CBO 2331-15 - Professor de técnicas agrícolas
Entenda o que fazem os professores do ensino profissional no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de técnicas agrícolas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de técnicas agrícolas
Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola. Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de projetos, de produtos e serviços, de especificações técnicas de insumos, máquinas e equipamentos, de custos e tempos operacionais da agropecuária. Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações. Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo e ensinando normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.Funções Detalhadas
Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação. Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agrícolas, por meio de teorias e práticas de processos e de operações produtivas, de elaboração de projetos de produtos e serviços agrícolas, de especificações técnicas de insumos, instalações e equipamentos e de estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade.
Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas agrícolas, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas agrícolas, considerando aspectos tais como medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, práticas de inseminação, de irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças, pragas e de ferramentas tecnológicas.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas agrícolas. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem.
Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins. Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos. Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação.
Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade. Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | CONJUNTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | LÓGICA MATEMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) CÁLCULOS DE ÁREA E VOLUME | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA APLICADA ÀS ATIVIDADES DA AGRICULTURA E PECUÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO DE CUSTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CONVERSÃO DE UNIDADES DE MEDIDAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) SISTEMA INTERNACIONAL DE MEDIDAS - SII | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) UNIDADES DE PESO, MEDIDAS, MASSA, TEMPO, VOLUME | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES EDUCACIONAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA GERAL APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA À AGRICULTURA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - CAD-CAM | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA TEÓRICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA TEÓRICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) AGRICULTURA SUSTENTÁVEL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) AGROECOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FERTILIDADE DO SOLO E ADUBAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FÍSICA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MICROBIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | QUÍMICA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FISIOLOGIA DE PLANTAS CULTIVADAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E TRATOS CULTURAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MATOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | PRODUÇÃO DE MUDAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS) JARDINAGEM E PAISAGISMO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) CULTURAS ANUAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) DESENHO TÉCNICO E TOPOGRAFIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) NORMAS TÉCNICAS, AMBIENTAIS E DE QUALIDADE | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) OLERICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) RECURSOS NATURAIS - CONSERVAÇÃO E UTILIZADOS NOS PROCESSOS AGRÍCOLAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | PRODUÇÃO ANIMAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | CRIAÇÃO DE ANIMAIS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | PRODUÇÃO ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | INSTALAÇÕES PARA PRODUÇÃO ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | PRODUÇÃO ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | MANEJO DE ANIMAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | FISIOPATOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | GINECOLOGIA E ANDROLOGIA ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) COOPERATIVISMO, ASSOCIATIVISMO, EMPREENDEDORISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO RURAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS TÉCNICO APLICADO | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | CONTROLE DE PROCESSOS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MECATRÔNICA (AUTOMAÇÃO) | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | NANOTECNOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) ANÁLISES LABORATORIAIS APLICADAS AOS PROCESSOS AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) BIOFERTILIZANTES | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO NOS SISTEMAS AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) INSTALAÇÕES, MÁQUINAS, EQUPAMENTOS, INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS UTILIZADOS NOS PROCESSOS AGRÍCOLAS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) MATERIAIS E IMPLEMENTOS UTILIZADAS NOS PROCESSOS AGRÍCOLAS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO AGRÍCOLA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
Condições de Trabalho
Trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- ensinar;
- comunicar-se;
- realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
- produzir registros escritos e gráficos;
- pesquisar;
- avaliar a aprendizagem e o ensino;
- desenvolver recursos didáticos;
- demonstrar competências pessoais;
- trabalhar com higiene e segurança;
- promover educação ambiental;
- planejar o trabalho docente;
- consultar diferentes fontes de informação;
- exercer atividades de coordenação e gestão;
- demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
- definir metodologias de mediação de aprendizagem;
- participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
- estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
- promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
- propor a aquisição de equipamentos de segurança;
- corrigir provas para processos seletivos;
- preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
- sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
- informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente;
- orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
- redigir o plano de ensino;
- diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
- estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
- representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
- ministrar aulas teórico-práticas;
- orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
- desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
- registrar ocorrências de diferentes naturezas;
- definir o perfil profissional pretendido;
- orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
- participar do planejamento do curso;
- operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
- desenvolver aplicativos educacionais;
- prever a manutenção de equipamentos e instalações;
- assessorar a própria instituição;
- aplicar provas em processo seletivos;
- opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
- participar de intercâmbios culturais;
- observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
- demonstrar flexibilidade;
- planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
- por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
- selecionar material didático e bibliográfico;
- explicar conceitos e princípios;
- utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
- avaliar relatórios de estágios;
- solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
- demonstrar motivação;
- pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
- contextualizar continuamente os conteúdos;
- participar de atividades culturais e de lazer;
- realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
- orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
- demonstrar ética profissional;
- participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
- divulgar o trabalho da escola;
- tomar parte em colegiados;
- respeitar as diferenças e diversidades;
- realizar certificação e qualificação;
- integrar bancas de diversas naturezas;
- preencher diários de classe;
- tomar parte em comissões de diversas naturezas;
- preparar as aulas;
- orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
- participar do planejamento de horários e calendário escolar;
- selecionar conteúdos;
- coordenar processos de seleção;
- tomar parte em bancas de concursos internos;
- informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
- realizar parcerias;
- encaminhar registros para as autoridades competentes;
- exercer liderança cooperativa;
- assessorar tecnicamente a comunidade;
- organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
- estimular a busca de conhecimento;
- orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
- divulgar propostas de trabalho e convênios;
- estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
- analisar e resolver problemas;
- recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
- definir atividades e cronograma;
- avaliar o desempenho de alunos em estágios;
- elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
- realizar demonstrações teórico-práticas;
- produzir laudos técnicos;
- vistoriar os equipamentos e instalações;
- elaborar material didático impresso;
- orientar para a classificação e destinação do lixo;
- orientar projetos de pesquisa;
- orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
- acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
- garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
- encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
- recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
- orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
- estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade;
- orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
- estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
- divulgar trabalhos da área profissional;
- realizar consultorias técnicas;
- fomentar ações de preservação ambiental;
- compor instrumentos de avaliação;
- implementar orientações técnicas para a comunidade;
- proferir palestras e conferências;
- preencher requisição de serviços materiais;
- comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
- gerar produtos e projetos;
- produzir relatórios;
- coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
- instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
- desenvolver recursos audio-visuais;
- ministrar cursos de formação e extensão;
- apresentar esquemas e painéis explicativos;
- propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
- efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
- executar pesquisas;
- conceber provas para processos seletivos;
- adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
- efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
- demonstrar curiosidade intelectual;
- preencher fichas de estágios;
- estagiar em instituições;
- participar de grupos de estudo e de pesquisa;
- orientar os alunos para procura de informações específicas;
- sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
- estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
- assessorar tecnicamente instituições;
- adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
- trabalhar em equipe;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- integrar continuamente teoria e prática;
- monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
- interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de mudança;
- encaminhar alunos para estágios profissionais;
- analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-15
CBO 2331-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de técnicas agrícolas que pertence ao grupo dos professores do ensino profissional, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores e instrutores do ensino profissional
-
-
-
-
- Professores do ensino profissional
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2331-15 - Professores do ensino profissional
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 233115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores do ensino profissional em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2331-15 | Professor de Técnicas Agrícolas | Brasil | 35h | 141 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |