CBO 2344-05 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2344-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-05 ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Condições de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Funções dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-05

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • participar da administração universitária;
  • realizar atividades de extensão;
  • ministrar atividades didáticas;
  • planejar cursos;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • orientar alunos;
  • divulgar produção acadêmica;
  • desenvolver pesquisas;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • Atividades dos cargos CBO 2344-05

    Entre as principais atribuições dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-05 estão as de:

    • captar recursos materiais e financeiros;
    • agir com disciplina;
    • redigir boletins;
    • elaborar ementas;
    • ministrar aulas expositivas;
    • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
    • participar de órgãos colegiados;
    • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
    • propor convênios;
    • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
    • integrar corpo editorial de revistas;
    • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
    • estimular realização de trabalhos em grupo;
    • agir com senso crítico;
    • coordenar projetos institucionais;
    • ministrar atividades de campo;
    • elaborar cronograma de atividades;
    • coordenar disciplinas;
    • coordenar implantação de cursos;
    • definir objetivos de cursos;
    • treinar equipe de pesquisa;
    • constituir equipe de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • esclarecer dúvidas;
    • revisar avaliações;
    • exercer curadoria de coleções;
    • executar consultoria ´ad hoc´;
    • definir políticas acadêmicas;
    • orientar percurso acadêmico do aluno;
    • propor alterações em estrutura curricular;
    • estabelecer metodologia de pesquisa;
    • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
    • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
    • preparar avaliações;
    • coordenar pesquisa;
    • oferecer cursos;
    • conceder entrevistas à mídia;
    • estimular desenvolvimento de conduta ética;
    • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • gerenciar recursos das pesquisas;
    • supervisionar estágios curriculares;
    • coordenar seminários e grupos de discussão;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • estimular atitude crítica;
    • elaborar projetos;
    • definir elenco de disciplinas;
    • argumentar com clareza e consistência;
    • adaptar equipamentos e materiais;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • desenvolver equipamentos e materiais;
    • proferir palestras e conferências;
    • participar de eventos científicos;
    • integrar direção de associações científicas e profissionais;
    • identificar demanda de mercado;
    • analisar dados;
    • definir perfil de profissional de conclusão;
    • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
    • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
    • revisar textos;
    • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
    • instruir alunos na formação de atitudes;
    • prestar assessorias e consultorias;
    • estabelecer número de vagas;
    • demonstrar capacidade de análise;
    • chefiar departamento;
    • presidir órgãos colegiados;
    • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
    • constituir corpo docente;
    • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
    • expressar-se por escrito;
    • ter visão global;
    • submeter textos para publicação;
    • corrigir trabalhos acadêmicos;
    • participar de comissões;
    • supervisionar experimentos;
    • revisar literatura;
    • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
    • coletar dados;
    • trabalhar em grupo;
    • preparar documentação científica;
    • liderar pessoas;
    • preparar material didático;
    • atualizar literatura;
    • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
    • definir critérios e calendário de avaliação;
    • discutir avaliação com aluno;
    • estabelecer intercâmbio científico;
    • obter financiamento para publicação;
    • identificar pré-requisitos;
    • elaborar proposta de criação de curso;
    • partilhar conhecimento;
    • estimular auto aprendizado;
    • registrar frequência de aluno;
    • analisar processo de avaliação;
    • orientar execução de tarefas;
    • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
    • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
    • instruir alunos em técnicas especiais;
    • demonstrar criatividade;
    • definir bibliografia;
    • implementar ações educativas e preventivas;
    • selecionar metodologia de ensino;
    • elaborar pareceres diversos;
    • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
    • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
    • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
    • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
    • registrar resultados de avaliações;
    • coordenar eventos científicos;
    • ministrar aulas práticas;
    • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
    • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
    • compor apresentação final de publicações;
    • selecionar conteúdo;
    • preparar apresentação de resultados;
    • definir carga horária;
    • expressar-se oralmente;
    • participar de bancas de concursos;
    • coordenar missões científicas;
    • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;

    Cargos e salários CBO 2344-05 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

    Salário Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior

    Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior: Brasil

    • 663
    • Brasil
    • 4.145 - 10.469
    • 21h
    O profissional no cargo de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior CBO 2344-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.145 e 10.469 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 663 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2344-05.