CBO 2343-05 - Professor de arquitetura
Entenda o que fazem os professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de arquitetura e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de arquitetura
Planeja e executa processo de ensino de arquitetura em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre a arte e a técnica de conceber e desenvolver projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Promove atividades práticas e coordena a realização de visitas técnicas. Supervisiona processo de concepção de projetos arquitetônicos por grupos de alunos. Coordena reunião de alunos para análise de temas de interesse em arquitetura. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Pode prestar assessoria em áreas acadêmica, técnica e científica. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Ministra aulas sobre a arte e a técnica de conceber e desenvolver projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Promove atividades de ensino com diferentes objetivos, como escolha de sistemas construtivos, organização de obras e canteiros, emprego adequado e econômico dos materiais de construção, entre outros. Orienta a utilização do BIM-Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling). Programa e coordena a realização de visitas técnicas, tais como as efetivadas para observação e análise de construções incorporadas ao patrimônio histórico arquitetônico.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para inovar e propor projetos que correspondam às expectativas de indivíduos e grupos sociais, numa realidade social em permanente transformação.
Supervisiona grupos de alunos na concepção de projetos em arquitetura e em áreas correlatas. Define prazo e disponibiliza uso de estúdios de “design” e laboratórios. Acompanha os trabalhos dos grupos, analisando a consideração de aspectos culturais, econômicos, estéticos, técnicos, ambientais e de acessibilidade. Estimula o desenvolvimento de espírito científico, o reconhecimento da realidade social, a atitude crítica, o exercício da imaginação, a criatividade e a conduta ética, durante a elaboração do projeto.
Coordena reunião de grupos de alunos para estudo de temas de interesse, como o impacto das inovações tecnológicas na arquitetura. Pode conduzir o exame de novas tecnologias, tais como uso de aerofotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto em levantamentos topográficos para elaboração de projeto de arquitetura, automatização de ambientes a partir da aplicação de conceitos de Internet das Coisas e de outras inovações, e uso da realidade virtual para apresentação de projeto. Faz comentários ao final dos trabalhos sobre as conclusões das análises.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais dos alunos.
Realiza avaliação, criando situações e utilizando diferentes instrumentos e procedimentos compatíveis com as características e os processos de aprendizagem do aluno no ensino superior.
Supervisiona estágios curriculares e orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.
Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão na área de arquitetura.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.
Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica.
Mantém-se atualizado em relação às inovações em arquitetura, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de eventos científicos.
Planeja e desenvolve atividades de pesquisa, executando projetos em arquitetura, urbanismo e paisagismo. Divulga resultados de pesquisas.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS ALGÉBRICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA E DESCRITIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO VETORIAL | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) TEORIA DOS ERROS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | PROCESSAMENTO GRÁFICO (GRAPHICS) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) REALIDADE VIRTUAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES ANALÍTICOS, CIENTÍFICOS, DE GERENCIAMENTO DE DADOS, ENTRE OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÓTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ACÚSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | TRANSFERÊNCIA DE CALOR, PROCESSOS TÉRMICOS E TERMODINÂMICOS | 4 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | DINÂMICA DOS FLUIDOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEODÉSIA) GEODÉSIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA FÍSICA) GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) BIM - BUILDING INFORMATION MODELING | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SIMULAÇÕES INTERATIVAS E NÃO INTERATIVAS APLICADAS À ARQUITETURA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA APLICADA) ECOLOGIA URBANA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA APLICADA) INTERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS ÀS ATIVIDADES DE OCUPAÇÃO HUMANA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | CONSTRUÇÃO CIVIL | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | INSTALAÇÕES PREDIAIS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | CONSTRUÇÃO CIVIL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | CONSTRUÇÃO CIVIL | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | PROCESSOS CONSTRUTIVOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | CONSTRUÇÃO CIVIL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | OUTROS ELEMENTOS (CONSTRUÇÃO CIVIL) TECNOLOGIA E GESTÃO DA PRODUÇÃO DE OBRAS CIVIS: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS, EDIFÍCIOS, OBRAS DE INFRAESTRUTURA, TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS | 4 | 4 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS DE CONCRETO | 4 | 4 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS | 4 | 4 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS DE MADEIRAS | 4 | 4 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS | 4 | 4 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS METÁLICAS | 4 | 4 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | MECÂNICA DAS ESTRUTURAS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | GEOTÉCNICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | FUNDAÇÕES E ESCAVAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | GEOTÉCNICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | MECÂNICA DOS SOLOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | GEOTÉCNICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | MECÂNICAS DAS ROCHAS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | GEOTÉCNICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | OBRAS DE TERRA E ENROCAMENTO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | GEOTÉCNICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | PAVIMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | HISTÓRIA DO URBANISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TEORIA DA ARQUITETURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TEORIA DO URBANISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ARQUITETURA DE INTERIORES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ARQUITETURA INDUSTRIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPAÇO URBANO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) ARQUITETURA VERDE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE OBJETOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) LUMINOTÉCNICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PAISAGISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | CONCEITUAÇÃO DE PAISAGISMO E METODOLOGIA DO PAISAGISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PAISAGISMO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO PAISAGISMO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PAISAGISMO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | ESTUDOS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EXTERIOR | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PAISAGISMO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PROJETOS DE ESPAÇOS LIVRES URBANOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | DESIGN DE INTERIORES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | DECORAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) LABORATÓRIOS, ESTÚDIOS DE DESIGN, CANTEIROS EXPERIMENTAIS, EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM ARQUITETURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE ARQUITETURA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | HISTÓRIA URBANA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | POLÍTICA URBANA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | TEORIA DA URBANIZAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | TEORIA DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | MÉTODOS E TÉCNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | TÉCNICA DE PREVISÃO URBANA E REGIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | MÉTODOS E TÉCNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | TÉCNICAS DE ANÁLISE E AVALIAÇÃO URBANA E REGIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | MÉTODOS E TÉCNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E PROJETO URBANOS E REGIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | SERVIÇOS URBANOS E REGIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | INFRAESTRUTURAS URBANAS E REGIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | SERVIÇOS URBANOS E REGIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | LEGISLAÇÃO URBANA E REGIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | BIBLIOTECONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MUSEOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MUSEOLOGIA) SOLOS URBANOS E RURAIS E A GUARDA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | ANTROPOLOGIA URBANA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | ANTROPOLOGIA URBANA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | ANTROPOLOGIA RURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | ANTROPOLOGIA RURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ARQUEOLOGIA | ARQUEOLOGIA HISTÓRICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ARQUEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ARQUEOLOGIA HISTÓRICA) ARQUEOLOGIA HISTÓRICA E PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE ARQUITETURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DO ENSINO DE ARQUITETURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE ARQUITETURA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ORIENTAÇÃO DE ALUNOS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM ARQUITETURA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) POLÍTICAS PÚBLICAS: QUESTÕES FUNDIÁRIAS E IMOBILIÁRIAS, MORADIA SOCIAL E MEIO AMBIENTE | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 3 | 3 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARTE APLICADA A PROJETO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICO | 3 | 3 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) DESENHO ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) MAQUETES | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- atuar em atividades de extensão;
- realizar avaliações;
- participar de atividades administrativas;
- planejar cursos;
- divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar alunos;
- preparar aulas e recursos didáticos;
- gerenciar e executar pesquisas;
- ensinar conteúdos específicos;
- propor novas disciplinas;
- assessorar entidades de apoio a pesquisa e serviços;
- dirigir entidade de apoio a pesquisa e serviços;
- criar metodologia de pesquisa;
- participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
- orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
- elaborar relatório de pesquisa;
- processar as informações levantadas;
- participar de comissões de seleção de alunos;
- atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
- reestruturar disciplinas;
- desenvolver métodos de ensino;
- buscar recursos fnanceiros;
- publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
- avaliar trabalhos técnicos e científicos;
- planejar aulas de campo;
- orientar estagiários;
- elaborar pareceres;
- orientar monitores;
- executar experimentos e observações;
- ensinar alunos a buscar informações - biblioteca, internet, pessoas etc;
- associar ensino e extensão;
- participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
- conhecer idiomas estrangeiros;
- participar de associações científicas e técnicas;
- orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
- coordenar seminários de avaliação;
- disponibilizar informações na internet;
- ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
- divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
- dirigir associações científicas e técnicas;
- preparar material audio-visual;
- escrever livros didáticos;
- ministrar aulas expositivas;
- negociar direitos sobre patentes;
- participar de exposições e mostras;
- orientar alunos para exames, concursos e competições;
- criar página na internet para disciplina;
- pesquisar através do projeto - espaços e ambientes;
- ministrar palestras;
- participar da avaliação de cursos;
- coordenar cursos e programas de extensão;
- ministrar aulas práticas - em laboratório;
- ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
- analisar informações coletadas;
- manter-se atualizado no seu campo de atividade;
- preparar textos, apostilas;
- realizar visitas técnicas;
- participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
- promover intercâmbio entre universidades;
- ministrar aulas práticas - de atelier;
- ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
- trabalhar em equipe;
- atender alunos no apoio a atividade didática;
- participar da organização de congressos e eventos;
- ensinar através do projeto;
- elaborar projetos de interesse social;
- ensinar a projetar espaços e ambientes;
- preparar material multimeios;
- avaliar teses, dissertações, monografias;
- elaborar projetos de cursos - graduação, pós-graduação e especialização;
- participar de congressos, eventos etc;
- promover seminários e discussões;
- participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
- estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
- coordenar programas de pós-graduação;
- divulgar trabalhos através da internet;
- traduzir textos científicos e técnicos;
- executar levantamento de campo;
- assessorar órgãos de administração superior da universidade;
- discutir resultados em equipe;
- participar em conselhos e órgãos reguladores;
- realizar projetos de extensão;
- divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
- coordenar ensino e curso de graduação;
- montar estrutura de pesquisa - equipe, laboratório, materiais;
- buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
- montar laboratórios de ensino;
- preparar aula de laboratório;
- estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
- ensinar utilização de ferramentas específicas - software e equipamentos;
- preparar exercícios e provas;
- prestar consultoria;
- estimular processo de ensino-aprendizado;
- publicar trabalhos em anais de congressos;
- coordenar convênios;
- participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
- informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
- elaborar projetos institucionais;
- participar de órgãos colegiados;
- orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
- participar de comissões;
- supervisionar estágios;
- elaborar projeto de pesquisa;
- ter titulação na área ou em áreas afins;
- divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
- dar entrevistas;
- ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
- coordenar projetos;
- corrigir provas, exercícios e projetos;
- elaborar plano de orientação;
- orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
- preparar acervo técnico;
- participar de entidades de classe;
- participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
- ministrar aulas de campo;
- representar a instituição em programas institucionais;
- coordenar laboratórios;
- ministrar aulas para ensino a distância;
- dirigir unidades acadêmicas, institutos;
- dirigir centros e núcleos de pesquisa;
- publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
- gerir órgãos de administração superior da universidade;
- participar de bancas de concursos;
- participar de reestruturação de currículos;
- capacitar recursos humanos para pesquisa;
- dominar o uso de recursos didáticos;
- apoiar pesquisadores e professores visitantes;
- associar ensino e pesquisa;
- definir linhas de pesquisa;
- ministrar cursos de extensão;
- participar de comissão de seleçao de docentes;
- participar de projetos sociais e comunitários;
- chefiar departamento;
- gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
- elaborar dossiê para obtenção de patente;
- orientar alunos de graduação - tutoria;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2343-05
CBO 2343-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de arquitetura que pertence ao grupo dos professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2343-05 - Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234305 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2343-05 | Professor de Arquitetura | Brasil | 21h | 119 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |