CBO 2344-30 - Professor de fonoaudiologia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da audição, da fala, da fluência, da linguagem e da voz, métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2344-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de fonoaudiologia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de fonoaudiologia

O Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30 planeja cursos na área de fonoaudiologia, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.

Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.

Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.

Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.

Faz uso das tecnologias disponíveis.

Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da fala, da fluência, da linguagem e da voz e métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia Supervisiona estágios curriculares.

Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas fonoaudiológicas especiais.

Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.

Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.

Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.

Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos.

Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da fonoaudiologia, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa.

Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados.

Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos.

Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de fonoaudiologia, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2344-30 deve preparar aulas teóricas e práticas, orientar alunos, ministrar atividades didáticas, planejar cursos, realizar atividades de extensão, divulgar produção acadêmica, avaliar alunos, disciplinas e cursos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, participar da administração universitária, desenvolver pesquisas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-30

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Atividades exercidas por um Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30

Um Professor de fonoaudiologia (ou sinônimo) deve coordenar implantação de cursos, partilhar conhecimento, coordenar projetos institucionais, coordenar seminários e grupos de discussão, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, estabelecer intercâmbio científico, instruir alunos na formação de atitudes, agir com senso crítico, obter financiamento para publicação, coletar dados, orientar elaboração de projetos e textos científicos, analisar dados, revisar textos, adaptar equipamentos e materiais, elaborar pareceres diversos, ministrar atividades de campo, coordenar pesquisa, participar de órgãos colegiados, ministrar aulas expositivas, constituir equipe de pesquisa, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, integrar direção de associações científicas e profissionais, demonstrar capacidade de análise, estabelecer metodologia de pesquisa, captar recursos materiais e financeiros, preparar apresentação de resultados, implementar ações educativas e preventivas, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, ministrar aulas práticas, expressar-se oralmente, demonstrar criatividade, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, treinar equipe de pesquisa, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, executar consultoria ad hoc, compor apresentação final de publicações, chefiar departamento, definir objetivos de cursos, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, selecionar metodologia de ensino, liderar pessoas, agir com disciplina, constituir corpo docente, estabelecer número de vagas, ter visão global, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, proferir palestras e conferências, revisar literatura, propor alterações em estrutura curricular, participar de comissões, selecionar conteúdo, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, registrar freqüência de aluno, definir bibliografia, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, integrar corpo editorial de revistas, desenvolver equipamentos e materiais, propor convênios, submeter textos para publicação, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, estimular auto-aprendizado, argumentar com clareza e consistência, elaborar ementas, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, oferecer cursos, revisar avaliações, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, presidir órgãos colegiados, divulgar resultados de avaliação, estimular realização de trabalhos em grupo, definir políticas acadêmicas, definir perfil de profissisonal de conclusão, identificar demanda de mercado, participar de bancas de concursos, identificar pré-requisitos, elaborar projetos, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, prestar assessorias e consultorias, discutir avaliação com aluno, definir carga horária, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, coordenar disciplinas, definir elenco de disciplinas, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, elaborar proposta de criação de curso, preparar avaliações, conceder entrevistas a mídia, supervisionar experimentos, estimular desenvolvimento de conduta ética, trabalhar em grupo, expressar-se por escrito, orientar execução de tarefas, elaborar cronograma de atividades, demonstrar capacidade de organização, supervisionar estágios curriculares, instruir alunos em técnicas especiais, preparar material didático, demonstrar capacidade de motivação, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, demonstrar capacidade de síntese, analisar processo de avaliação, interpretar mensagens orais - compreensão oral, definir critérios e calendário de avaliação, gerenciar recursos das pesquisas, redigir boletins, coordenar eventos científicos, registrar resultados de avaliações, corrigir trabalhos acadêmicos, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, preparar documentação científica, atualizar literatura, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, participar de eventos científicos, esclarecer dúvidas, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, estimular atitude crítica, orientar percurso acadêmico do aluno, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita.

Cargos e salários CBO 2344-30 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Salário Professor de Fonoaudiologia

Professor de Fonoaudiologia: Brasil

  • 81
  • Brasil
  • 4.056 - 10.376
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Fonoaudiologia CBO 2344-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.056 e 10.376 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 81 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2344-30.