divulgar produção acadêmica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos;
  • realizar atividades de extensão;
  • Atividades dos cargos CBO 2344-15

    Entre as principais atribuições dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-15 estão as de:

    • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
    • chefiar departamento;
    • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
    • obter financiamento para publicação;
    • ter visão global;
    • definir políticas acadêmicas;
    • instruir alunos em técnicas especiais;
    • coordenar eventos científicos;
    • estimular auto aprendizado;
    • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
    • definir critérios e calendário de avaliação;
    • desenvolver equipamentos e materiais;
    • atualizar literatura;
    • preparar material didático;
    • conceder entrevistas à mídia;
    • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
    • coordenar implantação de cursos;
    • ministrar atividades de campo;
    • integrar corpo editorial de revistas;
    • estabelecer número de vagas;
    • agir com senso crítico;
    • definir bibliografia;
    • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
    • discutir avaliação com aluno;
    • executar consultoria ´ad hoc´;
    • expressar-se oralmente;
    • expressar-se por escrito;
    • revisar avaliações;
    • estabelecer intercâmbio científico;
    • estimular atitude crítica;
    • participar de bancas de concursos;
    • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
    • definir carga horária;
    • identificar demanda de mercado;
    • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
    • revisar literatura;
    • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
    • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
    • propor convênios;
    • ministrar aulas práticas;
    • submeter textos para publicação;
    • coletar dados;
    • coordenar pesquisa;
    • adaptar equipamentos e materiais;
    • supervisionar estágios curriculares;
    • elaborar pareceres diversos;
    • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
    • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
    • elaborar ementas;
    • participar de órgãos colegiados;
    • partilhar conhecimento;
    • participar de comissões;
    • preparar apresentação de resultados;
    • definir objetivos de cursos;
    • selecionar metodologia de ensino;
    • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
    • elaborar projetos;
    • preparar avaliações;
    • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
    • registrar resultados de avaliações;
    • compor apresentação final de publicações;
    • esclarecer dúvidas;
    • implementar ações educativas e preventivas;
    • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
    • selecionar conteúdo;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar processo de avaliação;
    • coordenar projetos institucionais;
    • participar de eventos científicos;
    • revisar textos;
    • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
    • captar recursos materiais e financeiros;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
    • instruir alunos na formação de atitudes;
    • coordenar disciplinas;
    • orientar percurso acadêmico do aluno;
    • argumentar com clareza e consistência;
    • elaborar cronograma de atividades;
    • estimular realização de trabalhos em grupo;
    • orientar execução de tarefas;
    • proferir palestras e conferências;
    • agir com disciplina;
    • preparar documentação científica;
    • prestar assessorias e consultorias;
    • ministrar aulas expositivas;
    • definir perfil de profissional de conclusão;
    • corrigir trabalhos acadêmicos;
    • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
    • gerenciar recursos das pesquisas;
    • liderar pessoas;
    • integrar direção de associações científicas e profissionais;
    • trabalhar em grupo;
    • estabelecer metodologia de pesquisa;
    • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
    • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
    • constituir equipe de pesquisa;
    • registrar frequência de aluno;
    • propor alterações em estrutura curricular;
    • presidir órgãos colegiados;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
    • definir elenco de disciplinas;
    • treinar equipe de pesquisa;
    • redigir boletins;
    • demonstrar capacidade de análise;
    • elaborar proposta de criação de curso;
    • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
    • coordenar missões científicas;
    • coordenar seminários e grupos de discussão;
    • oferecer cursos;
    • estimular desenvolvimento de conduta ética;
    • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
    • constituir corpo docente;
    • identificar pré-requisitos;
    • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
    • supervisionar experimentos;
    • analisar dados;

    Cargos e salários CBO 2344-15 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

    Salário Professor de Enfermagem do Ensino Superior

    Professor de Enfermagem do Ensino Superior: Brasil

    • 464
    • Brasil
    • 4.018 - 10.472
    • 25h
    O profissional no cargo de Professor de Enfermagem do Ensino Superior CBO 2344-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.018 e 10.472 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 464 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2344-15.