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CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2312-10 deve efetuar registros burocráticos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, participar na elaboração do projeto pedagógico, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, preparar aulas, avaliar os alunos, ministrar aulas, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve programar pauta das reuniões, criar atividade paralela de reforço, relacionar os conteúdos aos temas transversais, produzir material didático, relatar evasão escolar, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, ajustar planejamento a classe, propor atividades de comunicação oral ao aluno, registrar conceitos e notas dos alunos, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, listar fontes de pesquisa para o aluno, convencionar regras de convivência, sugerir projetos para a comunidade escolar, comunicar-se com diferentes faixas etárias, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, proceder com clareza, trabalhar conceitos de família e cidadania, redigir relatório sobre alunos com problemas, orientar o aluno para atitudes de convívio social, divulgar a produção da escola na comunidade, estabelecer conteúdos mínimos por série, conversar com os pais dos alunos, corrigir trabalhos dos alunos, sugerir formas para qualificação do docente, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, consultar legislação educacional, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, preparar instrumentos para registro do evento, organizar visitas a espaços culturais, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, estabelecer estratégias de avaliação, empregar atividades de recuperação paralela, monitorar trabalhos em grupo, registrar aulas previstas e dadas, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, escolher temas para reuniões, preparar roteiro de observação para os alunos, atuar em reuniões de pais, discutir conceitos de religiosidade, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, registrar conteúdos e atividades ministrados, preparar o cronograma dos eventos, opinar sobre propostas pedagógicas, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, divulgar os trabalhos dos alunos, pesquisar material didático e paradidático, discutir o conteúdo científico com os alunos, preencher fichas descritivas, expressar-se em vários níveis de linguagem, determinar objetivo da aula, acompanhar trabalho diário do aluno, analisar material didático e paradidático, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, traçar os objetivos dos eventos, definir critérios de avaliação, selecionar material didático, divulgar os eventos da escola, notificar os pais sobre a situação dos alunos, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, sugerir objetivos gerais e específicos, proceder com criatividade, aplicar instrumentos diversos de avaliação, sugerir metodologias de ensino, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, definir estratégias de ensino, organizar palestras, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, criar material didático, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, manter vínculos afetivos com os alunos, dominar a modalidade escrita da língua, contatar instituições para viabilização de atividades, definir metodologias de ensino, fixar objetivos de avaliação, estabelecer cronograma de atividades, proceder com ética e moral, revisar conteúdos, anotar ocorrências anômalas, dialogar com os alunos, exercer autoridade com critério, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, registrar frequência dos alunos, formar grupos para atuação nos eventos, atualizar-se, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, planejar as atividades periódicas da área, propor trabalhos e atividades, atuar em reuniões periódicas de planejamento, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, definir temas transversais e interdisciplinares, apresentar capacidade de trabalho em equipe, apresentar relatórios às autoridades competentes, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, trocar experiências com os pares e especialistas, propor situações-problema aos alunos, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, atuar em reuniões de professores, interagir com a comunidade escolar, instruir os alunos para participar dos eventos.

Cargos e salários CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.598 e 8.200 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 46.749 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Brasil

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.340 e 7.320 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 46.899 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Brasil

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.340 e 7.320 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 46.899 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Cuiabá

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.741 e 5.318 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 275 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Campo Grande

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 3.383 e 7.683 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 359 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Belo Horizonte

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.026 e 5.933 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 681 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Rio de Janeiro

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.738 e 8.999 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 2.070 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Curitiba

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.477 e 4.632 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 688 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Recife

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Recife, PE

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 3.350 e 6.786 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Porto Alegre

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.653 e 6.795 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 462 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Goiás

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Goiás, ganha entre 4.999 e 13.846 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 1.572 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) São José dos Campos

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 3.059 e 5.584 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Aracaju

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Aracaju, SE

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.850 e 3.331 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 223 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Blumenau

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Blumenau, SC

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 4.090 e 9.179 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 53 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Salvador

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Salvador, BA

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.728 e 5.697 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 614 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Pernambuco

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 4.147 e 10.968 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 987 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.705 e 7.562 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 17.547 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Fortaleza

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 3.453 e 9.110 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 443 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.