CBO 5131-10 - Mordomo de hotelaria - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mordomos e governantas
O profissional no cargo de Mordomo de hotelaria CBO 5131-10 atende hóspedes em hotéis, recepcionando-os, providenciando a arrumação de seus aposentos, supervisionando e agilizando os serviços de reparos, lavanderia e passadoria para suas roupas, servindo suas refeições, e executando serviços personalizados, para propiciar-lhes bem-estar durante a hospedagem Coordena, administra e avalia os serviços da equipe de trabalho.
Executa atividades administrativas Atua conforme protocolos de discrição e sigilo e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5131-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de mordomos e governantas que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Mordomo de hotelaria, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mordomos e governantas CBO 5131-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5131-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Mordomos e governantas.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Mordomo de hotelaria
O Mordomo de hotelaria CBO 5131-10 atende hóspedes, dando-lhes boas-vindas e apresentando-lhes apartamentos e equipamentos disponíveis Acompanha entradas e saídas dos hóspedes, durante a estadia.
Toma conhecimento das preferências dos hóspedes.
Providencia facilidades para utilização de equipamentos de informática Recepciona convidados e visitantes.
Supervisiona a arrumação de aposentos e demais áreas do hotel e verifica o estado de conservação de móveis e equipamentos Prepara aposentos personalizados.
Verifica a decoração das áreas.
Controla a entrega e o recebimento de chaves Supervisiona a troca de apartamentos.
Supervisiona a preparação das refeições para os hóspedes, preenche comandas de alimentos e bebidas e apronta coquetéis a serem servidos.
Dispõe os hóspedes à mesa e serve os alimentos e as bebidas Pode atender pedidos especiais, como refeição para hóspedes com restrições alimentares Cuida do vestuário e objetos dos hóspedes, podendo desfazer suas malas e arrumar vestuário e objetos pessoais nos armários e em gavetas.
Encaminha peças de vestuário para reparos e ajustes e agiliza serviços de lavanderia, de passadoria e de engraxate Controla a guarda temporária de vestuário de hóspedes Pode prestar outros serviços - tais como reserva de sala de reuniões, agendamento de consultas médicas, compra de remédios e aquisição de entradas de teatro, para propiciar bem-estar aos hóspedes.
Executa atividades administrativas, atualizando cadastro de perfis e históricos de hóspedes, controlando livros de ocorrências, acompanhando registros de entrada e saída de hóspedes, solicitando serviços de manutenção em instalações, móveis e equipamentos, preparando e analisando relatórios Atende telefonemas, anota e transmite recados e mensagens, fazendo uso de telefone fixo, de recursos de informática e de telefonia móvel.
Pode receber solicitações de hóspedes por e-mail Coordena equipe, planejando o trabalho dos empregados, dimensionando pessoal, estabelecendo rotinas, atribuindo tarefas e orientando a execução dos serviços Observa a apresentação pessoal dos empregados e examina seus uniformes.
Soluciona situações de conflito na equipe Administra a equipe de trabalho, decidindo sobre admissão de novos empregados, fiscalizando o cumprimento de horário de trabalho, programando escala de serviço e férias, e decidindo sobre demissão de empregados subordinados Indica membros da equipe para promoções.
Avalia a conduta e a qualidade dos serviços realizados pelos membros da equipe Pode promover treinamentos para melhoria dos serviços prestados ou para o uso de novos equipamentos e produtos Zela pelo cumprimento das normas de segurança, prevenindo acidentes e orientando a equipe para o uso de equipamentos de proteção individual.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5131-10 deve demonstrar competências pessoais, supervisionar arrumação de aposentos e demais Áreas, administrar pessoal, secretariar agendas e telefonemas, atender hóspedes e familiares, cuidar do vestuário e objetos de hóspedes e familiares, executar atividades administrativas, servir alimentos e bebidas.
Condições de trabalho dessas profissões
Mordomos e governantas atuam nos serviços de alojamento e alimentação, pessoais e domésticos. Os mordomos na área da hotelaria são encontrados apenas nos estabelecimentos mais sofisticados e suas atribuições variam de acordo com cada hotel. São empregados com carteira assinada e trabalham com supervisão permanente. Executam suas atividades em ambientes fechados e nos horários diurno, noturno, rodízio de turnos e irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5131-10
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio completo. O exercício pleno dessas atividades ocorre entre três a quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mordomo de hotelaria CBO 5131-10
Um Mordomo de hotelaria (ou sinônimo) deve preparar aposentos personalizados, preparar coquetéis, transmitir recados, fiscalizar cumprimento de horário dos empregados, observar apresentação pessoal dos empregados, decidir sobre admissão de empregados subordinados, avaliar conduta dos empregados, demonstrar responsabilidade, demonstrar organização, demonstrar atenção ao detalhe, controlar entrega e recebimento de chaves, preparar relatórios, engraxar sapatos, treinar empregados, encaminhar solicitação de serviço de lavanderia, demonstrar capacidade de comunicação, analisar relatórios, atualizar cadastro de perfis e históricos de hóspedes, anotar recados, fazer malas de hóspedes e familiares, motivar empregados, verificar estado de conservação de móveis e equipamentos, programar escala de serviço e férias, acompanhar entradas e saídas dos hóspedes durante a estadia, recepcionar convidados e visitantes, demonstrar atenção distribuída, preparar mesa para refeições - mise en place, controlar despensa, verificar decoração das áreas, providenciar facilidades para utilização de equipamentos de informática, solicitar serviços de manutenção em instalações, móveis e equipamentos, apresentar apartamentos e equipamentos disponíveis, atender telefonemas, tomar conhecimento das preferências dos hóspedes, examinar uniformes dos empregados, demonstrar dinamismo, dimensionar equipe de trabalho, preparar bebidas para serem servidas, dispor pessoas a mesa, demonstrar capacidade para motivar pessoas, demonstrar paciência, preencher comandas de alimentos e bebidas solicitadas, indicar funcionários para promoções, planejar trabalho dos empregados, desfazer malas de hóspedes e familiares, controlar livros de ocorrências, supervisionar troca de apartamentos, demonstrar pontualidade, decidir sobre demissão de empregados subordinados, passar roupa, vistoriar apartamentos e outras áreas, providenciar assistência médica aos hóspedes e familiares, demonstrar capacidade de planejamento, encaminhar peças de vestuário para reparos e ajustes, demonstrar capacidade de observação, servir a mesa, demonstrar postura, avaliar qualidade e produtividade dos serviços executivos, controlar a guarda temporária de vestuário de hóspedes, dar boas vindas aos hóspedes, acompanhar registros de entrada e saída de hóspedes, montar couvert, arrumar vestuário e objetos pessoais nos armários, demonstrar discrição, treinar estagiários, providenciar serviços extras, demonstrar liderança.