CBO 5162-20 - Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5162-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos que pertence ao grupo dos trabalhadores nos serviços de embelezamento e cuidados pessoais, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos CBO 5162-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5162-20
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores nos serviços de embelezamento e cuidados pessoais.
- Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos.
Descrição dos cargos da categoria Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
Os Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos CBO 5162-20 cuidam de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.
Condições de trabalho
Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos o trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.
Funções dos Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos CBO 5162-20
Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos devem:
Atividades dos cargos CBO 5162-20
Entre as principais atribuições dos Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos CBO 5162-20 estão as de:
- observar a qualidade do sono;
- ensinar boas maneiras;
- observar as alterações de comportamento;
- estimular a independência;
- manter o ambiente organizado e limpo;
- demonstrar preparo emocional;
- ajudar a pessoa nas atividades diárias (banho, necessidades fisiológicas);
- relatar condições de saúde aos profissionais e/ou responsáveis;
- desestimular a agressividade de cjai;
- acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar;
- orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa;
- reeducar os hábitos alimentares da cjai;
- manusear adequadamente cjai;
- auxiliar nos preparativos de viagem;
- ler estórias e textos para cjai;
- demonstrar paciência;
- demonstrar capacidade de reconhecer limites pessoais;
- demonstrar empatia;
- cuidar dos afazeres domésticos;
- dar apoio emocional;
- verificar a despensa;
- arrumar a bagagem;
- cuidar da aparência e higiene da pessoa;
- manter o lazer e a recreação no dia-a-dia;
- observar sinais vitais;
- ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar;
- preparar a mala de remédios;
- preparar o leito de acordo com as necessidade do cjai;
- estar atento às ações da pessoa;
- encaminhar a pessoa a outros profissionais;
- planejar passeios;
- respeitar a privacidade da cjai;
- ajudar a recuperação da auto-estiva, dos valores e da afetividade;
- administrar o dinheiro recebido (per-capita);
- ajudar nas terapias ocupacionais e físicas;
- auxiliar no aprendizado da pessoa;
- estimular o gosto pela música, dança e esporte;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- demonstrar capacidade de percepção;
- demonstrar criatividade;
- controlar a ingestão de líquidos e alimentos;
- cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai;
- demonstrar discrição;
- servir a refeição em ambientes e em porções adequadas;
- seguir orientação de profissionais da saúde;
- ajudar a pessoa na alimentação;
- demonstrar capacidade de acolhimento;
- listar objetos de viagem;
- selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade;
- promover atividades de estímulo a afetividade;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- observar alterações físicas (manchas, inchaço, ferimentos);
- fazer as compras conforme lista e cardápio;
- demonstrar iniciativa;
- acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas;
- demonstrar honestidade;
- preparar a alimentação;
- verificar informações, sinais dados pela pessoa;
- demonstrar capacidade de buscar informações e orientações técnicas;
- demonstrar capacidade de escuta;
- levantar informações sobre a pessoa;
- observar a qualidade e a validade dos alimentos;
- preparar documentos e lista de telefones úteis;
- manter a calma em situações críticas;
- relatar orientação médica aos responsáveis;
- participar na elaboração do cardápio;
- recomendar adequação ambiental;
- passar informações do dia a dia da pessoa;
- prevenir acidentes;
- demonstrar preparo físico;
- observar temperatura, urina, fezes e vômitos;
- comunicar saída para atividades externas da pessoa aos responsáveis;
- relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis;
- estimular a ingestão de líquidos e de alimentos variados;
- transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala;
- controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos;
- acondicionar alimentação para atividades externas;
- respeitar a pessoa em seus hábitos, gostos e valores;
- ajudar nas tarefas escolares;
- prestar cuidados especiais a pessoas com limitações e/ou dependência física;
- controlar horários das atividades diárias da pessoa;
- lidar com comportamentos compulsivos;