CBO 9911-10 - Inspetor de via permanente (trilhos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos conservadores de vias permanentes (trilhos)
O profissional no cargo de Inspetor de via permanente (trilhos) CBO 9911-10 inspeciona serviços de conservação e manutenção de vias permanentes, verificando o estado das edificações, examinando as condições de conservação dos trilhos, observando os parâmetros técnicos dos aparelhos de mudança de vias (AMV), identificando a condição do isolador do tramo (linha energizada), e averiguando a limpeza da via permanente Elabora relatório das falhas detectadas durante a inspeção e da avaliação dos trabalhos executados.
Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 9911-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de conservadores de vias permanentes (trilhos) que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Inspetor de via permanente (trilhos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9911-10
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Conservadores de vias permanentes (trilhos).
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
O que faz um Inspetor de via permanente (trilhos)
O Inspetor de via permanente (trilhos) CBO 9911-10 planeja o trabalho a ser realizado, elaborando a programação de inspeção e definindo prioridades Realiza a inspeção, percorrendo a via permanente e anotando detalhes do serviço executado.
Vistoria iluminação, verifica o estado das edificações – tais como túneis, viadutos, muros e passarelas, e examina o sistema de drenagem da via.
Inspeciona os trilhos, observando o seu estado de conservação, medindo seu desgaste ondulatório, levantando dados de seus desgastes vertical e lateral, verificando o funcionamento das caixas de lubrificação, e analisando trincas, cavidades e fixação Analisa resultados de ensaios com líquidos penetrantes ou ensaios de ultrassom, para detectar possíveis descontinuidades superficiais em trilhos, após realização de soldagem aluminotérmica.
Examina os aparelhos de mudança de vias (AMV), observando seus componentes e seus parâmetros técnicos Inspeciona o isolador do tramo (linha energizada), identificando suas trincas.
Verifica a limpeza da via permanente.
Elabora relatório das falhas detectadas durante a inspeção e da avaliação dos trabalhos executados, para a área técnica Troca informações com outras áreas, encaminhando detalhamento das horas de trabalho e das atividades desenvolvidas pela equipe.
Comunica-se com o centro de controle operacional, confirmando a liberação da via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha.
Define o destino dos resíduos retirados da via permanente, observando as normas ambientais Avalia o local de depósito do rejeito Examina as condições das ferramentas utilizadas pela equipe e encaminha equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho para aferição.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual Mapeia as áreas de risco, isolando-as e definindo os riscos em potencial Aplica procedimentos de segurança, sinalizando as vias e interditando a linha em casos de emergência.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 9911-10 deve providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, demonstrar competências pessoais, inspecionar vias, comunicar-se, desguarnecer lastro, esmerilhar trilhos, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, trabalhar com segurança, realizar soldagem aluminotérmica.
Condições de trabalho dessas profissões
Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9911-10
Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.
Atividades exercidas por um Inspetor de via permanente (trilhos) CBO 9911-10
Um Inspetor de via permanente (trilhos) (ou sinônimo) deve classificar nível de falhas, definir riscos em potencial, anotar detalhes do serviço executado, vistoriar iluminação, examinar condições das ferramentas, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, demonstrar senso de ética, usar equipamentos de segurança individual, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, demonstrar bom senso, definir prioridades, levantar dados de desgaste vertical e lateral de trilhos, examinar o estado do trilho, deslocar-se a pé pela via, inteirar-se do trabalho a ser realizado, isolar áreas, participar da elaboração da programação de trabalho, trabalhar em equipe, interditar linha em situação de emergência, comunicar ocorrências, verificar edificações - túneis, viadutos, muros, passarelas etc..., trocar informações com outras áreas, verificar trincas, cavidades e fixação dos trilhos, verificar funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos, dar destino aos resíduos extraídos, avaliar local de depósito do rejeito, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, realizar ensaios com líquidos penetrantes, atentar para as normas de segurança, pedir autorização para interdição de linha, demonstrar responsabilidade, conferir juntas, demonstrar iniciativa, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, reciclar-se, verificar parâmetros técnicos de amv, recolher objetos estranhos da via, inspecionar vias conforme normas de segurança, aplicar procedimentos de segurança, analisar programação de inspeção, identificar trincas no isolador do tramo - linha energizada, avaliar qualidade do esmerilhamento do trilho, inspecionar sistema de drenagem da via, mapear áreas de risco, inspecionar tramo - linha energizada, inspecionar materiais recuperados, limpar placas deslizantes, verificar componentes de amv, medir desgaste ondulatório de trilhos, demonstrar capacidade de concentração, confirmar liberação de via para manutenção, sinalizar vias.