CBO 9911-10 - Inspetor de via permanente (trilhos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos conservadores de vias permanentes (trilhos)

O profissional no cargo de Inspetor de via permanente (trilhos) CBO 9911-10 inspeciona serviços de conservação e manutenção de vias permanentes, verificando o estado das edificações, examinando as condições de conservação dos trilhos, observando os parâmetros técnicos dos aparelhos de mudança de vias (AMV), identificando a condição do isolador do tramo (linha energizada), e averiguando a limpeza da via permanente Elabora relatório das falhas detectadas durante a inspeção e da avaliação dos trabalhos executados.

Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 9911-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de conservadores de vias permanentes (trilhos) que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Inspetor de via permanente (trilhos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9911-10

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Conservadores de vias permanentes (trilhos).
      • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.

O que faz um Inspetor de via permanente (trilhos)

O Inspetor de via permanente (trilhos) CBO 9911-10 planeja o trabalho a ser realizado, elaborando a programação de inspeção e definindo prioridades Realiza a inspeção, percorrendo a via permanente e anotando detalhes do serviço executado.

Vistoria iluminação, verifica o estado das edificações – tais como túneis, viadutos, muros e passarelas, e examina o sistema de drenagem da via.

Inspeciona os trilhos, observando o seu estado de conservação, medindo seu desgaste ondulatório, levantando dados de seus desgastes vertical e lateral, verificando o funcionamento das caixas de lubrificação, e analisando trincas, cavidades e fixação Analisa resultados de ensaios com líquidos penetrantes ou ensaios de ultrassom, para detectar possíveis descontinuidades superficiais em trilhos, após realização de soldagem aluminotérmica.

Examina os aparelhos de mudança de vias (AMV), observando seus componentes e seus parâmetros técnicos Inspeciona o isolador do tramo (linha energizada), identificando suas trincas.

Verifica a limpeza da via permanente.

Elabora relatório das falhas detectadas durante a inspeção e da avaliação dos trabalhos executados, para a área técnica Troca informações com outras áreas, encaminhando detalhamento das horas de trabalho e das atividades desenvolvidas pela equipe.

Comunica-se com o centro de controle operacional, confirmando a liberação da via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha.

Define o destino dos resíduos retirados da via permanente, observando as normas ambientais Avalia o local de depósito do rejeito Examina as condições das ferramentas utilizadas pela equipe e encaminha equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho para aferição.

Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual Mapeia as áreas de risco, isolando-as e definindo os riscos em potencial Aplica procedimentos de segurança, sinalizando as vias e interditando a linha em casos de emergência.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 9911-10 deve demonstrar competências pessoais, desguarnecer lastro, trabalhar com segurança, realizar soldagem aluminotérmica, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, inspecionar vias, comunicar-se, esmerilhar trilhos.

Condições de trabalho dessas profissões

Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9911-10

Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Inspetor de via permanente (trilhos) CBO 9911-10

Um Inspetor de via permanente (trilhos) (ou sinônimo) deve participar da elaboração da programação de trabalho, demonstrar responsabilidade, classificar nível de falhas, aplicar procedimentos de segurança, inspecionar materiais recuperados, trocar informações com outras áreas, verificar componentes de amv, inspecionar sistema de drenagem da via, reciclar-se, interditar linha em situação de emergência, definir prioridades, demonstrar bom senso, trabalhar em equipe, confirmar liberação de via para manutenção, inteirar-se do trabalho a ser realizado, realizar ensaios com líquidos penetrantes, atentar para as normas de segurança, usar equipamentos de segurança individual, limpar placas deslizantes, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, deslocar-se a pé pela via, analisar programação de inspeção, inspecionar vias conforme normas de segurança, avaliar qualidade do esmerilhamento do trilho, examinar o estado do trilho, demonstrar capacidade de concentração, levantar dados de desgaste vertical e lateral de trilhos, mapear áreas de risco, recolher objetos estranhos da via, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, sinalizar vias, demonstrar iniciativa, verificar edificações - túneis, viadutos, muros, passarelas etc..., avaliar local de depósito do rejeito, verificar parâmetros técnicos de amv, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, identificar trincas no isolador do tramo - linha energizada, conferir juntas, isolar áreas, inspecionar tramo - linha energizada, verificar trincas, cavidades e fixação dos trilhos, definir riscos em potencial, pedir autorização para interdição de linha, vistoriar iluminação, dar destino aos resíduos extraídos, anotar detalhes do serviço executado, verificar funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, comunicar ocorrências, demonstrar senso de ética, examinar condições das ferramentas, medir desgaste ondulatório de trilhos.

Cargos e salários CBO 9911-10 - Conservadores de vias permanentes (trilhos)

Salário Inspetor de Via Permanente (Trilhos)

Inspetor de Via Permanente (Trilhos): Brasil

  • 20
  • Brasil
  • 3.274 - 6.704
  • 42h
O profissional no cargo de Inspetor de Via Permanente (Trilhos) CBO 9911-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.274 e 6.704 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 20 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-10.