CBO 4231-05 - Despachante documentalista

Entenda o que fazem os despachantes documentalistas e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Despachante documentalista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Despachante documentalista

Realiza a mediação e a representação dos clientes junto aos órgãos e às entidades competentes da administração pública, solicitando a emissão de documentos para pessoas físicas e jurídicas e regularizando créditos e débitos. Gerencia serviços e atividades dos clientes, assessorando-os em assuntos específicos. Pode atuar como pessoa física ou mediante constituição de pessoa jurídica, fazendo a gestão de empresa de despachos. Pode desenvolver novos campos de atividade profissional. Atua de acordo com princípios de ética e cumpre legislação, normas e procedimentos estabelecidos pelos órgãos e entidades competentes da administração pública, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Planeja as atividades, organizando as solicitações dos clientes e priorizando-as pela urgência. Faz leitura de diários oficiais e outras publicações similares relacionadas ao seu trabalho - em meio físico ou digital -, para examinar inclusões, alterações e exclusões na legislação e verificar mudanças em normas e procedimentos relacionados a órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, municipal e do Distrito Federal.

Executa serviços para pessoas físicas e jurídicas junto a órgãos e entidades competentes. Redige e encaminha a requisição de documentos pessoais, documentos de bens móveis e documentos - certidões, registros e averbações - de bens imóveis. Registra produtos, marcas, patentes e desenho industrial. Solicita emissão de laudos de perícias, vistorias e avaliações. Legaliza documentos de estrangeiros. Solicita alvarás e licenças para diversos fins. Efetua inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros. Solicita certificações de procedência e qualidade. Retira documentos expedidos, conferindo sua exatidão e entregando-os ao cliente.

Gerencia serviços e atividades para os clientes, assessorando-os em assuntos específicos com embasamento legal, recorrendo de decisões administrativas, pleiteando regularização de documentos e desembaraçando processos. Administra arquivos de dados. Atualiza a documentação legal da empresa.

Regulariza créditos, apurando e solicitando ao devedor o pagamento, e requerendo indenizações, seguros, pecúlios e pensões.

Regulariza débitos, verificando data de vencimento de documentos, preenchendo guias e formulários e providenciando o pagamento. Realiza apuração e pagamento de impostos, taxas e emolumentos. Solicita certidão negativa de débitos. Interpõe defesas e recursos, requerendo suspensão de impostos, taxas e contribuições, reivindicando a restituição de indébitos, solicitando cancelamento ou parcelamento de débitos e dívidas, e requerendo substituição dos meios de pagamento do débito.

Instrui e monta processos, pesquisando, analisando e consolidando informações. Organiza a documentação do processo, classificando documentos. Formaliza o processo, direcionando-o ao órgão competente e acompanhando sua tramitação.

Pode desenvolver novos campos de atividade profissional, identificando os serviços a serem prestados, negociando a sua implantação e firmando parcerias.

Faz a gestão da empresa de despachos, atualizando sua documentação legal e controlando custos. Coordena equipe, implementando métodos e procedimentos de trabalho e fixando honorários. Realiza mudanças no padrão de execução dos serviços, ampliando a atuação por meio digital e online. Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico. Controla a qualidade dos serviços prestados. Dialoga com órgãos públicos sobre o aperfeiçoamento dos serviços.

Mantém comunicação com os clientes por diferentes meios, tais como visitas, contato online ou telefônico, envio de boletins informativos, entre outros.

Divulga os serviços em mídias diversas a fim de torná-los conhecidos e captar novos clientes.

Monitora a organização e a limpeza do ambiente de trabalho.

Controla desperdícios, verificando o reaproveitamento do material. Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DIGITAIS E SOFTWARES RELACIONADOS À ÁREA OCUPACIONAL 5 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM CLIENTES: VISITAS, CONTATO ONLINE OU TELEFÔNICO, BOLETINS INFORMATIVOS, OUTROS 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO TRABALHISTA 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE DIREITO CIVIL E AMBIENTAL 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS E PROCESSOS 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO TÉCNICO DA ÁREA JURÍDICA E LEGAL 3 4 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO GESTÃO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS INOVAÇÃO EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO 5 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - CONSULTA ÀS BASES DE DADOS OFICIAIS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL E DO DISTRITO FEDERAL: FUNÇÕES, PROCEDIMENTOS, GUIAS E FORMULÁRIOS ESPECÍFICOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PREENCHIMENTO DE DOCUMENTAÇÃO PARA OS DIVERSOS CAMPOS DE ATUAÇÃO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE DOCUMENTAÇÃO: DOCUMENTAÇÃO PARA ÓRGÃOS AMBIENTAIS, REGULARIZAÇÕES JUNTO A PREFEITURAS, RECEITA FEDERAL, ASSOCIAÇÕES DE CLASSE, DENTRE OUTRAS, DOCUMENTAÇÕES PESSOAIS (RG, CPF, REGISTRO DE ESTRANGEIROS, PASSAPORTE), LAUDOS E PERÍCIAS, OUTROS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS TRIBUTÁRIAS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - CÁLCULO DE DÉBITOS, CRÉDITOS, IMPOSTOS, TAXAS, EMOLUMENTOS, OUTROS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DA QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL ÉTICA PROFISSIONAL 5 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4

Condições de Trabalho

Profissionais nessa família CBO, exercem o cargo junto aos órgãos executivos de trânsito. A maior ou menor familiaridade com guias e formulários específicos gera as seguintes especializações: documentação para taxistas, para veículos de transporte escolar, para veículos de carga, documentação para o ibama, prefeituras, receita federal, incra, associações de classe, dentre outras. Trabalham como autônomos, ou sociedade empresárias.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível médio e credenciamento junto a órgãos estaduais, nas unidades da federação onde haja legislação específica para o exercício da função. Alguns conselhos regionais oferecem cursos específicos sobre legislação e preenchimento de documentação para os diversos campos de atuação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • regularizar débitos e créditos;
  • instruir processos;
  • gerenciar serviços e atividades para clientes;
  • providenciar documentação do processo;
  • gerir o negócio;
  • executar serviços para clientes junto a Órgãos e entidades competentes;
  • pagar impostos, taxas e emolumentos;
  • formalizar processo;
  • demonstrar capacidade de iniciativa;
  • firmar parcerias no mercado externo;
  • recorrer de decisões administrativas;
  • controlar custos;
  • entregar documentos ao cliente;
  • requerer parcelamento de débitos;
  • requerer suspensão de impostos, taxas e contribuições;
  • solicitar documentos pessoais;
  • direcionar cliente e/ou processo ao órgão competente;
  • solicitar documentos de veículos;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • consolidar informações;
  • providenciar expedição de documentos;
  • requerer isenção de impostos, taxas e emolumentos;
  • divulgar serviços em mídias e redes sociais;
  • solicitar homologações de atos;
  • identificar possíveis serviços;
  • registrar produtos;
  • preparar documentos;
  • requerer restituição de indébitos;
  • requerer indenizações, seguros, pecúlios e pensões;
  • planejar trabalho;
  • demonstrar proatividade;
  • desenvolver projetos de atuação profissional;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • montar processo;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • relatar processo;
  • desentranhar processos;
  • firmar parcerias no mercado interno;
  • contatar clientes;
  • gerenciar arquivo de dados e documentos do cliente;
  • legalizar documentos de estrangeiros;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • preencher guias e formulários;
  • adotar padrões de controle de qualidade;
  • demonstrar capacidade de cordialidade;
  • protocolizar requerimento;
  • desembaraçar processos;
  • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
  • enviar comunicação registrada;
  • fixar honorários;
  • efetuar inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros;
  • registrar marcas, patentes e desenho industrial;
  • interpor defesas e recursos;
  • controlar qualidade de procedimentos-padrão;
  • assessorar cliente em assuntos específicos, com embasamento legal;
  • produzir boletins informativos;
  • documentar processo;
  • demonstrar credibilidade;
  • analisar informações;
  • fidelizar cliente;
  • demonstrar atenção a detalhes;
  • solicitar documentos de bens imóveis - certidões, registros e averbações;
  • defender verbalmente o cliente;
  • requerer substituição dos meios de pagamento do débito;
  • solicitar laudos diversos - perícias, vistorias e avaliações;
  • atualizar documentação legal da empresa e dos funcionários;
  • demonstrar capacidade de guardar sigilo profissional;
  • redigir requerimentos;
  • pleitear a regularização de documentos;
  • conferir a exatidão dos documentos;
  • solicitar alvarás e licenças para diversos fins;
  • pesquisar informações;
  • pedir baixa dos débitos;
  • elaborar documentos;
  • implementar métodos de trabalho;
  • requerer certidão negativa de débitos;
  • acompanhar tramitação de processo;
  • solicitar certificações de procedência e qualidade;
  • solicitar documentos de bens móveis - embarcações e aeronaves;
  • monitorar datas de vencimento de documentos dos clientes;
  • retirar documentos;
  • classificar documentos;
  • requerer cancelamento de débitos e dívidas;
  • apurar impostos, taxas e emolumentos;
  • apurar créditos;
  • visitar clientes;
  • dialogar com órgãos públicos sobre o aperfeiçoamento de serviços;
  • solicitar documentos de pessoas jurídicas;
  • atualizar documentação legal da empresa;
  • demonstrar capacidade de saber ouvir;
  • demonstrar capacidade destreza manual;
  • requerer reconhecimento de imunidades;
  • negociar implantação de serviços;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estabelecer procedimentos de trabalho;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4231-05

CBO 4231-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de despachante documentalista que pertence ao grupo dos despachantes documentalistas e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Despachantes
        • Despachantes documentalistas e afins

CBOs Relacionados

Cargos e salários CBO 4231-05 - Despachantes documentalistas e afins

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 423105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Despachantes documentalistas e afins em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
4231-05 Despachante Documentalista São Paulo, SP 42h 179
4231-05 Despachante de Documentos Fortaleza, CE 44h 282
4231-05 Despachante Documentalista São Paulo 43h 328
4231-05 Despachante Documentalista Fortaleza, CE 44h 279
4231-05 Despachante Documentalista Teresina, PI 44h 130
4231-05 Despachante de Documentos São Paulo, SP 42h 179
4231-05 Despachante de Documentos Teresina, PI 44h 130
4231-05 Despachante de Documentos Brasil 43h 2.899
4231-05 Despachante de Documentos Rio de Janeiro, RJ 42h 76
4231-05 Despachante Documentalista Brasil 43h 2.899
4231-05 Despachante Documentalista Duque de Caxias, RJ 44h 4
4231-05 Despachante Documentalista Rio de Janeiro, RJ 42h 76
4231-05 Despachante Documentalista Porto Alegre, RS 44h 3

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial