CBO 2313-40 - Professor de matemática do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de matemática do ensino fundamental CBO 2313-40 ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular e avaliar.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de matemática do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de matemática do ensino fundamental
O Professor de matemática do ensino fundamental CBO 2313-40 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona ou cria recursos didáticos.
Pode utilizar ferramentas digitais - tais como jogos, planilhas eletrônicas e “softwares” de geometria dinâmica - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas.
Ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e seleciona situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e definindo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Cria contexto significativo para os alunos - com temas do cotidiano, de outras áreas do conhecimento e da própria história da Matemática -, para a aprendizagem de determinado conceito ou procedimento.
Incentiva o trabalho em grupo, para realização de debates, busca de informações e identificação de solução de problemas Estimula, ainda, o desenvolvimento da capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros contextos Para tanto, entre outras atividades, pode solicitar que os alunos reelaborem os problemas resolvidos - a partir da reflexão sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado fosse acrescentado ou retirado - e formulem novas questões.
Propõe atividades para desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da matemática, considerando o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular, obter e interpretar dados e informações Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode propor e organizar atividades extraclasse, como o desenvolvimento de conteúdos de matemática no contexto da construção e da programação de robôs, para ampliar os conhecimentos matemáticos e estimular a criatividade e a motivação dos alunos no processo de aprender Implementa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de matemática.
Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-40 deve demonstrar competências pessoais, planejar cursos, aulas e atividades escolares, promover a educação dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, estudar, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, comunicar-se, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-40
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de matemática do ensino fundamental CBO 2313-40
Um Professor de matemática do ensino fundamental (ou sinônimo) deve definir processos e critérios de avaliação, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, propor calendário de avaliação escrita, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, empregar recursos e procedimentos didáticos, analisar a auto-avaliação dos alunos, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, respeitar a heterogeneidade dos alunos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, preencher diário de classe, organizar a bibliografia, elaborar os instrumentos de avaliação, analisar o plano de gestão da escola, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, estimular a troca de conhecimento, criar situações múltiplas de aprendizagem, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, registrar avaliações e resultados, consultar bibliotecas, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, aprender novas tecnologias, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, participar da elaboração do plano de gestão da escola, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, propor estudos interdisciplinares, discutir projetos interdisciplinares com colegas, possibiltar a apropriação de conhecimentos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, orientar a auto-avaliação dos alunos, acompanhar as mudanças na área da educação, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, decodificar diferentes códigos e linguagens, organizar atividades comunitárias, realizar reuniões com os pais para orientação, colocar-se disponível para os alunos, trabalhar em equipe, revelar interesses multidisciplinares, consultar legislação, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, dialogar com a direção e coordenações da escola, registrar atividades extracurriculares, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, construir relações de confiança com os alunos, demonstrar criatividade e iniciativa, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, demonstrar pontualidade e assiduidade, avaliar a frequência dos alunos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, registrar atividades culturais e pedagógicas, demonstrar capacidade de diálogo, participar da gestão escolar nos colegiados, propor regras comuns para comunidade escolar, selecionar os conteúdos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, assumir funções administrativo-pedagógicas, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, conviver com as idéias ou posições contrárias, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, contextualizar os conhecimentos, propor atividades culturais, sistematizar o conhecimento, estabelecer as metodologias de ensino, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, respeitar os limites dos alunos, trocar experiências com os professores através de reuniões, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, debater projetos interdisciplinares com os alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, demonstrar capacidade de intervir na realidade, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, prever recursos materiais e didáticos, preencher formulários com notas e faltas, prever participação em eventos culturais e científicos, demonstrar liderança, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, demonstrar controle emocional, agir eticamente, elaborar o projeto pedagógico, ministrar aulas, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, propor opções para o horário de trabalho, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, elencar temas para projetos pedagógicos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, listar material escolar básico, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, participar das assembléias escolares, expressar-se com clareza, demonstrar solidariedade.