CBO 2032-25 - Pesquisadores de engenharia e tecnologia - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2032-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisadores de engenharia e tecnologia que pertence ao grupo dos pesquisadores e profissionais policientíficos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pesquisadores de engenharia e tecnologia CBO 2032-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2032-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Pesquisadores de engenharia e tecnologia.
      • Pesquisadores e profissionais policientíficos.

Funções

comunicar-se, desenvolver materiais, produtos, processos e métodos, demonstrar competências pessoais, gerenciar informações de ciência e tecnologia (c & t), planejar projetos de pesquisa, executar projeto de pesquisa, identificar oportunidade de pesquisa, participar de atividades de qualificação, certificação e homologação (laboratórios, produtos etc), disseminar conhecimentos, prestar consultoria técnica.

Atividades

emitir laudos e pareceres técnicos, supervisionar instalação de plantas-piloto, projetar equipamentos e protótipos, especificar plantas-piloto, analisar impacto ambiental da pesquisa e do produto, especificar insumos, participar da formulação de políticas e diretrizes de pesquisa, elaborar revisão bibliográfica, participar de transferência de tecnologia, testar parâmetros de operação de plantas-piloto, elaborar normas e especificações técnicas, apontar tendências de tecnologias no mercado, armazenar informações de ciência e tecnologia, participar de bancas examinadoras (teses, dissertações, concursos), desenvolver liderança, realizar prospecção tecnológica, gerenciar projetos de pesquisa, elaborar cronograma físico-orçamentário, participar de programas de cooperação técnica e científica, analisar informações, identificar fontes de recursos humanos, físicos e financeiros, elaborar pedidos de patente, avaliar tecnologias, certificar produtos e métodos, analisar custo-benefício da pesquisa, analisar resultados de pesquisa, fornecer informações de ciência e tecnologia, capacitar equipe de trabalho, desenvolver raciocínio dedutivo, realizar experimentos, realizar auditorias técnicas, orientar trabalhos de pesquisa, emitir relatórios, identificar necessidades de novos produtos, processos e métodos, participar da implantação de tecnologias, participar da construção de protótipos e equipamentos, desenvolver expressão oral, demonstrar iniciativa, assessorar programas institucionais e governamentais, demonstrar curiosidade, evidenciar criatividade, desenvolver trabalho em equipe, apresentar trabalhos em congressos, seminários etc., definir objetivos, escopo e metodologia da pesquisa, desenvolver persistência, participar de comitês técnicos, especificar equipamentos, protótipos, materiais, processos e métodos, desenvolver programas de computador (softwares) específicos, testar equipamentos, protótipos, materiais, processos e métodos, elaborar manuais de qualidade, elaborar procedimentos, publicar teses, artigos e dissertações, livros etc, desenvolver expressão escrita, avaliar produtos e métodos, certificar recursos humanos, avaliar projetos de pesquisa, desenvolver flexibilidade, projetar experimentos, projetar plantas-piloto, analisar resultados de testes, homologar produtos, processos e métodos, ministrar cursos, palestras etc., calibrar equipamentos, selecionar informações, captar recursos financeiros, evidenciar credibilidade, participar da análise de viabilidade econômica do produto, identificar necessidades de aprimoramento de produtos, processos e métodos, coordenar seminários, congressos, cursos etc, definir recursos humanos, físicos e financeiros, desenvolver senso crítico, cultivar raciocínio indutivo.

Cargos e salários CBO 2032-25 - Pesquisadores de engenharia e tecnologia

Salário Pesquisador de Engenharia Metalúrgica de Minas e de Materiais

Pesquisador de Engenharia Metalúrgica de Minas e de Materiais: Brasil

  • 275
  • Brasil
  • 8.988 - 18.133
  • 43h
O profissional no cargo de Pesquisador de Engenharia Metalúrgica de Minas e de Materiais CBO 2032-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.988 e 18.133 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 275 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2032-25.
Salário Engenheiro Pesquisador (materiais)

Engenheiro Pesquisador (materiais): Brasil

  • 275
  • Brasil
  • 8.988 - 18.133
  • 43h
O profissional no cargo de Engenheiro Pesquisador (materiais) CBO 2032-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.988 e 18.133 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 275 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2032-25.
Salário Engenheiro Pesquisador (metalurgia)

Engenheiro Pesquisador (metalurgia): Brasil

  • 275
  • Brasil
  • 8.988 - 18.133
  • 43h
O profissional no cargo de Engenheiro Pesquisador (metalurgia) CBO 2032-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.988 e 18.133 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 275 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2032-25.
Salário Engenheiro Pesquisador (minas)

Engenheiro Pesquisador (minas): Brasil

  • 275
  • Brasil
  • 8.988 - 18.133
  • 43h
O profissional no cargo de Engenheiro Pesquisador (minas) CBO 2032-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.988 e 18.133 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 275 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2032-25.
Salário Especialista em Engenharia Metalúrgica

Especialista em Engenharia Metalúrgica: Brasil

  • 275
  • Brasil
  • 8.988 - 18.133
  • 43h
O profissional no cargo de Especialista em Engenharia Metalúrgica CBO 2032-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.988 e 18.133 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 275 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2032-25.
Salário Pesquisador de Engenharia Metalúrgica

Pesquisador de Engenharia Metalúrgica: Brasil

  • 275
  • Brasil
  • 8.988 - 18.133
  • 43h
O profissional no cargo de Pesquisador de Engenharia Metalúrgica CBO 2032-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.988 e 18.133 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 275 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2032-25.