CBO 2344-30 - Professor de fonoaudiologia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da audição, da fala, da fluência, da linguagem e da voz, métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de fonoaudiologia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de fonoaudiologia
O Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30 planeja cursos na área de fonoaudiologia, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da fala, da fluência, da linguagem e da voz e métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia Supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas fonoaudiológicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.
Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos.
Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da fonoaudiologia, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa.
Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados.
Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos.
Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de fonoaudiologia, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-30 deve preparar aulas teóricas e práticas, participar da administração universitária, ministrar atividades didáticas, orientar alunos, desenvolver pesquisas, planejar cursos, comunicar-se, avaliar alunos, disciplinas e cursos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades de extensão, divulgar produção acadêmica.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-30
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30
Um Professor de fonoaudiologia (ou sinônimo) deve definir carga horária, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, selecionar metodologia de ensino, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, definir bibliografia, estimular desenvolvimento de conduta ética, definir objetivos de cursos, demonstrar capacidade de organização, integrar corpo editorial de revistas, discutir avaliação com aluno, propor convênios, preparar avaliações, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, estabelecer número de vagas, revisar avaliações, elaborar projetos, elaborar ementas, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, estimular auto-aprendizado, elaborar cronograma de atividades, identificar demanda de mercado, preparar material didático, coordenar seminários e grupos de discussão, trabalhar em grupo, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, estabelecer metodologia de pesquisa, prestar assessorias e consultorias, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, compor apresentação final de publicações, coletar dados, adaptar equipamentos e materiais, selecionar conteúdo, desenvolver equipamentos e materiais, coordenar projetos institucionais, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, elaborar pareceres diversos, demonstrar criatividade, analisar dados, constituir corpo docente, registrar resultados de avaliações, argumentar com clareza e consistência, revisar textos, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, coordenar implantação de cursos, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, captar recursos materiais e financeiros, ministrar aulas expositivas, redigir boletins, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, estimular realização de trabalhos em grupo, analisar processo de avaliação, ministrar aulas práticas, orientar elaboração de projetos e textos científicos, elaborar proposta de criação de curso, demonstrar capacidade de motivação, agir com disciplina, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, orientar percurso acadêmico do aluno, definir critérios e calendário de avaliação, implementar ações educativas e preventivas, participar de órgãos colegiados, instruir alunos em técnicas especiais, definir perfil de profissisonal de conclusão, treinar equipe de pesquisa, integrar direção de associações científicas e profissionais, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, coordenar eventos científicos, interpretar mensagens orais - compreensão oral, constituir equipe de pesquisa, expressar-se oralmente, instruir alunos na formação de atitudes, ter visão global, coordenar pesquisa, demonstrar capacidade de síntese, chefiar departamento, definir elenco de disciplinas, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, participar de bancas de concursos, presidir órgãos colegiados, participar de comissões, identificar pré-requisitos, ministrar atividades de campo, expressar-se por escrito, divulgar resultados de avaliação, preparar documentação científica, obter financiamento para publicação, esclarecer dúvidas, agir com senso crítico, oferecer cursos, propor alterações em estrutura curricular, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, revisar literatura, proferir palestras e conferências, corrigir trabalhos acadêmicos, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, coordenar disciplinas, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, registrar freqüência de aluno, liderar pessoas, supervisionar estágios curriculares, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, conceder entrevistas a mídia, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, estimular atitude crítica, submeter textos para publicação, demonstrar capacidade de análise, gerenciar recursos das pesquisas, participar de eventos científicos, preparar apresentação de resultados, estabelecer intercâmbio científico, definir políticas acadêmicas, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, atualizar literatura, executar consultoria ad hoc, partilhar conhecimento, orientar execução de tarefas, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, supervisionar experimentos.