CBO 9911-05 - Conservador de via permanente (trilhos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos conservadores de vias permanentes (trilhos)
O profissional no cargo de Conservador de via permanente (trilhos) CBO 9911-05 executa atividades de conservação e manutenção de via permanente, percorrendo o local para inteirar-se do trabalho a ser realizado, reparando e substituindo trilhos e outros componentes da via, e fazendo a limpeza da área Comunica-se com o centro de controle operacional, confirmando liberação de via para realização dos serviços.
Realiza a conservação de máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 9911-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de conservadores de vias permanentes (trilhos) que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Conservador de via permanente (trilhos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9911-05
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Conservadores de vias permanentes (trilhos).
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
O que faz um Conservador de via permanente (trilhos)
O Conservador de via permanente (trilhos) CBO 9911-05 prepara-se para a execução de atividades de conservação e manutenção de via permanente, analisando a programação de atividades e deslocando-se para a via Inteira-se do trabalho a ser realizado, verificando trincas, cavidades e fixação dos trilhos, conferindo o sistema de drenagem da via, examinando os componentes dos aparelhos de mudança de vias (AMV), e observando o funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos.
Executa a reparação de componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, corrigindo bitola, esmerilhando os componentes do aparelho de mudança de vias (AMV), dos trilhos e das juntas, recompondo lastro, esmerilhando rebarbas e cavidades, nivelando linha, e aliviando tensão térmica dos trilhos.
Realiza a substituição de componentes da via, descarregando materiais diversos Troca trilhos, dormentes e lastros.
Preenche com britas os vãos entre os novos dormentes Substitui a fixação de trilhos e os componentes do aparelho de mudança de vias (AMV).
Remove lastro contaminado e recoloca lastro tratado.
Faz a limpeza da via, lavando-a Poda árvores e roça o leito da via.
Peneira brita para remoção de detritos.
Limpa placas deslizantes e recolhe objetos estranhos da via Retira e ensaca animais mortos, detritos, troncos, galhos e folhas Preenche formulários, informando as atividades desenvolvidas, as horas de trabalho cumpridas e as ocorrências.
Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Realiza a conservação de máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados, examinando suas condições de funcionamento e fazendo sua limpeza Encaminha máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho para aferição.
Solicita serviço de manutenção de máquinas e equipamentos, relacionando os problemas detectados durante o funcionamento Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual.
Aplica procedimentos de segurança, sinalizando e isolando área de trabalho na via, interditando linha em caso de emergência, e removendo animais da via.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9911-05 deve providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, desguarnecer lastro, realizar soldagem aluminotérmica, esmerilhar trilhos, inspecionar vias, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9911-05
Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.
Atividades exercidas por um Conservador de via permanente (trilhos) CBO 9911-05
Um Conservador de via permanente (trilhos) (ou sinônimo) deve carregar materiais diversos, examinar condições das ferramentas, trocar informações com outras áreas, recolher objetos estranhos da via, substituir componentes do amv - aparelho de movimentação de via, limpar placas deslizantes, substituir parafusos, furar trilhos, verificar funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos, substituir trilhos, verificar componentes de amv, esmerilhar manualmente rebarbas e cavidades, anotar detalhes do serviço executado, comunicar ocorrências, pulverizar produtos químicos na via - capina química, inspecionar materiais recuperados, isolar áreas, corrigir bitola, deslocar-se a pé pela via, conferir juntas, remover lastro contaminado, inspecionar sistema de drenagem da via, inspecionar vias conforme normas de segurança, demonstrar responsabilidade, pedir autorização para interdição de linha, socar lastro manualmente, demonstrar bom senso, demonstrar senso de ética, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, verificar trincas, cavidades e fixação dos trilhos, recolocar lastro tratado, lavar vias, sinalizar vias, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, confirmar liberação de via para manutenção, demonstrar capacidade de concentração, preencher com britas vãos entre dormentes, substituir fixação de trilhos, varrer lastro, usar equipamentos de segurança individual, descarregar britas e dormentes, podar árvores, reciclar-se, nivelar linha manualmente, atentar para as normas de segurança, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, substituir dormentes, remover animais da via, examinar o estado do trilho, furar dormentes, recompor lastro manualmente, substituir lastros, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, injetar produtos químicos nos dormentes, demonstrar iniciativa, roçar leito da via, cortar trilho, relacionar pendências do equipamento, aliviar tensão térmica dos trilhos, peneirar brita para remoção de detritos, classificar nível de falhas, descarregar trilhos, trabalhar em equipe, inteirar-se do trabalho a ser realizado, interditar linha em situação de emergência, aplicar procedimentos de segurança, analisar programação de inspeção, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas.