CBO 1225-20 - Turismólogo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação
O profissional no cargo de Turismólogo CBO 1225-20 Pesquisa, planeja, organiza, promove e divulga atividades de turismo Elabora e implementa roteiros para promover o destino turístico que corresponda às expectativas e às necessidades dos visitantes.
Realiza a gestão de negócios voltados para o mercado de turismo e entretenimento, fazendo a gestão de pessoas, o acompanhamento de projetos, a definição de novos serviços e a comercialização Organiza eventos, identificando expectativas dos participantes, realizando planejamento e administração adequada dos recursos Faz análise dos patrimônios históricos, culturais e possíveis atividades a serem realizadas, definindo a infraestrutura necessária para receber os visitantes de forma sustentável.
Pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos Cumpre normas de conformidade legal e jurídica
CBO 1225-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Turismólogo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Turismólogo
O Turismólogo CBO 1225-20 elabora políticas públicas de desenvolvimento do turismo, analisando legislação pertinente, elaborando planos e políticas públicas de desenvolvimento de turismo local, regional e internacional Incentiva a participação da comunidade no turismo local.
Pode atuar no setor público, em secretarias de turismo, divulgando patrimônios históricos e culturais ou cuidando do calendário de eventos.
Traça plano operacional, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Elabora programas turísticos, cronogramas de viagens e informação turística.
Planeja roteiros turísticos e estabelece parcerias para viabilizá-los Organiza a logística terrestre, aérea e aquaviária.
Elabora plano de negócios e plano de marketing turístico, estabelecendo estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.
Elabora projetos e programas turísticos, culturais e ambientais bem como planos de lazer e de entretenimento Participa da elaboração de planos de manejo e de processo de licenciamento ambiental.
Coordena a elaboração de planos de uso de espaços e equipamentos públicos.
Desenvolve roteiros personalizados ao perfil e ao objetivo de indivíduos ou de grupos de turistas, programando passeios que aproveitem a região da melhor forma, otimizando o tempo, o conforto e a experiência dos usuários Identifica o potencial turístico de uma região, planejando e gerindo o turismo a partir de práticas orientadas para a sustentabilidade, considerando a inclusão social, os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais Executa planos de negócios, pesquisando, contatando e negociando com fornecedores, clientes e parceiros, firmando contratos de compras e de seguros.
Supervisiona contratos firmados, controla o histórico de reservas e acompanha o desenvolvimento das viagens, avaliando o desempenho dos parceiros Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas.
Controla resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucro analisando histórico dos resultados, monitorando projetos e eventos, avaliando relatórios, alterando produtos conforme oscilação de custos e de preço final.
Presta contas a superiores, apresentando relatórios de acompanhamento das atividades Adequa estratégias e planos Supervisiona contratos de serviços turísticos.
Coordena equipes de trabalho, selecionando e orientando seus membros Capacita pessoas envolvidas Pode elaborar conteúdo programático para treinamento em turismo.
Realiza atividades de controle de garantia de qualidade de produtos e serviços turísticos, solicita pesquisa de satisfação do cliente e analisa os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização Cobra a padronização dos serviços, realizando visitas de inspeção e corrigindo desvios Supervisiona a qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, classificando estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos.
Realiza análise de mercado, acompanhando a concorrência, identificando tendências de mercado, analisando oferta e demanda turística, empregando sistemas de inteligência empresarial e de mercado Realiza pesquisas, identificando nichos de mercado, realizando diagnósticos do setor, inventariando oferta turística, identificando público-alvo, avaliando impactos socioambientais e econômicos Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais, emitindo declaração de interesse e relevância turística, coordenando cerimonial Pode lecionar em instituições de ensino técnico que oferecem cursos de turismo ou a ele correlacionados, caso seja portador de licenciatura.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1225-20 deve executar planos de negócios, garantir qualidade de produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, traçar plano operacional, produzir resultados, coordenar equipes, realizar pesquisas, comunicar-se, analisar mercado, definir planos, políticas e diretrizes.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1225-20
As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.
Atividades exercidas por um Turismólogo CBO 1225-20
Um Turismólogo (ou sinônimo) deve elaborar orçamentos, elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo, elaborar planos de desenvolvimento local, zelar pela imagem da organização, elaborar plano de marketing turístico, fomentar o envolvimento da sociedade, programar promoções, programar eventos, aprovar campanhas de marketing, elaborar cronogramas de viagens, planejar logística terrestre, aérea e aquaviária, participar de feiras nacionais e internacionais, definir prioridades, escolher formas de divulgação, avaliar margem de lucros, escolher produtos para promoção, detectar tendências de mercado, monitorar eventos, demonstrar flexibilidade, definir objetivos, definir indicadores de desempenho, cobrar padronização de produtos e serviços, participar da elaboração de planos de manejo, escolher produtos para veiculação, demonstrar criatividade, gerir reuniões participativas, analisar legislação pertinente, pesquisar fornecedores, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, avaliar relatórios, estabelecer relações institucionais, elaborar programas turísticos, demonstrar confiabilidade, informar-se da situação da organização, estabelecer parcerias, assessorar a realização de eventos, zelar pelo funcionamento da organização, identificar nichos de mercado, decidir políticas de comissionamento, monitorar projetos, avaliar desempenho dos parceiros, implementar projetos, elaborar plano de negócios, capacitar equipes, coordenar programas de sensibilização em comunidades, demonstrar proatividade, demonstrar dinamismo, implementar parcerias, demonstrar agilidade, estabelecer preços de produtos e serviços, prestar contas a superiores, captar eventos, selecionar equipes, realizar visitas de inspeção, tomar decisões, trabalhar em equipe, emitir declaração de interesse e relevância turística, monitorar indicadores de desempenho, controlar divulgação de produtos, atender a franqueados e parceiros, classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos, receber visitantes, corrigir desvios, adequar estratégias e planos, orientar equipes, gerir informação turística, definir políticas de segurança, avaliar desempenho de equipes, demonstrar visão de mercado, capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo, gerir custos, analisar pontos turísticos, elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais, analisar pesquisa de satisfação do cliente, acompanhar desenvolvimento das viagens, elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo, firmar contratos de seguros, comparar condições da concorrência, elaborar planos de turismo, monitorar metas, supervisionar contratos de serviços turísticos, planejar roteiros turísticos, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, articular com os atores sociais envolvidos, estabelecer formas de pagamento, captar recursos, patrocínios e apoio, inventariar oferta turística, firmar contratos de compras, contatar fornecedores, coordenar cerimonial, definir estratégias de marketing, avaliar vendas, demonstrar fluência em outro idioma, coordenar elaboração de planos de uso público, demonstrar objetividade, representar empresa em eventos, fixar metas, demonstrar poder de convencimento, visualizar futuro, avaliar comportamento dos resultados, analisar oferta e demanda turística, analisar localidades nacionais e internaconais, do ponto de vista turístico, supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, identificar público alvo, participar de processo de licenciamento ambiental, acompanhar concorrência, prestar consultoria e auditoria, definir estratégias de vendas, conceder entrevistas, gerir recursos materiais e financeiros, visitar parceiros, organizar eventos, demonstrar liderança, emitir pareceres e laudos técnicos, calcular retorno de investimento, planejar eventos, definir políticas de qualidade, identificar os atores sociais envolvidos, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, definir tipos e quantidade de auditorias, avaliar impactos sócioambientais e econômicos, realizar diagnósticos turísticos, aprovar orçamentos, elaborar planos de lazer e entretenimento.