CBO 1225-20 - Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1225-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que pertence ao grupo dos diretores de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-20

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
      • Diretores de produção e operações.
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação.

Descrição dos cargos da categoria Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-20 dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Condições de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.

Funções dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-20

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • traçar plano operacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar planos de negócios;
  • analisar mercado;
  • coordenar equipes;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • comunicar-se;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • produzir resultados;
  • realizar pesquisas;
  • Atividades dos cargos CBO 1225-20

    Entre as principais atribuições dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-20 estão as de:

    • demonstrar visão de mercado;
    • detectar tendências de mercado;
    • tomar decisões;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • capacitar equipes;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • escolher formas de divulgação;
    • coordenar cerimonial;
    • analisar legislação pertinente;
    • contatar fornecedores;
    • definir indicadores de desempenho;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • trabalhar em equipe;
    • gerir reuniões participativas;
    • implementar parcerias;
    • estabelecer relações institucionais;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • conceder entrevistas;
    • planejar eventos;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • realizar visitas de inspeção;
    • acompanhar concorrência;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • demonstrar flexibilidade;
    • corrigir desvios;
    • demonstrar confiabilidade;
    • identificar público alvo;
    • gerir custos;
    • comparar condições da concorrência;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • calcular retorno de investimento;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • programar promoções;
    • demonstrar dinamismo;
    • definir estratégias de marketing;
    • fixar metas;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • organizar eventos;
    • demonstrar objetividade;
    • monitorar projetos;
    • informar-se da situação da organização;
    • demonstrar liderança;
    • inventariar oferta turística;
    • orientar equipes;
    • controlar divulgação de produtos;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • planejar roteiros turísticos;
    • analisar pontos turísticos;
    • assessorar a realização de eventos;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • visualizar futuro;
    • captar eventos;
    • visitar parceiros;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • definir políticas de segurança;
    • avaliar margem de lucros;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • avaliar vendas;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • elaborar programas turísticos;
    • definir objetivos;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • definir estratégias de vendas;
    • zelar pela imagem da organização;
    • avaliar relatórios;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • identificar nichos de mercado;
    • definir políticas de qualidade;
    • definir prioridades;
    • prestar contas a superiores;
    • demonstrar proatividade;
    • pesquisar fornecedores;
    • adequar estratégias e planos;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • receber visitantes;
    • programar eventos;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • gerir informação turística;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • elaborar plano de negócios;
    • firmar contratos de compras;
    • implementar projetos;
    • elaborar orçamentos;
    • demonstrar criatividade;
    • escolher produtos para promoção;
    • monitorar metas;
    • demonstrar agilidade;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • selecionar equipes;
    • elaborar planos de turismo;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • estabelecer parcerias;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • monitorar eventos;
    • representar empresa em eventos;
    • firmar contratos de seguros;
    • aprovar orçamentos;
    • escolher produtos para veiculação;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;

    Cargos e salários CBO 1225-20 - Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

    Salário Turismologo

    Turismologo: Brasil

    • 237
    • Brasil
    • 2.048 - 4.181
    • 42h
    O profissional no cargo de Turismologo CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.048 e 4.181 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
    Salário Analista de Turismo (turismólogo)

    Analista de Turismo (turismólogo): Brasil

    • 237
    • Brasil
    • 2.048 - 4.181
    • 42h
    O profissional no cargo de Analista de Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.048 e 4.181 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
    Salário Consultor em Turismo (turismólogo)

    Consultor em Turismo (turismólogo): Brasil

    • 237
    • Brasil
    • 2.048 - 4.181
    • 42h
    O profissional no cargo de Consultor em Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.048 e 4.181 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
    Salário Gestor em Turismo (turismólogo)

    Gestor em Turismo (turismólogo): Brasil

    • 237
    • Brasil
    • 2.048 - 4.181
    • 42h
    O profissional no cargo de Gestor em Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.048 e 4.181 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
    Salário Planejador de Turismo (turismólogo)

    Planejador de Turismo (turismólogo): Brasil

    • 237
    • Brasil
    • 2.048 - 4.181
    • 42h
    O profissional no cargo de Planejador de Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.048 e 4.181 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.