CBO 2313-40 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2313-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-40 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

Funções

promover a educação dos alunos, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, comunicar-se, planejar cursos, aulas e atividades escolares, estudar, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, demonstrar competências pessoais.

Atividades

sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, discutir projetos interdisciplinares com colegas, prever participação em eventos culturais e científicos, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, decodificar diferentes códigos e linguagens, consultar legislação, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, analisar o plano de gestão da escola, demonstrar liderança, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, possibiltar a apropriação de conhecimentos, ministrar aulas, demonstrar capacidade de diálogo, criar situações múltiplas de aprendizagem, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, realizar reuniões com os pais para orientação, registrar atividades culturais e pedagógicas, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, analisar a auto-avaliação dos alunos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, preencher diário de classe, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, participar da elaboração do plano de gestão da escola, organizar a bibliografia, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, expressar-se com clareza, conviver com as idéias ou posições contrárias, participar da gestão escolar nos colegiados, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, debater projetos interdisciplinares com os alunos, consultar bibliotecas, respeitar a heterogeneidade dos alunos, elencar temas para projetos pedagógicos, estabelecer as metodologias de ensino, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, demonstrar controle emocional, ler literatura específica da área de conhecimento, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, organizar atividades comunitárias, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, registrar avaliações e resultados, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, propor estudos interdisciplinares, preencher formulários com notas e faltas, contextualizar os conhecimentos, demonstrar solidariedade, revelar interesses multidisciplinares, orientar a auto-avaliação dos alunos, demonstrar pontualidade e assiduidade, acompanhar as mudanças na área da educação, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, prever recursos materiais e didáticos, selecionar os conteúdos, aprender novas tecnologias, propor calendário de avaliação escrita, participar das assembléias escolares, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, listar material escolar básico, elaborar os instrumentos de avaliação, estimular a troca de conhecimento, demonstrar criatividade e iniciativa, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, dialogar com a direção e coordenações da escola, sistematizar o conhecimento, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, respeitar os limites dos alunos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, propor opções para o horário de trabalho, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, colocar-se disponível para os alunos, propor regras comuns para comunidade escolar, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, trocar experiências com os professores através de reuniões, propor atividades culturais, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, determinar os objetivos do curso e da disciplina, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, agir eticamente, definir processos e critérios de avaliação, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, registrar atividades extracurriculares, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, elaborar o projeto pedagógico, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, construir relações de confiança com os alunos, trabalhar em equipe, avaliar a frequência dos alunos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, assumir funções administrativo-pedagógicas.

Cargos e salários CBO 2313-40 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Brasil

  • 4.226
  • Brasil
  • 3.607 - 8.850
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.607 e 8.850 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 4.226 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

  • 4.226
  • Brasil
  • 3.607 - 8.850
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.607 e 8.850 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 4.226 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Rio de Janeiro

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Rio de Janeiro, RJ

  • 198
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 3.293 - 7.314
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.293 e 7.314 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Curitiba

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Curitiba, PR

  • 64
  • Curitiba, PR
  • 2.880 - 5.464
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.880 e 5.464 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Brasília

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Brasília, DF

  • 91
  • Brasília, DF
  • 4.437 - 10.229
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 4.437 e 10.229 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 91 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: São Paulo

  • 1.338
  • São Paulo
  • 4.225 - 9.506
  • 25h
O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.225 e 9.506 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 1.338 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Rio de Janeiro

  • 435
  • Rio de Janeiro
  • 3.245 - 7.512
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.245 e 7.512 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 435 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Porto Alegre

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Porto Alegre, RS

  • 46
  • Porto Alegre, RS
  • 3.724 - 8.060
  • 21h
O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.724 e 8.060 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 46 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental São Paulo

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: São Paulo, SP

  • 405
  • São Paulo, SP
  • 5.938 - 14.662
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.938 e 14.662 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 405 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Belo Horizonte

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Belo Horizonte, MG

  • 59
  • Belo Horizonte, MG
  • 3.795 - 8.701
  • 20h
O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.795 e 8.701 para uma jornada de trabalho média de 20h semanais de acordo com dados salariais de 59 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Salvador

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Salvador, BA

  • 48
  • Salvador, BA
  • 2.560 - 5.428
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.560 e 5.428 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 48 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série São Paulo

Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo, SP

  • 405
  • São Paulo, SP
  • 5.938 - 14.662
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.938 e 14.662 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 405 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo

  • 1.338
  • São Paulo
  • 4.225 - 9.506
  • 25h
O profissional no cargo de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.225 e 9.506 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 1.338 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Rio de Janeiro

  • 435
  • Rio de Janeiro
  • 3.245 - 7.512
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.245 e 7.512 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 435 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.