CBO 9911-05 - Conservador de via permanente (trilhos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos conservadores de vias permanentes (trilhos)
O profissional no cargo de Conservador de via permanente (trilhos) CBO 9911-05 executa atividades de conservação e manutenção de via permanente, percorrendo o local para inteirar-se do trabalho a ser realizado, reparando e substituindo trilhos e outros componentes da via, e fazendo a limpeza da área Comunica-se com o centro de controle operacional, confirmando liberação de via para realização dos serviços.
Realiza a conservação de máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 9911-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de conservadores de vias permanentes (trilhos) que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Conservador de via permanente (trilhos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9911-05
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Conservadores de vias permanentes (trilhos).
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
O que faz um Conservador de via permanente (trilhos)
O Conservador de via permanente (trilhos) CBO 9911-05 prepara-se para a execução de atividades de conservação e manutenção de via permanente, analisando a programação de atividades e deslocando-se para a via Inteira-se do trabalho a ser realizado, verificando trincas, cavidades e fixação dos trilhos, conferindo o sistema de drenagem da via, examinando os componentes dos aparelhos de mudança de vias (AMV), e observando o funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos.
Executa a reparação de componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, corrigindo bitola, esmerilhando os componentes do aparelho de mudança de vias (AMV), dos trilhos e das juntas, recompondo lastro, esmerilhando rebarbas e cavidades, nivelando linha, e aliviando tensão térmica dos trilhos.
Realiza a substituição de componentes da via, descarregando materiais diversos Troca trilhos, dormentes e lastros.
Preenche com britas os vãos entre os novos dormentes Substitui a fixação de trilhos e os componentes do aparelho de mudança de vias (AMV).
Remove lastro contaminado e recoloca lastro tratado.
Faz a limpeza da via, lavando-a Poda árvores e roça o leito da via.
Peneira brita para remoção de detritos.
Limpa placas deslizantes e recolhe objetos estranhos da via Retira e ensaca animais mortos, detritos, troncos, galhos e folhas Preenche formulários, informando as atividades desenvolvidas, as horas de trabalho cumpridas e as ocorrências.
Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Realiza a conservação de máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados, examinando suas condições de funcionamento e fazendo sua limpeza Encaminha máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho para aferição.
Solicita serviço de manutenção de máquinas e equipamentos, relacionando os problemas detectados durante o funcionamento Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual.
Aplica procedimentos de segurança, sinalizando e isolando área de trabalho na via, interditando linha em caso de emergência, e removendo animais da via.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9911-05 deve trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, desguarnecer lastro, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, comunicar-se, inspecionar vias, esmerilhar trilhos, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, realizar soldagem aluminotérmica, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via.
Condições de trabalho dessas profissões
Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9911-05
Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.
Atividades exercidas por um Conservador de via permanente (trilhos) CBO 9911-05
Um Conservador de via permanente (trilhos) (ou sinônimo) deve inspecionar materiais recuperados, demonstrar iniciativa, trocar informações com outras áreas, examinar o estado do trilho, verificar componentes de amv, reciclar-se, sinalizar vias, socar lastro manualmente, demonstrar bom senso, esmerilhar manualmente rebarbas e cavidades, substituir lastros, recolocar lastro tratado, peneirar brita para remoção de detritos, substituir parafusos, demonstrar responsabilidade, descarregar britas e dormentes, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, trabalhar em equipe, limpar placas deslizantes, interditar linha em situação de emergência, furar trilhos, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, varrer lastro, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, deslocar-se a pé pela via, classificar nível de falhas, aliviar tensão térmica dos trilhos, substituir trilhos, isolar áreas, nivelar linha manualmente, remover animais da via, roçar leito da via, comunicar ocorrências, verificar funcionamento das caixas de lubrificação de trilhos, conferir juntas, recolher objetos estranhos da via, inspecionar vias conforme normas de segurança, atentar para as normas de segurança, substituir dormentes, demonstrar capacidade de concentração, pulverizar produtos químicos na via - capina química, inteirar-se do trabalho a ser realizado, verificar trincas, cavidades e fixação dos trilhos, demonstrar senso de ética, aplicar procedimentos de segurança, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, pedir autorização para interdição de linha, substituir fixação de trilhos, podar árvores, substituir componentes do amv - aparelho de movimentação de via, examinar condições das ferramentas, lavar vias, furar dormentes, anotar detalhes do serviço executado, remover lastro contaminado, relacionar pendências do equipamento, confirmar liberação de via para manutenção, recompor lastro manualmente, preencher com britas vãos entre dormentes, inspecionar sistema de drenagem da via, analisar programação de inspeção, cortar trilho, usar equipamentos de segurança individual, injetar produtos químicos nos dormentes, carregar materiais diversos, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, corrigir bitola, descarregar trilhos.