CBO 5131-10 - Mordomo de hotelaria

Entenda o que fazem os mordomos e governantas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Mordomo de hotelaria e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Mordomo de hotelaria

Atende hóspedes em hotéis, recepcionando-os, providenciando a arrumação de seus aposentos, supervisionando e agilizando os serviços de reparos, lavanderia e passadoria para suas roupas, servindo suas refeições, e executando serviços personalizados, para propiciar-lhes bem-estar durante a hospedagem. Coordena, administra e avalia os serviços da equipe de trabalho. Executa atividades administrativas. Atua conforme protocolos de discrição e sigilo e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Atende hóspedes, dando-lhes boas-vindas e apresentando-lhes apartamentos e equipamentos disponíveis. Acompanha entradas e saídas dos hóspedes, durante a estadia. Toma conhecimento das preferências dos hóspedes. Providencia facilidades para utilização de equipamentos de informática. Recepciona convidados e visitantes.

Supervisiona a arrumação de aposentos e demais áreas do hotel e verifica o estado de conservação de móveis e equipamentos. Prepara aposentos personalizados. Verifica a decoração das áreas. Controla a entrega e o recebimento de chaves. Supervisiona a troca de apartamentos.

Supervisiona a preparação das refeições para os hóspedes, preenche comandas de alimentos e bebidas e apronta coquetéis a serem servidos.

Dispõe os hóspedes à mesa e serve os alimentos e as bebidas. Pode atender pedidos especiais, como refeição para hóspedes com restrições alimentares.

Cuida do vestuário e objetos dos hóspedes, podendo desfazer suas malas e arrumar vestuário e objetos pessoais nos armários e em gavetas. Encaminha peças de vestuário para reparos e ajustes e agiliza serviços de lavanderia, de passadoria e de engraxate.

Controla a guarda temporária de vestuário de hóspedes.

Pode prestar outros serviços - tais como reserva de sala de reuniões, agendamento de consultas médicas, compra de remédios e aquisição de entradas de teatro –, para propiciar bem-estar aos hóspedes.

Executa atividades administrativas, atualizando cadastro de perfis e históricos de hóspedes, controlando livros de ocorrências, acompanhando registros de entrada e saída de hóspedes, solicitando serviços de manutenção em instalações, móveis e equipamentos, preparando e analisando relatórios.

Atende telefonemas, anota e transmite recados e mensagens, fazendo uso de telefone fixo, de recursos de informática e de telefonia móvel. Pode receber solicitações de hóspedes por e-mail.

Coordena equipe, planejando o trabalho dos empregados, dimensionando pessoal, estabelecendo rotinas, atribuindo tarefas e orientando a execução dos serviços. Observa a apresentação pessoal dos empregados e examina seus uniformes. Soluciona situações de conflito na equipe.

Administra a equipe de trabalho, decidindo sobre admissão de novos empregados, fiscalizando o cumprimento de horário de trabalho, programando escala de serviço e férias, e decidindo sobre demissão de empregados subordinados. Indica membros da equipe para promoções.

Avalia a conduta e a qualidade dos serviços realizados pelos membros da equipe. Pode promover treinamentos para melhoria dos serviços prestados ou para o uso de novos equipamentos e produtos.

Zela pelo cumprimento das normas de segurança, prevenindo acidentes e orientando a equipe para o uso de equipamentos de proteção individual.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE ETIQUETA SOCIAL 4 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PAGAMENTO DE CONTAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE CONTROLE DA QUALIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:...) - PROTOCOLOS DE DISCRIÇÃO E SIGILO PROFISSIONAL 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 2 2 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 3 3 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER AUTOMAÇÃO EM HOSPEDAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER CERIMONIAL E PROTOCOLO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER RECEPÇÃO DE EVENTOS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DE PONTOS TURÍSTICOS DE UMA REGIÃO 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CHOCOLATARIA 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS BEBIDAS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PEDIDOS: ANOTAÇÃO, ABERTURA, FECHAMENTO DE CONTAS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PREPARAÇÃO DE BEBIDAS E COQUETÉIS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PROCEDIMENTOS DE MISE EM PLACE 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE MATERIAIS (UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS) DE ALIMENTAÇÃO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DE ALIMENTOS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TIPOS E PERFIS DE CLIENTES (CARACTERÍSTICAS, DESEJOS, NECESSIDADES) 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM APOIO AO HÓSPEDE DURANTE A ESTADA 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM FLUXOS OPERACIONAIS DE GOVERNANÇA 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM FLUXOS OPERACIONAIS DE RESERVA E RECEPÇÃO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM MEIOS DE HOSPEDAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM SERVIÇOS AUXILIARES DE HOSPEDAGEM (ARRUMAÇÃO, ROUPARIA ETC.) 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - ATENDIMENTO A EVENTOS RESERVADOS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TECNOLOGIA EM TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TECNOLOGIA NA ÁREA DE HOSPEDAGEM 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DE PONTOS TURÍSTICOS DE UMA REGIÃO 2 2 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS LAVANDERIA 3 3 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS PASSADORIA 3 3 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS REPAROS DE ROUPAS 3 3 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - RADIOCOMUNICAÇÃO 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 3
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 3

Condições de Trabalho

Atuam nos serviços de alojamento e alimentação, pessoais e domésticos. Os mordomos na área da hotelaria são encontrados apenas nos estabelecimentos mais sofisticados e suas atribuições variam de acordo com cada hotel. São empregados com carteira assinada e trabalham com supervisão permanente. Executam suas atividades em ambientes fechados e nos horários diurno, noturno, rodízio de turnos e irregulares.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio completo. O exercício pleno dessas atividades ocorre entre três a quatro anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • cuidar do vestuário e objetos de hóspedes e familiares;
  • secretariar agendas e telefonemas;
  • executar atividades administrativas;
  • servir alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar arrumação de aposentos e demais Áreas;
  • atender hóspedes e familiares;
  • administrar pessoal;
  • acompanhar registros de entrada e saída de hóspedes;
  • anotar recados;
  • passar roupa;
  • servir a mesa;
  • solicitar serviços de manutenção em instalações, móveis e equipamentos;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • demonstrar responsabilidade;
  • tomar conhecimento das preferências dos hóspedes;
  • acompanhar entradas e saídas dos hóspedes durante a estadia;
  • planejar trabalho dos empregados;
  • demonstrar atenção distribuída;
  • preparar mesa para refeições - mise en place;
  • apresentar apartamentos e equipamentos disponíveis;
  • preencher comandas de alimentos e bebidas solicitadas;
  • providenciar assistência médica aos hóspedes e familiares;
  • vistoriar apartamentos e outras áreas;
  • montar couvert;
  • demonstrar postura;
  • controlar despensa;
  • controlar a guarda temporária de vestuário de hóspedes;
  • preparar bebidas para serem servidas;
  • encaminhar solicitação de serviço de lavanderia;
  • motivar empregados;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • decidir sobre demissão de empregados subordinados;
  • dar boas vindas aos hóspedes;
  • arrumar vestuário e objetos pessoais nos armários;
  • providenciar serviços extras;
  • observar apresentação pessoal dos empregados;
  • examinar uniformes dos empregados;
  • fiscalizar cumprimento de horário dos empregados;
  • recepcionar convidados e visitantes;
  • treinar empregados;
  • encaminhar peças de vestuário para reparos e ajustes;
  • demonstrar liderança;
  • treinar estagiários;
  • supervisionar troca de apartamentos;
  • preparar aposentos personalizados;
  • demonstrar organização;
  • preparar coquetéis;
  • programar escala de serviço e férias;
  • demonstrar pontualidade;
  • demonstrar capacidade para motivar pessoas;
  • demonstrar atenção ao detalhe;
  • avaliar qualidade e produtividade dos serviços executivos;
  • atualizar cadastro de perfis e históricos de hóspedes;
  • engraxar sapatos;
  • preparar relatórios;
  • controlar entrega e recebimento de chaves;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • verificar estado de conservação de móveis e equipamentos;
  • demonstrar dinamismo;
  • analisar relatórios;
  • providenciar facilidades para utilização de equipamentos de informática;
  • transmitir recados;
  • avaliar conduta dos empregados;
  • fazer malas de hóspedes e familiares;
  • verificar decoração das áreas;
  • decidir sobre admissão de empregados subordinados;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • controlar livros de ocorrências;
  • dispor pessoas a mesa;
  • indicar funcionários para promoções;
  • demonstrar discrição;
  • atender telefonemas;
  • desfazer malas de hóspedes e familiares;

Divisões de categorias profissionais do CBO 5131-10

CBO 5131-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de mordomo de hotelaria que pertence ao grupo dos mordomos e governantas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
        • Mordomos e governantas

CBOs Relacionados

Cargos e salários CBO 5131-10 - Mordomos e governantas

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 513110 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Mordomos e governantas em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
5131-10 Mordomo de Hotelaria Brasil 43h 981

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial