CBO 2034-20 - Pesquisador em ciências florestais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pesquisadores das ciências da agricultura
O profissional no cargo de Pesquisador em ciências florestais CBO 2034-20 planeja e executa projetos - de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e avaliação de inovações - em silvicultura, relacionados a áreas florestais nativas ou plantadas Administra recursos para pesquisa e supervisiona equipe.
Realiza experimentos, aplicando conhecimentos avançados, tais como fitotecnia, biomassa, recursos genéticos, etnobiologia, biotecnologia verde, entre outros Presta orientações em relação a florestamento e reflorestamento Implementa a digitalização e a automatização de processos.
Elabora e emite laudos, pareceres e relatórios Desenvolve programas de ensino e extensão Presta assessoria técnica e consultoria.
Dissemina conhecimentos técnicos e científicos Gerencia informações de ciência e tecnologia Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2034-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisadores das ciências da agricultura que pertence ao grupo dos pesquisadores e profissionais policientíficos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Pesquisador em ciências florestais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pesquisadores das ciências da agricultura CBO 2034-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2034-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Pesquisadores das ciências da agricultura.
- Pesquisadores e profissionais policientíficos.
O que faz um Pesquisador em ciências florestais
O Pesquisador em ciências florestais CBO 2034-20 planeja o processo de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em silvicultura, realizando diagnósticos, identificando potencialidades em diferentes biomas e detectando problemas Define área, linha, tema, objeto, escopo e público-alvo de pesquisa.
Apresenta justificativas, hipóteses e metodologia.
Faz levantamento bibliográfico Submete o projeto às comissões de ética de pesquisa para aceite.
Participa de concorrências para obtenção de recursos para projetos junto a órgãos governamentais de fomento, a patrocinadores particulares e a outras iniciativas de apoio à ciência e à tecnologia Administra recursos para pesquisa.
Define aplicação de recursos físicos e financeiros.
Elabora cronograma físico-orçamentário e analisa custo-benefício Seleciona e contrata pessoal.
Supervisiona equipe, avalia seu desempenho e faz sua capacitação.
Pode captar, locar ou fazer parcerias para uso de materiais, equipamentos, veículos florestais, espaços e estruturas de teste e produção Orienta a otimização e a introdução de inovações em métodos e técnicas de pesquisa Define parâmetros para verificação da produção, observação da preservação ambiental e avaliação da qualidade científica da pesquisa.
Executa projeto de pesquisa, coletando e organizando dados e analisando informações técnicas Faz análises de impactos ambientais e socioeconômicos da implantação da tecnologia proposta em projeto de pesquisa Discute soluções e negocia alternativas para implementação da tecnologia.
Desenvolve melhorias em sistemas de florestas nativas e plantadas, considerando fatores econômicos, sociais e ecológicos Realiza experimentos, aplicando conhecimentos avançados.
Estuda a interação entre florestas e comunidades Presta orientações em relação a florestamento e reflorestamento, elaborando plano de manejo florestal, otimizando o uso da infraestrutura, aproveitando integralmente máquinas de plantio e colheita, indicando forma de transporte, com base em logística de distribuição, e propondo melhorias na comercialização de produtos, tais como madeira, látex, fibras e frutos Fomenta a integração entre sistemas produtivos, divulgando, orientando e implementando práticas do que se convencionou denominar “silvicultura 4.
0”, tais como a digitalização, a automatização e a robotização de processos, o trabalho em rede, o armazenamento e a sistematização de grandes volumes de dados para identificação e análise de problemas, e a utilização de “softwares” para gestão de plantios florestais Analisa processos de conservação e o uso sustentável de espécies florestais nativas vulneráveis e/ou ameaçadas de extinção Organiza programas de pesquisa científica e de treinamento e orientação de pessoal em protocolos experimentais, conforme orçamentos, prazos e padrões de qualidade.
Realiza perícia e auditoria Presta consultoria e assistência técnica Elabora e emite laudos, pareceres e relatórios.
Desenvolve programas e atividades de ensino e extensão, organizando cursos, ministrando aulas, e proferindo palestras e conferências Orienta estudantes, bolsistas, estagiários e profissionais Participa de bancas de pós-graduação, de concursos e de avaliação de produtos, marcas, patentes, registros, contratos, convênios e propostas técnicas Gerencia informações de ciência e tecnologia Elabora revisão bibliográfica.
Seleciona, analisa e armazena informações Dissemina conhecimentos técnicos e científicos, apresentando trabalhos e divulgando descobertas científicas Organiza, participa e avalia programas, ações e atividades de difusão científica e técnica, como publicações e eventos Propõe e revisa projetos, artigos e outros gêneros de produções acadêmicas Apresenta e divulga resultados de pesquisa para subsidiar políticas públicas Atua em equipes multidisciplinares, fomentando ações de inovação Promove e participa de troca de experiências, intercâmbios e visitas técnicas - presenciais ou virtuais - locais, nacionais ou internacionais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2034-20 deve divulgar informações, capacitar recursos humanos, comunicar-se, elaborar projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, executar projeto de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, demonstrar competências pessoais, planejar pesquisa científica, prestar serviços, assessoria e consultoria.
Condições de trabalho dessas profissões
Pesquisadores das ciências da agricultura trabalham nas esferas pública e privada, em instituições de pesquisa, empresas e universidades, principalmente nos setores agropecuário, de pesca e aqüicultura e silvicultura, inseridos em equipe multidisciplinar, cujos membros podem estar vinculados a diferentes empresas ou instituições de pesquisa. Na esfera privada, a relação de trabalho mais comum é com vínculo empregatício. Na esfera pública, o acesso é por concurso, na condição de celetista ou estatutário. Podem trabalhar em condições especiais, dependendo do projeto de pesquisa que estejam desenvolvendo, expostos aos efeitos de materiais tóxicos e a águas contaminadas e poluídas durante o exercício de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2034-20
A escolaridade mínima exigida é a formação superior completa na área, sendo frequente profissionais com cursos de pós-graduação. De uma forma geral, o ingresso na carreira pode se dar como auxiliar ou assistente de pesquisador, podendo alcançar a titularidade com cinco anos de experiência. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.
Atividades exercidas por um Pesquisador em ciências florestais CBO 2034-20
Um Pesquisador em ciências florestais (ou sinônimo) deve desenvolver capacidade de síntese, desenvolver raciocínio dedutivo, produzir material educativo, definir equipe de trabalho, ministrar aulas, definir ações de difusão de resultados de projeto, redigir artigos de divulgação e publicações técnicas e científicas, evidenciar persistência, elaborar orçamento, produzir bens e insumos selecionados, prestar assistência técnica a produtores e empresários rurais, formular hipóteses, desenvolver expressão escrita, orientar estudantes de pós-graduação, trabalhar em equipe, treinar técnicos e produtores, consultar meios de comunicação, descrever material e métodos, demonstrar fluência verbal, apresentar trabalhos em eventos científicos, instalar unidades demonstrativas, avaliar viabilidade técnica e econômica do uso da tecnologia, definir linhas de pesquisa, organizar dados, conceder entrevistas, identificar problema de pesquisa, assessorar instituições na solução de problemas específicos, revisar artigos técnicos e científicos, orientar bolsistas e estagiários, adquirir equipamentos, materiais, insumos e serviços, cultivar curiosidade, definir linhas de treinamento, evidenciar organização, avaliar demandas de mercado e da sociedade, revisar bibliografia, elaborar cronogramas físico e financeiro, desenvolver raciocínio indutivo, avaliar impacto econômico da tecnologia, desenvolver concentração, avaliar impacto ambiental da tecnologia, avaliar projetos de pesquisa e desenvolvimento, organizar eventos e dias-de-campo, identificar parceiros e colaboradores de projeto, definir objetivos e metas, proferir palestras e conferências, organizar publicações técnicas, implantar experimentos e unidades de observação, avaliar impacto social da tecnologia, evidenciar criatividade, realizar análises de laboratório, consultar centros de excelência em pesquisa, ensino e extensão, usuários e produtores, participar de bancas examinadoras, avaliar resultados de pesquisa, realizar medições, pesagens, contagens e diagnóstico, analisar dados coletados, redigir relatórios técnicos e financeiros, desenvolver expressão oral, apontar resultados esperados, expor produtos e tecnologia em feiras, exposições e eventos, emitir laudos e pareceres técnicos, expressar liderança, captar recursos, acompanhar execução de atividades, desenvolver senso crítico, identificar agências e fontes de financiamento, verificar cumprimento de metas, caracterizar problema de pesquisa, coletar dados secundários, preencher formulários de agências de fomento.