CBO 2034-20 - Pesquisador em ciências florestais
Entenda o que fazem os pesquisadores das ciências da agricultura no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Pesquisador em ciências florestais e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Pesquisador em ciências florestais
O Pesquisador em Ciências Florestais planeja e executa projetos - de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e avaliação de inovações - em silvicultura, relacionados a áreas florestais nativas ou plantadas. Administra recursos para pesquisa e supervisiona equipe. Realiza experimentos, aplicando conhecimentos avançados, tais como fitotecnia, biomassa, recursos genéticos, etnobiologia, biotecnologia verde, entre outros. Presta orientações em relação a florestamento e reflorestamento. Implementa a digitalização e a automatização de processos. Elabora e emite laudos, pareceres e relatórios. Desenvolve programas de ensino e extensão. Presta assessoria técnica e consultoria. Dissemina conhecimentos técnicos e científicos. Gerencia informações de ciência e tecnologia. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2034-20
Participa de concorrências para obtenção de recursos para projetos junto a órgãos governamentais de fomento, a patrocinadores particulares e a outras iniciativas de apoio à ciência e à tecnologia.
Administra recursos para pesquisa. Define aplicação de recursos físicos e financeiros. Elabora cronograma físico-orçamentário e analisa custo-benefício. Seleciona e contrata pessoal. Supervisiona equipe, avalia seu desempenho e faz sua capacitação. Pode captar, locar ou fazer parcerias para uso de materiais, equipamentos, veículos florestais, espaços e estruturas de teste e produção.
Orienta a otimização e a introdução de inovações em métodos e técnicas de pesquisa.
Define parâmetros para verificação da produção, observação da preservação ambiental e avaliação da qualidade científica da pesquisa.
Executa projeto de pesquisa, coletando e organizando dados e analisando informações técnicas.
Faz análises de impactos ambientais e socioeconômicos da implantação da tecnologia proposta em projeto de pesquisa. Discute soluções e negocia alternativas para implementação da tecnologia.
Desenvolve melhorias em sistemas de florestas nativas e plantadas, considerando fatores econômicos, sociais e ecológicos. Realiza experimentos, aplicando conhecimentos avançados. Estuda a interação entre florestas e comunidades.
Presta orientações em relação a florestamento e reflorestamento, elaborando plano de manejo florestal, otimizando o uso da infraestrutura, aproveitando integralmente máquinas de plantio e colheita, indicando forma de transporte, com base em logística de distribuição, e propondo melhorias na comercialização de produtos, tais como madeira, látex, fibras e frutos.
Fomenta a integração entre sistemas produtivos, divulgando, orientando e implementando práticas do que se convencionou denominar “silvicultura 4.0”, tais como a digitalização, a automatização e a robotização de processos, o trabalho em rede, o armazenamento e a sistematização de grandes volumes de dados para identificação e análise de problemas, e a utilização de “softwares” para gestão de plantios florestais.
Analisa processos de conservação e o uso sustentável de espécies florestais nativas vulneráveis e/ou ameaçadas de extinção.
Organiza programas de pesquisa científica e de treinamento e orientação de pessoal em protocolos experimentais, conforme orçamentos, prazos e padrões de qualidade.
Realiza perícia e auditoria. Presta consultoria e assistência técnica. Elabora e emite laudos, pareceres e relatórios.
Desenvolve programas e atividades de ensino e extensão, organizando cursos, ministrando aulas, e proferindo palestras e conferências. Orienta estudantes, bolsistas, estagiários e profissionais. Participa de bancas de pós-graduação, de concursos e de avaliação de produtos, marcas, patentes, registros, contratos, convênios e propostas técnicas.
Gerencia informações de ciência e tecnologia. Elabora revisão bibliográfica. Seleciona, analisa e armazena informações.
Dissemina conhecimentos técnicos e científicos, apresentando trabalhos e divulgando descobertas científicas. Organiza, participa e avalia programas, ações e atividades de difusão científica e técnica, como publicações e eventos. Propõe e revisa projetos, artigos e outros gêneros de produções acadêmicas. Apresenta e divulga resultados de pesquisa para subsidiar políticas públicas.
Atua em equipes multidisciplinares, fomentando ações de inovação. Promove e participa de troca de experiências, intercâmbios e visitas técnicas - presenciais ou virtuais - locais, nacionais ou internacionais.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE NUMÉRICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E DESENHO TÉCNICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEODÉSIA) FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA, GEOFÍSICA E GEODÉSIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOCARTOGRAFIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) ALGORITMOS, SOFTWARES E PROGRAMAÇÃO PARA SILVICULTURA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA, INTERNET E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) TENDÊNCIAS DA SILVICULTURA 4.0 | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) GIS - SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) GPS - SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ZOOLOGIA | ZOOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ZOOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ZOOLOGIA APLICADA) ZOOLOGIA APLICADA À SILVICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | FISIOLOGIA FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | FLORESTAMENTO E REFLORESTAMENTO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | GENÉTICA E MELHORAMENTO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | NUTRIÇÃO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | PROTEÇÃO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SOLOS FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) ARBORIZAÇÃO, FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) ASSISTÊNCIA, ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) CERTIFICAÇÃO FLORESTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) DENDROLOGIA GERAL E DENDROLOGIA BRASILEIRA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) ELABORAÇÃO, GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROJETOS FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) ENTOMOLOGIA FLORESTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) METEOROLOGIA FLORESTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) PERÍCIAS NA ENGENHARIA FLORESTAL: LAUDOS, PARECERES E RELATÓRIOS TÉCNICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) PRESCRIÇÃO DE RECEITUÁRIO AGROSSILVIPECUÁRIO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) PROCESSOS E CADEIA LOGÍSTICA FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) PRODUTOS E SUBPRODUTOS FLORESTAIS MADEIREIROS E NÃO MADEIREIROS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) SEMENTES E MUDAS FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) SISTEMAS AGROSSILVIPASTORIS, AGROECOLÓGICOS E ORGÂNICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) TÉCNICAS EXPERIMENTAIS EM SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) VISTORIA E AVALIAÇÃO DE PROJETOS FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | MANEJO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | DENDROMETRIA E INVENTÁRIO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | MANEJO FLORESTAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | ECONOMIA FLORESTAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | MANEJO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | FOTOINTERPRETAÇÃO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | MANEJO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | ORDENAMENTO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | MANEJO FLORESTAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | POLÍTICA E LEGISLAÇÃO FLORESTAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | MANEJO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (MANEJO FLORESTAL) CONTROLE DE ORIGEM E RASTREABILIDADE DA PRODUÇÃO AGROSSILVIPASTORIL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | EXPLORAÇÃO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | MECANIZAÇÃO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS) COLHEITA E PROCESSAMENTO DA PRODUÇÃO FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS) CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS) POLINIZAÇÃO FLORESTAL: NATURAL, ARTIFICIAL E HIBRIDISMOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS) SISTEMAS DE DRENAGEM E CONTROLE DE INUNDAÇÕES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS) VEÍCULOS FLORESTAIS DE PROCESSAMENTO DA MADEIRA E SUBPRODUTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS) VEÍCULOS FLORESTAIS E MÁQUINAS AUTOMOTRIZES:TRATORES, “HARVESTERS” E “FORWARDERS” | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | TECNOLOGIA E UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA E UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS) INDUSTRIALIZAÇÃO E APLICAÇÕES DE PRODUTOS DA SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | TECNOLOGIA E UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA E UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS) REUTILIZAÇÃO, RECICLAGEM E TRANSFORMAÇÃO DE MADEIRA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | CONSERVAÇÃO DA NATUREZA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | HIDROLOGIA FLORESTAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | CONSERVAÇÃO DA NATUREZA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (CONSERVAÇÃO DA NATUREZA) CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SILVESTRES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | ENERGIA DE BIOMASSA FLORESTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | ENERGIA DE BIOMASSA FLORESTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL) BIOTECNOLOGIA VERDE APLICADA ÀS CIÊNCIAS FLORESTAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS FLORESTAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | ENGENHARIA DE CONSTRUÇÕES RURAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) CÓDIGO DE ÉTICA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS FLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING EM SILVICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) DIVULGAÇÃO E DIFUSÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ENSINO, INSTRUÇÃO E EXTENSÃO RURAL | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) EVENTOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS: ORGANIZAÇÃO E DIFUSÃO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) GRUPOS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) INTERCÂMBIO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) MÉTODOS, TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PESQUISAS E TRABALHOS ACADÊMICOS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) OTIMIZAÇÃO E INOVAÇÃO EM MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS E TÉCNICAS: ORGANIZAÇÃO E DIFUSÃO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) REPOSITÓRIOS E OBSERVATÓRIOS DE DADOS, PESQUISAS E PUBLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO SELETIVA | 4 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 4 |
Condições de Trabalho
Pesquisadores das ciências da agricultura trabalham nas esferas pública e privada, em instituições de pesquisa, empresas e universidades, principalmente nos setores agropecuário, de pesca e aqüicultura e silvicultura, inseridos em equipe multidisciplinar, cujos membros podem estar vinculados a diferentes empresas ou instituições de pesquisa. Na esfera privada, a relação de trabalho mais comum é com vínculo empregatício. Na esfera pública, o acesso é por concurso, na condição de celetista ou estatutário. Podem trabalhar em condições especiais, dependendo do projeto de pesquisa que estejam desenvolvendo, expostos aos efeitos de materiais tóxicos e a águas contaminadas e poluídas durante o exercício de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho
A escolaridade mínima exigida é a formação superior completa na área, sendo frequente profissionais com cursos de pós-graduação. De uma forma geral, o ingresso na carreira pode se dar como auxiliar ou assistente de pesquisador, podendo alcançar a titularidade com cinco anos de experiência. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Divulgar informações;
- Comunicar-se;
- Demonstrar competências pessoais;
- Planejar pesquisa científica;
- Elaborar projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;
- Executar projeto de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;
- Capacitar recursos humanos;
- Prestar serviços, assessoria e consultoria;
- Desenvolver concentração;
- Instalar unidades demonstrativas;
- Desenvolver expressão escrita;
- Demonstrar fluência verbal;
- Acompanhar execução de atividades;
- Desenvolver expressão oral;
- Avaliar viabilidade técnica e econômica do uso da tecnologia;
- Desenvolver raciocínio indutivo;
- Ministrar aulas;
- Conceder entrevistas;
- Orientar bolsistas e estagiários;
- Avaliar demandas de mercado e da sociedade;
- Desenvolver senso crítico;
- Verificar cumprimento de metas;
- Avaliar impacto econômico da tecnologia;
- Definir linhas de pesquisa;
- Descrever material e métodos;
- Expressar liderança;
- Consultar meios de comunicação;
- Realizar medições, pesagens, contagens e diagnóstico;
- Captar recursos;
- Identificar agências e fontes de financiamento;
- Emitir laudos e pareceres técnicos;
- Coletar dados secundários;
- Evidenciar persistência;
- Orientar estudantes de pós-graduação;
- Avaliar impacto ambiental da tecnologia;
- Realizar análises de laboratório;
- Cultivar curiosidade;
- Produzir material educativo;
- Evidenciar organização;
- Adquirir equipamentos, materiais, insumos e serviços;
- Organizar publicações técnicas;
- Identificar problema de pesquisa;
- Evidenciar criatividade;
- Organizar dados;
- Prestar assistência técnica a produtores e empresários rurais;
- Revisar bibliografia;
- Apresentar trabalhos em eventos científicos;
- Avaliar resultados de pesquisa;
- Caracterizar problema de pesquisa;
- Desenvolver raciocínio dedutivo;
- Proferir palestras e conferências;
- Redigir artigos de divulgação e publicações técnicas e científicas;
- Expor produtos e tecnologia em feiras, exposições e eventos;
- Trabalhar em equipe;
- Consultar centros de excelência em pesquisa, ensino e extensão, usuários e produtores;
- Elaborar orçamento;
- Desenvolver capacidade de síntese;
- Identificar parceiros e colaboradores de projeto;
- Organizar eventos e dias-de-campo;
- Avaliar projetos de pesquisa e desenvolvimento;
- Revisar artigos técnicos e científicos;
- Formular hipóteses;
- Assessorar instituições na solução de problemas específicos;
- Treinar técnicos e produtores;
- Produzir bens e insumos selecionados;
- Definir equipe de trabalho;
- Implantar experimentos e unidades de observação;
- Definir linhas de treinamento;
- Redigir relatórios técnicos e financeiros;
- Preencher formulários de agências de fomento;
- Definir objetivos e metas;
- Avaliar impacto social da tecnologia;
- Analisar dados coletados;
- Participar de bancas examinadoras;
- Elaborar cronogramas físico e financeiro;
- Apontar resultados esperados;
- Definir ações de difusão de resultados de projeto;
Profissões da Família Ocupacional
- Pesquisador em Ciências Agronômicas
- Pesquisador em Ciências da Pesca e Aquicultura
- Pesquisador em Ciências da Zootecnia
- Pesquisador em Ciências Florestais
- Pesquisador Das Ciências Agrárias
Divisões de categorias profissionais do CBO 2034-20
CBO 2034-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisador em ciências florestais que pertence ao grupo dos pesquisadores das ciências da agricultura, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Pesquisadores e profissionais policientíficos
-
-
- Pesquisadores
-
-
-
-
- Pesquisadores das ciências da agricultura
-
-