CBO 9913-15 - Pintor de veículos (reparação) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos reparadores de carrocerias de veículos
O profissional no cargo de Pintor de veículos (reparação) CBO 9913-15 executa pintura automotiva, utilizando pistola, equipamentos e apetrechos de pintura, durante o processo de reparação ou manutenção de veículos automotores Atua de acordo com sistemas de gestão da qualidade.
Realiza a manutenção de primeiro nível de equipamentos, máquinas, ferramentas e apetrechos de trabalho Pode participar da elaboração de pré-orçamento de serviços Elabora documentação relacionada às atividades.
Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 9913-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de reparadores de carrocerias de veículos que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Pintor de veículos (reparação), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Reparadores de carrocerias de veículos CBO 9913-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9913-15
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Reparadores de carrocerias de veículos.
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
O que faz um Pintor de veículos (reparação)
O Pintor de veículos (reparação) CBO 9913-15 prepara as atividades, providenciando materiais, equipamentos, ferramentas e apetrechos necessários para cada tarefa Seleciona os equipamentos de segurança adequados para cada atividade.
Seleciona a tinta, de acordo com os requisitos do trabalho.
Utiliza tintas e vernizes a base de água, aplicando os procedimentos adequados, a fim de preservar as vantagens desses produtos, no que se refere à proteção do meio ambiente Combina as cores das tintas, seguindo tabelas de cores especificadas.
Mistura tintas para corresponder às especificações de cor ou cores originais dos veículos, usando apetrechos e equipamentos de mistura Verifica a consistência da tinta, usando medidor de viscosidade.
Seleciona o sistema de pistola de pulverização correto para o material a ser aplicado.
Abastece a pistola de pintura com primer, tinta ou verniz Confere tipo e modelo das peças utilizadas nos trabalhos de preparação da lataria do carro, tendo em vista os serviços de pintura.
Prepara as peças para os serviços de pintura, lavando-as com água e sabão neutro ou outro produto para retirada de gordura, removendo acessórios – tais como peças cromadas e espelhos, e cobrindo as partes que não serão pintadas – como janelas e guarnições – com fita adesiva ou papel para protegê-las da tinta.
Remove graxa, sujidades, tintas ou ferrugem das superfícies a serem pintadas, usando abrasivos, solventes, escovas, maçaricos, tanques de lavagem ou jateadores Lixa as partes a serem pintadas, usando lixadeiras motorizadas Complementa a superfície com massa, quando necessário, e nivela a superfície emassada com lixa específica.
Aplica o produto promotor de aderência e o primer na superfície das peças, para recebimento da pintura Pinta o carro, identificando a cor da tinta e efetuando sua homogeneização Regula a pressão do ar na pistola.
Aplica tinta e/ou verniz com pistola, pulverizando as superfícies preparadas com quantidades específicas do produto Monitora as operações de pintura para identificar falhas – tais como bolhas ou listras – e corrigir suas causas.
Usa pincel para pintar, à mão, áreas que precisam de retoque ou inacessíveis com pistola de pulverização Ajusta controles em fornos infravermelhos, lâmpadas de calor, ventiladores ou unidades de exaustão, para acelerar o processo de secagem de veículos Realiza o acabamento, lixando e aplicando selante nas superfícies devidamente secas do veículo.
Limpa e encera a pintura acabada Retira a proteção de isolamento das partes que não foram pintadas Pode realizar o processo de vitrificação da pintura automotiva, preparando as superfícies pintadas e aplicando o produto específico, para criar a nanocamada de vidro ou camada micrométrica de vidro flexível.
Pode aplicar produtos nanotecnológicos para revestimento cerâmico da pintura automotiva Pode participar da elaboração de pré-orçamento de serviços de reparação veicular – no que se refere aos trabalhos de pintura, examinando a superfície do carro para pintura, identificando e quantificando o trabalho a ser realizado Atua de acordo com sistemas de gestão da qualidade e outras convenções – próprias da empresa e/ou adotadas em processos de certificação definidos por fabricantes ou seguradoras de veículos, na busca da excelência dos serviços realizados.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado Realiza a manutenção de primeiro nível dos equipamentos, máquinas, ferramentas e apetrechos de trabalho, limpando-os, executando pequenos reparos e solicitando serviço de manutenção corretiva, quando necessário Verifica a lubrificação de equipamentos e máquinas pneumáticas, no que se refere a vazamento, gotejamento e outras anomalias Elabora documentação técnica e de controle do processo, relacionada às atividades Elimina resíduos perigosos de forma adequada.
Descarta materiais de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC).
Funções do cargo
O funcionário CBO 9913-15 deve preparar a lataria do carro, providenciar materiais, equipamentos, ferramentas e condições necessárias para o serviço, preparar peças para os serviços de lanternagem e pintura, demonstrar competências pessoais, pintar o carro, analisar o carro.
Condições de trabalho dessas profissões
Reparadores de carrocerias de veículos atuam no segmento de vendas, manutenção e reparação de veículos automotores como empregados com carteira assinada. O montador de veículos atua individualmente, o funileiro e o pintor de veículos, em equipe. Todos trabalham sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado durante o dia, em ambiente fechado ou a céu aberto. Em sua rotina de trabalho, o pintor de veículos (reparação) fica exposto a materiais tóxicos e o montador de veículos, à radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9913-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio completo e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas- aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Pintor de veículos (reparação) CBO 9913-15
Um Pintor de veículos (reparação) (ou sinônimo) deve examinar a superfície do carro para pintura, identificar o trabalho a ser realizado, participar eventualmente da elaboração de um pré-orçamento, demonstrar criatividade, aplicar o primmer na superfície das peças para recebimento da pintura, cuidar da higiene pessoal, aplicar verniz com a pistola, lixar o acabamento para a tinta, lavar as peças com água e sabão neutro para retirada de gordura, abastecer a pistola com o produto - tinta, primmer, vedadores, calafetadores, regular a pressão do ar na pistola, manter-se concentrado no trabalho, conferir tipo e modelo das peças a serem utilizadas, proteger as partes que não serão pintadas, demonstrar senso de organizaçãp, demonstrar sensibilidade, demonstrar paciência, escolher equipamentos e ferramentas adequadas para cada tarefa, lixar as partes a serem pintadas, demonstrar autodisciplina, demonstrar habilidade manual, aplicar tinta com a pistola, limpar a pistola após utilização, verificar a lubrificação de equipamentos e máquinas pneumáticas - vazamento e gotejamento, nivelar a superfície emassada com lixa específica, homogeneizar a tinta, retirar a proteção de isolamento das partes que não foram pintadas, complementar a superfície com a massa quando necessário, aplicar o promotor de aderência, identificar a cor da tinta, selecionar o equipamento de segurança adequado para cada atividade.