CBO 9913-15 - Pintor de veículos (reparação) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos reparadores de carrocerias de veículos

O profissional no cargo de Pintor de veículos (reparação) CBO 9913-15 executa pintura automotiva, utilizando pistola, equipamentos e apetrechos de pintura, durante o processo de reparação ou manutenção de veículos automotores Atua de acordo com sistemas de gestão da qualidade.

Realiza a manutenção de primeiro nível de equipamentos, máquinas, ferramentas e apetrechos de trabalho Pode participar da elaboração de pré-orçamento de serviços Elabora documentação relacionada às atividades.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 9913-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de reparadores de carrocerias de veículos que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Pintor de veículos (reparação), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Reparadores de carrocerias de veículos CBO 9913-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9913-15

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Reparadores de carrocerias de veículos.
      • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.

O que faz um Pintor de veículos (reparação)

O Pintor de veículos (reparação) CBO 9913-15 prepara as atividades, providenciando materiais, equipamentos, ferramentas e apetrechos necessários para cada tarefa Seleciona os equipamentos de segurança adequados para cada atividade.

Seleciona a tinta, de acordo com os requisitos do trabalho.

Utiliza tintas e vernizes a base de água, aplicando os procedimentos adequados, a fim de preservar as vantagens desses produtos, no que se refere à proteção do meio ambiente Combina as cores das tintas, seguindo tabelas de cores especificadas.

Mistura tintas para corresponder às especificações de cor ou cores originais dos veículos, usando apetrechos e equipamentos de mistura Verifica a consistência da tinta, usando medidor de viscosidade.

Seleciona o sistema de pistola de pulverização correto para o material a ser aplicado.

Abastece a pistola de pintura com primer, tinta ou verniz Confere tipo e modelo das peças utilizadas nos trabalhos de preparação da lataria do carro, tendo em vista os serviços de pintura.

Prepara as peças para os serviços de pintura, lavando-as com água e sabão neutro ou outro produto para retirada de gordura, removendo acessórios – tais como peças cromadas e espelhos, e cobrindo as partes que não serão pintadas – como janelas e guarnições – com fita adesiva ou papel para protegê-las da tinta.

Remove graxa, sujidades, tintas ou ferrugem das superfícies a serem pintadas, usando abrasivos, solventes, escovas, maçaricos, tanques de lavagem ou jateadores Lixa as partes a serem pintadas, usando lixadeiras motorizadas Complementa a superfície com massa, quando necessário, e nivela a superfície emassada com lixa específica.

Aplica o produto promotor de aderência e o primer na superfície das peças, para recebimento da pintura Pinta o carro, identificando a cor da tinta e efetuando sua homogeneização Regula a pressão do ar na pistola.

Aplica tinta e/ou verniz com pistola, pulverizando as superfícies preparadas com quantidades específicas do produto Monitora as operações de pintura para identificar falhas – tais como bolhas ou listras – e corrigir suas causas.

Usa pincel para pintar, à mão, áreas que precisam de retoque ou inacessíveis com pistola de pulverização Ajusta controles em fornos infravermelhos, lâmpadas de calor, ventiladores ou unidades de exaustão, para acelerar o processo de secagem de veículos Realiza o acabamento, lixando e aplicando selante nas superfícies devidamente secas do veículo.

Limpa e encera a pintura acabada Retira a proteção de isolamento das partes que não foram pintadas Pode realizar o processo de vitrificação da pintura automotiva, preparando as superfícies pintadas e aplicando o produto específico, para criar a nanocamada de vidro ou camada micrométrica de vidro flexível.

Pode aplicar produtos nanotecnológicos para revestimento cerâmico da pintura automotiva Pode participar da elaboração de pré-orçamento de serviços de reparação veicular – no que se refere aos trabalhos de pintura, examinando a superfície do carro para pintura, identificando e quantificando o trabalho a ser realizado Atua de acordo com sistemas de gestão da qualidade e outras convenções – próprias da empresa e/ou adotadas em processos de certificação definidos por fabricantes ou seguradoras de veículos, na busca da excelência dos serviços realizados.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Realiza a manutenção de primeiro nível dos equipamentos, máquinas, ferramentas e apetrechos de trabalho, limpando-os, executando pequenos reparos e solicitando serviço de manutenção corretiva, quando necessário Verifica a lubrificação de equipamentos e máquinas pneumáticas, no que se refere a vazamento, gotejamento e outras anomalias Elabora documentação técnica e de controle do processo, relacionada às atividades Elimina resíduos perigosos de forma adequada.

Descarta materiais de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC).

Funções do cargo

O funcionário CBO 9913-15 deve preparar a lataria do carro, providenciar materiais, equipamentos, ferramentas e condições necessárias para o serviço, demonstrar competências pessoais, pintar o carro, preparar peças para os serviços de lanternagem e pintura, analisar o carro.

Condições de trabalho dessas profissões

Reparadores de carrocerias de veículos atuam no segmento de vendas, manutenção e reparação de veículos automotores como empregados com carteira assinada. O montador de veículos atua individualmente, o funileiro e o pintor de veículos, em equipe. Todos trabalham sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado durante o dia, em ambiente fechado ou a céu aberto. Em sua rotina de trabalho, o pintor de veículos (reparação) fica exposto a materiais tóxicos e o montador de veículos, à radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9913-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio completo e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas- aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Pintor de veículos (reparação) CBO 9913-15

Um Pintor de veículos (reparação) (ou sinônimo) deve conferir tipo e modelo das peças a serem utilizadas, escolher equipamentos e ferramentas adequadas para cada tarefa, lixar o acabamento para a tinta, regular a pressão do ar na pistola, homogeneizar a tinta, aplicar tinta com a pistola, aplicar o primmer na superfície das peças para recebimento da pintura, demonstrar autodisciplina, demonstrar sensibilidade, identificar o trabalho a ser realizado, limpar a pistola após utilização, proteger as partes que não serão pintadas, lixar as partes a serem pintadas, manter-se concentrado no trabalho, examinar a superfície do carro para pintura, demonstrar criatividade, lavar as peças com água e sabão neutro para retirada de gordura, verificar a lubrificação de equipamentos e máquinas pneumáticas - vazamento e gotejamento, cuidar da higiene pessoal, aplicar verniz com a pistola, nivelar a superfície emassada com lixa específica, demonstrar habilidade manual, abastecer a pistola com o produto - tinta, primmer, vedadores, calafetadores, complementar a superfície com a massa quando necessário, retirar a proteção de isolamento das partes que não foram pintadas, demonstrar senso de organizaçãp, demonstrar paciência, aplicar o promotor de aderência, identificar a cor da tinta, selecionar o equipamento de segurança adequado para cada atividade, participar eventualmente da elaboração de um pré-orçamento.

Cargos e salários CBO 9913-15 - Reparadores de carrocerias de veículos

Salário Pintor de Veículos (Reparação)

Pintor de Veículos (Reparação): Brasil

  • 9.969
  • Brasil
  • 2.075 - 3.874
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Veículos (Reparação) CBO 9913-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.075 e 3.874 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 9.969 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9913-15.
Salário Pintor de Veículos (Reparação) São Paulo

Pintor de Veículos (Reparação): São Paulo, SP

  • 754
  • São Paulo, SP
  • 2.497 - 4.132
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Veículos (Reparação) CBO 9913-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.497 e 4.132 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 754 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9913-15.
Salário Pintor de Veículos (Reparação) Curitiba

Pintor de Veículos (Reparação): Curitiba, PR

  • 201
  • Curitiba, PR
  • 2.255 - 3.773
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Veículos (Reparação) CBO 9913-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.255 e 3.773 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 201 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9913-15.
Salário Pintor de Veículos (Reparação) Fortaleza

Pintor de Veículos (Reparação): Fortaleza, CE

  • 182
  • Fortaleza, CE
  • 1.684 - 2.715
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Veículos (Reparação) CBO 9913-15 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.684 e 2.715 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 182 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9913-15.
Salário Pintor de Veículos (Reparação)

Pintor de Veículos (Reparação): Paraná

  • 924
  • Paraná
  • 2.246 - 3.734
  • 44h
O profissional no cargo de Pintor de Veículos (Reparação) CBO 9913-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.246 e 3.734 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 924 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9913-15.
Salário Pintor de Veículos (Reparação)

Pintor de Veículos (Reparação): Minas Gerais

  • 1.299
  • Minas Gerais
  • 1.833 - 3.092
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Veículos (Reparação) CBO 9913-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.833 e 3.092 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.299 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9913-15.
Salário Pintor de Veículos (Reparação)

Pintor de Veículos (Reparação): São Paulo

  • 2.657
  • São Paulo
  • 2.395 - 4.023
  • 44h
O profissional no cargo de Pintor de Veículos (Reparação) CBO 9913-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.395 e 4.023 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.657 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9913-15.
Salário Pintor de Veículos (Reparação)

Pintor de Veículos (Reparação): Santa Catarina

  • 728
  • Santa Catarina
  • 2.383 - 4.092
  • 44h
O profissional no cargo de Pintor de Veículos (Reparação) CBO 9913-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.383 e 4.092 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 728 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9913-15.
Salário Pintor de Veículos (Reparação)

Pintor de Veículos (Reparação): Rio de Janeiro

  • 661
  • Rio de Janeiro
  • 2.009 - 3.201
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Veículos (Reparação) CBO 9913-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.009 e 3.201 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 661 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9913-15.
Salário Pintor de Veículos (Reparação) Rio de Janeiro

Pintor de Veículos (Reparação): Rio de Janeiro, RJ

  • 342
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 2.051 - 3.281
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Veículos (Reparação) CBO 9913-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.051 e 3.281 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 342 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9913-15.
Salário Pintor de Veículos (Reparação) São Gonçalo

Pintor de Veículos (Reparação): São Gonçalo, RJ

  • 15
  • São Gonçalo, RJ
  • 1.693 - 2.400
  • 42h
O profissional no cargo de Pintor de Veículos (Reparação) CBO 9913-15 trabalhando em São Gonçalo - RJ, ganha entre 1.693 e 2.400 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 15 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9913-15.
Salário Pintor de Veículos (Reparação) Belo Horizonte

Pintor de Veículos (Reparação): Belo Horizonte, MG

  • 360
  • Belo Horizonte, MG
  • 1.963 - 3.308
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Veículos (Reparação) CBO 9913-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.963 e 3.308 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 360 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9913-15.