CBO 9911-10 - Conservadores de vias permanentes (trilhos) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 9911-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de conservadores de vias permanentes (trilhos) que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação e manutenção (exceto trabalhadores elementares), segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9911-10
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
- Outros trabalhadores da conservação e manutenção (exceto trabalhadores elementares).
- Conservadores de vias permanentes (trilhos).
Descrição dos cargos da categoria Conservadores de vias permanentes (trilhos)
Os Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-10 reparam componentes de superestrutura e infra-estrutura das vias. Corrigem geometria das vias por meio de equipamentos, analisando informações topográficas e geométricas, preparando e ajustando máquinas e corrigindo desníveis. Esmerilham trilhos, desguarnecem lastros, removendo os que estiverem contaminados e recolocando aqueles que estiverem tratados. Realizam soldagem aluminotérmica, examinando, cortando, nivelando, alinhando, soldando e esmerilhando trilhos. Inspecionam vias e providenciam manutenção de máquinas e equipamentos. Desenvolvem as atividades comunicando-se com outras áreas e com o centro de controle operacional e trabalham seguindo normas de segurança, qualidade e proteção ao meio ambiente.
Condições de trabalho
Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.
Funções dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-10
Conservadores de vias permanentes (trilhos) devem:
Atividades dos cargos CBO 9911-10
Entre as principais atribuições dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-10 estão as de:
- mapear áreas de risco;
- recolher objetos estranhos da via;
- encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho;
- inspecionar vias conforme normas de segurança;
- isolar áreas;
- vistoriar iluminação;
- trocar informações com outras áreas;
- examinar o estado do trilho;
- inteirar-se do trabalho a ser realizado;
- interditar linha em situação de emergência;
- trabalhar em equipe;
- relatar falhas detectadas no ato de inspeção;
- atentar para as normas de segurança;
- avaliar qualidade do esmerilhamento do trilho;
- definir prioridades;
- limpar placas deslizantes;
- levantar dados de desgaste vertical e lateral de trilhos;
- comunicar ocorrências;
- demonstrar bom senso;
- identificar trincas no isolador do tramo (linha energizada);
- confirmar liberação de via para manutenção;
- verificar parâmetros técnicos de amv;
- verificar funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos;
- dar destino aos resíduos extraídos;
- relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe;
- pedir autorização para interdição de linha;
- aplicar procedimentos de segurança;
- participar da elaboração da programação de trabalho;
- verificar componentes de amv;
- inspecionar tramo (linha energizada);
- reciclar-se;
- anotar detalhes do serviço executado;
- deslocar-se a pé pela via;
- verificar edificações (túneis, viadutos, muros, passarelas etc...);
- realizar ensaios com líquidos penetrantes;
- analisar programação de inspeção;
- demonstrar responsabilidade;
- sinalizar vias;
- avaliar local de depósito do rejeito;
- usar equipamentos de segurança individual;
- demonstrar senso de ética;
- classificar nível de falhas;
- demonstrar iniciativa;
- inspecionar materiais recuperados;
- medir desgaste ondulatório de trilhos;
- definir riscos em potencial;
- verificar trincas, cavidades e fixação dos trilhos;
- demonstrar capacidade de concentração;
- examinar condições das ferramentas;
- comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço;
- inspecionar sistema de drenagem da via;
- conferir juntas;