CBO 2628-20 - Dramaturgo de dança
Entenda o que fazem os artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Dramaturgo de dança e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Dramaturgo de dança
Concebe e concretiza projetos cênicos de dramaturgia da dança, compondo, arranjando e sequenciando roteiro de movimentos, passos, deslocamentos, entradas e saídas, posições de bailarinos que compõem apresentações de dança. Prepara a montagem da obra e de cenários, seleciona e coordena equipes artísticas e de apoio técnico, prevendo recursos materiais e estratégias de suporte, inclusive com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Aplica técnicas de movimentos ritmados, de linguagem da dança e de interpretação de imagens e narrativas. Pesquisa movimentos, gestos e passos de dança. Estabelece a temática da apresentação, define tema, objetos e elementos coreográficos, aspectos dramatúrgicos da dança, músicas, aplica técnicas corporais. Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental.Funções Detalhadas
Gerencia o projeto, estabelece etapas para seu desenvolvimento e define estratégias de difusão, em conjunto com produção executiva e direção artística. Acompanha as atividades das equipes de bailarinos, de cenografia, de música, de figurinos e adereços, maquiagem e caracterização, de iluminação, de multimídia.
Prepara apresentações de dramaturgia da dança, considerando temática artística, narrativa, imagens cênicas, modalidade, tempo, espaço e público. Seleciona técnicas de linguagem e movimentos corporais de dança, equipes artísticas e de apoio técnico, organiza a montagem de cenários e do projeto cênico.
Concretiza o projeto cênico de dramaturgia da dança, efetivando a montagem da obra artística, transpondo ideias, imagens e sensações em linguagem dramática, definindo tema, objetos e elementos coreográficos, aspectos dramatúrgicos da dança e músicas, orientando e conduzindo ritmos e cadência de gestos, de ações, de passos codificados dos bailarinos. Articula as partes da obra dramatúrgica, considerando os movimento e aspectos dramatúrgicos de dança, no espaço e no tempo.
Realiza coreografia compondo, arranjando e sequenciando roteiro de movimentos, linguagem corporal, passos, deslocamentos, entradas e saídas, posições de bailarinos que compõem apresentações de dança, articulando as partes da obra coreográfica, orientando sequência de passos e movimentos corporais ritmados e compassados, aplicando técnicas e linguagens de dança, de interpretação de imagens e narrativas relativas à arte de dançar, considerando a temática previamente definida, a modalidade do bailado, o tempo, o espaço e o público. Define a aplicação de técnicas que expressam sentimentos e emoções por meio de movimentos cadenciados, tendo em vista assegurar a efetividade e a qualidade dramática da obra coreográfica.
Participa de ensaios gerais, de provas de figurinos, aplicação de maquiagem, seleção de adereços e sessões de gravação e registro de imagens. Coordena o sequenciamento linear das ações e movimentos dos bailarinos, tendo em vista a construção e significação da mensagem dramática a ser efetivada por meio da dança.
Realiza pesquisas sobre movimentos, gestos e danças, objetos, elementos coreográficos, investigando, analisando e incorporando linguagens artísticas, desenvolvendo experimentação e improvisos e registrando os resultados utilizando variados meios e estratégias. Estuda diferentes técnicas, métodos, estilos e modalidades de dança, tais como balé clássico e contemporâneo, sapateado, jazz, entre outros. Realiza treinamentos específicos, tendo em vista atingir níveis mais elevados da capacidade artística.
Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) IMAGEM E VÍDEO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NOVAS TECNOLOGIAS E AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) REALIDADE VIRTUAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) ANATOMIA APLICADA À DANÇA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) CINESIOLOGIA APLICADA À DANÇA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) COMPORTAMENTO MOTOR | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO E CULTURA DIGITAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO VISUAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA ARTE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) CULTURA BRASILEIRA - LITERATURA E IDENTIDADE NACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) LITERATURA E ARTES CÊNICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEORIA DA ARTE | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ANTROPOLOGIA E ARTE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE DO MOVIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) FILOSOFIA E ARTE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | COREOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | EXECUÇÃO DA DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ANÁLISE E PERCEPÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) CENOGRAFIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) CORPO E JOGO: ESTUDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ARTES DO CORPO | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) CORPOGRAFIA E SIMBOLOGIA DAS DANÇAS TRADICIONAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA CONTEMPORÂNEA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DIÁLOGO ENTRE A DANÇA E OUTRAS LINGUAGENS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DRAMATURGIA DA DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DRAMATURGIAS DA CENA CONTEMPORÂNEA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) EDUCAÇÃO SOMÁTICA E DRAMATURGIA DO CORPO CÊNICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ELEMENTOS VISUAIS E SONOROS DA DRAMATURGIA DA DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ENSAIO E INTERPRETAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ESTUDOS COREOGRÁFICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) HISTÓRIA DA CENOGRAFIA E INDUMENTÁRIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) HISTÓRIA DAS ARTES CÊNICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) ILUMINAÇÃO DE ESPAÇOS CÊNICOS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) LITERATURA E INTERFACES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) MITO E IMAGINÁRIO NAS ARTES DA CENA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) MITOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) MODALIDADES DE DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) MONTAGEM CÊNICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) MÚSICA E MOVIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) O TRÁGICO DA AÇÃO: ESTÉTICA, ÉTICA E POLÍTICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) PEDAGOGIA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) PESQUISA CÊNICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) POÉTICA DA CENA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) POÉTICAS DO CORPO E DA VOZ | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) POÉTICAS DO ESPAÇO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) POÉTICAS DO GESTO E DA PALAVRA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) PROCESSOS CONTEMPORÂNEOS DE MONTAGEM CÊNICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) PROJETO MÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TEATRO DE ANIMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TEATRO, IMAGEM E MEMÓRIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS CÊNICOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TEORIA DA DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TEORIA E ANÁLISE DO MOVIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) TEORIAS DO SIGNIFICADO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) VISUALIDADES DA CENA: CORPO, FOTOGRAFIA E ESPAÇO CÊNICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DRAMATURGIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) NORMAS REGULAMENTADORAS DE PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) NORMAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) REALIDADE AUMENTADA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA E FORMULAÇÃO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - CRIATIVIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - RIGOR TÉCNICO E ESTÉTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 0 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 5 | 0 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
Condições de Trabalho
Trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.Exigências do mercado de trabalho
O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- pesquisar movimentos, gestos e dança;
- concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
- demonstrar competências pessoais;
- conceber projeto cênico em dança;
- ensaiar coreografia;
- escolher música, texto, imagens, objetos etc;
- levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios - literatura, documentação etc;
- expressar imagens, idéias, narrativas na obra coreográfica;
- explorar material coletado - objetos, elementos coreográficos, música etc;
- desenvolver idéia ou tema;
- considerar o espaço e o público na concepção cênica;
- manter corpo preparado;
- registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audio-visual etc;
- construir qualidade dramática do e pelo movimento;
- configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
- selecionar material coletado - objetos, elementos coreográficos, música etc;
- levantar material sobre o tema;
- adaptar-se a situações imprevistas;
- desenvolver consciência cinesiológica;
- conceber soluções cênicas;
- desenvolver sensibilidade artística;
- liderar equipes;
- demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo - espaço cênico, luzes;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
- expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
- investigar linguagens;
- articular as partes da obra coreográfica;
- participar de sessões de registro e gravação de imagens;
- desenvolver capacidade de observação e percepção;
- selecionar equipe artística;
- investigar outras linguagens artísticas - teatro, cinema, circo, etc;
- conhecer seus limites psico-físicos;
- transpor idéias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
- participar de ensaios gerais;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2628-20
CBO 2628-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de dramaturgo de dança que pertence ao grupo dos artistas da dança (exceto dança tradicional e popular), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais de espetáculos e das artes
-
-
-
-
- Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2628-20 - Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262820 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2628-20 | Dramaturgo de Dança | Brasil | 0h | 0 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |