CBO 2313-40 - Professor de matemática do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de matemática do ensino fundamental CBO 2313-40 ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular e avaliar.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de matemática do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de matemática do ensino fundamental
O Professor de matemática do ensino fundamental CBO 2313-40 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona ou cria recursos didáticos.
Pode utilizar ferramentas digitais - tais como jogos, planilhas eletrônicas e “softwares” de geometria dinâmica - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas.
Ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e seleciona situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e definindo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Cria contexto significativo para os alunos - com temas do cotidiano, de outras áreas do conhecimento e da própria história da Matemática -, para a aprendizagem de determinado conceito ou procedimento.
Incentiva o trabalho em grupo, para realização de debates, busca de informações e identificação de solução de problemas Estimula, ainda, o desenvolvimento da capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros contextos Para tanto, entre outras atividades, pode solicitar que os alunos reelaborem os problemas resolvidos - a partir da reflexão sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado fosse acrescentado ou retirado - e formulem novas questões.
Propõe atividades para desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da matemática, considerando o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular, obter e interpretar dados e informações Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode propor e organizar atividades extraclasse, como o desenvolvimento de conteúdos de matemática no contexto da construção e da programação de robôs, para ampliar os conhecimentos matemáticos e estimular a criatividade e a motivação dos alunos no processo de aprender Implementa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de matemática.
Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-40 deve planejar cursos, aulas e atividades escolares, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, comunicar-se, promover a educação dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, estudar, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-40
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de matemática do ensino fundamental CBO 2313-40
Um Professor de matemática do ensino fundamental (ou sinônimo) deve analisar a auto-avaliação dos alunos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, elaborar os instrumentos de avaliação, estimular a troca de conhecimento, revelar interesses multidisciplinares, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, contextualizar os conhecimentos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, trabalhar em equipe, participar da elaboração do plano de gestão da escola, definir processos e critérios de avaliação, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, prever participação em eventos culturais e científicos, analisar o plano de gestão da escola, demonstrar pontualidade e assiduidade, acompanhar as mudanças na área da educação, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, debater projetos interdisciplinares com os alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, colocar-se disponível para os alunos, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, trocar experiências com os professores através de reuniões, respeitar a heterogeneidade dos alunos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, avaliar a frequência dos alunos, possibiltar a apropriação de conhecimentos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, realizar reuniões com os pais para orientação, agir eticamente, orientar a auto-avaliação dos alunos, estabelecer as metodologias de ensino, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, consultar legislação, decodificar diferentes códigos e linguagens, elencar temas para projetos pedagógicos, respeitar os limites dos alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, conviver com as idéias ou posições contrárias, discutir projetos interdisciplinares com colegas, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, sistematizar o conhecimento, propor regras comuns para comunidade escolar, preencher diário de classe, organizar atividades comunitárias, organizar a bibliografia, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, registrar atividades extracurriculares, participar das assembléias escolares, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, preencher formulários com notas e faltas, registrar atividades culturais e pedagógicas, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, ministrar aulas, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, propor calendário de avaliação escrita, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, prever recursos materiais e didáticos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, demonstrar capacidade de diálogo, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, demonstrar controle emocional, criar situações múltiplas de aprendizagem, listar material escolar básico, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, consultar bibliotecas, propor estudos interdisciplinares, aprender novas tecnologias, selecionar os conteúdos, participar da gestão escolar nos colegiados, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, construir relações de confiança com os alunos, demonstrar criatividade e iniciativa, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, elaborar o projeto pedagógico, propor opções para o horário de trabalho, assumir funções administrativo-pedagógicas, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, expressar-se com clareza, dialogar com a direção e coordenações da escola, demonstrar liderança, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, demonstrar solidariedade, registrar avaliações e resultados, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, propor atividades culturais, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola.