CBO 2344-20 - Professor de farmácia e bioquímica
Entenda o que fazem os professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de farmácia e bioquímica e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de farmácia e bioquímica
Planeja e executa processo de ensino de farmácia e bioquímica em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Atua na formação do farmacêutico-bioquímico, ministrando aulas e promovendo atividades de ensino sobre fármacos, medicamentos e cosméticos, assistência farmacêutica, e análises clínicas e toxicológicas. Presta orientações sobre gestão de laboratórios e farmácias. Supervisiona atuação de alunos na execução de projetos. Coordena reunião de alunos para análise de estudos na área de saúde. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Ministra aulas para formação do farmacêutico-bioquímico, abordando tópicos - como tecnologia farmacêutica, biologia molecular, bioquímica, entre outros - da ciência farmacêutica e de análises clínicas e toxicológicas. Promove atividades de ensino relacionadas ao desenvolvimento e à produção de medicamentos, em indústria ou em farmácia com manipulação. Supervisiona a realização, por alunos, de atividades – como análises de líquidos biológicos, exames bioquímicos, entre outras – em laboratório, controlando o padrão de qualidade e o cumprimento das normas de segurança. Presta orientações aos alunos em relação aos aspectos técnicos, operacionais e administrativos envolvidos na supervisão de laboratórios de análises clínicas e na gestão de estabelecimentos farmacêuticos.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para conhecer e utilizar novas tecnologias, acompanhando a evolução na área da saúde.
Supervisiona grupos de alunos na execução de projetos, como o de pesquisa e desenvolvimento de fármacos, medicamentos e cosméticos. Acompanha os trabalhos dos grupos de alunos, enfatizando a importância de entender o contexto, diagnosticar os problemas e desenvolver um plano para resolvê-los. Estimula desenvolvimento de raciocínio lógico, capacidade de concentração, visão humanista, interação de grupo e conduta ética, durante a execução de projeto.
Coordena reunião de grupos de alunos para avaliação e interpretação de diversos estudos realizados em farmácia e bioquímica, como os relacionados ao controle interno e externo da qualidade de laboratórios. Faz comentários, ao final dos trabalhos, sobre as conclusões das análises.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.
Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais.
Supervisiona estágios curriculares e orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.
Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.
Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica.
Mantém-se atualizado em relação às inovações em farmácia e bioquímica, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de eventos.
Planeja e desenvolve pesquisas, abordando diferentes temas, como os referentes à bioquímica farmacêutica, que estuda a interação das moléculas do corpo com os medicamentos, para entender as causas de reações adversas a medicamentos e toxicidade, desenvolver medicamentos e tratamentos que podem melhorar qualidade de vida, e contribuir com o aperfeiçoamento de sistemas de administração de medicamentos. Publica resultados de pesquisas em revistas científicas, livros e mídia eletrônica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) NOÇÕES DE CÁLCULO PARA FARMÁCIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ANÁLISE MULTIVARIADA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) FÍSICA PARA FARMÁCIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | SÍNTESE ORGÂNICA | 4 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | NÃO-METAIS E SEUS COMPOSTOS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | COMPOSTOS ORGANO-METÁLICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | DETERMINAÇÃO DE ESTRUTURAS DE COMPOSTOS INORGÂNICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA BIO-INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) QUÍMICA ANALÍTICA PARA FARMÁCIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) COMPOSTOS HETEROCÍCLICOS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA FARMACÊUTICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SIMULAÇÕES INTERATIVAS E NÃO INTERATIVAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS (GENÉTICA HUMANA E MÉDICA) FARMACOGENÔMICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS (GENÉTICA HUMANA E MÉDICA) NUTRIGENÔMICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA APLICADA) BOTÂNICA PARA FARMÁCIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA DO SISTEMA HEMATOPOÉTICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS ENDÓCRINAS, METABÓLICAS E CARDIOVASCULARES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS HEMATOLÓGICAS E ONCOLÓGICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS E IMUNOLÓGICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS NEUROLÓGICAS E PSIQUIÁTRICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FISIOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA) FISIOLOGIA E BIOFÍSICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | GLICÍDEOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | LIPÍDEOS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | PROTEÍNAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO E BIOENERGÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) BIOQUÍMICA CLÍNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOCINÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA BIOQUÍMICA E MOLECULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA BIOQUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA BIOQUÍMICA E MOLECULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA MOLECULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMACOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOLOGIA) FARMACODINÂMICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMACOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOLOGIA) FARMACOEPIDEMIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMACOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOLOGIA) TOXICOCINÉTICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MICROBIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MICROBIOLOGIA) MICROBIOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MICROBIOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MICROBIOLOGIA) MICROBIOLOGIA PARA FARMÁCIA E BIOQUÍMICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PARASITOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PARASITOLOGIA) PARASITOLOGIA PARA FARMÁCIA E BIOQUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) BIOSSEGURANÇA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS, CORRELATOS E COSMÉTICOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | FARMACOTECNIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | FARMACOTECNIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | FARMACOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOTECNIA) BIOFARMACOTÉCNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | FARMACOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOTECNIA) FARMACOTERAPIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | FARMACOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOTECNIA) FARMACOVIGILÂNCIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | FARMACOGNOSIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | FARMACOGNOSIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | ANÁLISE TOXICOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | ANÁLISE TOXICOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | ANÁLISE E CONTROLE DE MEDICAMENTOS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | ANÁLISE DE MEDICAMENTOS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | ANÁLISE E CONTROLE DE MEDICAMENTOS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | CONTROLE DE MEDICAMENTOS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMÁCIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMÁCIA) INTRODUÇÃO À CIÊNCIA COSMÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMÁCIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMÁCIA) LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMÁCIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMÁCIA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À FARMÁCIA E BIOQUÍMICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMÁCIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMÁCIA) REOLOGIA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS E ALIMENTÍCIOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) SAÚDE E CIDADANIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | CIÊNCIA DE ALIMENTOS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | CIÊNCIA DE ALIMENTOS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | QUÍMICA, FÍSICA, FÍSICO- QUÍMICA E BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS E DAS MATÉRIAS-PRIMAS ALIMENTARES | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | CIÊNCIA DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DE ALIMENTOS) COMPOSTOS FENÓLICOS BIOATIVOS EM ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DE SISTEMAS, INSTITUIÇÕES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE FARMÁCIA E BIOQUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE FARMÁCIA E BIOQUÍMICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) NORMA BRASILEIRA PARA ELABORAÇÃO DE TEXTO CIENTÍFICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 4 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 5 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) BIOTECNOLOGIA FARMACÊUTICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 3 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PESQUISAS, ESTUDOS E PROJETOS DE ÁREAS AVANÇADAS OU DE FRONTEIRA EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA | 3 | 5 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 4 |
Condições de Trabalho
Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver pesquisas;
- divulgar produção acadêmica;
- orientar alunos;
- participar da administração universitária;
- avaliar alunos, disciplinas e cursos;
- planejar cursos;
- comunicar-se;
- realizar atividades de extensão;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- ministrar atividades didáticas;
- ter visão global;
- estabelecer intercâmbio científico;
- supervisionar experimentos;
- participar de bancas de concursos;
- registrar freqüência de aluno;
- atualizar literatura;
- estabelecer metodologia de pesquisa;
- corrigir trabalhos acadêmicos;
- preparar apresentação de resultados;
- integrar direção de associações científicas e profissionais;
- selecionar conteúdo;
- identificar demanda de mercado;
- definir perfil de profissisonal de conclusão;
- propor alterações em estrutura curricular;
- estimular atitude crítica;
- orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
- participar de eventos científicos;
- oferecer cursos;
- chefiar departamento;
- definir elenco de disciplinas;
- demonstrar capacidade de motivação;
- supervisionar estágios curriculares;
- produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
- estimular realização de trabalhos em grupo;
- coordenar pesquisa;
- executar consultoria ad hoc;
- agir com senso crítico;
- participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
- adaptar equipamentos e materiais;
- argumentar com clareza e consistência;
- prestar assessorias e consultorias;
- ministrar aulas práticas;
- integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
- orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
- elaborar pareceres diversos;
- elaborar projetos;
- registrar resultados de avaliações;
- treinar equipe de pesquisa;
- ministrar aulas expositivas;
- obter financiamento para publicação;
- definir carga horária;
- agir com disciplina;
- coordenar projetos institucionais;
- integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino;
- redigir boletins;
- instruir alunos em técnicas especiais;
- difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade;
- participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise;
- esclarecer dúvidas;
- orientar execução de tarefas;
- elaborar proposta de criação de curso;
- constituir corpo docente;
- definir objetivos de cursos;
- estabelecer número de vagas;
- elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
- coordenar eventos científicos;
- defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
- exercer curadoria de coleções;
- elaborar cronograma de atividades;
- submeter textos para publicação;
- preparar material didático;
- liderar pessoas;
- ministrar atividades de campo;
- expressar-se por escrito;
- orientar elaboração de projetos e textos científicos;
- desenvolver equipamentos e materiais;
- orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
- revisar literatura;
- trabalhar em grupo;
- definir bibliografia;
- redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
- coordenar seminários e grupos de discussão;
- demonstrar criatividade;
- estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
- revisar avaliações;
- preparar documentação científica;
- gerenciar recursos das pesquisas;
- orientar percurso acadêmico do aluno;
- revisar textos;
- divulgar resultados de avaliação;
- demonstrar capacidade de análise;
- demonstrar capacidade de síntese;
- interpretar mensagens escritas - compreensão escrita;
- organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
- definir políticas acadêmicas;
- coletar dados;
- discutir avaliação com aluno;
- participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
- selecionar metodologia de ensino;
- coordenar missões científicas;
- conceder entrevistas a mídia;
- analisar processo de avaliação;
- instruir alunos na formação de atitudes;
- compor apresentação final de publicações;
- redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
- proferir palestras e conferências;
- coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
- participar de comissões;
- estimular auto-aprendizado;
- presidir órgãos colegiados;
- estimular desenvolvimento de conduta ética;
- integrar corpo editorial de revistas;
- coordenar disciplinas;
- participar de órgãos colegiados;
- partilhar conhecimento;
- propor convênios;
- identificar pré-requisitos;
- captar recursos materiais e financeiros;
- analisar dados;
- ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
- orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
- preparar avaliações;
- constituir equipe de pesquisa;
- interpretar mensagens orais - compreensão oral;
- implementar ações educativas e preventivas;
- providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
- elaborar ementas;
- demonstrar capacidade de organização;
- prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
- definir critérios e calendário de avaliação;
- expressar-se oralmente;
- coordenar implantação de cursos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-20
CBO 2344-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de farmácia e bioquímica que pertence ao grupo dos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
-
-