CBO 5162-15 - Mãe social
Entenda o que fazem os cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Mãe social e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Mãe social
Proporciona, em casa-lar, a condição familiar propícia para o desenvolvimento e para a reintegração social do menor sob os seus cuidados. Administra a casa-lar, realizando e organizando as tarefas. Auxilia e orienta os menores na realização das suas atividades de vida diária. Cuida da alimentação e da saúde. Acompanha o desempenho escolar. Organiza e conduz atividades recreativas. Proporciona apoio emocional. Zela pela segurança de cada menor. Cumpre a lei que regulamenta a atividade de Mãe Social, o Estatuto da Criança e do Adolescente e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Administra a casa-lar, mantendo o ambiente limpo e organizado, cuidando das roupas e dos objetos da família e preparando as refeições. Administra o dinheiro recebido, realizando as compras necessárias.
Propicia o surgimento de condições próprias de uma família, orientando e assistindo as crianças e os adolescentes colocados sob seus cuidados.
Auxilia e orienta menores na realização das atividades de vida diária, como vestir-se, cuidar da aparência e da higiene corporal. Controla os horários das atividades diárias, criando uma rotina.
Cuida da alimentação, controlando a ingestão e a quantidade de alimentos e bebidas, conforme necessidades da fase em que se encontra a criança e o adolescente. Estimula hábitos alimentares saudáveis.
Cuida da saúde dos menores, observando seu estado geral e levando-os periodicamente aos serviços de saúde, para possibilitar desenvolvimento físico e mental sadio. Monitora problemas – tais como alta temperatura do corpo, má qualidade do sono e alteração na pressão arterial -, acompanhando os menores em consultas. Controla a guarda e a ingestão de medicamentos, de acordo com orientação dos profissionais da saúde. Presta cuidados especiais à criança ou ao adolescente com deficiência, apoiando-o nas suas atividades diárias.
Acompanha o desempenho escolar, ajudando cada criança e cada adolescente nas tarefas diárias.
Organiza e conduz atividades recreativas adequadas à idade, como jogos, caminhadas, narração de histórias e brincadeiras. Estimula o gosto pela música, leitura, dança e esporte, de acordo com o interesse de cada criança e cada adolescente. Controla o tempo de exposição aos aparelhos e jogos eletrônicos.
Dedica-se a proporcionar apoio emocional e a recuperar a autoestima dos menores. Escuta e auxilia crianças e adolescentes, quando eles necessitam de ajuda e orientação. Estimula o diálogo.
Incentiva e orienta a interação com outras crianças e com outros adolescentes, desenvolvendo a sociabilidade.
Zela pela segurança de cada menor, prevenindo acidentes e desenvolvendo limites e regras, para criar um ambiente seguro. Pode prestar primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | DANÇA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPORTES E JOGOS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE MÃE SOCIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICA DAS FASES/FAIXAS ETÁRIAS: DO BEBÊ AO ADOLESCENTE | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 2 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DAS VERBAS E OUTROS RECURSOS FINANCEIROS E MATERIAIS DA CASA-LAR | 4 | 5 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA | 2 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO, CONTROLE E GUARDA DE MEDICAMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | HIGIENE DOS ALIMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | CUIDADO ÀS PESSOAS (CARE) | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - APOIO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES E ACOMPANHAMENTO DA VIDA ESCOLAR DO MENOR | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - CUIDADOS AO MENOR: DESENVOLVIMENTO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTÍMULOS À CAPACIDADE DE EXPRESSÃO DO MENOR: DESENHOS, PINTURAS, RECORTES, COLAGENS, MONTAGENS E OUTROS RECURSOS VISUAIS | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTÍMULOS À CAPACIDADE DE EXPRESSÃO DO MENOR: JOGOS, BRINCADEIRAS, NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E OUTROS MEIOS | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO AO GOSTO DO MENOR PELA MÚSICA, LEITURA, DANÇA E ESPORTE | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À CRIATIVIDADE, À INVENTIVIDADE E À DESCOBERTA, PARA MENORES | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - MONITORAMENTO DA SAÚDE DO MENOR | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SERVIÇOS DE VACINAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 3 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ELETRÔNICOS E JOGOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | CULINÁRIA | 4 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS | 3 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | SELEÇÃO DE INGREDIENTES DE ALIMENTAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - CUIDADOS DA APARÊNCIA E DA HIGIENE CORPORAL: CABELOS, UNHAS, PELE, BANHO, HIGIENE ORAL, HIGIENE ÍNTIMA, REMOÇÃO DE SECREÇÕES DE BOCA E NARIZ | 3 | 4 | 2 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS | LAVANDERIA | 3 | 4 | 2 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS | PASSADORIA | 3 | 4 | 2 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS | REPAROS DE ROUPAS | 3 | 4 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DOMÉSTICA | 4 | 5 | 4 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL DE LIMPEZA | 4 | 5 | 4 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - UTILIZAÇÃO DE APARELHOS DOMÉSTICOS | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS | SERVIÇOS BANCÁRIOS | ATENDIMENTO EM AGÊNCIA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS | SERVIÇOS BANCÁRIOS | ATENDIMENTO ONLINE | 3 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODU??ÃO DE BENS E SERVIÇOS | SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | SAÚDE BUCAL | 3 | 4 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
O trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- cuidar da saúde da pessoa - cjai;
- cuidar da pessoa;
- cuidar do ambiente domiciliar e institucional;
- cuidar da alimentação da pessoa - cjai;
- incentivar a cultura e educação;
- promover o bem-estar da pessoa - cjai;
- acompanhar pessoa - cjai em atividades externas- passeios, viagens e férias;
- demonstrar competências pessoais;
- levantar informações sobre a pessoa;
- manusear adequadamente cjai;
- ajudar nas terapias ocupacionais e físicas;
- prevenir acidentes;
- arrumar a bagagem;
- ler estórias e textos para cjai;
- verificar a despensa;
- listar objetos de viagem;
- fazer as compras conforme lista e cardápio;
- demonstrar criatividade;
- administrar o dinheiro recebido - per-capita;
- estimular a independência;
- preparar a mala de remédios;
- controlar horários das atividades diárias da pessoa;
- observar a qualidade e a validade dos alimentos;
- cuidar da aparência e higiene da pessoa;
- ajudar a pessoa nas atividades diárias - banho,necessidades fisiológicas;
- demonstrar honestidade;
- observar alterações físicas - manchas, inchaço, ferimentos;
- observar as alterações de comportamento;
- ajudar a pessoa na alimentação;
- estar atento às ações da pessoa;
- acondicionar alimentação para atividades externas;
- demonstrar paciência;
- cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai;
- relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis;
- servir a refeição em ambientes e em porções adequadas;
- dar apoio emocional;
- verificar informações,sinais dados pela pessoa;
- ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar;
- observar a qualidade do sono;
- planejar passeios;
- preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai;
- prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica;
- preparar documentos e lista de telefones úteis;
- cuidar dos afazeres domésticos;
- acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas;
- educar a criança e o adolescente nos deveres da casa e comunitários;
- ensinar boas maneiras;
- recomendar adequação ambiental;
- preparar a alimentação;
- respeitar a pessoa em seus hábitos, gostos e valores;
- ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade;
- reeducar os hábitos alimentares da cjai;
- observar temperatura,urina, fezes e vômitos;
- demonstrar discrição;
- respeitar a privacidade da cjai;
- seguir orientação de profissionais da saúde;
- controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos;
- estimular o gosto pela música, dança e esporte;
- promover atividades de estímulo a afetividade;
- transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala;
- estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados;
- ajudar nas tarefas escolares;
- orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa;
- lidar com comportamentos compulsivos;
- manter o ambiente organizado e limpo;
- passar informações do dia a dia da pessoa;
- participar na alaboração do cardápio;
- controlar a injestão de líquidos e alimentos;
- selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade;
- manter a calma em situações críticas;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5162-15
CBO 5162-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de mãe social que pertence ao grupo dos cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores nos serviços de embelezamento e cuidados pessoais
-
-
-
-
- Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5162-15 - Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 516215 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
5162-15 | Mae Social | Sorocaba, SP | 44h | 29 | |
5162-15 | Mãe Crecheira | São Paulo, SP | 43h | 863 | |
5162-15 | Mãe Substituta | São Paulo, SP | 43h | 863 | |
5162-15 | Mãe Substituta | Porto Alegre, RS | 44h | 161 | |
5162-15 | Mãe Crecheira | Brasília, DF | 43h | 272 | |
5162-15 | Mae Social | Minas Gerais | 41h | 654 | |
5162-15 | Mãe Crecheira | Valinhos, SP | 44h | 24 | |
5162-15 | Mãe Substituta | Belo Horizonte, MG | 41h | 160 | |
5162-15 | Mãe Substituta | Brasil | 42h | 7.678 | |
5162-15 | Mae Social | São Paulo, SP | 43h | 863 | |
5162-15 | Mãe Crecheira | Brasil | 42h | 7.678 | |
5162-15 | Mae Social | São Paulo | 42h | 2.878 | |
5162-15 | Mae Social | Salvador, BA | 44h | 78 | |
5162-15 | Mae Social | Brasília, DF | 43h | 272 | |
5162-15 | Mae Social | Porto Alegre, RS | 44h | 161 | |
5162-15 | Mãe Substituta | São Paulo | 42h | 3.112 | |
5162-15 | Mãe Substituta | Paraná | 42h | 572 | |
5162-15 | Mae Social | Paraná | 42h | 572 | |
5162-15 | Mae Social | São Luís, MA | 44h | 39 | |
5162-15 | Mae Social | Brasil | 42h | 7.678 | |
5162-15 | Mae Social | Curitiba, PR | 43h | 141 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |