CBO 2313-15 - Professor de educação física do ensino fundamental
Entenda o que fazem os professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de educação física do ensino fundamental e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de educação física do ensino fundamental
Ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas. Instrui os alunos com técnicas de movimento do corpo e de expressão corporal - com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança – relacionadas aos campos da saúde, da educação e da formação, da cultura e do lazer. Avalia o processo de ensino e aprendizagem. Registra informações das atividades desenvolvidas. Pode organizar atividades extraclasse. Realiza pesquisas didático-pedagógicas. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Define objetivos das aulas. Considera o interesse dos alunos e analisa a realidade da escola, das famílias e da comunidade ao redor da unidade escolar para, então, decidir quais conteúdos devem ser abordados e de qual maneira.
Ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Orienta a experimentação e a criação de diferentes jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Coloca, como objetos de conhecimento, as práticas de ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal. Orienta as práticas de esportes de marca (como modalidades do atletismo), de rede/parede (como voleibol e tênis de mesa), de invasão (como basquetebol e futebol), entre outras. Apresenta aos alunos as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos, demonstrando e estimulando danças, como as urbanas e de salão. Propõe o estudo de lutas praticadas no país e no mundo. Pode fazer uso de jogos eletrônicos, selecionando-os de acordo com as respectivas exigências corporais por eles colocadas. Pode programar práticas corporais de aventuras urbanas e na natureza.
Promove a educação dos alunos no processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal, tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, às regras, à coletividade, à arte e à cultura. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, e aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva e situações-problema. Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulando autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.
Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, para assistir a competições esportivas, visitar museu de futebol, conhecer danças folclóricas, entre outras finalidades.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios. Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, contribuindo na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.
Realiza pesquisas relacionadas à utilização da expressão corporal como forma de linguagem. Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE FÍSICA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA GERAL) FISIOLOGIA HUMANA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | CINESIOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FUNDAMENTOS DE CINEOLOGIA APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FISIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA) CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) PRIMEIROS SOCORROS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) APRENDIZAGEM MOTORA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ASPECTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ATIVIDADES CORPORAIS E LAZER | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) CONHECIMENTO, IMAGEM E ESQUEMA CORPORAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) COORDENAÇÃO MOTORA FINA E GLOBAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ENSINO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL E CORPORAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, PARA OS ESPORTES DE MARCA, DE PRECISÃO, DE INVASÃO, DE REDE, DE CAMPO, DE COMBATE, ENTRE OUTRAS CATEGORIAS DE ESPORTES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) LATERALIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ESPORTIVAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MANIFESTAÇÕES GÍMNICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ORGANIZAÇÃO TEMPORAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) PROJETOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS, DESENVOLVIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) CONCEPÇÕES NORTEADORAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS PÚBLICAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ANÁLISE, SELEÇÃO E CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS IMPRESSOS, AUDIOVISUAIS E INFORMATIZADOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ENSINO E APRENDIZAGEM EM EM SALA DE AULA, QUADRA ESPORTIVA E OUTROS CENÁRIOS DE EFETIVAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NOVO ANO) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO E SOCIEDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO): FUNDAMENTOS, ABORDAGEM DE UNIDADES TEMÁTICAS, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO FUNDAMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIFERENÇA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇAS DE SALÃO | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇAS URBANAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 5 | 0 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
Condições de Trabalho
Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
- estudar;
- demonstrar competências pessoais;
- participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
- planejar cursos, aulas e atividades escolares;
- promover a educação dos alunos;
- comunicar-se;
- estabelecer as metodologias de ensino;
- definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
- trocar experiências com os professores através de reuniões;
- elencar temas para projetos pedagógicos;
- realizar reuniões com os pais para orientação;
- sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
- participar da gestão escolar nos colegiados;
- avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
- analisar o plano de gestão da escola;
- respeitar a heterogeneidade dos alunos;
- avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
- demonstrar capacidade de intervir na realidade;
- ministrar aulas;
- promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
- determinar os objetivos do curso e da disciplina;
- dialogar com a direção e coordenações da escola;
- construir relações de confiança com os alunos;
- decodificar diferentes códigos e linguagens;
- demonstrar liderança;
- contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
- acompanhar as mudanças na área da educação;
- registrar avaliações e resultados;
- expressar-se com clareza;
- demonstrar controle emocional;
- aprender novas tecnologias;
- sistematizar o conhecimento;
- preencher diário de classe;
- propor regras comuns para comunidade escolar;
- desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
- ler literatura específica da área de conhecimento;
- organizar a bibliografia;
- avaliar a frequência dos alunos;
- participar da elaboração do plano de gestão da escola;
- consultar legislação;
- expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
- prever recursos materiais e didáticos;
- propor atividades culturais;
- selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
- contextualizar os conhecimentos;
- corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
- orientar a auto-avaliação dos alunos;
- listar material escolar básico;
- elaborar o projeto pedagógico;
- escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- criar situações múltiplas de aprendizagem;
- participar das assembléias escolares;
- adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
- prever participação em eventos culturais e científicos;
- contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
- demonstrar solidariedade;
- demonstrar capacidade de diálogo;
- propor estudos interdisciplinares;
- analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
- estimular a troca de conhecimento;
- propor critérios para a composição das classes;
- identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
- organizar atividades comunitárias;
- colocar-se disponível para os alunos;
- esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
- desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento;
- empregar recursos e procedimentos didáticos;
- possibiltar a apropriação de conhecimentos;
- diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
- revelar interesses multidisciplinares;
- trabalhar em equipe;
- orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem;
- demonstrar pontualidade e assiduidade;
- consultar bibliotecas;
- incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
- definir processos e critérios de avaliação;
- socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
- orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
- selecionar os conteúdos;
- falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- discutir projetos interdisciplinares com colegas;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
- propor calendário de avaliação escrita;
- debater projetos interdisciplinares com os alunos;
- preencher formulários com notas e faltas;
- registrar atividades extracurriculares;
- analisar a auto-avaliação dos alunos;
- observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
- demonstrar criatividade e iniciativa;
- conviver com as idéias ou posições contrárias;
- respeitar os limites dos alunos;
- sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
- registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe;
- comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
- registrar atividades culturais e pedagógicas;
- registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
- comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
- desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
- elaborar os instrumentos de avaliação;
- freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
- levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
- assumir funções administrativo-pedagógicas;
- orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
- propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
- encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
- agir eticamente;
- propor opções para o horário de trabalho;
- solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
- adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
- elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
- promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
- propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-15
CBO 2313-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de educação física do ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
-
-
-
-
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2313-15 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 231315 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2313-15 | Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | Rio de Janeiro | 24h | 1.224 | |
2313-15 | Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | Brasil | 28h | 6.752 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Fortaleza, CE | 34h | 77 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Santa Catarina | 30h | 412 | |
2313-15 | Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | Curitiba, PR | 25h | 346 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Recife, PE | 35h | 62 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | São Gonçalo, RJ | 32h | 26 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Belo Horizonte, MG | 23h | 74 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Brasília, DF | 33h | 197 | |
2313-15 | Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | Rio de Janeiro, RJ | 21h | 912 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Goiânia, GO | 25h | 85 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Vitoria, ES | 22h | 52 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Curitiba, PR | 25h | 346 | |
2313-15 | Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | Brasília, DF | 33h | 197 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Brasil | 28h | 6.752 | |
2313-15 | Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | São Paulo, SP | 27h | 372 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Aracaju, SE | 31h | 51 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Rio de Janeiro, RJ | 21h | 912 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Rio de Janeiro | 24h | 1.224 | |
2313-15 | Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | Goiânia, GO | 25h | 85 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | Paraná | 26h | 620 | |
2313-15 | Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | Minas Gerais | 27h | 379 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | São Paulo | 29h | 2.086 | |
2313-15 | Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | Belo Horizonte, MG | 23h | 74 | |
2313-15 | Professor de Educação Física do Ensino Fundamental | São Paulo, SP | 27h | 372 | |
2313-15 | Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | São Paulo | 29h | 2.086 | |
2313-15 | Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | Maceió, AL | 32h | 34 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |