CBO 2035-20 - Pesquisador em história - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pesquisadores das ciências sociais e humanas
O profissional no cargo de Pesquisador em história CBO 2035-20 Formula objeto de estudo e pesquisa em história, tendo em vista a produção e a propagação de conhecimentos e a preservação da memória histórica Planeja e coordena atividades, procede à coleta, tratamento, análise de dados e informações, considerando fontes consistentes, confiáveis, éticas e legais, como documentos, publicações, manuscritos, gravações, filmes, objetos, fotos, bases de dados, entre outras.
Avalia resultados e índices de aceitação, confiabilidade e aprovação do trabalho de pesquisa Compõe pesquisas, teses e artigos, providenciando o registro e a legitimação de sua produção e dissemina resultados Participa de eventos, reuniões e grupo de estudos técnico-científicos.
Realiza o trabalho em observância à legislação, a procedimentos e normas técnicas, aos princípios de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ao meio ambiente Pode ministrar aulas
CBO 2035-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisadores das ciências sociais e humanas que pertence ao grupo dos pesquisadores e profissionais policientíficos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Pesquisador em história, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pesquisadores das ciências sociais e humanas CBO 2035-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2035-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Pesquisadores das ciências sociais e humanas.
- Pesquisadores e profissionais policientíficos.
O que faz um Pesquisador em história
O Pesquisador em história CBO 2035-20 planeja atividades de pesquisa em história, considerando-se os critérios de geração de conhecimentos, relevância e exequibilidade, definindo metas e etapas do trabalho, cronograma físico e financeiro, recursos humanos e materiais, formas de divulgação de resultados da pesquisa Identifica e busca fontes de financiamento, formata o projeto, captando recursos financeiros, estabelecendo pontos de avaliação, critérios e indicadores de qualidade e efetividade da produção científica.
Define o recorte da pesquisa quanto às esferas de existência - política, econômica, social, cultural - e os respectivos níveis da realidade (duração do período a ser pesquisado).
Formula o problema e delimita objeto de estudo e a base teórico-metodológica de pesquisa em história, tendo em vista a produção, a propagação de conhecimentos e a preservação da memória histórica, considerando fontes consistentes, confiáveis, éticas e legais, como documentos, publicações, manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos, fotos, bases de dados, entre outras Redige e organiza hipóteses, define e revisa bibliografia, fontes históricas e base de dados para consulta, justifica a relevância do tema.
Estabelece objetivos e resultados esperados Organiza a coleta dados e informações de fontes de história, definindo procedimentos e elaborando instrumentos para obtenção de dados e informações de fontes primárias e secundárias.
Procede ao tratamento, análise de dados e informações de pesquisa em história.
Organiza acervos, seleciona, classifica e organiza dados e informações Realiza procedimentos de crítica e validação de dados coletados.
Analisa dados de fontes e informações primárias e secundárias, desenvolve métodos e procedimentos de pesquisa, formula teorias, coteja hipóteses e resultados de pesquisa e analisa abrangência e impacto da pesquisa para a sociedade.
Organiza e coordena dinâmicas de grupo, entrevistas, depoimentos Supervisiona trabalho de campo e sistematiza dados e informações coletados para a produção científica Avalia e dissemina resultados de pesquisa em história, considerando aspectos como relevância e efetividade do tema, problematização, contextualização teórica, consistência argumentativa da fundamentação, nível de aceitação e de acessos, quantidade de citações em trabalhos científicos e acadêmicos.
Apresenta resultados de pesquisas em meios de comunicação, seminários, em encontros e eventos sobre história Fornece subsídios para formulação de políticas públicas, restitui resultados aos sujeitos pesquisados Participa de grupos de estudos e discussão.
Aplica técnicas de comunicação oral e escrita, elaborando relatórios de pesquisa, instrumentos de acesso e de acervo, trabalhos científicos, boletins informativos, pareceres, entre outros Coordena atividades de pesquisa, compatibilizando necessidades materiais aos recursos financeiros, selecionando e treinando equipes de trabalho, solicitando compra de materiais, contratação de pessoal e de serviços de apoio, supervisionando o cumprimento de atividades, avaliando a qualidade das etapas da pesquisa.
Pode ministrar aulas Realiza o trabalho em observância à legislação, a procedimentos e normas técnicas, aos princípios de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ao meio ambiente .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2035-20 deve proceder ao tratamento, análise de dados e informações de pesquisa em ciências humanas e sociais, coordenar atividades de pesquisa, disseminar resultados de pesquisa, planejar atividades de pesquisa sobre relações humanas e sociais, coletar dados e informações de ciências humanas e sociais, formular objeto de estudo e pesquisa sobre relações humanas e sociais, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Pesquisadores das ciências sociais e humanas atuam em uma grande gama de atividades econômicas, dentre as quais os serviços sociais e de saúde, a administração pública, as atividades recreativas, esportivas e culturais, a pesquisa e desenvolvimento, o ensino. Costumam trabalhar em fundações, instituições de pesquisa, universidades e organizações não- governamentais (ONGs), empresas ou instituições federais, estaduais e municipais de planejamento e estatística, como assalariados registrados, estatutários e também como autônomos, prestando serviços. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes compostas por profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2035-20
As ocupações requerem, para o seu exercício, no mínimo o curso universitário completo e mestrado ou cursos de especialização nas áreas de conhecimento abrangidas nesta família, quais sejam: Filosofia, História, Psicologia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Ciências políticas, Educação, Economia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da informação, Comunicação, Demografia, Direito, Museologia, Planejamento urbano e regional, Serviço social e turismo. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública. De uma forma geral, considera-se que os titulares das ocupações devam ter desenvolvido suas atividades durante, pelo menos, três a quatro anos, sob supervisão de outros pesquisadores.
Atividades exercidas por um Pesquisador em história CBO 2035-20
Um Pesquisador em história (ou sinônimo) deve identificar aspectos éticos e legais para viabilização da pesquisa, analisar dados e informações de fontes primárias e secundárias, elaborar relatórios de pesquisa, orçar custos de pesquisa, analisar impactos da pesquisa para sociedade, realizar entrevistas, selecionar equipe de trabalho, desenvolver expressão oral, sistematizar dados e informações, planejar avaliação de andamento da pesquisa, evidenciar sensibilidade social, restituir resultados aos sujeitos pesquisados, definir forma de divulgação de resultado de pesquisa, desenvolver capacidade de análise crítica, formular hipóteses, demonstrar capacidade de reflexão, especificar referencial teórico, realizar observação participante, desenvolver expressão escrita, elaborar instrumento de acesso a acervo, supervisionar cumprimento de atividades de pesquisa, elaborar questionários e roteiros, coletar informações de fontes secundárias, especificar resultados esperados de pesquisa, revisar bibliografia, pré-testar instrumentos e procedimentos para obtenção de dados primários, fornecer subsídios para formulação de políticas públicas, realizar procedimentos de crítica e validação de dados coletados, especificar objetivos de pesquisa, emitir parecer sobre trabalhos científiicos, demonstrar alteridade, especificar metodologia de pesquisa, elaborar trabalhos científicos, formular teorias, formatar projeto de pesquisa, apresentar resultados de pesquisa em encontros e seminários, justificar relevância da pesquisa, coletar depoimentos, definir recursos humanos e materiais, definir cronograma físico e financeiro, organizar acervos, compatibilizar necessidades materiais aos recursos financeiros, coletar dados e informações de fontes primárias, avaliar andamento de pesquisas, classificar dados e informações, cotejar hipóteses e resultados de pesquisa, definir amostra, formular problemática de pesquisa, promover interdisciplinaridade, selecionar dados e informações, identificar fontes de financiamento de pesquisa, elaborar instrumentos para obtenção de dados primários, trabalhar em equipe, supervisionar trabalho de campo, definir metas de pesquisa, determinar procedimentos para obtenção de dados primários, elaborar boletim informativo, solicitar compra de materiais, contratação de pessoal e de serviços, organizar dados e informações, definir atividades de trabalho, captar recursos financeiros, dirigir dinâmicas de grupo, treinar equipe de trabalho, participar de grupos de estudos e discussão, desenvolver métodos e procedimentos de pesquisa, apresentar resultados de pesquisa em meios de comunicação, demonstrar criatividade.