CBO 2313-40 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2313-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-40 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental.
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.

Descrição dos cargos da categoria Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-40 promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Funções dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-40

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • promover a educação dos alunos;
  • estudar;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • Atividades dos cargos CBO 2313-40

    Entre as principais atribuições dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-40 estão as de:

    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • aprender novas tecnologias;
    • demonstrar liderança;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • listar material escolar básico;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • demonstrar solidariedade;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • expressar-se com clareza;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • propor atividades culturais;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • registrar avaliações e resultados;
    • selecionar os conteúdos;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • consultar legislação;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • ministrar aulas;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar a bibliografia;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • preencher diário de classe;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • organizar atividades comunitárias;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • sistematizar o conhecimento;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • agir eticamente;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • demonstrar controle emocional;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • consultar bibliotecas;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • participar das assembleias escolares;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;

    Cargos e salários CBO 2313-40 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

    Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental

    Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Brasil

    • 3.309
    • Brasil
    • 2.945 - 7.550
    • 24h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.945 e 7.550 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 3.309 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
    Salário Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

    Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

    • 3.309
    • Brasil
    • 2.945 - 7.550
    • 24h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.945 e 7.550 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 3.309 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
    Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Salvador

    Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Salvador, BA

    • 27
    • Salvador, BA
    • 2.217 - 4.979
    • 26h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.217 e 4.979 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 27 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
    Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Rio de Janeiro

    Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Rio de Janeiro, RJ

    • 146
    • Rio de Janeiro, RJ
    • 2.866 - 6.558
    • 23h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.866 e 6.558 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 146 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
    Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Curitiba

    Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Curitiba, PR

    • 41
    • Curitiba, PR
    • 2.717 - 5.650
    • 24h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.717 e 5.650 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 41 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
    Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Brasília

    Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Brasília, DF

    • 62
    • Brasília, DF
    • 5.694 - 16.705
    • 26h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 5.694 e 16.705 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 62 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
    Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental

    Professor de Matemática do Ensino Fundamental: São Paulo

    • 862
    • São Paulo
    • 3.391 - 3.559
    • 25h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.391 e 3.559 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 862 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
    Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental

    Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Rio de Janeiro

    • 587
    • Rio de Janeiro
    • 2.237 - 2.348
    • 20h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.237 e 2.348 para uma jornada de trabalho média de 20h semanais de acordo com dados salariais de 587 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
    Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Porto Alegre

    Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Porto Alegre, RS

    • 21
    • Porto Alegre, RS
    • 3.746 - 8.249
    • 25h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.746 e 8.249 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
    Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental São Paulo

    Professor de Matemática do Ensino Fundamental: São Paulo, SP

    • 263
    • São Paulo, SP
    • 4.84 - 12.717
    • 25h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.84 e 12.717 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 263 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
    Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Belo Horizonte

    Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Belo Horizonte, MG

    • 37
    • Belo Horizonte, MG
    • 3.334 - 7.060
    • 24h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.334 e 7.060 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 37 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
    Salário Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série São Paulo

    Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo, SP

    • 263
    • São Paulo, SP
    • 4.84 - 12.717
    • 25h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.84 e 12.717 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 263 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.