CBO 2034-10 - Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pesquisadores das ciências da agricultura
O profissional no cargo de Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura CBO 2034-10 planeja e executa projetos - de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e avaliação de inovações - em pesca e aquicultura, relacionados à produção, à produtividade, e ao manejo sustentável de organismos aquáticos Administra recursos para pesquisa e supervisiona equipe.
Desenvolve e testa protótipos e realiza experimentos, aplicando conhecimentos avançados, tais como melhoramento genético e biotecnologia azul Introduz melhorias em sistemas de captura, criação, reprodução, conservação e transporte de organismos aquáticos Elabora e emite laudos, pareceres e relatórios.
Desenvolve programas de ensino e extensão Presta assessoria técnica e consultoria Dissemina conhecimentos técnicos e científicos.
Gerencia informações de ciência e tecnologia Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2034-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisadores das ciências da agricultura que pertence ao grupo dos pesquisadores e profissionais policientíficos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pesquisadores das ciências da agricultura CBO 2034-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2034-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Pesquisadores e profissionais policientíficos.
- Pesquisadores.
- Pesquisadores das ciências da agricultura.
O que faz um Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura
O Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura CBO 2034-10 planeja o processo de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em pesca e aquicultura, realizando diagnósticos e elaborando temas de pesquisa Define área, linha, tema, objeto, escopo e público-alvo de pesquisa.
Apresenta justificativas, hipóteses e metodologia.
Faz levantamento bibliográfico Submete o projeto às comissões de ética de pesquisa para aceite.
Participa de concorrências para obtenção de recursos para projetos junto a órgãos governamentais de fomento, patrocinadores particulares e a outras iniciativas de apoio à ciência e à tecnologia Administra recursos para pesquisa.
Define aplicação de recursos físicos e financeiros.
Elabora cronograma físico-orçamentário e analisa custo-benefício Seleciona e contrata pessoal.
Supervisiona equipe, avalia seu desempenho e faz sua capacitação.
Pode orientar a organização do trabalho Pode captar, locar ou fazer parcerias para uso de materiais, máquinas, equipamentos, embarcações, espaços e estruturas de teste e produção Orienta a otimização e a introdução de inovações em métodos e técnicas de pesquisa.
Define parâmetros para verificação da produção, observação da preservação ambiental e avaliação da qualidade científica e tecnológica da pesquisa Executa projeto de pesquisa, coletando e organizando dados e analisando informações técnicas Avalia os impactos ambientais e socioeconômicos da tecnologia proposta no projeto de pesquisa.
Discute soluções e negocia alternativas para implementação da tecnologia Desenvolve melhorias em sistemas de captura, criação, reprodução, conservação e transporte de organismos aquáticos.
Aplica conhecimentos avançados de melhoramento genético, biotecnologia azul, dentre outros Avalia a adoção de inovações em processos de exploração racional, cultivo e reprodução de organismos aquáticos Fomenta a integração entre sistemas produtivos, implementando, orientando e divulgando práticas do que se convencionou denominar “pesca e aquicultura 4.
0”, tais como a digitalização, a automatização e a robotização de processos, o trabalho em rede, o armazenamento e a sistematização de grandes volumes de dados para identificação e análise de problemas Desenvolve e testa protótipos Projeta e implementa pilotos e aumento em escala, conforme avaliação de resultados de experimentação.
Apresenta e divulga resultados de pesquisa para subsidiar políticas públicas Presta orientações a produtores e pesquisadores sobre otimização de sistemas e infraestrutura aquícola e sobre produtividade nas embarcações, considerando a dinâmica da cadeia produtiva e as logísticas de distribuição e de comercialização do pescado, em plataformas de pesca, portos e empreendimentos Organiza programas de pesquisa científica pesqueira e de treinamento e orientação de pessoal em protocolos experimentais, conforme orçamentos, prazos e padrões de qualidade.
Realiza perícias e auditoria Presta consultoria e assistência técnica Elabora e emite laudos, pareceres e relatórios Desenvolve programas e atividades de ensino e extensão, organizando cursos, ministrando aulas, e proferindo palestras e conferências Orienta estudantes, bolsistas, estagiários e profissionais.
Participa de bancas de pós-graduação, de concursos e de avaliação de produtos, marcas, patentes, registros, contratos, convênios e propostas técnicas Gerencia informações de ciência e tecnologia Elabora revisão bibliográfica Seleciona, analisa e armazena informações Dissemina conhecimentos técnicos e científicos, apresentando trabalhos e divulgando descobertas científicas Organiza, participa e avalia programas, ações e atividades de difusão científica e técnica Propõe e revisa projetos, artigos, experimentos e outros gêneros de produções acadêmicas Atua em equipes multidisciplinares, fomentando ações de inovação Promove e participa de troca de experiências, intercâmbios e visitas técnicas - presenciais ou virtuais -, em território nacional ou em outros países.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2034-10 deve executar projeto de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, prestar serviços, assessoria e consultoria, demonstrar competências pessoais, planejar pesquisa científica, comunicar-se, capacitar recursos humanos, divulgar informações, elaborar projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.
Condições de trabalho dessas profissões
Pesquisadores das ciências da agricultura trabalham nas esferas pública e privada, em instituições de pesquisa, empresas e universidades, principalmente nos setores agropecuário, de pesca e aqüicultura e silvicultura, inseridos em equipe multidisciplinar, cujos membros podem estar vinculados a diferentes empresas ou instituições de pesquisa. Na esfera privada, a relação de trabalho mais comum é com vínculo empregatício. Na esfera pública, o acesso é por concurso, na condição de celetista ou estatutário. Podem trabalhar em condições especiais, dependendo do projeto de pesquisa que estejam desenvolvendo, expostos aos efeitos de materiais tóxicos e a águas contaminadas e poluídas durante o exercício de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2034-10
A escolaridade mínima exigida é a formação superior completa na área, sendo frequente profissionais com cursos de pós-graduação. De uma forma geral, o ingresso na carreira pode se dar como auxiliar ou assistente de pesquisador, podendo alcançar a titularidade com cinco anos de experiência. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.
Atividades exercidas por um Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura CBO 2034-10
Um Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura (ou sinônimo) deve identificar parceiros e colaboradores de projeto, definir linhas de pesquisa, desenvolver raciocínio dedutivo, avaliar resultados de pesquisa, ministrar aulas, avaliar impacto ambiental da tecnologia, analisar dados coletados, elaborar cronogramas físico e financeiro, avaliar impacto econômico da tecnologia, desenvolver raciocínio indutivo, evidenciar persistência, participar de bancas examinadoras, prestar assistência técnica a produtores e empresários rurais, expor produtos e tecnologia em feiras, exposições e eventos, demonstrar fluência verbal, produzir material educativo, desenvolver capacidade de síntese, avaliar impacto social da tecnologia, avaliar demandas de mercado e da sociedade, avaliar projetos de pesquisa e desenvolvimento, organizar dados, verificar cumprimento de metas, captar recursos, desenvolver concentração, descrever material e métodos, elaborar orçamento, definir equipe de trabalho, redigir artigos de divulgação e publicações técnicas e científicas, orientar estudantes de pós-graduação, identificar agências e fontes de financiamento, avaliar viabilidade técnica e econômica do uso da tecnologia, revisar bibliografia, proferir palestras e conferências, desenvolver senso crítico, apontar resultados esperados, expressar liderança, produzir bens e insumos selecionados, organizar eventos e dias-de-campo, realizar medições, pesagens, contagens e diagnóstico, desenvolver expressão escrita, definir linhas de treinamento, consultar meios de comunicação, formular hipóteses, acompanhar execução de atividades, implantar experimentos e unidades de observação, definir ações de difusão de resultados de projeto, realizar análises de laboratório, orientar bolsistas e estagiários, redigir relatórios técnicos e financeiros, conceder entrevistas, adquirir equipamentos, materiais, insumos e serviços, desenvolver expressão oral, identificar problema de pesquisa, revisar artigos técnicos e científicos, instalar unidades demonstrativas, apresentar trabalhos em eventos científicos, emitir laudos e pareceres técnicos, preencher formulários de agências de fomento, evidenciar criatividade, trabalhar em equipe, treinar técnicos e produtores, definir objetivos e metas, consultar centros de excelência em pesquisa, ensino e extensão, usuários e produtores, evidenciar organização, organizar publicações técnicas, assessorar instituições na solução de problemas específicos, cultivar curiosidade, coletar dados secundários, caracterizar problema de pesquisa.