CBO 2343-10 - Professor de engenharia
Entenda o que fazem os professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de engenharia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de engenharia
Planeja e executa processo de ensino de engenharia em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre aplicação de princípios científicos para projetar, construir e manter equipamentos, estruturas e processos de produção de bens e prestação de serviços. Promove atividades de ensino para resolução de problemas em área de engenharia. Supervisiona atividades, realizadas por grupos de alunos, de elaboração e execução de projetos. Coordena reunião de alunos para estudo de temas de engenharia. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Ministra aulas sobre aplicação de princípios científicos – de física, matemática, computação, entre outros - para projetar, construir e manter equipamentos, estruturas e processos de produção de bens e prestação de serviços. Promove atividades de ensino para resolução de problemas em área especializada de engenharia, como agrícola, industrial, civil, redes de comunicação, naval ou outra. Orienta a utilização de modelos digitais - por meio do uso do BIM-Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling) – durante o ciclo de vida de construção de obras. Programa e coordena a realização de visitas técnicas para observação e análise de processos de produção de bens e prestação de serviços. Promove a interface da engenharia com outros campos de saber.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para desenvolver e aplicar novas tecnologias, de modo a ajustar-se à dinâmica do mercado de trabalho. Enfatiza que o aluno deve ter visão abrangente da sua atuação profissional, levando em conta aspectos técnicos, econômicos, humanos, culturais e sociais.
Supervisiona atividades, realizadas por grupos de alunos, de elaboração e execução de projetos de engenharia. Define prazo e disponibiliza, para os grupos, o uso de laboratórios, recursos tecnológicos e sistemas de informática. Acompanha os trabalhos dos grupos, analisando a consideração de requisitos de produtividade e qualidade e o cumprimento de normas ambientais e de segurança. Estimula o desenvolvimento de espírito científico, criatividade, raciocínio lógico, atitude crítica, interação de grupo e conduta ética, durante a execução das atividades.
Coordena reunião de grupos de alunos para estudo de temas de interesse, como o impacto das inovações tecnológicas na engenharia. Faz comentários ao final dos trabalhos sobre as conclusões das análises.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais dos alunos.
Realiza avaliação, criando situações e utilizando diferentes instrumentos e procedimentos compatíveis com as características e os processos de aprendizagem do aluno no ensino superior.
Supervisiona estágios curriculares e orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.
Pode participar de bancas de avaliação de teses e dissertações.
Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão na área de engenharia.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.
Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica.
Mantém-se atualizado em relação às inovações em engenharia, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de conferências, simpósios e outros eventos científicos.
Planeja e desenvolve atividades de pesquisa, executando projetos em área de engenharia. Divulga resultados de pesquisas.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS ALGÉBRICOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA E DESCRITIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO NUMÉRICO PARA ENGENHARIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO VETORIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) TEORIA DOS ERROS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MODELOS ANALÍTICOS E DE SIMULAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | ENGENHARIA DE SOFTWARE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) COMPUTAÇÃO GRÁFICA: INTRODUÇÃO DE FERRAMENTAS GRÁFICAS, APLICATIVOS PARA VISUALIZAÇÃO (INCLUINDO TRATAMENTO DE IMAGENS), PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS, CONSTRUÇÃO DE MODELOS VIRTUAIS E DE SIMULAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA CLÁSSICA E FÍSICA QUÂNTICA, MECÂNICA E CAMPOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA ESTATÍSTICA E TERMODINÂMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | INSTRUMENTAÇÃO ESPECÍFICA DE USO GERAL EM FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ELETRICIDADE E MAGNETISMO, CAMPOS E PARTÍCULAS CARREGADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÓTICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ACÚSTICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | MECÂNICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | DINÂMICA DOS FLUIDOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ESTRUTURA DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS, CRISTALOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | EQUAÇÃO DE ESTADO, EQUILÍBRIO DE FASES E TRANSIÇÕES DE FASES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | SUPERCONDUTIVIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | MATERIAIS DIELÉTRICOS E PROPRIEDADES DIELÉTRICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA INORGÂNICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ELETROQUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA TEÓRICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - CAD-CAM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - CIM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) BIM - BUILDING INFORMATION MODELING | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ANALÍTICOS OU CIENTÍFICOS: SOFTWARE DE ANÁLISE DE ELEMENTOS FINITOS, MATHWORKS, MATLAB, OUTROS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SIMULAÇÃO E MODELAMENTO MATEMÁTICO APLICADOS À ENGENHARIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA CIVIL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA CIVIL) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA ENGENHARIA CIVIL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MINAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE MINAS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MINAS | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE MINAS) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA ENGENHARIA DE MINAS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA MECÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA MECÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA MECÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA MECÂNICA) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA ENGENHARIA MECÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA QUÍMICA) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA ENGENHARIA QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA TÊXTIL | ENGENHARIA TÊXTIL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA TÊXTIL | ENGENHARIA TÊXTIL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA SANITÁRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA SANITÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA SANITÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA SANITÁRIA) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA ENGENHARIA SANITÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PLANEJAMENTO DE INSTALAÇOES INDUSTRIAIS | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | SUPRIMENTOS | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA DO PRODUTO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA DO PRODUTO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ERGONOMIA | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA DO PRODUTO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DO PROJETO E DO PRODUTO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA DO PRODUTO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | METODOLOGIA DE PROJETO DO PRODUTO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA DO PRODUTO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PROCESSOS DE TRABALHO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA ECONÔMICA | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ANÁLISE DE CUSTOS | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA ECONÔMICA | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | AVALIAÇÃO DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA ECONÔMICA | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ECONOMIA DE TECNOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA ECONÔMICA | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | VIDA ECONÔMICA DOS EQUIPAMENTOS | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA NUCLEAR | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA NUCLEAR | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA NUCLEAR | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA NUCLEAR) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA ENGENHARIA NUCLEAR | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE TRANSPORTES | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE TRANSPORTES) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA ENGENHARIA DE TRANSPORTES | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA ENGENHARIA AEROESPACIAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA BIOMÉDICA | BIOENGENHARIA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA BIOMÉDICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOENGENHARIA) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA BIOENGENHARIA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA BIOMÉDICA | ENGENHARIA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA BIOMÉDICA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA MÉDICA) CONHECIMENTOS AVANÇADOS DA ENGENHARIA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE AGRIMENSURA | ENGENHARIA DE AGRIMENSURA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE AGRIMENSURA | ENGENHARIA DE AGRIMENSURA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CARTOGRÁFICA | ENGENHARIA GARTOGRÁFICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CARTOGRÁFICA | ENGENHARIA CARTOGRÁFICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA MECATRÔNICA | ENGENHARIA MECATRÔNICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA MECATRÔNICA | ENGENHARIA MECATRÔNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | BIBLIOTECONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DESENHO INDUSTRIAL | DESENHO DE PRODUTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DESENHO INDUSTRIAL | DESENHO DE PRODUTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DESENHO INDUSTRIAL | DESENHO DE PRODUTO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DESENHO INDUSTRIAL | OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) DESENHO TÉCNICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE ENGENHARIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DO ENSINO DE ENGENHARIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE ENGENHARIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ORIENTAÇÃO DE ALUNOS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM ENGENHARIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS, MATERIAIS, LABORATÓRIOS, CANTEIROS EXPERIMENTAIS E OUTROS CENÁRIOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM ENGENHARIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE ENGENHARIA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ENERGIA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MATERIAIS AVANÇADOS E NANOCOMPÓSITOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MECATRÔNICA (AUTOMAÇÃO) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MECATRÔNICA (ROBOTIZAÇÃO) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | NANOTECNOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) DESENVOLVIMENTO, ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- ensinar conteúdos específicos;
- realizar avaliações;
- planejar cursos;
- atuar em atividades de extensão;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar alunos;
- participar de atividades administrativas;
- preparar aulas e recursos didáticos;
- divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
- gerenciar e executar pesquisas;
- avaliar trabalhos técnicos e científicos;
- informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
- preparar textos, apostilas;
- coordenar convênios;
- analisar informações coletadas;
- participar de órgãos colegiados;
- ter titulação na área ou em áreas afins;
- prestar consultoria;
- realizar projetos de extensão;
- elaborar projetos de interesse social;
- executar levantamento de campo;
- ministrar aulas práticas - em laboratório;
- realizar visitas técnicas;
- dirigir centros e núcleos de pesquisa;
- associar ensino e pesquisa;
- ministrar aulas para ensino a distância;
- orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
- gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
- traduzir textos científicos e técnicos;
- divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
- conhecer idiomas estrangeiros;
- ministrar aulas práticas em plantas piloto;
- coordenar seminários de avaliação;
- pesquisar através do projeto - espaços e ambientes;
- associar ensino e extensão;
- preparar material multimeios;
- participar de comissões;
- dirigir unidades acadêmicas, institutos;
- estimular processo de ensino-aprendizado;
- ensinar através do projeto;
- ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
- ensinar alunos a buscar informações - biblioteca, internet, pessoas etc;
- estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
- disponibilizar informações na internet;
- ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
- preparar exercícios e provas;
- escrever livros didáticos;
- orientar alunos para exames, concursos e competições;
- planejar aulas de campo;
- coordenar ensino e curso de graduação;
- supervisionar estágios;
- representar a instituição em programas institucionais;
- participar de reestruturação de currículos;
- ensinar a projetar espaços e ambientes;
- participar da organização de congressos e eventos;
- atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
- ministrar cursos de extensão;
- coordenar laboratórios;
- capacitar recursos humanos para pesquisa;
- elaborar projetos de cursos - graduação, pós-graduação e especialização;
- assessorar entidades de apoio a pesquisa e serviços;
- manter-se atualizado no seu campo de atividade;
- participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
- ensinar utilização de ferramentas específicas - software e equipamentos;
- buscar recursos fnanceiros;
- ministrar aulas de campo;
- publicar trabalhos em anais de congressos;
- montar estrutura de pesquisa - equipe, laboratório, materiais;
- participar de congressos, eventos etc;
- elaborar relatório de pesquisa;
- orientar monitores;
- desenvolver métodos de ensino;
- divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
- participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
- executar experimentos e observações;
- definir linhas de pesquisa;
- preparar acervo técnico;
- promover seminários e discussões;
- dirigir associações científicas e técnicas;
- participar de associações científicas e técnicas;
- elaborar projeto de pesquisa;
- gerir órgãos de administração superior da universidade;
- montar laboratórios de ensino;
- avaliar teses, dissertações, monografias;
- criar página na internet para disciplina;
- trabalhar em equipe;
- elaborar projetos institucionais;
- orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
- atender alunos no apoio a atividade didática;
- coordenar cursos e programas de extensão;
- promover intercâmbio entre universidades;
- participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
- dominar o uso de recursos didáticos;
- dirigir entidade de apoio a pesquisa e serviços;
- assessorar órgãos de administração superior da universidade;
- propor novas disciplinas;
- preparar aula de laboratório;
- participar em conselhos e órgãos reguladores;
- ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
- publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
- orientar alunos de graduação - tutoria;
- orientar estagiários;
- ministrar palestras;
- divulgar trabalhos através da internet;
- orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
- participar de comissões de seleção de alunos;
- elaborar plano de orientação;
- discutir resultados em equipe;
- participar de exposições e mostras;
- coordenar programas de pós-graduação;
- publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
- participar da avaliação de cursos;
- orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
- elaborar dossiê para obtenção de patente;
- processar as informações levantadas;
- ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
- participar de bancas de concursos;
- chefiar departamento;
- participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
- participar de comissão de seleçao de docentes;
- criar metodologia de pesquisa;
- ministrar aulas expositivas;
- corrigir provas, exercícios e projetos;
- elaborar pareceres;
- buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
- participar de projetos sociais e comunitários;
- participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
- participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
- apoiar pesquisadores e professores visitantes;
- divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
- participar de entidades de classe;
- dar entrevistas;
- coordenar projetos;
- estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
- reestruturar disciplinas;
- negociar direitos sobre patentes;
- preparar material audio-visual;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2343-10
CBO 2343-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de engenharia que pertence ao grupo dos professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2343-10 - Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234310 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2343-10 | Professor de Engenharia | Brasil | 21h | 580 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |