CBO 2344-30 - Professor de fonoaudiologia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da audição, da fala, da fluência, da linguagem e da voz, métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2344-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de fonoaudiologia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de fonoaudiologia

O Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30 planeja cursos na área de fonoaudiologia, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.

Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.

Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.

Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.

Faz uso das tecnologias disponíveis.

Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da fala, da fluência, da linguagem e da voz e métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia Supervisiona estágios curriculares.

Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas fonoaudiológicas especiais.

Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.

Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.

Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.

Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos.

Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da fonoaudiologia, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa.

Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados.

Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos.

Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de fonoaudiologia, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2344-30 deve orientar alunos, realizar atividades de extensão, preparar aulas teóricas e práticas, avaliar alunos, disciplinas e cursos, desenvolver pesquisas, divulgar produção acadêmica, ministrar atividades didáticas, demonstrar competências pessoais, planejar cursos, comunicar-se, participar da administração universitária.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-30

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Atividades exercidas por um Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30

Um Professor de fonoaudiologia (ou sinônimo) deve estabelecer intercâmbio científico, analisar dados, corrigir trabalhos acadêmicos, selecionar conteúdo, revisar avaliações, estimular desenvolvimento de conduta ética, esclarecer dúvidas, preparar apresentação de resultados, compor apresentação final de publicações, coordenar pesquisa, revisar literatura, propor alterações em estrutura curricular, definir carga horária, supervisionar estágios curriculares, preparar documentação científica, demonstrar capacidade de motivação, argumentar com clareza e consistência, participar de órgãos colegiados, treinar equipe de pesquisa, integrar corpo editorial de revistas, selecionar metodologia de ensino, coordenar implantação de cursos, instruir alunos em técnicas especiais, elaborar projetos, elaborar ementas, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, elaborar pareceres diversos, presidir órgãos colegiados, estimular atitude crítica, propor convênios, liderar pessoas, desenvolver equipamentos e materiais, coordenar seminários e grupos de discussão, orientar elaboração de projetos e textos científicos, interpretar mensagens orais - compreensão oral, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, oferecer cursos, registrar freqüência de aluno, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, demonstrar capacidade de análise, coordenar eventos científicos, identificar pré-requisitos, submeter textos para publicação, prestar assessorias e consultorias, captar recursos materiais e financeiros, ministrar atividades de campo, agir com disciplina, estimular realização de trabalhos em grupo, participar de eventos científicos, ministrar aulas práticas, obter financiamento para publicação, gerenciar recursos das pesquisas, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, constituir equipe de pesquisa, orientar execução de tarefas, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, integrar direção de associações científicas e profissionais, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, divulgar resultados de avaliação, elaborar cronograma de atividades, discutir avaliação com aluno, ministrar aulas expositivas, estabelecer número de vagas, definir perfil de profissisonal de conclusão, definir critérios e calendário de avaliação, demonstrar capacidade de organização, definir bibliografia, demonstrar criatividade, analisar processo de avaliação, coordenar disciplinas, estabelecer metodologia de pesquisa, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, supervisionar experimentos, atualizar literatura, identificar demanda de mercado, chefiar departamento, redigir boletins, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, definir objetivos de cursos, agir com senso crítico, partilhar conhecimento, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, conceder entrevistas a mídia, adaptar equipamentos e materiais, registrar resultados de avaliações, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, expressar-se por escrito, elaborar proposta de criação de curso, proferir palestras e conferências, preparar material didático, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, coordenar projetos institucionais, estimular auto-aprendizado, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, participar de comissões, executar consultoria ad hoc, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, definir políticas acadêmicas, participar de bancas de concursos, definir elenco de disciplinas, revisar textos, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, constituir corpo docente, implementar ações educativas e preventivas, demonstrar capacidade de síntese, instruir alunos na formação de atitudes, ter visão global, preparar avaliações, trabalhar em grupo, expressar-se oralmente, orientar percurso acadêmico do aluno, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, coletar dados.

Cargos e salários CBO 2344-30 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Salário Professor de Fonoaudiologia

Professor de Fonoaudiologia: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Fonoaudiologia CBO 2344-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.709 e 8.173 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 78 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2344-30.