CBO 5162-05 - Babá

Entenda o que fazem os cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Babá e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Babá

O Babá cuida de crianças, no que diz respeito ao seu bem-estar e ao seu desenvolvimento físico e psicossocial. Auxilia e orienta a criança na realização de suas atividades diárias. Cuida da alimentação e da saúde. Brinca com a criança, incentivando-a a criar, inventar e descobrir. Estimula o gosto da criança pela música, leitura, dança e esporte. Incentiva o diálogo, a afetividade e a sociabilidade. Acompanha a criança em atividades externas, como passeios e viagens. Cuida do ambiente e dos objetos pessoais da criança. Zela pela segurança da criança, podendo prestar-lhe primeiros socorros. Atua conforme normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5162-05

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Prepara o trabalho, conversando com os pais ou responsáveis sobre suas expectativas e instruções e sobre a rotina e os costumes da casa. Estabelece forma de contato com os pais ou responsáveis, para comunicação.

Auxilia e orienta a criança na realização de atividades da vida diária, como vestir-se, cuidar da aparência, da higiene e de suas necessidades fisiológicas. Controla os horários das atividades diárias da criança, criando uma rotina.

Cuida da alimentação, controlando a ingestão e a quantidade de alimentos e bebidas, conforme necessidades da fase em que se encontra a criança. Observa a validade e a higiene dos alimentos e estimula hábitos alimentares saudáveis. Pode participar da elaboração do cardápio e preparar a alimentação.

Cuida da saúde da criança, observando anormalidades de comportamento, de sinais vitais, de sono e excreções, comunicando-as aos pais ou responsáveis. Acompanha crianças em consultas. Controla a guarda e a ingestão de medicamentos, de acordo com orientação dos profissionais da saúde e dos pais ou responsáveis.

Cuida da criança em recuperação de saúde, com limitação de mobilidade e com deficiência, estimulando-a e a auxiliando nas suas atividades diárias e na sua inclusão social. Contribui na relação da criança com seus pares, familiares, responsáveis e integrantes da equipe profissional de educação e saúde.

Estimula a capacidade de expressão da criança, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com sua idade. Incentiva a criança para criar, inventar e descobrir. Estimula o gosto da criança pela música, leitura, dança e esporte.

Escuta e auxilia a criança, quando ela necessitar de ajuda. Estimula o diálogo.

Incentiva e orienta a interação com outras crianças, desenvolvendo a sociabilidade.

Acompanha a criança em atividades externas - como passeios e viagens -, listando objetos a levar, arrumando bagagem, preparando mala de remédios, selecionando documentos a portar e relacionando telefones úteis.

Reúne-se regularmente com os pais ou responsáveis, para discutir as atividades e o desenvolvimento das crianças.

Cuida da roupa e dos objetos pessoais da criança.

Cuida do ambiente, mantendo-o limpo e organizado. Pode recomendar adequações no ambiente, priorizando o bem-estar e a segurança da criança. Remove ou afasta objetos que possam representar perigo.

Pode prestar primeiros socorros à criança, em acidente ou em outra situação de emergência.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA DANÇA 2 3 2
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTES E JOGOS 2 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 4 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 2 4 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - ADAPTAÇÃO DOS ESPAÇOS DA CRIANÇA, PARA SUA SEGURANÇA E CONFORTO 3 5 3
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, SOCIAL E COGNITIVO DA CRIANÇA 4 5 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 2 2 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA 2 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE AÇÕES PREVENTIVAS 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE SAÚDE BUCAL 3 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR ENFERMAGEM MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA 3 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR ENFERMAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - MONITORAMENTO DO ESTADO DE SAÚDE DA CRIANÇA 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SERVIÇOS FARMACÊUTICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ORAIS E TÓPICOS PRESCRITOS 3 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR NORMAS REGULAMENTADORAS 3 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 3 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 4 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA 3 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA CUIDADO ÀS PESSOAS (CARE) 2 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR 5 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - CUIDADO ÀS CRIANÇAS: BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO FÍSICO E PSICOSSOCIAL DA CRIANÇA 5 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTÍMULOS À CAPACIDADE DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA: DESENHOS, PINTURAS, RECORTES, COLAGENS, MONTAGENS E OUTROS RECURSOS VISUAIS 4 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTÍMULOS À CAPACIDADE DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA: JOGOS, BRINCADEIRAS, NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E OUTROS MEIOS 4 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO AO GOSTO DA CRIANÇA PELA MÚSICA, LEITURA, DANÇA E ESPORTE 4 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À CRIATIVIDADE, À INVENTIVIDADE E À DESCOBERTA, PARA CRIANÇAS 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ELETRÔNICOS E JOGOS 3 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS LIMPEZA E CONSERVAÇÃO LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DOMÉSTICA 2 2 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS LIMPEZA E CONSERVAÇÃO ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL DE LIMPEZA 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos o trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Promover o bem-estar da pessoa - cjai;
  • Cuidar da saúde da pessoa - cjai;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Cuidar da pessoa;
  • Incentivar a cultura e educação;
  • Cuidar da alimentação da pessoa - cjai;
  • Cuidar do ambiente domiciliar e institucional;
  • Acompanhar pessoa - cjai em atividades externas- passeios, viagens e férias;
  • Passar informações do dia a dia da pessoa;
  • Estimular a independência;
  • Reeducar os hábitos alimentares da cjai;
  • Prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica;
  • Observar a qualidade e a validade dos alimentos;
  • Observar temperatura,urina, fezes e vômitos;
  • Manter a calma em situações críticas;
  • Controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos;
  • Prevenir acidentes;
  • Cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai;
  • Arrumar a bagagem;
  • Orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa;
  • Manusear adequadamente cjai;
  • Planejar passeios;
  • Demonstrar discrição;
  • Controlar horários das atividades diárias da pessoa;
  • Controlar a injestão de líquidos e alimentos;
  • Preparar documentos e lista de telefones úteis;
  • Promover atividades de estímulo a afetividade;
  • Demonstrar criatividade;
  • Acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas;
  • Selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade;
  • Demonstrar honestidade;
  • Acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar;
  • Desestimular a agressividade de cjai;
  • Educar a criança e o adolescente nos deveres da casa e comunitários;
  • Recomendar adequação ambiental;
  • Participar na alaboração do cardápio;
  • Transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala;
  • Respeitar a privacidade da cjai;
  • Estimular o gosto pela música, dança e esporte;
  • Acondicionar alimentação para atividades externas;
  • Observar a qualidade do sono;
  • Ajudar nas terapias ocupacionais e físicas;
  • Preparar a alimentação;
  • Observar alterações físicas - manchas, inchaço, ferimentos;
  • Ajudar a pessoa nas atividades diárias - banho,necessidades fisiológicas;
  • Lidar com comportamentos compulsivos;
  • Levantar informações sobre a pessoa;
  • Dar apoio emocional;
  • Manter o ambiente organizado e limpo;
  • Ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade;
  • Seguir orientação de profissionais da saúde;
  • Ensinar boas maneiras;
  • Verificar informações,sinais dados pela pessoa;
  • Estar atento às ações da pessoa;
  • Relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis;
  • Estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados;
  • Manter o lazer e a recreação no dia-a-dia;
  • Listar objetos de viagem;
  • Relatar orientação médica aos responsáveis;
  • Preparar a mala de remédios;
  • Ajudar a pessoa na alimentação;
  • Cuidar da aparência e higiene da pessoa;
  • Servir a refeição em ambientes e em porções adequadas;
  • Demonstrar paciência;
  • Preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai;
  • Cuidar dos afazeres domésticos;
  • Observar as alterações de comportamento;
  • Ler estórias e textos para cjai;
  • Verificar a despensa;
  • Ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5162-05

CBO 5162-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de babá que pertence ao grupo dos cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores nos serviços de embelezamento e cuidados pessoais
        • Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos