CBO 5162-10 - Cuidador de idosos

Entenda o que fazem os cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cuidador de idosos e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Cuidador de idosos

O Cuidador de Idosos cuida da pessoa idosa, no que diz respeito ao seu bem-estar e à sua integridade física, emocional e social, respeitando o seu grau de autonomia e independência. Cuida da saúde, da alimentação e da hidratação do idoso. Promove atividades de lazer e de ocupação do tempo livre, de acordo com o interesse do idoso. Mantém o ambiente limpo e organizando. Zela pela segurança do idoso. Cumpre legislação – em especial o Estatuto do Idoso -, normas relacionadas à população idosa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5162-10

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Planeja o trabalho, a partir de informações – levantadas junto ao idoso, aos seus familiares e/ou aos representantes da instituição onde ele vive -, sobre o estado de saúde e sobre a história e o estilo de vida do idoso.

Cuida da pessoa idosa em suas atividades da vida diária, estimulando o seu grau de autonomia e independência. Ajuda-o, quando necessário, na organização da sua rotina, na sua higiene corporal e na sua imagem pessoal. Cuida da aparência da pessoa idosa – unhas, cabelos e vestuário - para aumentar a sua autoestima.

Cuida da alimentação e da hidratação do idoso, observando a qualidade e a validade dos alimentos, verificando e dosando as propriedades nutricionais dos alimentos - energéticos, construtores e reguladores - e estimulando a ingestão de líquidos. Pode participar na elaboração do cardápio, preparar e servir a refeição.

Pode ajudar o idoso a preparar sua refeição.

Cuida da saúde do idoso, acompanhando-o aos exames, consultas e tratamentos de saúde e transmitindo aos profissionais de saúde as mudanças no comportamento, humor ou aparecimento de alterações físicas. Monitora o estado de saúde do idoso de acordo com orientações da equipe multiprofissional e premissas do cuidado humanizado. Pode cuidar da medicação oral da pessoa idosa, em dose e horário prescritos pelo médico. Cuida do idoso em recuperação de saúde, com limitação de mobilidade e com deficiência, auxiliando-o nas suas atividades diárias.

Promove atividades de lazer e de ocupação do tempo livre, de acordo com o interesse do idoso. Estimula a realização de trabalhos manuais, passeios e caminhadas. Incentiva a prática de exercícios físicos, sempre que autorizados pelos profissionais de saúde.

Facilita a participação do idoso em atividades culturais – teatro, espetáculos de dança, cinema, entre outras -, que sejam de seu interesse, acompanhando-o. Providencia livros, para leitura. Pode orientar o idoso na digitação de mensagens e no envio de imagens e vídeos, em aplicativo ou em rede social.

Promove o bem-estar da pessoa idosa, facilitando e estimulando sua comunicação com familiares e amigos, quando possível.

Mantém o ambiente, onde o idoso vive, limpo e organizando, mantendo os objetos de uso arrumados nos locais habituais.

Comunica-se com os familiares ou responsáveis, para prestar informações ou transmitir relatórios sobre o estado de saúde da pessoa idosa.

Zela pela segurança do idoso, prevenindo acidentes como escorregões, quedas e lesões com objetos cortantes.

Recomenda, à família ou à instituição, adaptações no ambiente, para atender às condições de saúde, mobilidade e segurança do idoso.

Presta, ao idoso, cuidados de primeiros socorros em caso de acidentes ou em outras situações de emergência, solicitando auxílio aos serviços ou profissionais especializados.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - APLICATIVOS DE TELEFONIA MÓVEL PARA ENVIO E RECEPÇÃO DE MENSAGENS DE TEXTO, IMAGENS E VÍDEOS 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS (ESPECIFICAR:...) - ASPECTOS DEMOGRÁFICOS DO ENVELHECIMENTO 2 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 4 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DO IDOSO 3 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO 3 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL 3 4 2
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PRECONCEITOS, MITOS E ESTEREÓTIPOS EM RELAÇÃO AO ENVELHECIMENTO 5 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA 2 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE AÇÕES PREVENTIVAS 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE CUIDADOS PALIATIVOS 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE SAÚDE BUCAL 3 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR ENFERMAGEM MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA 5 5 5
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR ENFERMAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - MEDIDAS DE SEGURANÇA: CONTAMINAÇÃO, INFECÇÃO E INFECÇÃO CRUZADA - CONCEITOS E RESPONSABILIDADES 5 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR ENFERMAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - SENILIDADE E SÍNDROMES GERIÁTRICAS 5 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SERVIÇOS FARMACÊUTICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ORAIS E TÓPICOS PRESCRITOS 4 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR NORMAS REGULAMENTADORAS 3 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 3 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 4 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DOS ALIMENTOS 2 2 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - RESTRIÇÕES ALIMENTARES 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E FUNÇÕES DE GRUPOS ALIMENTARES: ENERGÉTICOS, CONSTRUTORES E REGULADORES 2 2 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA 3 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA CUIDADO ÀS PESSOAS (CARE) 2 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR 5 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - APOIO À PARTICIPAÇÃO DO IDOSO EM ATIVIDADES NO TEATRO, EM ESPETÁCULOS DE DANÇA, EM CINEMA E OUTRAS ATIVIDADES CULTURAIS 4 4 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - CUIDADO ÀS PESSOAS IDOSAS: BEM-ESTAR E INTEGRIDADE FÍSICA, EMOCIONAL E SOCIAL DO IDOSO 5 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DE LAZER E DE OCUPAÇÃO DO TEMPO LIVRE PARA IDOSOS: TRABALHOS MANUAIS, PASSEIOS, CAMINHADAS, PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E OUTRAS 4 4 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SAÚDE COLETIVA SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA 3 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA NA ÁREA DE BEM-ESTAR 3 3 1
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE 3 3 1
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE ELEVADOR GUINCHO PARA MOVIMENTAÇÃO DE IDOSOS ACAMADOS 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE INGREDIENTES DE ALIMENTAÇÃO 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO DE IDOSOS E ENFERMOS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM APOIO AO HÓSPEDE DURANTE A ESTADA 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM SERVIÇOS AUXILIARES DE HOSPEDAGEM (ARRUMAÇÃO, ROUPARIA ETC.) 3 3 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - CUIDADO CORPORAL: CABELOS, UNHAS, PELE, BARBA, BANHO (CHUVEIRO, BANHEIRA E NA CAMA), HIGIENE ORAL, HIGIENE ÍNTIMA, REMOÇÃO DE SECREÇÕES DE BOCA E NARIZ 4 5 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS LIMPEZA E CONSERVAÇÃO LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DOMÉSTICA 3 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS LIMPEZA E CONSERVAÇÃO ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL DE LIMPEZA 3 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS LIMPEZA E CONSERVAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - DESCARTE DE LIXO E RESÍDUOS INFECTANTES 5 5 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO EM AGÊNCIA 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO ONLINE 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - ATENDIMENTO EM CAIXA ELETRÔNICO 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos o trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Incentivar a cultura e educação;
  • Cuidar da pessoa;
  • Cuidar da alimentação da pessoa - cjai;
  • Acompanhar pessoa - cjai em atividades externas- passeios, viagens e férias;
  • Cuidar do ambiente domiciliar e institucional;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Promover o bem-estar da pessoa - cjai;
  • Cuidar da saúde da pessoa - cjai;
  • Manusear adequadamente cjai;
  • Passar informações do dia a dia da pessoa;
  • Relatar orientação médica aos responsáveis;
  • Ajudar nas terapias ocupacionais e físicas;
  • Demonstrar criatividade;
  • Ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade;
  • Ler estórias e textos para cjai;
  • Acondicionar alimentação para atividades externas;
  • Listar objetos de viagem;
  • Relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis;
  • Levantar informações sobre a pessoa;
  • Controlar horários das atividades diárias da pessoa;
  • Prevenir acidentes;
  • Cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai;
  • Seguir orientação de profissionais da saúde;
  • Manter o lazer e a recreação no dia-a-dia;
  • Observar alterações físicas - manchas, inchaço, ferimentos;
  • Demonstrar paciência;
  • Manter o ambiente organizado e limpo;
  • Observar a qualidade do sono;
  • Acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar;
  • Observar a qualidade e a validade dos alimentos;
  • Preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai;
  • Demonstrar honestidade;
  • Recomendar adequação ambiental;
  • Transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala;
  • Promover atividades de estímulo a afetividade;
  • Estimular a independência;
  • Preparar documentos e lista de telefones úteis;
  • Planejar passeios;
  • Manter a calma em situações críticas;
  • Prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica;
  • Ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar;
  • Desestimular a agressividade de cjai;
  • Preparar a mala de remédios;
  • Arrumar a bagagem;
  • Demonstrar discrição;
  • Dar apoio emocional;
  • Ajudar a pessoa nas atividades diárias - banho,necessidades fisiológicas;
  • Verificar informações,sinais dados pela pessoa;
  • Controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos;
  • Estar atento às ações da pessoa;
  • Estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados;
  • Participar na alaboração do cardápio;
  • Selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade;
  • Respeitar a privacidade da cjai;
  • Preparar a alimentação;
  • Servir a refeição em ambientes e em porções adequadas;
  • Reeducar os hábitos alimentares da cjai;
  • Controlar a injestão de líquidos e alimentos;
  • Ajudar a pessoa na alimentação;
  • Acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5162-10

CBO 5162-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cuidador de idosos que pertence ao grupo dos cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores nos serviços de embelezamento e cuidados pessoais
        • Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos