CBO 1225-20 - Turismólogo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação
O profissional no cargo de Turismólogo CBO 1225-20 Pesquisa, planeja, organiza, promove e divulga atividades de turismo Elabora e implementa roteiros para promover o destino turístico que corresponda às expectativas e às necessidades dos visitantes.
Realiza a gestão de negócios voltados para o mercado de turismo e entretenimento, fazendo a gestão de pessoas, o acompanhamento de projetos, a definição de novos serviços e a comercialização Organiza eventos, identificando expectativas dos participantes, realizando planejamento e administração adequada dos recursos Faz análise dos patrimônios históricos, culturais e possíveis atividades a serem realizadas, definindo a infraestrutura necessária para receber os visitantes de forma sustentável.
Pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos Cumpre normas de conformidade legal e jurídica
CBO 1225-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Turismólogo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Turismólogo
O Turismólogo CBO 1225-20 elabora políticas públicas de desenvolvimento do turismo, analisando legislação pertinente, elaborando planos e políticas públicas de desenvolvimento de turismo local, regional e internacional Incentiva a participação da comunidade no turismo local.
Pode atuar no setor público, em secretarias de turismo, divulgando patrimônios históricos e culturais ou cuidando do calendário de eventos.
Traça plano operacional, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Elabora programas turísticos, cronogramas de viagens e informação turística.
Planeja roteiros turísticos e estabelece parcerias para viabilizá-los Organiza a logística terrestre, aérea e aquaviária.
Elabora plano de negócios e plano de marketing turístico, estabelecendo estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.
Elabora projetos e programas turísticos, culturais e ambientais bem como planos de lazer e de entretenimento Participa da elaboração de planos de manejo e de processo de licenciamento ambiental.
Coordena a elaboração de planos de uso de espaços e equipamentos públicos.
Desenvolve roteiros personalizados ao perfil e ao objetivo de indivíduos ou de grupos de turistas, programando passeios que aproveitem a região da melhor forma, otimizando o tempo, o conforto e a experiência dos usuários Identifica o potencial turístico de uma região, planejando e gerindo o turismo a partir de práticas orientadas para a sustentabilidade, considerando a inclusão social, os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais Executa planos de negócios, pesquisando, contatando e negociando com fornecedores, clientes e parceiros, firmando contratos de compras e de seguros.
Supervisiona contratos firmados, controla o histórico de reservas e acompanha o desenvolvimento das viagens, avaliando o desempenho dos parceiros Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas.
Controla resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucro analisando histórico dos resultados, monitorando projetos e eventos, avaliando relatórios, alterando produtos conforme oscilação de custos e de preço final.
Presta contas a superiores, apresentando relatórios de acompanhamento das atividades Adequa estratégias e planos Supervisiona contratos de serviços turísticos.
Coordena equipes de trabalho, selecionando e orientando seus membros Capacita pessoas envolvidas Pode elaborar conteúdo programático para treinamento em turismo.
Realiza atividades de controle de garantia de qualidade de produtos e serviços turísticos, solicita pesquisa de satisfação do cliente e analisa os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização Cobra a padronização dos serviços, realizando visitas de inspeção e corrigindo desvios Supervisiona a qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, classificando estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos.
Realiza análise de mercado, acompanhando a concorrência, identificando tendências de mercado, analisando oferta e demanda turística, empregando sistemas de inteligência empresarial e de mercado Realiza pesquisas, identificando nichos de mercado, realizando diagnósticos do setor, inventariando oferta turística, identificando público-alvo, avaliando impactos socioambientais e econômicos Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais, emitindo declaração de interesse e relevância turística, coordenando cerimonial Pode lecionar em instituições de ensino técnico que oferecem cursos de turismo ou a ele correlacionados, caso seja portador de licenciatura.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1225-20 deve traçar plano operacional, demonstrar competências pessoais, definir planos, políticas e diretrizes, coordenar equipes, analisar mercado, garantir qualidade de produtos e serviços, comunicar-se, produzir resultados, realizar pesquisas, executar planos de negócios.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1225-20
As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.
Atividades exercidas por um Turismólogo CBO 1225-20
Um Turismólogo (ou sinônimo) deve adequar estratégias e planos, inventariar oferta turística, prestar contas a superiores, calcular retorno de investimento, pesquisar fornecedores, avaliar comportamento dos resultados, definir políticas de qualidade, acompanhar concorrência, monitorar metas, planejar roteiros turísticos, monitorar indicadores de desempenho, definir indicadores de desempenho, avaliar desempenho dos parceiros, elaborar plano de marketing turístico, controlar divulgação de produtos, definir tipos e quantidade de auditorias, implementar projetos, contatar fornecedores, definir objetivos, zelar pelo funcionamento da organização, supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, informar-se da situação da organização, elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo, analisar pontos turísticos, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, coordenar cerimonial, visitar parceiros, realizar visitas de inspeção, analisar localidades nacionais e internaconais, do ponto de vista turístico, demonstrar dinamismo, orientar equipes, supervisionar contratos de serviços turísticos, representar empresa em eventos, programar eventos, elaborar planos de desenvolvimento local, demonstrar poder de convencimento, gerir reuniões participativas, definir estratégias de vendas, coordenar programas de sensibilização em comunidades, demonstrar objetividade, aprovar campanhas de marketing, estabelecer formas de pagamento, articular com os atores sociais envolvidos, selecionar equipes, demonstrar fluência em outro idioma, capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo, elaborar planos de lazer e entretenimento, coordenar elaboração de planos de uso público, demonstrar visão de mercado, visualizar futuro, atender a franqueados e parceiros, firmar contratos de seguros, identificar os atores sociais envolvidos, avaliar relatórios, prestar consultoria e auditoria, realizar diagnósticos turísticos, firmar contratos de compras, programar promoções, capacitar equipes, analisar legislação pertinente, fixar metas, cobrar padronização de produtos e serviços, definir prioridades, elaborar orçamentos, definir estratégias de marketing, elaborar planos de turismo, zelar pela imagem da organização, participar da elaboração de planos de manejo, implementar parcerias, elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, captar recursos, patrocínios e apoio, analisar oferta e demanda turística, escolher produtos para promoção, participar de processo de licenciamento ambiental, escolher formas de divulgação, monitorar eventos, detectar tendências de mercado, avaliar vendas, demonstrar criatividade, trabalhar em equipe, emitir declaração de interesse e relevância turística, avaliar margem de lucros, aprovar orçamentos, classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos, elaborar programas turísticos, gerir custos, avaliar impactos sócioambientais e econômicos, participar de feiras nacionais e internacionais, identificar nichos de mercado, comparar condições da concorrência, emitir pareceres e laudos técnicos, estabelecer parcerias, assessorar a realização de eventos, elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais, escolher produtos para veiculação, demonstrar flexibilidade, fomentar o envolvimento da sociedade, estabelecer relações institucionais, corrigir desvios, demonstrar confiabilidade, avaliar desempenho de equipes, gerir informação turística, elaborar plano de negócios, analisar pesquisa de satisfação do cliente, acompanhar desenvolvimento das viagens, conceder entrevistas, planejar logística terrestre, aérea e aquaviária, elaborar cronogramas de viagens, tomar decisões, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, definir políticas de segurança, demonstrar proatividade, planejar eventos, organizar eventos, monitorar projetos, captar eventos, decidir políticas de comissionamento, demonstrar liderança, receber visitantes, demonstrar agilidade, estabelecer preços de produtos e serviços, identificar público alvo, gerir recursos materiais e financeiros.