CBO 9914-10 - Mantenedores de edificações - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 9914-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de mantenedores de edificações que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação e manutenção (exceto trabalhadores elementares), segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Mantenedores de edificações CBO 9914-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9914-10

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
      • Outros trabalhadores da conservação e manutenção (exceto trabalhadores elementares).
        • Mantenedores de edificações.

Descrição dos cargos da categoria Mantenedores de edificações

Os Mantenedores de edificações CBO 9914-10 executam manutenções elétrica e hidráulica, substituindo, trocando, limpando, reparando e instalando peças, componentes e equipamentos. Realizam manutenção de carpintaria e marcenaria, consertando móveis, substituindo e ajustando portas e janelas, trocando peças e reparando pisos e assoalhos. Conservam alvenaria e fachadas e recuperam pinturas, impermeabilizam superfícies, lavando, preparando e aplicando produtos. Montam equipamentos de trabalho e segurança, inspecionando local e instalando peças e componentes em equipamentos. Executam serviços gerais em residências (troca de chuveiros, conserto de portas e janelas, entre outros). Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Condições de trabalho

Mantenedores de edificações atuam no segmento da construção civil e estão organizados em equipes no trabalho, sob supervisão ocasional ou permanente. São predominantemente trabalhadores por conta própria ou autônomos. Atuam em locais fechados ou abertos, geralmente no período diurno. Trabalham em grandes alturas e em posições desconfortáveis por longos períodos e podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício da ocupação de mantenedor de edificações requer-se ensino fundamental completo para as demais, prática profissional no posto de trabalho. O pleno desempenho das atividades ocorre com aproximadamente um ano de experiência profissional. Pode-se demandar aprendizagem profissional para os cargos listados nesta família ocupacional, exceto os casos previstos na lei 10.097 /2000.

Funções dos Mantenedores de edificações CBO 9914-10

Mantenedores de edificações devem:

Atividades dos cargos CBO 9914-10

Entre as principais atribuições dos Mantenedores de edificações CBO 9914-10 estão as de:

Cargos e salários CBO 9914-10 - Mantenedores de edificações

Salário Conservador de Fachadas

Conservador de Fachadas: Brasil

  • 0
  • Brasil
  • 1100 - 0
  • 0h
O profissional no cargo de Conservador de Fachadas CBO 9914-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1100 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9914-10.