CBO 2344-45 - Professor de nutrição - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de nutrição CBO 2344-45 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de ciência dos alimentos, dietética, análise sensorial, sistemas alimentares, planejamento e avaliação de cardápios, educação e segurança alimentar e nutricional, entre outros da área de nutrição do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nutrição, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-45 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-45
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nutrição
O Professor de nutrição CBO 2344-45 planeja cursos na área de nutrição, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de ciência dos alimentos, dietética, análise sensorial, sistemas alimentares, planejamento e avaliação de cardápios, educação e segurança alimentar e nutricional, entre outros da área de nutrição Supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.
Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Revisa e registra resultados de avaliações.
Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da nutrição, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.
Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.
Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de nutrição, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-45 deve ministrar atividades didáticas, planejar cursos, participar da administração universitária, divulgar produção acadêmica, desenvolver pesquisas, avaliar alunos, disciplinas e cursos, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades de extensão, preparar aulas teóricas e práticas, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-45
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de nutrição CBO 2344-45
Um Professor de nutrição (ou sinônimo) deve identificar demanda de mercado, definir objetivos de cursos, liderar pessoas, coordenar implantação de cursos, elaborar projetos, instruir alunos na formação de atitudes, constituir corpo docente, participar de eventos científicos, elaborar ementas, estimular auto-aprendizado, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, definir políticas acadêmicas, preparar avaliações, chefiar departamento, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, integrar corpo editorial de revistas, definir bibliografia, participar de comissões, propor alterações em estrutura curricular, presidir órgãos colegiados, interpretar mensagens orais - compreensão oral, ministrar aulas práticas, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, adaptar equipamentos e materiais, definir elenco de disciplinas, divulgar resultados de avaliação, expressar-se oralmente, revisar literatura, redigir boletins, estabelecer número de vagas, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, ministrar aulas expositivas, revisar textos, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, estabelecer metodologia de pesquisa, elaborar proposta de criação de curso, preparar apresentação de resultados, oferecer cursos, gerenciar recursos das pesquisas, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, estimular realização de trabalhos em grupo, instruir alunos em técnicas especiais, implementar ações educativas e preventivas, preparar material didático, treinar equipe de pesquisa, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, preparar documentação científica, orientar elaboração de projetos e textos científicos, registrar resultados de avaliações, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, obter financiamento para publicação, analisar processo de avaliação, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, elaborar pareceres diversos, coletar dados, participar de bancas de concursos, desenvolver equipamentos e materiais, coordenar seminários e grupos de discussão, supervisionar experimentos, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, expressar-se por escrito, trabalhar em grupo, submeter textos para publicação, identificar pré-requisitos, definir critérios e calendário de avaliação, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, definir perfil de profissisonal de conclusão, corrigir trabalhos acadêmicos, demonstrar criatividade, elaborar cronograma de atividades, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, demonstrar capacidade de organização, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, demonstrar capacidade de motivação, executar consultoria ad hoc, atualizar literatura, selecionar metodologia de ensino, captar recursos materiais e financeiros, argumentar com clareza e consistência, discutir avaliação com aluno, demonstrar capacidade de síntese, prestar assessorias e consultorias, coordenar pesquisa, estabelecer intercâmbio científico, orientar execução de tarefas, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, definir carga horária, orientar percurso acadêmico do aluno, agir com disciplina, demonstrar capacidade de análise, ter visão global, estimular desenvolvimento de conduta ética, registrar freqüência de aluno, coordenar eventos científicos, compor apresentação final de publicações, partilhar conhecimento, coordenar projetos institucionais, esclarecer dúvidas, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, ministrar atividades de campo, proferir palestras e conferências, estimular atitude crítica, constituir equipe de pesquisa, selecionar conteúdo, supervisionar estágios curriculares, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, revisar avaliações, participar de órgãos colegiados, agir com senso crítico, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, propor convênios, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, analisar dados, coordenar disciplinas, integrar direção de associações científicas e profissionais, conceder entrevistas a mídia.