CBO 2343-15 - Professor de geofísica
Entenda o que fazem os professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de geofísica e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de geofísica
O Professor de Geofísica planeja e executa processo de ensino de geofísica em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre origem, evolução, estrutura e composição da Terra. Orienta alunos na realização de estudos por meio de experimentos de laboratório, modelagem computacional e teórica, imagens remotas, e observação direta. Promove atividades de interpretação de observações geofísicas. Supervisiona grupos de alunos na execução de pesquisas. Coordena reunião de alunos para análise de estudos de geofísica. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2343-15
Ministra aulas sobre a origem, a evolução, a estrutura e a composição da Terra. Oferece ao aluno uma base sólida em matemática, física, computação e ciências da terra. Promove atividades de ensino sobre como planejar, coletar, processar, analisar e interpretar os diferentes tipos de observações geofísicas. Orienta os alunos no estudo da Terra e dos processos planetários por meio de experimentos de laboratório, modelagem computacional e teórica, imagens remotas, e observação direta.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para adaptação ágil aos avanços científicos e tecnológicos e para acompanhar as rápidas mudanças geopolíticas, sociais, econômicas e culturais.
Supervisiona atividades, realizadas por grupos de alunos, de desenvolvimento de diversos projetos, tais como localização de reservas de petróleo e gás, depósitos minerais, água e recursos energéticos, previsão de terremotos, maremotos e atividade vulcânica, e investigação da degradação do solo. Estimula o desenvolvimento de espírito científico, criatividade, raciocínio lógico, capacidade de abstração, atitude crítica, respeito ao meio ambiente e conduta ética, durante a execução dos projetos.
Coordena reunião de grupos de alunos para análise de estudos realizados na área de geofísica, como interpretação de dados sobre fenômenos atmosféricos que interferem nas telecomunicações, levantamentos da estrutura do subsolo, entre outros. Faz comentários ao final da reunião, avaliando os resultados das atividades realizadas.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais dos alunos.
Realiza avaliação, criando situações e utilizando diferentes instrumentos e procedimentos compatíveis com as características e os processos de aprendizagem do aluno no ensino superior.
Supervisiona estágios de alunos em empresas, instituições de pesquisa ou outras organizações. Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.
Pode orientar alunos em programas de pós-graduação.
Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão em área de geofísica.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), integrando comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos, e chefiando departamentos.
Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.
Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica.
Mantém-se atualizado em relação às descobertas em geofísica e aos avanços tecnológicos, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de congressos, seminários e simpósios.
Desenvolve atividades de pesquisa na área da geofísica, executando principalmente projetos sobre desafios enfrentados pela sociedade, como localização de energia e água para a sobrevivência da população global.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
|---|---|---|---|---|---|---|
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS ALGÉBRICOS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO NUMÉRICO PARA GEOCIÊNCIAS | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO VETORIAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) GEOESTATÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MODELOS ANALÍTICOS E DE SIMULAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) COMPUTAÇÃO GRÁFICA: INTRODUÇÃO DE FERRAMENTAS GRÁFICAS, APLICATIVOS PARA VISUALIZAÇÃO (INCLUINDO TRATAMENTO DE IMAGENS), PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS, OUTROS | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | MOVIMENTO DA TERRA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR) ATIVIDADE SOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA TERRA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ASTRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA) ASTRONOMIA APLICADA A GEOFÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | RELATIVIDADE E GRAVITAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | INSTRUMENTAÇÃO ESPECÍFICA DE USO GERAL EM FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ELETRICIDADE E MAGNETISMO, CAMPOS E PARTÍCULAS CARREGADAS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÓTICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ACÚSTICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | TRANSFERÊNCIA DE CALOR, PROCESSOS TÉRMICOS E TERMODINÂMICOS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) DINÂMICA DE FLUIDOS GEOFÍSICOS: TÓPICOS SOBRE PROPRIEDADES DE ESCOAMENTO E TRANSPORTE EM ÁGUA E AR, EQUAÇÕES DE NAVIER-STOKES, CONCEITOS DE DEFORMAÇÃO, DIVERGÊNCIA, VORTICIDADE E TURBULÊNCIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ESTRUTURA DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS, CRISTALOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | PROPRIEDADES MECÂNICAS E ACÚSTICAS DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | MATERIAIS MAGNÉTICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | NÃO-METAIS E SEUS COMPOSTOS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | COMPOSTOS ORGANO-METÁLICOS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ESPECTROSCOPIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) ELEMENTOS DE GEOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOMAGNETISMO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | SISMOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOTERMIA E FLUXO TÉRMICO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | PROPRIEDADES FÍSICAS DAS ROCHAS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA NUCLEAR | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | SENSORIAMENTO REMOTO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | AERONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTAÇÃO GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GRAVIMETRIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOFÍSICA) LABORATÓRIOS, EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOFÍSICA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE GEOFÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA GEOMÉTRICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CARTOGRAFIA BÁSICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOMORFOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | PEDOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOECOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | GEOMORFOLOGIA SUBMARINA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | SEDIMENTOLOGIA MARINHA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | GEOFÍSICA MARINHA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | GEOQUÍMICA MARINHA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SIMULAÇÃO E MODELAMENTO MATEMÁTICO APLICADOS À GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | GEOTÉCNICA | 5 | 5 | 5 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | MECÂNICA DOS SOLOS | 5 | 5 | 5 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | GEOTÉCNICA | 5 | 5 | 5 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | MECÂNICAS DAS ROCHAS | 5 | 5 | 5 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MINAS | PESQUISA MINERAL | 4 | 4 | 4 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MINAS | DIMENSIONAMENTO DE JAZIDAS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 2 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITO MINERÁRIO | 2 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE GEOFÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ORIENTAÇÃO DE ALUNOS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM GEOFÍSICA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS | 5 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS | 5 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. |
|---|---|---|
| AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
| SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 3 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.
Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
- Atuar em atividades de extensão;
- Demonstrar competências pessoais;
- Ensinar conteúdos específicos;
- Preparar aulas e recursos didáticos;
- Gerenciar e executar pesquisas;
- Participar de atividades administrativas;
- Planejar cursos;
- Realizar avaliações;
- Orientar alunos;
- Preparar acervo técnico;
- Participar de congressos, eventos etc;
- Representar a instituição em programas institucionais;
- Promover seminários e discussões;
- Gerir órgãos de administração superior da universidade;
- Dirigir unidades acadêmicas, institutos;
- Orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
- Ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
- Participar de exposições e mostras;
- Divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
- Participar de comissão de seleçao de docentes;
- Traduzir textos científicos e técnicos;
- Executar experimentos e observações;
- Escrever livros didáticos;
- Assessorar entidades de apoio a pesquisa e serviços;
- Atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
- Publicar trabalhos em anais de congressos;
- Ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
- Orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
- Participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
- Ministrar aulas práticas - em laboratório;
- Reestruturar disciplinas;
- Estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
- Orientar alunos para exames, concursos e competições;
- Atender alunos no apoio a atividade didática;
- Promover intercâmbio entre universidades;
- Ministrar cursos de extensão;
- Participar de reestruturação de currículos;
- Ensinar a projetar espaços e ambientes;
- Elaborar pareceres;
- Participar de bancas de concursos;
- Associar ensino e pesquisa;
- Desenvolver métodos de ensino;
- Dirigir associações científicas e técnicas;
- Publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
- Manter-se atualizado no seu campo de atividade;
- Capacitar recursos humanos para pesquisa;
- Dominar o uso de recursos didáticos;
- Buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
- Gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
- Orientar estagiários;
- Orientar alunos de graduação - tutoria;
- Elaborar relatório de pesquisa;
- Preparar exercícios e provas;
- Participar de comissões;
- Orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
- Coordenar ensino e curso de graduação;
- Preparar material multimeios;
- Orientar monitores;
- Apoiar pesquisadores e professores visitantes;
- Definir linhas de pesquisa;
- Corrigir provas, exercícios e projetos;
- Elaborar plano de orientação;
- Chefiar departamento;
- Prestar consultoria;
- Coordenar programas de pós-graduação;
- Elaborar dossiê para obtenção de patente;
- Participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
- Planejar aulas de campo;
- Participar da organização de congressos e eventos;
- Dirigir centros e núcleos de pesquisa;
- Elaborar projetos de cursos - graduação, pós-graduação e especialização;
- Divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
- Executar levantamento de campo;
- Coordenar projetos;
- Buscar recursos fnanceiros;
- Pesquisar através do projeto - espaços e ambientes;
- Ministrar aulas para ensino a distância;
- Disponibilizar informações na internet;
- Participar de projetos sociais e comunitários;
- Coordenar convênios;
- Ministrar aulas de campo;
- Criar página na internet para disciplina;
- Avaliar trabalhos técnicos e científicos;
- Discutir resultados em equipe;
- Participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
- Participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
- Coordenar cursos e programas de extensão;
- Participar da avaliação de cursos;
- Participar de órgãos colegiados;
- Trabalhar em equipe;
- Coordenar seminários de avaliação;
- Estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
- Participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
- Ministrar palestras;
- Realizar projetos de extensão;
- Preparar aula de laboratório;
- Associar ensino e extensão;
- Preparar material audio-visual;
- Participar de entidades de classe;
- Propor novas disciplinas;
- Ensinar utilização de ferramentas específicas - software e equipamentos;
- Divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
- Ensinar alunos a buscar informações - biblioteca, internet, pessoas etc;
- Negociar direitos sobre patentes;
- Ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
- Ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
- Analisar informações coletadas;
- Informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
- Assessorar órgãos de administração superior da universidade;
- Estimular processo de ensino-aprendizado;
- Montar laboratórios de ensino;
- Processar as informações levantadas;
- Realizar visitas técnicas;
- Elaborar projetos de interesse social;
- Preparar textos, apostilas;
- Supervisionar estágios;
- Avaliar teses, dissertações, monografias;
- Participar de associações científicas e técnicas;
- Criar metodologia de pesquisa;
- Ter titulação na área ou em áreas afins;
- Dar entrevistas;
- Publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
- Elaborar projeto de pesquisa;
- Participar em conselhos e órgãos reguladores;
- Orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
- Participar de comissões de seleção de alunos;
- Elaborar projetos institucionais;
- Ministrar aulas expositivas;
- Coordenar laboratórios;
- Dirigir entidade de apoio a pesquisa e serviços;
- Montar estrutura de pesquisa - equipe, laboratório, materiais;
- Participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
- Ensinar através do projeto;
- Conhecer idiomas estrangeiros;
- Divulgar trabalhos através da internet;
Profissões da Família Ocupacional
Divisões de categorias profissionais do CBO 2343-15
CBO 2343-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de geofísica que pertence ao grupo dos professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
-
-
