CBO 2034-10 - Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pesquisadores das ciências da agricultura
O profissional no cargo de Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura CBO 2034-10 planeja e executa projetos - de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e avaliação de inovações - em pesca e aquicultura, relacionados à produção, à produtividade, e ao manejo sustentável de organismos aquáticos Administra recursos para pesquisa e supervisiona equipe.
Desenvolve e testa protótipos e realiza experimentos, aplicando conhecimentos avançados, tais como melhoramento genético e biotecnologia azul Introduz melhorias em sistemas de captura, criação, reprodução, conservação e transporte de organismos aquáticos Elabora e emite laudos, pareceres e relatórios.
Desenvolve programas de ensino e extensão Presta assessoria técnica e consultoria Dissemina conhecimentos técnicos e científicos.
Gerencia informações de ciência e tecnologia Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2034-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisadores das ciências da agricultura que pertence ao grupo dos pesquisadores e profissionais policientíficos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pesquisadores das ciências da agricultura CBO 2034-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2034-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Pesquisadores das ciências da agricultura.
- Pesquisadores e profissionais policientíficos.
O que faz um Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura
O Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura CBO 2034-10 planeja o processo de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em pesca e aquicultura, realizando diagnósticos e elaborando temas de pesquisa Define área, linha, tema, objeto, escopo e público-alvo de pesquisa.
Apresenta justificativas, hipóteses e metodologia.
Faz levantamento bibliográfico Submete o projeto às comissões de ética de pesquisa para aceite.
Participa de concorrências para obtenção de recursos para projetos junto a órgãos governamentais de fomento, patrocinadores particulares e a outras iniciativas de apoio à ciência e à tecnologia Administra recursos para pesquisa.
Define aplicação de recursos físicos e financeiros.
Elabora cronograma físico-orçamentário e analisa custo-benefício Seleciona e contrata pessoal.
Supervisiona equipe, avalia seu desempenho e faz sua capacitação.
Pode orientar a organização do trabalho Pode captar, locar ou fazer parcerias para uso de materiais, máquinas, equipamentos, embarcações, espaços e estruturas de teste e produção Orienta a otimização e a introdução de inovações em métodos e técnicas de pesquisa.
Define parâmetros para verificação da produção, observação da preservação ambiental e avaliação da qualidade científica e tecnológica da pesquisa Executa projeto de pesquisa, coletando e organizando dados e analisando informações técnicas Avalia os impactos ambientais e socioeconômicos da tecnologia proposta no projeto de pesquisa.
Discute soluções e negocia alternativas para implementação da tecnologia Desenvolve melhorias em sistemas de captura, criação, reprodução, conservação e transporte de organismos aquáticos.
Aplica conhecimentos avançados de melhoramento genético, biotecnologia azul, dentre outros Avalia a adoção de inovações em processos de exploração racional, cultivo e reprodução de organismos aquáticos Fomenta a integração entre sistemas produtivos, implementando, orientando e divulgando práticas do que se convencionou denominar “pesca e aquicultura 4.
0”, tais como a digitalização, a automatização e a robotização de processos, o trabalho em rede, o armazenamento e a sistematização de grandes volumes de dados para identificação e análise de problemas Desenvolve e testa protótipos Projeta e implementa pilotos e aumento em escala, conforme avaliação de resultados de experimentação.
Apresenta e divulga resultados de pesquisa para subsidiar políticas públicas Presta orientações a produtores e pesquisadores sobre otimização de sistemas e infraestrutura aquícola e sobre produtividade nas embarcações, considerando a dinâmica da cadeia produtiva e as logísticas de distribuição e de comercialização do pescado, em plataformas de pesca, portos e empreendimentos Organiza programas de pesquisa científica pesqueira e de treinamento e orientação de pessoal em protocolos experimentais, conforme orçamentos, prazos e padrões de qualidade.
Realiza perícias e auditoria Presta consultoria e assistência técnica Elabora e emite laudos, pareceres e relatórios Desenvolve programas e atividades de ensino e extensão, organizando cursos, ministrando aulas, e proferindo palestras e conferências Orienta estudantes, bolsistas, estagiários e profissionais.
Participa de bancas de pós-graduação, de concursos e de avaliação de produtos, marcas, patentes, registros, contratos, convênios e propostas técnicas Gerencia informações de ciência e tecnologia Elabora revisão bibliográfica Seleciona, analisa e armazena informações Dissemina conhecimentos técnicos e científicos, apresentando trabalhos e divulgando descobertas científicas Organiza, participa e avalia programas, ações e atividades de difusão científica e técnica Propõe e revisa projetos, artigos, experimentos e outros gêneros de produções acadêmicas Atua em equipes multidisciplinares, fomentando ações de inovação Promove e participa de troca de experiências, intercâmbios e visitas técnicas - presenciais ou virtuais -, em território nacional ou em outros países.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2034-10 deve divulgar informações, capacitar recursos humanos, planejar pesquisa científica, comunicar-se, elaborar projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, demonstrar competências pessoais, executar projeto de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, prestar serviços, assessoria e consultoria.
Condições de trabalho dessas profissões
Pesquisadores das ciências da agricultura trabalham nas esferas pública e privada, em instituições de pesquisa, empresas e universidades, principalmente nos setores agropecuário, de pesca e aqüicultura e silvicultura, inseridos em equipe multidisciplinar, cujos membros podem estar vinculados a diferentes empresas ou instituições de pesquisa. Na esfera privada, a relação de trabalho mais comum é com vínculo empregatício. Na esfera pública, o acesso é por concurso, na condição de celetista ou estatutário. Podem trabalhar em condições especiais, dependendo do projeto de pesquisa que estejam desenvolvendo, expostos aos efeitos de materiais tóxicos e a águas contaminadas e poluídas durante o exercício de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2034-10
A escolaridade mínima exigida é a formação superior completa na área, sendo frequente profissionais com cursos de pós-graduação. De uma forma geral, o ingresso na carreira pode se dar como auxiliar ou assistente de pesquisador, podendo alcançar a titularidade com cinco anos de experiência. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.
Atividades exercidas por um Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura CBO 2034-10
Um Pesquisador em ciências da pesca e aquicultura (ou sinônimo) deve demonstrar fluência verbal, desenvolver concentração, expor produtos e tecnologia em feiras, exposições e eventos, redigir artigos de divulgação e publicações técnicas e científicas, desenvolver senso crítico, apontar resultados esperados, avaliar resultados de pesquisa, formular hipóteses, desenvolver expressão oral, organizar eventos e dias-de-campo, conceder entrevistas, caracterizar problema de pesquisa, assessorar instituições na solução de problemas específicos, consultar centros de excelência em pesquisa, ensino e extensão, usuários e produtores, realizar medições, pesagens, contagens e diagnóstico, avaliar impacto econômico da tecnologia, identificar problema de pesquisa, definir ações de difusão de resultados de projeto, produzir bens e insumos selecionados, identificar parceiros e colaboradores de projeto, participar de bancas examinadoras, definir linhas de treinamento, evidenciar organização, identificar agências e fontes de financiamento, proferir palestras e conferências, elaborar cronogramas físico e financeiro, definir equipe de trabalho, cultivar curiosidade, redigir relatórios técnicos e financeiros, desenvolver raciocínio indutivo, acompanhar execução de atividades, coletar dados secundários, treinar técnicos e produtores, apresentar trabalhos em eventos científicos, expressar liderança, trabalhar em equipe, elaborar orçamento, revisar artigos técnicos e científicos, evidenciar criatividade, evidenciar persistência, captar recursos, orientar bolsistas e estagiários, definir objetivos e metas, avaliar demandas de mercado e da sociedade, implantar experimentos e unidades de observação, avaliar impacto social da tecnologia, emitir laudos e pareceres técnicos, ministrar aulas, preencher formulários de agências de fomento, avaliar viabilidade técnica e econômica do uso da tecnologia, desenvolver expressão escrita, produzir material educativo, avaliar projetos de pesquisa e desenvolvimento, descrever material e métodos, desenvolver capacidade de síntese, verificar cumprimento de metas, orientar estudantes de pós-graduação, prestar assistência técnica a produtores e empresários rurais, realizar análises de laboratório, desenvolver raciocínio dedutivo, instalar unidades demonstrativas, organizar publicações técnicas, organizar dados, consultar meios de comunicação, definir linhas de pesquisa, analisar dados coletados, adquirir equipamentos, materiais, insumos e serviços, avaliar impacto ambiental da tecnologia, revisar bibliografia.