CBO 2344-15 - Professor de enfermagem do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de epidemiologia, bioética, tecnologias do cuidado, saúde mental, políticas de saúde e redes de atenção do SUS – Sistema Único de Saúde, entre outros da área de enfermagem do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de enfermagem do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de enfermagem do ensino superior
O Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15 planeja cursos na área de enfermagem, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de epidemiologia, bioética, tecnologias do cuidado, saúde mental, políticas de saúde e redes de atenção do SUS – Sistema Único de Saúde, entre outros da área de enfermagem Realiza demonstração sobre atendimento ao paciente em unidades clínicas de hospitais.
Supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais de enfermagem Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras situações Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos, instrumentos e materiais.
Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas Estimula o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação.
Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação.
Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da enfermagem, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe.
Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais.
Analisa dados e prepara apresentação de resultados Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências.
Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de enfermagem Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Coordena cursos e programas, articulando ações com universidades, clínicas, hospitais, agências de saúde e outras partes interessadas Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios e clínicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-15 deve demonstrar competências pessoais, desenvolver pesquisas, avaliar alunos, disciplinas e cursos, realizar atividades de extensão, preparar aulas teóricas e práticas, participar da administração universitária, ministrar atividades didáticas, orientar alunos, divulgar produção acadêmica, comunicar-se, planejar cursos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-15
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15
Um Professor de enfermagem do ensino superior (ou sinônimo) deve selecionar conteúdo, coordenar seminários e grupos de discussão, adaptar equipamentos e materiais, participar de órgãos colegiados, divulgar resultados de avaliação, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, integrar direção de associações científicas e profissionais, esclarecer dúvidas, preparar documentação científica, propor convênios, preparar apresentação de resultados, agir com senso crítico, demonstrar capacidade de síntese, constituir equipe de pesquisa, registrar freqüência de aluno, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, definir critérios e calendário de avaliação, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, trabalhar em grupo, conceder entrevistas a mídia, corrigir trabalhos acadêmicos, analisar dados, selecionar metodologia de ensino, oferecer cursos, compor apresentação final de publicações, redigir boletins, estimular desenvolvimento de conduta ética, orientar percurso acadêmico do aluno, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, estimular realização de trabalhos em grupo, interpretar mensagens orais - compreensão oral, definir políticas acadêmicas, elaborar proposta de criação de curso, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, estabelecer metodologia de pesquisa, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, proferir palestras e conferências, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, analisar processo de avaliação, definir elenco de disciplinas, ter visão global, preparar material didático, coordenar disciplinas, participar de eventos científicos, elaborar ementas, demonstrar capacidade de análise, preparar avaliações, supervisionar estágios curriculares, treinar equipe de pesquisa, gerenciar recursos das pesquisas, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, integrar corpo editorial de revistas, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, demonstrar capacidade de motivação, participar de bancas de concursos, obter financiamento para publicação, executar consultoria ad hoc, demonstrar capacidade de organização, presidir órgãos colegiados, estimular atitude crítica, orientar execução de tarefas, ministrar aulas expositivas, revisar textos, estabelecer intercâmbio científico, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, demonstrar criatividade, revisar avaliações, liderar pessoas, argumentar com clareza e consistência, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, registrar resultados de avaliações, coordenar missões científicas, constituir corpo docente, prestar assessorias e consultorias, desenvolver equipamentos e materiais, coordenar implantação de cursos, estimular auto-aprendizado, atualizar literatura, definir bibliografia, instruir alunos em técnicas especiais, orientar elaboração de projetos e textos científicos, expressar-se oralmente, coletar dados, coordenar eventos científicos, agir com disciplina, discutir avaliação com aluno, definir objetivos de cursos, identificar demanda de mercado, instruir alunos na formação de atitudes, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, identificar pré-requisitos, supervisionar experimentos, captar recursos materiais e financeiros, definir carga horária, elaborar cronograma de atividades, definir perfil de profissisonal de conclusão, chefiar departamento, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, elaborar projetos, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, implementar ações educativas e preventivas, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, partilhar conhecimento, ministrar aulas práticas, participar de comissões, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, coordenar projetos institucionais, expressar-se por escrito, ministrar atividades de campo, estabelecer número de vagas, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, elaborar pareceres diversos, revisar literatura, submeter textos para publicação, coordenar pesquisa, propor alterações em estrutura curricular.