CBO 9911-15 - Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos conservadores de vias permanentes (trilhos)

O profissional no cargo de Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) CBO 9911-15 opera máquinas especiais em atividades de conservação e manutenção de vias permanentes, movimentando materiais diversos, executando a correção da geometria da via, efetuando a substituição de lastro contaminado por lastro tratado, e realizando esmerilhamento para ações preventivas e corretivas em trilhos Elabora relatório sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.

Providencia manutenção de máquinas e equipamentos Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 9911-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de conservadores de vias permanentes (trilhos) que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9911-15

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
      • Outros trabalhadores da conservação e manutenção (exceto trabalhadores elementares).
        • Conservadores de vias permanentes (trilhos).

O que faz um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos)

O Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) CBO 9911-15 prepara-se para operação de máquinas especiais, verificando a programação de atividades de conservação e manutenção de via permanente e definindo prioridades Movimenta, com máquinas, materiais diversos – como britas, dormentes e trilhos - para realização de serviços de reparação dos componentes da via.

Executa a correção da geometria da via por meio de máquinas e equipamentos, analisando informações topográficas e geométricas e estabelecendo o limite de nivelamento e alinhamento.

Prepara a máquina, alimentando-a com dados geométricos Corrige alinhamento, nivelamento longitudinal e desnível transversal dos trilhos, monitorando instrumentos de correção da via.

Realiza ciclo de socaria do lastro, garantindo uma camada de apoio estável aos dormentes Instala máquina de desguarnecimento na via e monitora seu painel de controle, determinando a profundidade de corte da máquina, para remover lastro contaminado e recolocar lastro tratado.

Prepara a execução de esmerilhamento de trilhos, medindo o desgaste ondulatório de trilhos e definindo o método para realização do serviço.

Opera esmerilhadeira para ação preventiva e corretiva em trilhos, controlando a velocidade do trabalho, regulando e monitorando os ângulos e a pressão dos motores de esmerilhamento Avalia qualidade do esmerilhamento do trilho e anota detalhes do serviço executado.

Elabora relatório prestando informações sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.

Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Examina as condições gerais de equipamentos e máquinas especiais, troca peças danificadas e solicita serviço de manutenção, para solucionar problemas de funcionamento Encaminha equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho para aferição, auxiliando os técnicos na realização do serviço.

Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e respeitando os limites de velocidade da via Aplica procedimentos de segurança, mapeando áreas de risco, definindo riscos em potencial, sinalizando e isolando áreas Interdita linha em casos de emergência.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 9911-15 deve trabalhar com segurança, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, inspecionar vias, desguarnecer lastro, comunicar-se, realizar soldagem aluminotérmica, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, esmerilhar trilhos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9911-15

Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) CBO 9911-15

Um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) (ou sinônimo) deve varrer lastro, checar água de irrigação - máquina esmerilhadora e extintores, mapear áreas de risco, injetar produtos químicos nos dormentes, auxiliar técnicos na aferição de máquinas, descarregar britas e dormentes, peneirar brita para remoção de detritos, posicionar carro esmerilhador na via, corrigir desnível transversal dos trilhos, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, regular pressão dos motores de esmerilhamento, aplicar procedimentos de segurança, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, respeitar limites de velocidade da via, monitorar o painel de controle da máquina desguarnecedora, atentar para as normas de segurança, medir desgaste ondulatório de trilhos, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, operar veículo de inspeção geométrica da via, instalar máquina de desguarnecimento na via, usar equipamentos de segurança individual, controlar a velocidade de trabalho - do esmerilhamento, determinar profundidade de corte da máquina desguarnecedora, remover equipamentos a oficina, demonstrar responsabilidade, monitorar pressão e ângulos dos motores de esmerilhamento, isolar áreas, examinar o estado do trilho, encaminhar veículo para manutenção, operar esmerilhadeira para ação corretiva e ou preventiva em trilhos, demonstrar iniciativa, deslocar-se a pé pela via, avaliar qualidade do esmerilhamento do trilho, avaliar local de depósito do rejeito, inteirar-se do trabalho a ser realizado, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, confirmar liberação de via para manutenção, anotar detalhes do serviço executado, sinalizar vias, corrigir alinhamento, examinar condições das ferramentas, analisar informações topográficas e geométricas da via, comunicar ocorrências, demonstrar senso de ética, trabalhar em equipe, reforçar a marcação de parâmetros na via, checar equipamento - check list, monitorar instrumentos de correção de via, demonstrar bom senso, relacionar pendências do equipamento, examinar condições gerais do veículo, trocar peças danificadas, remover lastro contaminado, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, preparar a máquina, recolher objetos estranhos da via, ajustar dados da máquina, pedir autorização para interdição de linha, definir riscos em potencial, alimentar a máquina com dados geométricos, classificar nível de falhas, definir prioridades, estabelecer limite de nivelamento e alinhamento da via, corrigir nivelamento longitudinal, conduzir trem esmerilhador até local de trabalho, carregar materiais diversos, participar da elaboração da programação de trabalho, lavar vias, regular ângulos dos motores de esmerilhamento, descarregar trilhos, reciclar-se, demonstrar capacidade de concentração, definir método de esmerilhamento, interditar linha em situação de emergência, analisar programação de inspeção, regularizar lastro, trocar informações com outras áreas, socar lastro, recolocar lastro tratado.

Cargos e salários CBO 9911-15 - Conservadores de vias permanentes (trilhos)

Salário Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)

Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.063 e 3.568 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.967 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-15.
Salário Operador de Maquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (Trilhos)

Operador de Maquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (Trilhos): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Maquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (Trilhos) CBO 9911-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.063 e 3.568 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.967 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-15.
Salário Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)

Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.063 e 3.568 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.967 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-15.
Salário Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)

Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos): Espírito Santo

O profissional no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 2.969 e 4.647 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 346 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-15.