CBO 2623-05 - Cenógrafo carnavalesco e festas populares

Entenda o que fazem os cenógrafos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cenógrafo carnavalesco e festas populares e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Cenógrafo carnavalesco e festas populares

O Cenógrafo Carnavalesco e Festas Populares elabora o conceito artístico da cenografia carnavalesca e de outras festas populares da cultura brasileira, pesquisando a obra artística, seu contexto histórico, perfil das personagens, autor e conteúdo, possibilitando a compreensão do enredo e texto, visando criar a ambientação correta para cada produção e a especificidade que ela traz. Elabora o projeto cenográfico a partir de estudos preliminares do espaço cênico, viabilidade na utilização de materiais e ajustes com as equipes artística, técnica e de produção. Acompanha a execução do projeto, coordenando e supervisionando equipes de cenotécnica, produção cenográfica e outras equipes envolvidas na montagem da cenografia. Reelabora o projeto cenográfico para adaptar cenografia a novos lugares, espaços e condições de luminosidade natural. Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2623-05

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Formula o conceito artístico da cenografia carnavalesca e de outras festas populares da cultura brasileira, baseando-se na natureza do argumento e sugestões fornecidas pelos dirigentes do espetáculo, pesquisando o contexto histórico da obra artística, as questões e iconografia relacionadas ao tema, analisando o perfil da personagem retratada, avaliando as necessidades espaciais da encenação. Define os conceitos da cenografia com os diretores de arte.

Avalia proposta de trabalho, analisando dramaturgicamente textos, enredos e propostas cênicas da direção de arte, avaliando planos orçamentários e cronogramas da produção, selecionando métodos e processos de trabalho. Elabora proposta de honorários, estabelecendo cláusulas do contrato de trabalho. Participa de leituras de textos e enredos, ensaios e reuniões com equipes de direção e produção.

Elabora estudo preliminar da cenografia, realizando levantamento do espaço onde a festa ocorrerá, incluindo as dimensões, condições de iluminação natural ou artificial, regras de ocupação do espaço e outras informações relevantes para o planejamento das áreas de ação cênica. Elabora esboços e perspectivas cena a cena e estudo volumétrico. Pesquisa alternativas, características físicas e aplicabilidade de materiais cênicos.

Elabora anteprojeto cenográfico, definindo espaço cênico, alegorias, adereços e objetos de cena, formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico do enredo, especificando elementos estruturais da cenografia e materiais para a construção dos elementos estruturais conforme conceito artístico. Define ajustes da cenografia com as equipes técnica, de produção e artística (diretor, iluminador, figurinista, aderecistas).

Elabora o projeto cenográfico, criando desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena, à mão livre ou utilizando recursos digitais. Detalha o pré-projeto e projeto cenográfico empregando recursos digitais em 2D e 3D, propondo soluções de cenotécnica, executando maquetes da cenografia, especificando materiais para cenotécnica e produção. Especifica equipes de produção cenográfica e cenotécnica. Orça mão de obra e recursos físicos necessários à execução do projeto. Elabora o cronograma da construção e montagem da cenografia. Apresenta o projeto cenográfico para as equipes artística, técnica e de produção.

Orienta construção da cenografia, supervisionando o cenotécnico na construção da cenografia, as equipes de carpintaria, de pintura de arte, de costura, de serralheria, de eletricistas, de efeitos especiais e de aderecistas e escultores. Orienta a equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte das alegorias e cenários para o local do evento.

Coordena a montagem da cenografia, orientando o trabalho do cenotécnico, da equipe de maquinaria de palco, da equipe de contrarregragem e equipes de montagem externa.

Realiza ajustes técnicos e artísticos finais da cenografia, a partir de ensaios técnicos, artísticos e geral. Orienta a manutenção do funcionamento da cenografia.

Mantém-se atualizado em história da arte, história geral e do Brasil, tradições e cultura popular brasileira e em dramaturgia.

Pesquisa materiais e tecnologias aplicáveis à cenografia carnavalesca, sobretudo na construção das alegorias e obtenção de efeitos especiais. Atualiza-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica e de gestão de projetos cenográficos. Pode utilizar recursos de realidade virtual e realidade aumentada para simulação do projeto cenográfico, permitindo visualizar o efeito tridimensional projetado.

Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental, com cuidado especial ao descarte e ao reaproveitamento de materiais.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA DESCRITIVA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES DE MODELAGEM 3D PARA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA CENOGRÁFICA (SKETCHUP) 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES PARA GESTÃO DE PROJETOS CENOGRÁFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA DIVULGAÇÃO DO PORTFÓLIO DO CENÓGRAFO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) RECURSOS DE PROJEÇÃO HOLOGRÁFICA TRIDIMENSIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) RECURSOS DE REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA PARA SIMULAÇÃO DO PROJETO CENOGRÁFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) RECURSOS DIGITAIS PARA CRIAÇÃO ARTÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) GESTÃO DE RESÍDUOS 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) SUSTENTABILIDADE: USO, REUSO E RECICLAGEM DE MATERIAIS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS 4 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS METÁLICAS 4 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA CIVIL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA CIVIL) TÉCNICAS CONSTRUTIVAS E MATERIAIS CÊNICOS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA) APLICAÇÕES DE LED E PAINÉIS DE LED NA CENOGRAFIA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA) ILUMINAÇÃO CÊNICA 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA) LUMINOTÉCNICA: PROJETO DE ILUMINAÇÃO, ASPECTOS FÍSICOS E PERCEPTIVOS DA LUZ, VARIÁVEIS DE CONFORTO E DESEMPENHO NOS AMBIENTES E SISTEMAS INTEGRADOS DE ILUMINAÇÃO APLICADOS AO CARNAVAL, ESTUDO DOS EFEITOS LUMINOSOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) EMPREENDEDORISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE GESTÃO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS, CAPTAÇÃO DE RECURSOS, GESTÃO DE RECURSOS, OUTROS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ARQUITETURA CENOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ELEMENTOS DE ARQUITETURA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ERGONOMIA E CONFORTO AMBIENTAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO) ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA DO PROJETO CENOGRÁFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PAISAGISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO CONCEITUAÇÃO DE PAISAGISMO E METODOLOGIA DO PAISAGISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PAISAGISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (PAISAGISMO) COMPOSIÇÃO PAISAGÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO DECORAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO) FUNDAMENTOS DE DECORAÇÃO APLICADOS À CENOGRAFIA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) CENOGRAFIA URBANA: ESTRUTURAS EFÊMERAS, INTERVENÇÃO URBANA, CARNAVAL MULTICULTURAL, OUTROS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ESPAÇOS CONSTRUÍDOS, USO DE LOCAÇÕES E ESPAÇOS VIRTUAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO CARNAVALESCO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) NARRATIVAS SONORAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PROCESSOS CRIATIVOS EM CENOGRAFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) CULTURA BRASILEIRA: FESTAS POPULARES E TRADIÇÕES CULTURAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA DO BRASIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) FUNDAMENTOS DE HISTÓRIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA CENOGRAFIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DO CARNAVAL, AGREMIAÇÕES E DOCUMENTAÇÃO DE CARNAVAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) LITERATURA DRAMÁTICA 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ESTÉTICA APLICADA EM ARTES CÊNICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ESTÉTICAS VISUAIS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) PROCESSOS DE CRIAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) TEORIA DA COR E DA FORMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DESENHO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ESCULTURA 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES PINTURA 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) DESENHO ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) DESENHO TECNOLÓGICO PARA CENOGRAFIA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ENREDO E SAMBA DE ENREDO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CENOGRAFIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DRAMATURGIA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ADEREÇO CÊNICO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) CENÁRIOS LÚDICOS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ELEMENTOS CENOGRÁFICOS E SUA APLICAÇÃO AOS ESPETÁCULOS DAS ESCOLAS DE SAMBA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESTUDO DO ESPAÇO CÊNICO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) MOBILIÁRIO CENOGRÁFICO 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) TÉCNICA DE MONTAGEM CÊNICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) DESIGN, FERRAGENS E MATERIAIS USADOS EM ALEGORIAS, ADEREÇOS E FANTASIAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) FUNCIONAMENTO DE UMA ESCOLA DE SAMBA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) MATERIAIS E ACABAMENTOS TÊXTEIS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) PRODUÇÃO CULTURAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) PRODUÇÃO DO ESPETÁCULO CARNAVAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESFILE 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - CRIATIVIDADE 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - VISÃO ESPACIAL 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS PROGRAMAÇÃO DE OPERAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO NOTURNA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PERCEPÇÃO ESPACIAL 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 3

Condições de Trabalho

Cenógrafos essa família ocupacional apresenta, além da especificidade teatral, uma evidente expansão de sua inserção na produção cinematográfica, na programação televisiva, shows musicais, espetáculos de dança, festas populares e escolas de samba, sendo muito comum os profissionais trabalharem em várias dessas áreas. Predomina o trabalho autônomo ou em pequenas empresas. Nas escolas de samba atuam sob contrato de prestação de serviços (autônomo/micro- empresas), nas emissoras de televisão predomina vínculo com carteira assinada. Na execução do trabalho formam equipes, variando o grau de autonomia segundo a ocupação. Trabalham em ambientes fechados e em horários irregulares, podendo estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, além de manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos e trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior completo ou experiência equivalente (Cenógrafo carnavalesco e festas populares). O exercício pleno das atividades ocorre após cinco anos (Diretor de arte), três a quatro anos para as demais ocupações (exceto Cenógrafo carnavalesco). Para o Cenógrafo carnavalesco sem formação universitária requer-se curso básico profissionalizante de duzentas horas-aula.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Elaborar projeto cenográfico;
  • Coordenar a montagem da cenografia;
  • Analisar proposta de trabalho;
  • Afinar cenografia;
  • Elaborar estudo preliminar da cenografia;
  • Supervisionar a construção da cenografia;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Formular conceito artístico da cenografia;
  • Elaborar anteprojeto cenográfico;
  • Supervisionar o cenotécnico na construção da cenografia;
  • Orientar equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte do cenário;
  • Definir processos de trabalho;
  • Participar de ensaios;
  • Avaliar cronogramas da produção;
  • Atualizar-se em pesquisa de materiais;
  • Dialogar com as equipes técnica, artística e produção;
  • Executar maquetes da cenografia;
  • Estabelecer cláusulas do contrato de trabalho - quando existir;
  • Elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro;
  • Orientar a manutenção do funcionamento da cenografia;
  • Atualizar-se em dramaturgia;
  • Elaborar proposta de honorários;
  • Apresentar projeto cenográfico para as equipes - artística, técnica, produção;
  • Especificar materiais para cenotécnica e produção;
  • Atualizar-se tecnicamente;
  • Analisar propostas cênicas da direção;
  • Elaborar métodos de trabalho;
  • Pesquisar iconografia relacionada ao tema;
  • Participar de entidades de classe;
  • Atualizar-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica;
  • Pesquisar o autor e seu contexto;
  • Ajustar técnica e artisticamente a cenografia;
  • Coordenar equipe de contra-regragem na montagem;
  • Atualizar-se com publicações técnicas e artísticas;
  • Trabalhar em equipe;
  • Supervisionar equipe de eletricistas;
  • Desenvolver percepção visual e espacial;
  • Dominar linguagem de representação gráfica;
  • Elaborar o cronograma da construção e montagem da cenografia;
  • Analisar perfil da personagem;
  • Elaborar estudo volumétrico;
  • Participar de reuniões - direção e produção;
  • Ajustar cenografia a partir do ensaio geral;
  • Definir materiais para a construção dos elementos estruturais;
  • Planejar áreas de ação cênica;
  • Definir ajustes da cenografia com equipe de produção;
  • Supervisionar equipe de costura;
  • Coodenar equipe de maquinária de palco na montagem;
  • Avaliar as necessidades espaciais da encenação;
  • Supervisionar equipe de efeitos especiais;
  • Coordenar cenotécnico na montagem;
  • Avaliar planos orçamentários da produção;
  • Pesquisar contexto histórico da obra artística;
  • Orçar mão de obra;
  • Participar de congressos e eventos na área;
  • Definir conceitos com diretores;
  • Ajustar cenografia a partir de ensaios artísticos;
  • Elaborar soluções de cenotécnica;
  • Definir espaço cênico;
  • Atualizar-se em história da arte e história geral;
  • Ajustar cenografia a partir de ensaios técnicos;
  • Especificar materiais conforme conceito artístico;
  • Analisar dramaturgicamente textos e roteiros;
  • Supervisionar equipe de serralheria;
  • Supervisionar carpintaria;
  • Realizar levantamento do espaço destinado ao evento - medidas, equipamentos, funções e regras;
  • Definir ajuste da cenografia com equipe técnica;
  • Supervisionar equipe de aderecistas e escultores;
  • Pesquisar questões correlatas ao tema da obra artística;
  • Detalhar projeto cenográfico;
  • Indicar equipes de cenotécnica;
  • Indicar equipes de produção cenográfica;
  • Supervisionar equipes especiais para projetos específicos;
  • Definir elementos estruturais da cenografia;
  • Coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem;
  • Orçar materiais;
  • Definir formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico;
  • Participar de leituras de textos e roteiros com equipes;
  • Supervisionar equipe de pintura de arte e de liso;
  • Definir adereços e objetos de cena;
  • Definir ajustes da cenografia com equipe artística - diretor, iluminador, figurinista, aderecistas;
  • Pesquisar resistência e aplicabilidade de materiais cênicos;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2623-05

CBO 2623-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cenógrafo carnavalesco e festas populares que pertence ao grupo dos cenógrafos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Cenógrafos