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O que faz um Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40
O Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos.
Pode utilizar ferramentas digitais - tais como jogos, planilhas eletrônicas e “softwares” de geometria dinâmica - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas Ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e seleciona situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e definindo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Cria contexto significativo para os alunos - com temas do cotidiano, de outras áreas do conhecimento e da própria história da Matemática -, para a aprendizagem de determinado conceito ou procedimento Incentiva o trabalho em grupo, para realização de debates, busca de informações e identificação de solução de problemas Estimula, ainda, o desenvolvimento da capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros contextos Para tanto, entre outras atividades, pode solicitar que os alunos reelaborem os problemas resolvidos - a partir da reflexão sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado fosse acrescentado ou retirado - e formulem novas questões.
Propõe atividades para desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da matemática, considerando o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular, obter e interpretar dados e informações Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode propor e organizar atividades extraclasse, como o desenvolvimento de conteúdos de matemática no contexto da construção e da programação de robôs, para ampliar os conhecimentos matemáticos e estimular a criatividade e a motivação dos alunos no processo de aprender Implementa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de matemática.
Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.
Algumas funções no exercício da profissão
- planejar cursos, aulas e atividades escolares;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
- comunicar-se;
- registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
- participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
- estudar;
- demonstrar competências pessoais;
- promover a educação dos alunos;
- definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
- propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
- selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
- promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
- incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
- empregar recursos e procedimentos didáticos;
- esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
- desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
- preencher diário de classe;
- participar das assembléias escolares;
- ver mais...
Salário de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 - Série histórica
Quanto ganha um Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por região do Brasil
Tabela salarial para Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.696 | 44.350 | 924 | 30,37 | |
Média Salarial | 3.800 | 45.595 | 950 | 31,22 | |
1º Quartil | 1.810 | 21.725 | 453 | 14,88 | |
Salário Mediana | 2.632 | 31.584 | 658 | 21,63 | |
3º Quartil | 7.178 | 86.132 | 1.794 | 58,98 | |
Teto Salarial | 8.694 | 104.326 | 2.173 | 71,44 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Matemática
Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 76.82% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
8513-9/00 | Ensino fundamental | 4.079,41 | |||
8512-1/00 | Educação infantil - pré-escola | 3.065,28 | |||
8520-1/00 | Ensino médio | 4.048,48 | |||
8411-6/00 | Administração pública em geral | 3.429,83 | |||
8511-2/00 | Educação infantil - creche | 3.511,28 | |||
8599-6/99 | Outras atividades de ensino | 4.025,20 | |||
9430-8/00 | Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.946,92 | |||
8541-4/00 | Educação profissional de nível técnico | 2.986,87 | |||
9499-5/00 | Atividades associativas | 4.223,16 | |||
9491-0/00 | Atividades de organizações religiosas | 3.181,00 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganham profissionais de Matemática por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 4.576 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
654 | 44 | 220 | 5.463,82 | 24,84 |
406 | 20 | 100 | 2.807,01 | 28,07 |
255 | 40 | 200 | 6.340,49 | 31,70 |
247 | 22 | 110 | 2.737,87 | 24,89 |
240 | 18 | 90 | 2.959,01 | 32,88 |
219 | 12 | 60 | 2.212,51 | 36,88 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por porte da empresa e nível profissional
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 3.464,77 | 3.942,64 | 5.135,58 |
Pequenas | 3.645,67 | 4.123,54 | 5.316,48 |
Médias | 4.393,72 | 4.871,60 | 6.064,53 |
Grandes Empresas | 4.781,51 | 5.259,39 | 6.452,32 |
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Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série
- Salário Base: R$ 3.799,61
- Salário-educação (3%): R$ 113,99
- Sistema S (2%): R$ 75,99
- INSS Patronal (20%): R$ 759,92
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 38,00
- FGTS (8%): R$ 303,97
- Férias 1/12: R$ 316,63
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 759,92
- Periculosidade (30%): R$ 1.139,88
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 105,54
- 13º Salário: R$ 316,63
- FGTS sobre Férias: R$ 25,33
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,44
- FGTS sobre 13º: R$ 25,33
- Aviso Prévio: R$ 316,63
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 25,33
- Multa Rescisória FGTS: R$ 316,63
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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