CBO 2343-15 - Professor de geofísica

Entenda o que fazem os professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de geofísica e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de geofísica

Planeja e executa processo de ensino de geofísica em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre origem, evolução, estrutura e composição da Terra. Orienta alunos na realização de estudos por meio de experimentos de laboratório, modelagem computacional e teórica, imagens remotas, e observação direta. Promove atividades de interpretação de observações geofísicas. Supervisiona grupos de alunos na execução de pesquisas. Coordena reunião de alunos para análise de estudos de geofísica. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Elabora planejamento de ensino de geofísica, estabelecendo objetivos, metodologia e sequência de conteúdos a serem ministrados. Prevê o uso de laboratórios de apoio ao ensino e à pesquisa e a disponibilidade de equipamentos e instrumentos, tais como sismógrafos, radar de penetração no solo e gravímetro. Seleciona “softwares”, aplicativos e outros recursos de informática. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e elabora instrumentos e procedimentos de avaliação. Estabelece cronograma das aulas.

Ministra aulas sobre a origem, a evolução, a estrutura e a composição da Terra. Oferece ao aluno uma base sólida em matemática, física, computação e ciências da terra. Promove atividades de ensino sobre como planejar, coletar, processar, analisar e interpretar os diferentes tipos de observações geofísicas. Orienta os alunos no estudo da Terra e dos processos planetários por meio de experimentos de laboratório, modelagem computacional e teórica, imagens remotas, e observação direta.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para adaptação ágil aos avanços científicos e tecnológicos e para acompanhar as rápidas mudanças geopolíticas, sociais, econômicas e culturais.

Supervisiona atividades, realizadas por grupos de alunos, de desenvolvimento de diversos projetos, tais como localização de reservas de petróleo e gás, depósitos minerais, água e recursos energéticos, previsão de terremotos, maremotos e atividade vulcânica, e investigação da degradação do solo. Estimula o desenvolvimento de espírito científico, criatividade, raciocínio lógico, capacidade de abstração, atitude crítica, respeito ao meio ambiente e conduta ética, durante a execução dos projetos.

Coordena reunião de grupos de alunos para análise de estudos realizados na área de geofísica, como interpretação de dados sobre fenômenos atmosféricos que interferem nas telecomunicações, levantamentos da estrutura do subsolo, entre outros. Faz comentários ao final da reunião, avaliando os resultados das atividades realizadas.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais dos alunos.

Realiza avaliação, criando situações e utilizando diferentes instrumentos e procedimentos compatíveis com as características e os processos de aprendizagem do aluno no ensino superior.

Supervisiona estágios de alunos em empresas, instituições de pesquisa ou outras organizações. Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.

Pode orientar alunos em programas de pós-graduação.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão em área de geofísica.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), integrando comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos, e chefiando departamentos.

Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.

Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica.

Mantém-se atualizado em relação às descobertas em geofísica e aos avanços tecnológicos, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de congressos, seminários e simpósios.

Desenvolve atividades de pesquisa na área da geofísica, executando principalmente projetos sobre desafios enfrentados pela sociedade, como localização de energia e água para a sobrevivência da população global.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS ALGÉBRICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO NUMÉRICO PARA GEOCIÊNCIAS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO VETORIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) GEOESTATÍSTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MODELOS ANALÍTICOS E DE SIMULAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) COMPUTAÇÃO GRÁFICA: INTRODUÇÃO DE FERRAMENTAS GRÁFICAS, APLICATIVOS PARA VISUALIZAÇÃO (INCLUINDO TRATAMENTO DE IMAGENS), PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS, OUTROS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA MOVIMENTO DA TERRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR) ATIVIDADE SOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA TERRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ASTRONOMIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA) ASTRONOMIA APLICADA A GEOFÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA RELATIVIDADE E GRAVITAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA INSTRUMENTAÇÃO ESPECÍFICA DE USO GERAL EM FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ELETRICIDADE E MAGNETISMO, CAMPOS E PARTÍCULAS CARREGADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÓTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ACÚSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR, PROCESSOS TÉRMICOS E TERMODINÂMICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) DINÂMICA DE FLUIDOS GEOFÍSICOS: TÓPICOS SOBRE PROPRIEDADES DE ESCOAMENTO E TRANSPORTE EM ÁGUA E AR, EQUAÇÕES DE NAVIER-STOKES, CONCEITOS DE DEFORMAÇÃO, DIVERGÊNCIA, VORTICIDADE E TURBULÊNCIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ESTRUTURA DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS, CRISTALOGRAFIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA PROPRIEDADES MECÂNICAS E ACÚSTICAS DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA MATERIAIS MAGNÉTICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA NÃO-METAIS E SEUS COMPOSTOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA COMPOSTOS ORGANO-METÁLICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA ESPECTROSCOPIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) ELEMENTOS DE GEOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOMAGNETISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS SISMOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOTERMIA E FLUXO TÉRMICO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS PROPRIEDADES FÍSICAS DAS ROCHAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA NUCLEAR 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS SENSORIAMENTO REMOTO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS AERONOMIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTAÇÃO GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GRAVIMETRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOFÍSICA) LABORATÓRIOS, EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOFÍSICA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE GEOFÍSICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS METEOROLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS METEOROLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEODÉSIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEODÉSIA FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEODÉSIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEODÉSIA GEOMÉTRICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEODÉSIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS CARTOGRAFIA BÁSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOGRAFIA FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOMORFOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOGRAFIA FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS PEDOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOGRAFIA FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOECOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA GEOMORFOLOGIA SUBMARINA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA SEDIMENTOLOGIA MARINHA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA GEOFÍSICA MARINHA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA GEOQUÍMICA MARINHA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SIMULAÇÃO E MODELAMENTO MATEMÁTICO APLICADOS À GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SOLOS 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL MECÂNICAS DAS ROCHAS 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE MINAS PESQUISA MINERAL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE MINAS DIMENSIONAMENTO DE JAZIDAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITO MINERÁRIO 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE GEOFÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE GEOFÍSICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ORIENTAÇÃO DE ALUNOS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM GEOFÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • orientar alunos;
  • atuar em atividades de extensão;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar avaliações;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • participar de atividades administrativas;
  • planejar cursos;
  • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
  • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
  • elaborar projeto de pesquisa;
  • criar metodologia de pesquisa;
  • elaborar projetos de cursos - graduação, pós-graduação e especialização;
  • participar em conselhos e órgãos reguladores;
  • preparar acervo técnico;
  • elaborar projetos de interesse social;
  • planejar aulas de campo;
  • estimular processo de ensino-aprendizado;
  • realizar projetos de extensão;
  • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
  • preparar aula de laboratório;
  • ministrar aulas expositivas;
  • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
  • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
  • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
  • elaborar dossiê para obtenção de patente;
  • chefiar departamento;
  • gerir órgãos de administração superior da universidade;
  • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
  • buscar recursos fnanceiros;
  • negociar direitos sobre patentes;
  • participar de comissão de seleçao de docentes;
  • coordenar convênios;
  • ter titulação na área ou em áreas afins;
  • atender alunos no apoio a atividade didática;
  • processar as informações levantadas;
  • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
  • assessorar entidades de apoio a pesquisa e serviços;
  • elaborar projetos institucionais;
  • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
  • associar ensino e extensão;
  • prestar consultoria;
  • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
  • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
  • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
  • coordenar seminários de avaliação;
  • participar de comissões de seleção de alunos;
  • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
  • ensinar alunos a buscar informações - biblioteca, internet, pessoas etc;
  • dirigir associações científicas e técnicas;
  • preparar exercícios e provas;
  • orientar monitores;
  • capacitar recursos humanos para pesquisa;
  • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
  • ministrar aulas de campo;
  • analisar informações coletadas;
  • discutir resultados em equipe;
  • promover intercâmbio entre universidades;
  • ministrar aulas para ensino a distância;
  • elaborar plano de orientação;
  • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
  • disponibilizar informações na internet;
  • participar da avaliação de cursos;
  • participar de comissões;
  • traduzir textos científicos e técnicos;
  • montar laboratórios de ensino;
  • coordenar ensino e curso de graduação;
  • criar página na internet para disciplina;
  • executar levantamento de campo;
  • coordenar programas de pós-graduação;
  • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
  • preparar material audio-visual;
  • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
  • orientar estagiários;
  • ministrar cursos de extensão;
  • coordenar laboratórios;
  • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
  • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
  • coordenar cursos e programas de extensão;
  • participar de associações científicas e técnicas;
  • dirigir entidade de apoio a pesquisa e serviços;
  • participar de reestruturação de currículos;
  • ensinar utilização de ferramentas específicas - software e equipamentos;
  • trabalhar em equipe;
  • participar da organização de congressos e eventos;
  • conhecer idiomas estrangeiros;
  • preparar material multimeios;
  • propor novas disciplinas;
  • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
  • avaliar teses, dissertações, monografias;
  • participar de projetos sociais e comunitários;
  • definir linhas de pesquisa;
  • dar entrevistas;
  • reestruturar disciplinas;
  • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
  • preparar textos, apostilas;
  • orientar alunos de graduação - tutoria;
  • representar a instituição em programas institucionais;
  • participar de órgãos colegiados;
  • participar de exposições e mostras;
  • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
  • divulgar trabalhos através da internet;
  • escrever livros didáticos;
  • desenvolver métodos de ensino;
  • corrigir provas, exercícios e projetos;
  • realizar visitas técnicas;
  • elaborar relatório de pesquisa;
  • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
  • participar de entidades de classe;
  • ministrar aulas práticas - em laboratório;
  • dominar o uso de recursos didáticos;
  • coordenar projetos;
  • promover seminários e discussões;
  • ministrar palestras;
  • participar de congressos, eventos etc;
  • supervisionar estágios;
  • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
  • associar ensino e pesquisa;
  • orientar alunos para exames, concursos e competições;
  • participar de bancas de concursos;
  • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
  • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
  • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
  • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
  • montar estrutura de pesquisa - equipe, laboratório, materiais;
  • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
  • ensinar através do projeto;
  • ensinar a projetar espaços e ambientes;
  • elaborar pareceres;
  • pesquisar através do projeto - espaços e ambientes;
  • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
  • executar experimentos e observações;
  • publicar trabalhos em anais de congressos;
  • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2343-15

CBO 2343-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de geofísica que pertence ao grupo dos professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos e salários CBO 2343-15 - Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234315 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2343-15 Professor de Geofísica Brasil 0h 0

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial