CBO 2035-20 - Pesquisador em história
Entenda o que fazem os pesquisadores das ciências sociais e humanas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Pesquisador em história e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Pesquisador em história
Elabora projetos e desenvolve pesquisas em história, contribuindo com construção, ampliação e revisão dos conhecimentos, por meio de novos estudos, análises críticas ou reinterpretação de acontecimentos. Coordena atividades de pesquisa, administrando recursos e supervisionando equipes. Desenvolve e mantém acervos - de documentos, objetos, gravações de testemunhos orais, entre outros - e bancos de dados, obtidos de fontes primárias e secundárias, para tratamento e análise. Elabora relatórios. Divulga resultados das pesquisas em publicações e em eventos técnico-científicos. Atua na preservação de patrimônio histórico. Participa de grupos de discussão para compreensão do passado e análise de seu impacto na sociedade atual. Atua em programas de ensino de história. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Coordena atividades de pesquisa em história, estabelecendo os recursos necessários. Recruta e seleciona pessoal. Supervisiona equipe, avalia seu desempenho e ministra treinamentos. Orça custos do projeto. Capta e administra recursos financeiros. Define os recursos tecnológicos para realização da pesquisa, tais como “softwares” e ferramentas digitais de representação de espaços geográficos, acesso a fontes digitalizadas de arquivo, entre outros.
Organiza a coleta de dados e informações de fontes primárias e secundárias.
Elabora instrumentos de pesquisa – tais como roteiro de entrevistas, questionários, entre outros - para levantamento de dados de fontes primárias. Supervisiona a coleta de dados, orientando entrevista de pessoas que vivenciaram eventos históricos, coordenando dinâmicas de grupos com moradores de um local, em época específica, entre outras atividades de pesquisa.
Consulta fontes secundárias de dados históricos - como registros judiciais, arquivos de notícias e fotografias, série histórica de dados de censo demográfico, diários de viajantes a diferentes regiões, entre outros – relacionados ao tema da pesquisa. Pode levantar, em instituições, dados sobre os costumes de um grupo social em um período histórico específico.
Organiza os dados coletados, verificando sua autenticidade e examinando sua importância e seu significado para a pesquisa. Seleciona e classifica objetos, manuscritos e outros materiais coletados. Procede ao processamento e sistematização de dados.
Realiza análise das informações e elabora relatório com as conclusões da pesquisa. Coteja hipóteses preestabelecidas e resultados da pesquisa.
Divulga descobertas e novos conhecimentos em publicações e em eventos técnico-científicos. Utiliza meios de comunicação e plataformas de compartilhamento de vídeo “on-line” para disseminar informações históricas. Comunica resultados às pessoas que forneceram informações na etapa de coleta de dados da pesquisa.
Participa de grupos de discussão com representantes de órgãos governamentais sobre os resultados de pesquisa histórica, para compreensão de problemas atuais da sociedade. Fornece subsídios para formulação de políticas públicas.
Participa de equipes interdisciplinares, realizando investigações articuladas a partir de temas transversais.
Pode participar de pesquisas para identificação, conservação e reconstrução de edificações e materiais históricos.
Atua na preservação de patrimônio histórico em instituições – como museus, bibliotecas, centros de pesquisa, entre outras – públicas e privadas e estuda formas de ampliar o acervo, por meio da recuperação de novos itens, tais como documentos, objetos e vídeos ou áudios (inclusive mídia eletrônica) com informações adicionais ou complementares. Contribui com “tours” virtuais a museus, selecionando informações mais importantes – do ponto de vista histórico - sobre o acervo. Participa na montagem de exposições de arte histórica, indicando itens a serem exibidos e verificando a precisão das informações sobre o acervo.
Avalia projetos de pesquisa histórica e emite pareceres técnicos sobre trabalhos científicos submetidos à publicação.
Pode contribuir para desenvolvimento de novos métodos e criação de novos procedimentos de pesquisa.
Realiza atividades acadêmicas. Forma pessoas na área de história, selecionando público-alvo, preparando recursos didáticos, ministrando cursos, e realizando palestras.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA EM HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SOFTWARES E APLICATIVOS PARA PESQUISA | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | TEORIA ECONÔMICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA GERAL DA INFORMAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | ARQUIVOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUIVOLOGIA) ARQUIVOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO) COLETA, TRATAMENTO E ANÁLISE DE DADOS E INFORMAÇÕES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO) ORGANIZAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MUSEOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MUSEOLOGIA) MUSEOLOGIA HISTÓRICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SERVIÇO SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL) HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | TEORIA SOCIOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ARQUEOLOGIA | ARQUEOLOGIA HISTÓRICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ARQUEOLOGIA | ARQUEOLOGIA HISTÓRICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DA AMÉRICA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DA AMÉRICA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA LATINO-AMERICANA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA REGIONAL DO BRASIL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS) HISTÓRIA DA CIÊNCIA, DA TÉCNICA E DO TRABALHO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) A ECONOMIA NAS SOCIEDADES PRÉ-MODERNAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) A ESCOLA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) A FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO: PROJETOS, POLÍTICAS E TENSÕES (1822-1889) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) A REVOLUÇÃO RUSSA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) CULTURA MATERIAL E VISUAL, HISTORIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) ESCRAVIDÃO E HISTÓRIA ATLÂNTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) ESPAÇO DOMÉSTICO E SOCIEDADE NA PERSPECTIVA DA CULTURA MATERIAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) FOTOGRAFIAS EM ACERVOS MUSEOLÓGICOS HISTÓRICOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA COM ÊNFASE EM ÁSIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA RÚSSIA/URSS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA ÁFRICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E TÉCNICAS NO BRASIL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E SOCIEDADES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS IDEIAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E OS ENCONTROS CULTURAIS ENTRE EUROPA E AMÉRICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DO COTIDIANO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS E DAS RELAÇÕES SOCIAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA E FONTES VISUAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA E LIBERALISMO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA IBÉRICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA POLÍTICA, ECONÔMICA E SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA, CULTURA E PODER | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO BRASIL: CONCEITOS, POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) GEOGRAFIA HUMANA, GERAL E DO BRASIL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PAPÉIS E ESTRUTURAS SOCIAIS, INDIVÍDUO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) INTERPRETAÇÃO E ELABORAÇÃO DE TEXTOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA DA HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam em uma grande gama de atividades econômicas, dentre as quais os serviços sociais e de saúde, a administração pública, as atividades recreativas, esportivas e culturais, a pesquisa e desenvolvimento, o ensino. Costumam trabalhar em fundações, instituições de pesquisa, universidades e organizações não- governamentais (ONGs), empresas ou instituições federais, estaduais e municipais de planejamento e estatística, como assalariados registrados, estatutários e também como autônomos, prestando serviços. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes compostas por profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento.Exigências do mercado de trabalho
As ocupações requerem, para o seu exercício, no mínimo o curso universitário completo e mestrado ou cursos de especialização nas áreas de conhecimento abrangidas nesta família, quais sejam: Filosofia, História, Psicologia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Ciências políticas, Educação, Economia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da informação, Comunicação, Demografia, Direito, Museologia, Planejamento urbano e regional, Serviço social e turismo. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública. De uma forma geral, considera-se que os titulares das ocupações devam ter desenvolvido suas atividades durante, pelo menos, três a quatro anos, sob supervisão de outros pesquisadores.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- coletar dados e informações de ciências humanas e sociais;
- planejar atividades de pesquisa sobre relações humanas e sociais;
- formular objeto de estudo e pesquisa sobre relações humanas e sociais;
- coordenar atividades de pesquisa;
- proceder ao tratamento, análise de dados e informações de pesquisa em ciências humanas e sociais;
- disseminar resultados de pesquisa;
- demonstrar competências pessoais;
- identificar aspectos éticos e legais para viabilização da pesquisa;
- selecionar dados e informações;
- especificar metodologia de pesquisa;
- elaborar instrumentos para obtenção de dados primários;
- compatibilizar necessidades materiais aos recursos financeiros;
- determinar procedimentos para obtenção de dados primários;
- demonstrar alteridade;
- analisar dados e informações de fontes primárias e secundárias;
- organizar acervos;
- classificar dados e informações;
- coletar depoimentos;
- supervisionar trabalho de campo;
- demonstrar criatividade;
- desenvolver expressão oral;
- organizar dados e informações;
- sistematizar dados e informações;
- especificar resultados esperados de pesquisa;
- apresentar resultados de pesquisa em meios de comunicação;
- especificar referencial teórico;
- coletar informações de fontes secundárias;
- definir forma de divulgação de resultado de pesquisa;
- desenvolver métodos e procedimentos de pesquisa;
- promover interdisciplinaridade;
- solicitar compra de materiais, contratação de pessoal e de serviços;
- supervisionar cumprimento de atividades de pesquisa;
- elaborar boletim informativo;
- revisar bibliografia;
- fornecer subsídios para formulação de políticas públicas;
- realizar entrevistas;
- participar de grupos de estudos e discussão;
- justificar relevância da pesquisa;
- identificar fontes de financiamento de pesquisa;
- pré-testar instrumentos e procedimentos para obtenção de dados primários;
- dirigir dinâmicas de grupo;
- formular hipóteses;
- definir metas de pesquisa;
- definir atividades de trabalho;
- captar recursos financeiros;
- realizar procedimentos de crítica e validação de dados coletados;
- cotejar hipóteses e resultados de pesquisa;
- formular problemática de pesquisa;
- trabalhar em equipe;
- formatar projeto de pesquisa;
- desenvolver expressão escrita;
- treinar equipe de trabalho;
- desenvolver capacidade de análise crítica;
- planejar avaliação de andamento da pesquisa;
- definir recursos humanos e materiais;
- elaborar relatórios de pesquisa;
- especificar objetivos de pesquisa;
- demonstrar capacidade de reflexão;
- analisar impactos da pesquisa para sociedade;
- realizar observação participante;
- elaborar instrumento de acesso a acervo;
- selecionar equipe de trabalho;
- coletar dados e informações de fontes primárias;
- formular teorias;
- emitir parecer sobre trabalhos científiicos;
- restituir resultados aos sujeitos pesquisados;
- avaliar andamento de pesquisas;
- elaborar questionários e roteiros;
- elaborar trabalhos científicos;
- evidenciar sensibilidade social;
- definir cronograma físico e financeiro;
- orçar custos de pesquisa;
- definir amostra;
- apresentar resultados de pesquisa em encontros e seminários;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2035-20
CBO 2035-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisador em história que pertence ao grupo dos pesquisadores das ciências sociais e humanas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Pesquisadores e profissionais policientíficos
-
-
- Pesquisadores
-
-
-
-
- Pesquisadores das ciências sociais e humanas
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2035-20 - Pesquisadores das ciências sociais e humanas
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 203520 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 203520 em todos os estados e cidades do Brasil.