CBO 3331-05 - Instrutor de autoescola - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores e professores de cursos livres
O profissional no cargo de Instrutor de autoescola CBO 3331-05 ministra aulas teóricas e práticas em Centros de Formação de Condutores, atuando em cursos de formação, atualização e reciclagem de condutores de veículos Segue as normas emitidas pelos órgãos nacionais de trânsito, a legislação do trânsito e as normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3331-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores e professores de cursos livres que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de autoescola, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores e professores de cursos livres CBO 3331-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3331-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos e de nível médio.
- Instrutores e professores de escolas livres.
- Instrutores e professores de cursos livres.
O que faz um Instrutor de autoescola
O Instrutor de autoescola CBO 3331-05 colabora no planejamento dos cursos, adequando os conteúdos e as atividades práticas a diferentes públicos - pessoas com deficiência, as que sofrem de traumas em relação ao ato de dirigir, entre outros - e levando em consideração a legislação pertinente Ministra aulas para candidatos a condutores, abordando condução prática de veículos, leis de trânsito, princípios da direção defensiva, trânsito seguro, noções de mecânica, proteção ao meio ambiente e respeito à vida.
Avalia o aprendizado individual de cada aluno, acompanhando seu aproveitamento e identificando suas dificuldades.
Faz registros do desempenho e da frequência de alunos, prestando informações sobre sua evolução Pode utilizar simuladores de direção.
Trabalha segundo princípios da ética e do convívio social no trânsito, transmitindo esses valores aos alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3331-05 deve demonstrar competências pessoais, sugerir mudanças estruturais no curso, definir materiais didáticos, planejar cursos, ministrar aulas, avaliar alunos, criar cursos livres.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3331-05
O exercício dessas ocupações é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec.
Atividades exercidas por um Instrutor de autoescola CBO 3331-05
Um Instrutor de autoescola (ou sinônimo) deve preparar planos de aula, diagnosticar nível de conhecimento do aluno, elaborar instrumentos de avaliação, acompanhar realização dos exercícios, elaborar atividades teóricas e práticas, desenvolver criatividade, utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos, controlar presença dos alunos, definir conteúdo programático dos cursos, monitorar desempenho dos alunos, definir objetivos gerais dos cursos, manusear materiais e equipamentos técnicos, informar aluno acerca de seu aproveitamento, avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos, dominar conteúdo ministrado, demonstrar flexibilidade, promover atividades práticas, levantar necessidades do público alvo, elaborar relatórios, identificar dificuldades dos alunos, adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo, adequar cursos às mudanças do mercado, aprimorar-se continuamente, compatibilizar diferenças entre alunos, mediar relação ensino-aprendizagem, elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso, desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso, elucidar dúvidas dos alunos, elaborar cronograma dos cursos, despertar outros interesses nos alunos, adequar metodologia aos objetivos do curso, acompanhar mudanças e tendências de mercado, apresentar vantagens e desvantagens das técnicas.