CBO 9911-05 - Conservador de via permanente (trilhos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos conservadores de vias permanentes (trilhos)
O profissional no cargo de Conservador de via permanente (trilhos) CBO 9911-05 executa atividades de conservação e manutenção de via permanente, percorrendo o local para inteirar-se do trabalho a ser realizado, reparando e substituindo trilhos e outros componentes da via, e fazendo a limpeza da área Comunica-se com o centro de controle operacional, confirmando liberação de via para realização dos serviços.
Realiza a conservação de máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 9911-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de conservadores de vias permanentes (trilhos) que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Conservador de via permanente (trilhos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9911-05
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
- Outros trabalhadores da conservação e manutenção (exceto trabalhadores elementares).
- Conservadores de vias permanentes (trilhos).
O que faz um Conservador de via permanente (trilhos)
O Conservador de via permanente (trilhos) CBO 9911-05 prepara-se para a execução de atividades de conservação e manutenção de via permanente, analisando a programação de atividades e deslocando-se para a via Inteira-se do trabalho a ser realizado, verificando trincas, cavidades e fixação dos trilhos, conferindo o sistema de drenagem da via, examinando os componentes dos aparelhos de mudança de vias (AMV), e observando o funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos.
Executa a reparação de componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, corrigindo bitola, esmerilhando os componentes do aparelho de mudança de vias (AMV), dos trilhos e das juntas, recompondo lastro, esmerilhando rebarbas e cavidades, nivelando linha, e aliviando tensão térmica dos trilhos.
Realiza a substituição de componentes da via, descarregando materiais diversos Troca trilhos, dormentes e lastros.
Preenche com britas os vãos entre os novos dormentes Substitui a fixação de trilhos e os componentes do aparelho de mudança de vias (AMV).
Remove lastro contaminado e recoloca lastro tratado.
Faz a limpeza da via, lavando-a Poda árvores e roça o leito da via.
Peneira brita para remoção de detritos.
Limpa placas deslizantes e recolhe objetos estranhos da via Retira e ensaca animais mortos, detritos, troncos, galhos e folhas Preenche formulários, informando as atividades desenvolvidas, as horas de trabalho cumpridas e as ocorrências.
Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Realiza a conservação de máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados, examinando suas condições de funcionamento e fazendo sua limpeza Encaminha máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho para aferição.
Solicita serviço de manutenção de máquinas e equipamentos, relacionando os problemas detectados durante o funcionamento Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual.
Aplica procedimentos de segurança, sinalizando e isolando área de trabalho na via, interditando linha em caso de emergência, e removendo animais da via.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9911-05 deve esmerilhar trilhos, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, realizar soldagem aluminotérmica, comunicar-se, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, inspecionar vias, desguarnecer lastro.
Condições de trabalho dessas profissões
Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9911-05
Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.
Atividades exercidas por um Conservador de via permanente (trilhos) CBO 9911-05
Um Conservador de via permanente (trilhos) (ou sinônimo) deve atentar para as normas de segurança, substituir parafusos, varrer lastro, recompor lastro manualmente, trocar informações com outras áreas, limpar placas deslizantes, verificar funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos, inspecionar sistema de drenagem da via, sinalizar vias, descarregar trilhos, substituir fixação de trilhos, reciclar-se, carregar materiais diversos, demonstrar iniciativa, furar trilhos, classificar nível de falhas, confirmar liberação de via para manutenção, descarregar britas e dormentes, examinar condições das ferramentas, verificar componentes de amv, substituir componentes do amv - aparelho de movimentação de via, relacionar pendências do equipamento, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, inteirar-se do trabalho a ser realizado, examinar o estado do trilho, demonstrar responsabilidade, preencher com britas vãos entre dormentes, socar lastro manualmente, remover animais da via, furar dormentes, remover lastro contaminado, usar equipamentos de segurança individual, substituir trilhos, inspecionar materiais recuperados, aplicar procedimentos de segurança, substituir dormentes, aliviar tensão térmica dos trilhos, trabalhar em equipe, cortar trilho, anotar detalhes do serviço executado, podar árvores, peneirar brita para remoção de detritos, injetar produtos químicos nos dormentes, recolher objetos estranhos da via, verificar trincas, cavidades e fixação dos trilhos, comunicar ocorrências, interditar linha em situação de emergência, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, lavar vias, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, nivelar linha manualmente, pulverizar produtos químicos na via - capina química, demonstrar capacidade de concentração, conferir juntas, roçar leito da via, substituir lastros, inspecionar vias conforme normas de segurança, deslocar-se a pé pela via, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, pedir autorização para interdição de linha, recolocar lastro tratado, isolar áreas, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, analisar programação de inspeção, esmerilhar manualmente rebarbas e cavidades, corrigir bitola, demonstrar bom senso, demonstrar senso de ética.