CBO 2344-05 - Professor de ciências biológicas do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ciências biológicas do ensino superior CBO 2344-05 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de biologia celular, genética e biotecnologia, botânica, ecologia e biodiversidade, ambiente e saúde, entre outros da área de ciências biológicas do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ciências biológicas do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ciências biológicas do ensino superior
O Professor de ciências biológicas do ensino superior CBO 2344-05 planeja cursos na área de ciências biológicas, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de biologia celular, genética e biotecnologia, botânica, ecologia e biodiversidade, ambiente e saúde, entre outros da área de ciências biológicas Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em campo, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.
Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos.
Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira das ciências biológicas, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa.
Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados.
Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos.
Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de ciências biológicas, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Executa curadoria de coleções Participa da administração de museus e biotérios.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-05 deve realizar atividades de extensão, comunicar-se, desenvolver pesquisas, ministrar atividades didáticas, preparar aulas teóricas e práticas, demonstrar competências pessoais, avaliar alunos, disciplinas e cursos, orientar alunos, planejar cursos, participar da administração universitária, divulgar produção acadêmica.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de ciências biológicas do ensino superior CBO 2344-05
Um Professor de ciências biológicas do ensino superior (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de análise, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, orientar percurso acadêmico do aluno, elaborar pareceres diversos, agir com disciplina, participar de comissões, estabelecer intercâmbio científico, definir elenco de disciplinas, argumentar com clareza e consistência, estabelecer metodologia de pesquisa, identificar demanda de mercado, demonstrar capacidade de motivação, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, definir carga horária, interpretar mensagens orais - compreensão oral, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, coordenar implantação de cursos, exercer curadoria de coleções, estimular auto-aprendizado, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, registrar resultados de avaliações, esclarecer dúvidas, preparar documentação científica, agir com senso crítico, definir objetivos de cursos, trabalhar em grupo, coordenar disciplinas, selecionar conteúdo, discutir avaliação com aluno, atualizar literatura, treinar equipe de pesquisa, corrigir trabalhos acadêmicos, definir perfil de profissisonal de conclusão, ministrar aulas práticas, revisar literatura, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, expressar-se por escrito, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, ter visão global, definir políticas acadêmicas, revisar avaliações, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, preparar material didático, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, instruir alunos na formação de atitudes, elaborar proposta de criação de curso, estimular realização de trabalhos em grupo, orientar execução de tarefas, definir bibliografia, conceder entrevistas a mídia, proferir palestras e conferências, coordenar seminários e grupos de discussão, expressar-se oralmente, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, ministrar atividades de campo, participar de órgãos colegiados, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, coordenar projetos institucionais, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, supervisionar experimentos, submeter textos para publicação, divulgar resultados de avaliação, coordenar missões científicas, propor convênios, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, obter financiamento para publicação, elaborar projetos, liderar pessoas, selecionar metodologia de ensino, adaptar equipamentos e materiais, instruir alunos em técnicas especiais, demonstrar capacidade de organização, gerenciar recursos das pesquisas, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, identificar pré-requisitos, ministrar aulas expositivas, executar consultoria ad hoc, analisar processo de avaliação, chefiar departamento, coletar dados, captar recursos materiais e financeiros, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, demonstrar criatividade, supervisionar estágios curriculares, preparar apresentação de resultados, elaborar ementas, integrar corpo editorial de revistas, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, desenvolver equipamentos e materiais, prestar assessorias e consultorias, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, estimular desenvolvimento de conduta ética, oferecer cursos, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, coordenar eventos científicos, preparar avaliações, compor apresentação final de publicações, estabelecer número de vagas, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, participar de bancas de concursos, propor alterações em estrutura curricular, registrar freqüência de aluno, constituir equipe de pesquisa, demonstrar capacidade de síntese, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, participar de eventos científicos, estimular atitude crítica, elaborar cronograma de atividades, redigir boletins, presidir órgãos colegiados, implementar ações educativas e preventivas, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, orientar elaboração de projetos e textos científicos, partilhar conhecimento, revisar textos, definir critérios e calendário de avaliação, analisar dados, coordenar pesquisa, constituir corpo docente, integrar direção de associações científicas e profissionais.