CBO 2151-15 - Comandante da marinha mercante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos oficiais de convés e afins
O profissional no cargo de Comandante da marinha mercante CBO 2151-15 Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.
Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
CBO 2151-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de convés e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Comandante da marinha mercante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de convés e afins CBO 2151-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2151-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Oficiais de convés e afins.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Comandante da marinha mercante
O Comandante da marinha mercante CBO 2151-15 inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.
Avalia estanqueidade de porões.
Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.
Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.
Elabora plano para reboque.
Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.
Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.
Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.
Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.
Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.
Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).
Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.
Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2151-15 deve gerenciar material de bordo, realizar inspeção naval a bordo, gerenciar operações, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde - sms, navegar com segurança, coordenar manutenção de bordo, qualificar pessoal, demonstrar competências pessoais, operar cargas, administrar pessoal.
Condições de trabalho dessas profissões
Oficiais de convés e afins o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2151-15
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante CBO 2151-15
Um Comandante da marinha mercante (ou sinônimo) deve trabalhar em equipe, elaborar o plano para reboque, supervisionar equipe de combate a poluição, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, operar guincho de manuseio de âncoras, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, avaliar as condições de atracação, inspecionar equipamentos de convés, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, controlar manuais técnicos de bordo, avaliar condições externas durante operações - vento, corrente, demonstrar raciocínio matemático, trabalhar sob pressão, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, executar procedimentos para navegação costeira, conferir certificação da embarcação, operar o sistema de lastro, inspecionar equipamentos de segurança, conduzir embarcação rápida de salvamento, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, ministrar treinamento em terra, avaliar a quantidade de carga movimentada, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, coordenar operação de controle a poluição, coordenar equipe de resgate, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, avaliar as condições para desatracação, verificar peação da carga, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, controlar planos de bordo, inspecionar equipamentos de navegação, conferir certificação da tripulação, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar atmosfera do tanque, operar guincho de reboque, demonstrar liderança, supervisionar equipe de lastro, conduzir embarcação de salvamento, testar equipamentos de salvatagem, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, realizar manutenção de equipamentos de navegação, supervisionar operações de carga e descarga, controlar rancho, efetuar auditorias internas, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, proferir palestras, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, inspecionar as condições de segurança, tomar decisões, controlar material de passadiço, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, demonstrar capacidade de adaptação, definir área segura para trabalho, controlar publicações regulamentares de bordo, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto a segurança e salvatagem, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, orientar estagiário-aluno a bordo, acionar plano de emergência, inspecionar equipamentos de comunicação, controlar certificação da tripulação, supervisionar equipe de convés, efetuar os registros pertinentes, executar procedimentos para navegação com o prático, coordenar operações de combate a poluição no meio aquaviário, coordenar manutenção de equipamentos de convés, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, executar procedimentos para navegação em mau tempo, ministrar treinamento a bordo, coordenar reuniões de segurança, demonstrar percepção cinemática, orientar a navegação, controlar temperatura dos tanques, demonstrar percepção espacial, controlar material de combate a poluição, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, fiscalizar o uso de epi, orientar praticante-aluno a bordo, emitir permissão para trabalho, demonstrar capacidade de auto-controle, verificar marcação das cargas, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de adaptação a rotina de confinamento, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis matítimas, efetuar embarque e desembarque da tripulação, testar equipamentos de segurança, realizar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de improvisação, fiscalizar a aplicação da legislação, coordenar operações de resgate, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, elaborar manuais do sgs - sistema de gerenciamento de segurança, realizar o plano de viagem, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, coordenar a operação do guincho de reboque, discriminar cores, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, ministrar aulas de formação profissional, operar equipamentos de navegação, controlar certificados regulamentares de bordo, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, aplicar legislação, coordenar operações de reboque, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, executar procedimentos para navegação em águas rasas, realizar manutenção de equipamentos de segurança, elaborar apresentações, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, controlar as condições da carga durante a viagem, supervisionar o sgs - sistema de gerenciamento de segurança, demonstrar comportamento pró-ativo, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, realizar manutenção do sistema de ancoragem - plataforma, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, inspecionar condições de flutuabilidade, preparar documentação para despacho da embarcação, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, manobrar a embarcação, coordenar operações de manuseio de âncora, demonstrar raciocínio sintético, avaliar as condições para amarração, efetuar embarque e desembarque de passageiros, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem - plataforma, controlar pressão atmosférica dos tanques, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, inspecionar equipamentos de salvatagem, preparar a unidade para reboque, controlar medicamento de bordo, verificar a permissão de acesso de terceiros, consultar legislação, supervisionar seção de câmara, discriminar sons e ruídos, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, operar sistema de posicionamento dinâmico, controlar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, demonstrar raciocínio analítico, coordenar postos de emergência, demonstrar criatividade, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, supervisionar o sms, supervisionar equipe de hotelaria, coordenar navegação de objeto rebocado, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, avaliar as condições para desamarração, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, supervisionar postos de manobra de fundeio, acionar plano de contingência, executar procedimentos de serviços no porto, avaliar estanqueidade dos porões, avaliar o preparo da tripulação, controlar material de custeio, elaborar material didático, inspecionar condições de navegabilidade, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, controlar a manutenção do sistema de ancoragem - plataforma, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, transportar passageiros, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, tomar decisões rápidas em situações críticas, realizar comunicação de bordo, supervisionar postos de manobra de amarração, avaliar as condições de calado, elaborar conteúdo programático, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, avaliar as condições meteorológicas.