CBO 2344-15 - Professor de enfermagem do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de epidemiologia, bioética, tecnologias do cuidado, saúde mental, políticas de saúde e redes de atenção do SUS – Sistema Único de Saúde, entre outros da área de enfermagem do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2344-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de enfermagem do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de enfermagem do ensino superior

O Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15 planeja cursos na área de enfermagem, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.

Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.

Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.

Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.

Faz uso das tecnologias disponíveis.

Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de epidemiologia, bioética, tecnologias do cuidado, saúde mental, políticas de saúde e redes de atenção do SUS – Sistema Único de Saúde, entre outros da área de enfermagem Realiza demonstração sobre atendimento ao paciente em unidades clínicas de hospitais.

Supervisiona estágios curriculares.

Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais de enfermagem Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras situações Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos, instrumentos e materiais.

Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas Estimula o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação.

Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.

Corrige provas e trabalhos acadêmicos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação.

Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da enfermagem, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe.

Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais.

Analisa dados e prepara apresentação de resultados Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências.

Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de enfermagem Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Coordena cursos e programas, articulando ações com universidades, clínicas, hospitais, agências de saúde e outras partes interessadas Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios e clínicas.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2344-15 deve realizar atividades de extensão, preparar aulas teóricas e práticas, participar da administração universitária, planejar cursos, demonstrar competências pessoais, avaliar alunos, disciplinas e cursos, comunicar-se, orientar alunos, desenvolver pesquisas, ministrar atividades didáticas, divulgar produção acadêmica.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-15

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Atividades exercidas por um Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15

Um Professor de enfermagem do ensino superior (ou sinônimo) deve definir bibliografia, desenvolver equipamentos e materiais, supervisionar estágios curriculares, definir elenco de disciplinas, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, elaborar projetos, definir carga horária, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, identificar pré-requisitos, analisar dados, participar de eventos científicos, instruir alunos em técnicas especiais, proferir palestras e conferências, revisar literatura, selecionar metodologia de ensino, orientar elaboração de projetos e textos científicos, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, preparar documentação científica, elaborar proposta de criação de curso, demonstrar capacidade de organização, orientar percurso acadêmico do aluno, elaborar pareceres diversos, agir com disciplina, demonstrar criatividade, identificar demanda de mercado, demonstrar capacidade de motivação, agir com senso crítico, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, coordenar eventos científicos, integrar corpo editorial de revistas, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, supervisionar experimentos, definir objetivos de cursos, ter visão global, captar recursos materiais e financeiros, ministrar aulas expositivas, preparar apresentação de resultados, orientar execução de tarefas, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, estimular atitude crítica, atualizar literatura, preparar avaliações, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, registrar freqüência de aluno, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, argumentar com clareza e consistência, coletar dados, submeter textos para publicação, presidir órgãos colegiados, discutir avaliação com aluno, trabalhar em grupo, coordenar implantação de cursos, redigir boletins, demonstrar capacidade de síntese, elaborar ementas, coordenar pesquisa, estimular realização de trabalhos em grupo, esclarecer dúvidas, constituir equipe de pesquisa, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, interpretar mensagens orais - compreensão oral, adaptar equipamentos e materiais, obter financiamento para publicação, compor apresentação final de publicações, ministrar aulas práticas, preparar material didático, constituir corpo docente, elaborar cronograma de atividades, oferecer cursos, treinar equipe de pesquisa, gerenciar recursos das pesquisas, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, instruir alunos na formação de atitudes, participar de comissões, chefiar departamento, corrigir trabalhos acadêmicos, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, analisar processo de avaliação, integrar direção de associações científicas e profissionais, divulgar resultados de avaliação, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, estimular auto-aprendizado, implementar ações educativas e preventivas, demonstrar capacidade de análise, prestar assessorias e consultorias, participar de órgãos colegiados, registrar resultados de avaliações, ministrar atividades de campo, coordenar projetos institucionais, definir perfil de profissisonal de conclusão, propor alterações em estrutura curricular, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, conceder entrevistas a mídia, propor convênios, definir políticas acadêmicas, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, partilhar conhecimento, selecionar conteúdo, revisar textos, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, estabelecer intercâmbio científico, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, coordenar seminários e grupos de discussão, coordenar disciplinas, coordenar missões científicas, expressar-se por escrito, estabelecer número de vagas, estimular desenvolvimento de conduta ética, estabelecer metodologia de pesquisa, liderar pessoas, executar consultoria ad hoc, participar de bancas de concursos, definir critérios e calendário de avaliação, revisar avaliações, expressar-se oralmente.

Cargos e salários CBO 2344-15 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Salário Professor de Enfermagem do Ensino Superior

Professor de Enfermagem do Ensino Superior: Brasil

  • 483
  • Brasil
  • 4.716 - 11.677
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Enfermagem do Ensino Superior CBO 2344-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.716 e 11.677 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 483 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2344-15.