CBO 9911-15 - Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos conservadores de vias permanentes (trilhos)

O profissional no cargo de Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) CBO 9911-15 opera máquinas especiais em atividades de conservação e manutenção de vias permanentes, movimentando materiais diversos, executando a correção da geometria da via, efetuando a substituição de lastro contaminado por lastro tratado, e realizando esmerilhamento para ações preventivas e corretivas em trilhos Elabora relatório sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.

Providencia manutenção de máquinas e equipamentos Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 9911-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de conservadores de vias permanentes (trilhos) que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9911-15

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Conservadores de vias permanentes (trilhos).
      • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.

O que faz um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos)

O Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) CBO 9911-15 prepara-se para operação de máquinas especiais, verificando a programação de atividades de conservação e manutenção de via permanente e definindo prioridades Movimenta, com máquinas, materiais diversos – como britas, dormentes e trilhos - para realização de serviços de reparação dos componentes da via.

Executa a correção da geometria da via por meio de máquinas e equipamentos, analisando informações topográficas e geométricas e estabelecendo o limite de nivelamento e alinhamento.

Prepara a máquina, alimentando-a com dados geométricos Corrige alinhamento, nivelamento longitudinal e desnível transversal dos trilhos, monitorando instrumentos de correção da via.

Realiza ciclo de socaria do lastro, garantindo uma camada de apoio estável aos dormentes Instala máquina de desguarnecimento na via e monitora seu painel de controle, determinando a profundidade de corte da máquina, para remover lastro contaminado e recolocar lastro tratado.

Prepara a execução de esmerilhamento de trilhos, medindo o desgaste ondulatório de trilhos e definindo o método para realização do serviço.

Opera esmerilhadeira para ação preventiva e corretiva em trilhos, controlando a velocidade do trabalho, regulando e monitorando os ângulos e a pressão dos motores de esmerilhamento Avalia qualidade do esmerilhamento do trilho e anota detalhes do serviço executado.

Elabora relatório prestando informações sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.

Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Examina as condições gerais de equipamentos e máquinas especiais, troca peças danificadas e solicita serviço de manutenção, para solucionar problemas de funcionamento Encaminha equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho para aferição, auxiliando os técnicos na realização do serviço.

Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e respeitando os limites de velocidade da via Aplica procedimentos de segurança, mapeando áreas de risco, definindo riscos em potencial, sinalizando e isolando áreas Interdita linha em casos de emergência.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 9911-15 deve demonstrar competências pessoais, esmerilhar trilhos, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, inspecionar vias, comunicar-se, realizar soldagem aluminotérmica, desguarnecer lastro, trabalhar com segurança, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via.

Condições de trabalho dessas profissões

Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9911-15

Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) CBO 9911-15

Um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) (ou sinônimo) deve examinar condições gerais do veículo, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, mapear áreas de risco, trocar peças danificadas, demonstrar iniciativa, examinar condições das ferramentas, usar equipamentos de segurança individual, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, definir método de esmerilhamento, recolher objetos estranhos da via, reforçar a marcação de parâmetros na via, participar da elaboração da programação de trabalho, definir riscos em potencial, regular pressão dos motores de esmerilhamento, demonstrar capacidade de concentração, avaliar local de depósito do rejeito, reciclar-se, definir prioridades, deslocar-se a pé pela via, auxiliar técnicos na aferição de máquinas, determinar profundidade de corte da máquina desguarnecedora, ajustar dados da máquina, posicionar carro esmerilhador na via, preparar a máquina, monitorar instrumentos de correção de via, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, anotar detalhes do serviço executado, checar água de irrigação - máquina esmerilhadora e extintores, alimentar a máquina com dados geométricos, controlar a velocidade de trabalho - do esmerilhamento, peneirar brita para remoção de detritos, sinalizar vias, encaminhar veículo para manutenção, analisar informações topográficas e geométricas da via, atentar para as normas de segurança, recolocar lastro tratado, trabalhar em equipe, avaliar qualidade do esmerilhamento do trilho, monitorar o painel de controle da máquina desguarnecedora, pedir autorização para interdição de linha, descarregar britas e dormentes, corrigir alinhamento, remover lastro contaminado, analisar programação de inspeção, regular ângulos dos motores de esmerilhamento, lavar vias, corrigir desnível transversal dos trilhos, operar veículo de inspeção geométrica da via, instalar máquina de desguarnecimento na via, socar lastro, checar equipamento - check list, aplicar procedimentos de segurança, remover equipamentos a oficina, operar esmerilhadeira para ação corretiva e ou preventiva em trilhos, varrer lastro, estabelecer limite de nivelamento e alinhamento da via, carregar materiais diversos, injetar produtos químicos nos dormentes, demonstrar bom senso, monitorar pressão e ângulos dos motores de esmerilhamento, conduzir trem esmerilhador até local de trabalho, respeitar limites de velocidade da via, comunicar ocorrências, examinar o estado do trilho, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, corrigir nivelamento longitudinal, demonstrar senso de ética, medir desgaste ondulatório de trilhos, confirmar liberação de via para manutenção, relacionar pendências do equipamento, demonstrar responsabilidade, isolar áreas, regularizar lastro, inteirar-se do trabalho a ser realizado, trocar informações com outras áreas, descarregar trilhos, interditar linha em situação de emergência, classificar nível de falhas.

Cargos e salários CBO 9911-15 - Conservadores de vias permanentes (trilhos)

Salário Operador de Maquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (Trilhos)

Operador de Maquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (Trilhos): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Maquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (Trilhos) CBO 9911-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.015 e 3.524 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.871 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-15.
Salário Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)

Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.015 e 3.524 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.871 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-15.
Salário Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)

Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.025 e 3.577 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.899 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-15.
Salário Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)

Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos): Espírito Santo

O profissional no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 2.717 e 4.347 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 357 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-15.