CBO 1224-05 - Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)

Entenda o que fazem os diretores de operações em empresa do comércio no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)

Dirige as atividades de comércio atacadista e varejista (em lojas físicas e em ambientes virtuais), considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e operacionalizando estratégias, metas e ações estabelecidas no planejamento estratégico. Monitora estruturação e resultados de ações de “marketing”. Participa nas decisões sobre estratégias de pré-venda, venda e pós-venda. Prospecta oportunidades de novos negócios, monitorando tendências do mercado e analisando necessidades de clientes. Realiza avaliação dos resultados da atividade comercial. Participa na estruturação e no dimensionamento de equipes. Controla execução orçamentária. Promove a utilização de sistemas informatizados de gerenciamento. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (8/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa de comércio varejista e/ou de atacado – que pode realizar inclusive vendas na Internet ou em outra rede virtual (“e-commerce”) e venda de empresa para empresa (“B2B”) -, acompanhando as tendências de mercado, examinando as mudanças no setor em que a empresa atua, avaliando a concorrência, estudando as necessidades e as preferências dos clientes, e analisando a viabilidade econômica de projetos.

Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação das atividades, a efetividade dos processos de comercialização e a lucratividade prevista nas operações.

Presta as informações sobre o planejamento estratégico para gerentes e supervisores, definindo, em conjunto, as estratégias operacionais de comercialização, por segmento de mercado e por região geográfica.

Dirige operações do comércio, ajustando as estratégias de acordo com as demandas do mercado, para melhoria contínua do desempenho da empresa, alcance dos objetivos comerciais e atingimento de metas. Prospecta oportunidades de novos negócios, tomando decisões em relação às propostas de criação de filiais e representações comerciais, atendimento a novos mercados, adoção de novas estratégias de comercialização – especialmente com uso de tecnologias de informação e de comunicação -, e lançamento de novos produtos.

Acompanha as ações na área de “marketing”, monitorando resultados de campanhas mercadológicas, observando realização de eventos, e verificando o uso de meios de comunicação com o mercado.

Participa nas decisões sobre estratégias de pré-venda, de venda e de atendimento pós-venda. Acompanha a interface entre os departamentos de “marketing” e de vendas, com identificação de potenciais clientes. Verifica níveis de preços a praticar, aprova descontos aplicáveis, e estabelece logística de entrega. Define procedimentos para receber solicitações, críticas e sugestões de clientes.

Participa na estruturação e no dimensionamento de equipes que executam operações comerciais. Acompanha o estabelecimento de indicadores de desempenho e de critérios para realização de programas de desenvolvimento de pessoal. Incentiva a identificação de talentos. Estimula a criatividade das equipes, fomentando um ambiente de inovação e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias.

Coordena ações de controle de recursos materiais e financeiros. Acompanha a realização do plano de investimentos. Analisa resultados de análise de custos. Monitora a execução orçamentária. Fixa política de estoques. Estabelece parcerias com fornecedores, negociando condições de fornecimento e firmando contratos de aquisição.

Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas informatizados de gerenciamento, tais como gestão empresarial, de relacionamento com clientes, entre outros.

Analisa dados e interpreta informações, para a avaliação do desempenho do negócio. Acompanha os indicadores de desempenho e toma medidas corretivas, quando necessário. Identifica oportunidades de melhoria para impulsionar os resultados comerciais.

Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades. Pode interagir com o conselho de administração ou órgão superior e com os acionistas, para prestar esclarecimentos sobre as atividades e os resultados alcançados.

Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, regulando as relações e estabelecendo as diretrizes de interesse da empresa. Relaciona-se com entidades de classe.

Supervisiona o cumprimento de normas de conformidade legal e jurídica.

Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA AO COMÉRCIO ATACADISTA E VAREJISTA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA) PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS AO COMÉRCIO ATACADISTA E VAREJISTA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 3 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PAINÉIS DE INFORMAÇÕES, MÉTRICAS E INDICADORES (DASHBOARD) 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE VENDAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE GESTÃO DE ESTOQUES 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT) 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL (ERP - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING) 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE VIDEOMONITORAMENTO PARA CONTROLE EM TEMPO REAL 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) DISPOSITIVOS DE AUTOMAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ETIQUETAS DE IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA (RFID) 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) LEITORES DE CÓDIGO DE BARRAS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 2 3 2
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO 2 3 2
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUPRIMENTOS 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROCESSOS ESTOCÁSTICOS E TEORIAS DAS FILAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DO PRODUTO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ERGONOMIA 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ANÁLISE DE CUSTOS 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AVALIAÇÃO DE PROJETOS 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ECONOMIA DE TECNOLOGIA 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ESTUDO DE MERCADO 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE TRANSPORTES 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE TRANSPORTES) OPERAÇÕES LOGÍSTICAS 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE TRANSPORTES 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE TRANSPORTES) PROCESSOS DE TRANSPORTE E ARMAZENAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) NORMAS DE CONFORMIDADE LEGAL E JURÍDICA APLICADAS ÀS OPERAÇÕES DE COMÉRCIO ATACADISTA E VAREJISTA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2 2 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO 2 2 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) DESENVOLVIMENTO DA FORÇA DE TRABALHO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA EMPRESA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA QUALIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO TECNOLÓGICA 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FUNDAMENTOS, COORDENADAS ESTRATÉGICAS, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: FUNDAMENTOS, ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESDOBRAMENTO EM OBJETIVOS, METAS, INDICADORES DE CONTROLE E FORMAS DE AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) POLÍTICAS DE LICITAÇÕES PÚBLICAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE ARMAZENAGEM E TRANSPORTE 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE SETORES POR TIPOS DE PRODUTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CUSTOS E TRIBUTAÇÕES 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) ECONOMIA E SAZONALIDADE 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) IMPACTOS DE FATORES ECONÔMICOS NA VENDA POR ATACADO E VAREJO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) REDES E CADEIAS DE SUPRIMENTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ESTATÍSTICA SÓCIO-ECONÔMICA 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA CRESCIMENTO, FLUTUAÇÕES E PLANEJAMENTO ECONÔMICO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA CRESCIMENTO, FLUTUAÇÕES E PLANEJAMENTO ECONÔMICO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA FLUTAÇÕES CICLÍCAS E PROJEÇÕES ECONÔMICAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA CRESCIMENTO, FLUTUAÇÕES E PLANEJAMENTO ECONÔMICO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA INFLAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INTERNACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA RELAÇÕES DO COMÉRCIO, POLÍTICA COMERCIAL, INTEGRAÇÃO ECONÔMICA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INTERNACIONAL 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INDUSTRIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MUDANÇA TECNOLÓGICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INDUSTRIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA INDUSTRIAL) LOGÍSTICA REVERSA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL) ECONOMIA E CONSUMO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA URBANA 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ANÁLISE DE RESULTADOS DA ATIVIDADE COMERCIAL NO COMÉRICO ATACADISTA E NO COMÉRCIO VAREJISTA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 3 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ESTRATÉGIAS DE LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS NO COMÉRCIO ATACADISTA E VAREJISTA 3 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ESTRATÉGIAS DE PRÉ-VENDA, DE VENDA E DE ATENDIMENTO PÓS-VENDA EM COMÉRCIO ATACADISTA E VAREJISTA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) FORMAÇÃO DE PARCERIAS COM FORNECERES PARA OPERAÇÕES NO COMÉRCIO ATACADISTA E VAREJISTA: NEGOCIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO, CARACTERÍSTICAS DOS CONTRATOS DE AQUISIÇÃO DE MERCADORIAS, OUTROS ASPECTOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) FUNDAMENTOS DE E-COMMERCE 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 3 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) IMPLANTAÇÃO DE FILIAIS E REPRESENTAÇÕES NO COMÉRCIO ATACADISTA E VAREJISTA 3 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS ÀS ATIVIDADES DE COMÉRCIO ATACADISTA E VAREJISTA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) OPERAÇÕES DE COMÉRCIO ATACADISTA E VAREJISTA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) OPERAÇÕES DE VENDAS NA INTERNET NO COMÉRCIO ATACADISTA E VAREJISTA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) OPERAÇÕES ESPECIAIS DE VENDA DE EMPRESA PARA EMPRESA (B2B) 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) POLÍTICAS DE PREÇO NAS OPERAÇÕES DE COMÉRCIO ATACADISTA E VAREJISTA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) MARKETING DIGITAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) SISTEMAS DE DIVULGAÇÃO E POSICIONAMENTO NO MERCADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES INTERNACIONAIS) ACORDOS INTERNACIONAIS DE LIVRE COMÉRCIO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES INTERNACIONAIS) POLÍTICAS INTERNAS DE OPERAÇÕES TRANSNACIONAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA POLÍTICA) POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS E CULTURA INSTITUCIONAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 2 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS CONTROLE DE PROCESSOS 2 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA DE MERCADO E TENDÊNCIAS DE CONSUMO 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 5 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 3 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 1 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SETOR DE EMPRESA OU DE INSTITUIÇÃO, GERENCIANDO PROCESSOS DE MELHORIA 4

Condições de Trabalho

Exercem suas funções em empresas do comércio atacadista e varejista. De modo geral, são trabalhadores contratados com carteira assinada, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. No desenvolvimento de algumas atividades, podem trabalhar sob pressão, levando-os a situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessa ocupacção requer escolaridade de ensino superior completo. A qualificação para o desempenho pleno das atividades profissionais ocorre após o período de cinco anos de experiência em funções análogas.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • coordenar recursos humanos;
  • dirigir operações do comércio;
  • participar de atividades de marketing;
  • estabelecer diretrizes de operações do comércio;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar filiais e representações comerciais;
  • definir diretrizes e normas de controle administrativo e financeiro;
  • submeter a diretoria, plano de investimento na área;
  • identificar talentos;
  • demonstrar comprometimento com a missão da empresa;
  • decidir sobre contratação e desligamento de pessoal da equipe;
  • estabelecer indicadores de resultado;
  • contatar clientes e distribuidores;
  • definir recursos materiais e financeiros;
  • definir formas de comercialização;
  • verificar níveis de preços a praticar;
  • fixar metas;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • aprovar normas e instruções relativas ao pessoal da equipe;
  • levantar necessidades de treinamento da equipe;
  • sugerir desenvolvimento de novos produtos;
  • analisar cenário político-econômico;
  • prospectar novos segmentos de mercado;
  • adequar estratégias conforme resultados alcançados;
  • estabelecer indicadores de desempenho;
  • exercer comando;
  • firmar contratos de aquisição;
  • organizar seminários e palestras;
  • participar de eventos - feiras, seminários, congressos...;
  • verificar condições especiais de venda;
  • gerir conflitos;
  • promover treinamento de vendedores;
  • validar campanhas mercadológicas;
  • analisar tendências de consumo;
  • formular linhas gerais de campanhas de vendas;
  • determinar parcerias;
  • representar a empresa em negociações comerciais;
  • definir fornecedores;
  • colaborar na definição de critérios da remuneração variável;
  • identificar necessidade e oportunidade de abertura de filiais e representações;
  • divulgar novos produtos;
  • delinear perfil de pessoal da equipe de vendas;
  • verificar resultados de campanhas de vendas;
  • contratar pessoal para a equipe;
  • negociar soluções comerciais;
  • extinguir filiais e representações comerciais;
  • apresentar idéias e inovações;
  • procurar inovação;
  • analisar a dinâmica dos mercados;
  • participar de pesquisas de mercado;
  • atender auditoria;
  • monitorar desempenho de filiais e representações comerciais;
  • realizar seminários e palestras;
  • fixar políticas de comercialização;
  • demonstrar interesse em atualização profissional;
  • definir descontos aplicáveis às listas;
  • situar concorrentes;
  • definir metodologia de vendas;
  • especificar recursos humanos e materias para abertura de filiais;
  • decidir sobre promoção e transferência de pessoal da equipe;
  • negociar condições de fornecimento com fornecedores;
  • atuar em reuniões com demais diretores;
  • apresentar planos de comercialização;
  • sugerir melhoria em produtos atuais;
  • acompanhar desempenho de vendas por segmento de mercado;
  • decidir sobre participação em eventos;
  • exercer liderança;
  • decidir sobre promoção de produtos;
  • estabelecer estratégia de comercialização, por segmento de mercado;
  • demonstrar capacidade de comunicação verbal;
  • demonstrar convivência;
  • dimensionar necessidade de pessoal na equipe;
  • estabelecer parcerias promocionais;
  • definir critéros básicos de comercialização;
  • controlar orçamento;
  • implementar programas de incentivo a produtividade;
  • decidir sobre meios de comunicação com o mercado;
  • definir preço e condições de fornecimento - prazos, transporte, forma de entrega;
  • demonstar equilíbrio emocional;
  • estabelecer estratégia de comercialização, por região geográfica;
  • elaborar orçamento;
  • sugerir campanhas mercadológicas;
  • discutir resultados obtidos;
  • promover treinamento de clientes e operadores;
  • analisar demanda de novos produtos;
  • demonstrar cultura geral;
  • estabelecer estratégia de participação em eventos;
  • fixar política de estoques;
  • colaborar na seleção de pessoal;
  • solicitar aprovação de plano de investimentos na área;
  • firmar contratos de fornecimento;
  • expor relatórios de resultados;
  • definir abertura de filiais, novos mercados e novos produtos;
  • participar da ação de venda;
  • acompanhar desempenho de vendas por região;
  • acompanhar resultados das vendas;
  • conceder entrevistas;
  • delinear organograma da equipe;
  • assegurar cumprimento de objetivos e metas;
  • negociar aquisição de recursos materiais;
  • estruturar equipe;
  • demonstrar empatia;
  • autorizar criação de filiais e representações comerciais;
  • demonstrar automotivação;
  • orientar pesquisa para implantação de filiais e representações;
  • executar as políticas de comercialização;
  • estabelecer cenários futuros, em conjunto com marketing;
  • propor listas de preços;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1224-05

CBO 1224-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) que pertence ao grupo dos diretores de operações em empresa do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações em empresa do comércio

Nenhum CBO relacionado encontrado.

Cargos e salários CBO 1224-05 - Diretores de operações em empresa do comércio

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 122405 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Diretores de operações em empresa do comércio em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1224-05 Diretor de Operações Comerciais (Comercio Atacadista e Varejista) Brasil 43h 601

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial