CBO 2313-15 - Professor de educação física do ensino fundamental

Entenda o que fazem os professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de educação física do ensino fundamental e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de educação física do ensino fundamental

O Professor de Educação Física do Ensino Fundamental ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas. Instrui os alunos com técnicas de movimento do corpo e de expressão corporal - com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança – relacionadas aos campos da saúde, da educação e da formação, da cultura e do lazer. Avalia o processo de ensino e aprendizagem. Registra informações das atividades desenvolvidas. Pode organizar atividades extraclasse. Realiza pesquisas didático-pedagógicas. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2313-15

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos relacionadas ao movimento e à expressão corporal. Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação. Verifica a disponibilidade de espaços para as atividades e a conservação de materiais e recursos didáticos. Define atividades extraclasse e projetos integradores. Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Define objetivos das aulas. Considera o interesse dos alunos e analisa a realidade da escola, das famílias e da comunidade ao redor da unidade escolar para, então, decidir quais conteúdos devem ser abordados e de qual maneira.

Ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Orienta a experimentação e a criação de diferentes jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Coloca, como objetos de conhecimento, as práticas de ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal. Orienta as práticas de esportes de marca (como modalidades do atletismo), de rede/parede (como voleibol e tênis de mesa), de invasão (como basquetebol e futebol), entre outras. Apresenta aos alunos as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos, demonstrando e estimulando danças, como as urbanas e de salão. Propõe o estudo de lutas praticadas no país e no mundo. Pode fazer uso de jogos eletrônicos, selecionando-os de acordo com as respectivas exigências corporais por eles colocadas. Pode programar práticas corporais de aventuras urbanas e na natureza.

Promove a educação dos alunos no processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal, tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, às regras, à coletividade, à arte e à cultura. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, e aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva e situações-problema. Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulando autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.

Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, para assistir a competições esportivas, visitar museu de futebol, conhecer danças folclóricas, entre outras finalidades.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios. Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, contribuindo na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à utilização da expressão corporal como forma de linguagem. Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE FÍSICA APLICADA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA HUMANA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA GERAL 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA GERAL) FISIOLOGIA HUMANA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA CINESIOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FUNDAMENTOS DE CINEOLOGIA APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DO ESFORÇO 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DO ESFORÇO 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FISIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA) CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) PRIMEIROS SOCORROS 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) APRENDIZAGEM MOTORA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ASPECTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 4 4 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ATIVIDADES CORPORAIS E LAZER 4 4 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) CONHECIMENTO, IMAGEM E ESQUEMA CORPORAL 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) COORDENAÇÃO MOTORA FINA E GLOBAL 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ENSINO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL E CORPORAL 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, PARA OS ESPORTES DE MARCA, DE PRECISÃO, DE INVASÃO, DE REDE, DE CAMPO, DE COMBATE, ENTRE OUTRAS CATEGORIAS DE ESPORTES 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 3 3 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA 3 3 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) LATERALIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ESPORTIVAS 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MANIFESTAÇÕES GÍMNICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ORGANIZAÇÃO TEMPORAL 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) PROJETOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS, DESENVOLVIMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) CONCEPÇÕES NORTEADORAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS PÚBLICAS 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ANÁLISE, SELEÇÃO E CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS IMPRESSOS, AUDIOVISUAIS E INFORMATIZADOS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ENSINO E APRENDIZAGEM EM EM SALA DE AULA, QUADRA ESPORTIVA E OUTROS CENÁRIOS DE EFETIVAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NOVO ANO) 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO E SOCIEDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO): FUNDAMENTOS, ABORDAGEM DE UNIDADES TEMÁTICAS, OUTROS ASPECTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO FUNDAMENTAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIFERENÇA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇAS DE SALÃO 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇAS URBANAS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA EXPLOSIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TAXA DE CONTROLE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   5 0
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO NOTURNA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • Promover a educação dos alunos;
  • Registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • Avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Comunicar-se;
  • Estudar;
  • Participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • Promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
  • Promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
  • Elencar temas para projetos pedagógicos;
  • Demonstrar solidariedade;
  • Identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
  • Conviver com as idéias ou posições contrárias;
  • Assumir funções administrativo-pedagógicas;
  • Orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem;
  • Revelar interesses multidisciplinares;
  • Trabalhar em equipe;
  • Participar da elaboração do plano de gestão da escola;
  • Analisar o plano de gestão da escola;
  • Elaborar o projeto pedagógico;
  • Preencher diário de classe;
  • Analisar a auto-avaliação dos alunos;
  • Sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
  • Consultar bibliotecas;
  • Encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
  • Adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
  • Elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
  • Agir eticamente;
  • Ler literatura específica da área de conhecimento;
  • Esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
  • Demonstrar controle emocional;
  • Acompanhar as mudanças na área da educação;
  • Determinar os objetivos do curso e da disciplina;
  • Escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • Desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento;
  • Ministrar aulas;
  • Selecionar os conteúdos;
  • Avaliar a frequência dos alunos;
  • Selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
  • Socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
  • Incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
  • Desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
  • Observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
  • Propor regras comuns para comunidade escolar;
  • Demonstrar liderança;
  • Definir processos e critérios de avaliação;
  • Analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
  • Registrar atividades culturais e pedagógicas;
  • Avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
  • Consultar legislação;
  • Demonstrar capacidade de diálogo;
  • Contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
  • Elaborar os instrumentos de avaliação;
  • Propor atividades culturais;
  • Registrar atividades extracurriculares;
  • Propor critérios para a composição das classes;
  • Dialogar com a direção e coordenações da escola;
  • Propor opções para o horário de trabalho;
  • Comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
  • Prever participação em eventos culturais e científicos;
  • Freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
  • Falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • Empregar recursos e procedimentos didáticos;
  • Discutir projetos interdisciplinares com colegas;
  • Orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
  • Trocar experiências com os professores através de reuniões;
  • Sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
  • Levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
  • Debater projetos interdisciplinares com os alunos;
  • Realizar reuniões com os pais para orientação;
  • Sistematizar o conhecimento;
  • Solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
  • Desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
  • Demonstrar pontualidade e assiduidade;
  • Expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
  • Avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
  • Contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
  • Criar situações múltiplas de aprendizagem;
  • Demonstrar capacidade de intervir na realidade;
  • Estimular a troca de conhecimento;
  • Expressar-se com clareza;
  • Registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
  • Possibiltar a apropriação de conhecimentos;
  • Propor calendário de avaliação escrita;
  • Prever recursos materiais e didáticos;
  • Construir relações de confiança com os alunos;
  • Aprender novas tecnologias;
  • Registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe;
  • Comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
  • Respeitar os limites dos alunos;
  • Definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
  • Colocar-se disponível para os alunos;
  • Orientar a auto-avaliação dos alunos;
  • Corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
  • Contextualizar os conhecimentos;
  • Preencher formulários com notas e faltas;
  • Organizar a bibliografia;
  • Participar da gestão escolar nos colegiados;
  • Decodificar diferentes códigos e linguagens;
  • Participar das assembléias escolares;
  • Organizar atividades comunitárias;
  • Listar material escolar básico;
  • Propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
  • Respeitar a heterogeneidade dos alunos;
  • Propor estudos interdisciplinares;
  • Estabelecer as metodologias de ensino;
  • Orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
  • Adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
  • Diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
  • Demonstrar criatividade e iniciativa;
  • Registrar avaliações e resultados;
  • Propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-15

CBO 2313-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de educação física do ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série