CBO 1225-20 - Turismólogo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

O profissional no cargo de Turismólogo CBO 1225-20 Pesquisa, planeja, organiza, promove e divulga atividades de turismo Elabora e implementa roteiros para promover o destino turístico que corresponda às expectativas e às necessidades dos visitantes.

Realiza a gestão de negócios voltados para o mercado de turismo e entretenimento, fazendo a gestão de pessoas, o acompanhamento de projetos, a definição de novos serviços e a comercialização Organiza eventos, identificando expectativas dos participantes, realizando planejamento e administração adequada dos recursos Faz análise dos patrimônios históricos, culturais e possíveis atividades a serem realizadas, definindo a infraestrutura necessária para receber os visitantes de forma sustentável.

Pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos Cumpre normas de conformidade legal e jurídica

CBO 1225-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Turismólogo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-20

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação.
      • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).

O que faz um Turismólogo

O Turismólogo CBO 1225-20 elabora políticas públicas de desenvolvimento do turismo, analisando legislação pertinente, elaborando planos e políticas públicas de desenvolvimento de turismo local, regional e internacional Incentiva a participação da comunidade no turismo local.

Pode atuar no setor público, em secretarias de turismo, divulgando patrimônios históricos e culturais ou cuidando do calendário de eventos.

Traça plano operacional, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Elabora programas turísticos, cronogramas de viagens e informação turística.

Planeja roteiros turísticos e estabelece parcerias para viabilizá-los Organiza a logística terrestre, aérea e aquaviária.

Elabora plano de negócios e plano de marketing turístico, estabelecendo estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.

Elabora projetos e programas turísticos, culturais e ambientais bem como planos de lazer e de entretenimento Participa da elaboração de planos de manejo e de processo de licenciamento ambiental.

Coordena a elaboração de planos de uso de espaços e equipamentos públicos.

Desenvolve roteiros personalizados ao perfil e ao objetivo de indivíduos ou de grupos de turistas, programando passeios que aproveitem a região da melhor forma, otimizando o tempo, o conforto e a experiência dos usuários Identifica o potencial turístico de uma região, planejando e gerindo o turismo a partir de práticas orientadas para a sustentabilidade, considerando a inclusão social, os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais Executa planos de negócios, pesquisando, contatando e negociando com fornecedores, clientes e parceiros, firmando contratos de compras e de seguros.

Supervisiona contratos firmados, controla o histórico de reservas e acompanha o desenvolvimento das viagens, avaliando o desempenho dos parceiros Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas.

Controla resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucro analisando histórico dos resultados, monitorando projetos e eventos, avaliando relatórios, alterando produtos conforme oscilação de custos e de preço final.

Presta contas a superiores, apresentando relatórios de acompanhamento das atividades Adequa estratégias e planos Supervisiona contratos de serviços turísticos.

Coordena equipes de trabalho, selecionando e orientando seus membros Capacita pessoas envolvidas Pode elaborar conteúdo programático para treinamento em turismo.

Realiza atividades de controle de garantia de qualidade de produtos e serviços turísticos, solicita pesquisa de satisfação do cliente e analisa os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização Cobra a padronização dos serviços, realizando visitas de inspeção e corrigindo desvios Supervisiona a qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, classificando estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos.

Realiza análise de mercado, acompanhando a concorrência, identificando tendências de mercado, analisando oferta e demanda turística, empregando sistemas de inteligência empresarial e de mercado Realiza pesquisas, identificando nichos de mercado, realizando diagnósticos do setor, inventariando oferta turística, identificando público-alvo, avaliando impactos socioambientais e econômicos Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais, emitindo declaração de interesse e relevância turística, coordenando cerimonial Pode lecionar em instituições de ensino técnico que oferecem cursos de turismo ou a ele correlacionados, caso seja portador de licenciatura.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1225-20 deve analisar mercado, garantir qualidade de produtos e serviços, executar planos de negócios, definir planos, políticas e diretrizes, produzir resultados, traçar plano operacional, coordenar equipes, realizar pesquisas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1225-20

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.

Atividades exercidas por um Turismólogo CBO 1225-20

Um Turismólogo (ou sinônimo) deve elaborar plano de marketing turístico, emitir declaração de interesse e relevância turística, planejar logística terrestre, aérea e aquaviária, definir estratégias de marketing, analisar oferta e demanda turística, zelar pela imagem da organização, estabelecer formas de pagamento, demonstrar agilidade, programar eventos, demonstrar objetividade, coordenar programas de sensibilização em comunidades, trabalhar em equipe, emitir pareceres e laudos técnicos, monitorar eventos, monitorar indicadores de desempenho, coordenar elaboração de planos de uso público, definir políticas de segurança, prestar consultoria e auditoria, programar promoções, gerir custos, avaliar impactos sócioambientais e econômicos, monitorar metas, controlar divulgação de produtos, acompanhar desenvolvimento das viagens, estabelecer preços de produtos e serviços, avaliar relatórios, escolher produtos para promoção, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, analisar pontos turísticos, visualizar futuro, demonstrar dinamismo, elaborar cronogramas de viagens, demonstrar fluência em outro idioma, coordenar cerimonial, atender a franqueados e parceiros, supervisionar contratos de serviços turísticos, elaborar planos de turismo, implementar parcerias, elaborar planos de lazer e entretenimento, participar de processo de licenciamento ambiental, contatar fornecedores, aprovar orçamentos, avaliar desempenho dos parceiros, definir estratégias de vendas, avaliar desempenho de equipes, zelar pelo funcionamento da organização, fixar metas, implementar projetos, demonstrar proatividade, receber visitantes, identificar os atores sociais envolvidos, identificar público alvo, gerir informação turística, demonstrar criatividade, cobrar padronização de produtos e serviços, avaliar comportamento dos resultados, captar eventos, supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, representar empresa em eventos, aprovar campanhas de marketing, identificar nichos de mercado, analisar localidades nacionais e internaconais, do ponto de vista turístico, tomar decisões, conceder entrevistas, demonstrar liderança, inventariar oferta turística, detectar tendências de mercado, definir tipos e quantidade de auditorias, elaborar planos de desenvolvimento local, comparar condições da concorrência, definir políticas de qualidade, estabelecer parcerias, analisar pesquisa de satisfação do cliente, assessorar a realização de eventos, demonstrar visão de mercado, decidir políticas de comissionamento, elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, realizar diagnósticos turísticos, organizar eventos, gerir reuniões participativas, classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos, corrigir desvios, adequar estratégias e planos, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, demonstrar poder de convencimento, elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo, planejar eventos, acompanhar concorrência, elaborar orçamentos, definir prioridades, estabelecer relações institucionais, fomentar o envolvimento da sociedade, avaliar vendas, analisar legislação pertinente, escolher formas de divulgação, pesquisar fornecedores, elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo, elaborar programas turísticos, escolher produtos para veiculação, orientar equipes, participar de feiras nacionais e internacionais, monitorar projetos, prestar contas a superiores, firmar contratos de seguros, demonstrar confiabilidade, articular com os atores sociais envolvidos, avaliar margem de lucros, participar da elaboração de planos de manejo, selecionar equipes, capacitar equipes, informar-se da situação da organização, calcular retorno de investimento, elaborar plano de negócios, visitar parceiros, firmar contratos de compras, realizar visitas de inspeção, demonstrar flexibilidade, planejar roteiros turísticos, gerir recursos materiais e financeiros, captar recursos, patrocínios e apoio, definir objetivos, capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo, definir indicadores de desempenho.

Cargos e salários CBO 1225-20 - Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Salário Turismologo

Turismologo: Brasil

  • 253
  • Brasil
  • 2.851 - 5.899
  • 42h
O profissional no cargo de Turismologo CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.851 e 5.899 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
Salário Analista de Turismo (turismólogo)

Analista de Turismo (turismólogo): Brasil

  • 253
  • Brasil
  • 2.851 - 5.899
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.851 e 5.899 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
Salário Consultor em Turismo (turismólogo)

Consultor em Turismo (turismólogo): Brasil

  • 253
  • Brasil
  • 2.851 - 5.899
  • 42h
O profissional no cargo de Consultor em Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.851 e 5.899 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
Salário Gestor em Turismo (turismólogo)

Gestor em Turismo (turismólogo): Brasil

  • 253
  • Brasil
  • 2.851 - 5.899
  • 42h
O profissional no cargo de Gestor em Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.851 e 5.899 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
Salário Planejador de Turismo (turismólogo)

Planejador de Turismo (turismólogo): Brasil

  • 253
  • Brasil
  • 2.851 - 5.899
  • 42h
O profissional no cargo de Planejador de Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.851 e 5.899 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.