CBO 2617-15 - Locutor de mídias audiovisuais

Entenda o que fazem os locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Locutor de mídias audiovisuais e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Locutor de mídias audiovisuais

Realiza locução em diferentes veículos de mídia, como televisão, rádio, websites, vídeos, redes sociais entre outros, utilizando sua voz para ler e interpretar textos, apresentar programas e eventos, fazer anúncios e chamadas de programação, e narrar vídeos para publicidade e redes sociais. Grava voz para produtos digitais, audiodescrição, animação, documentários e voz padrão para emissoras e conteúdos indoor. Opera equipamentos de gravação, edição e transmissão de locução. Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais. Elabora roteiro de entrevista. Entrevista pessoas, formulando perguntas, interagindo com o entrevistado. Prepara conteúdo para apresentação. Participa da definição da pauta, redige textos, checa informações, adaptando-se aos padrões de mídia e do público-alvo. Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Realiza a locução em programas e noticiários em rádio, televisão e mídias alternativas, animando o programa, interagindo com tecnologias digitais e cenários convencionais e virtuais, operando equipamentos (mesa de som e outros). Analisa o roteiro de apresentação, lendo o texto no ar, interpretando o conteúdo apresentado, chamando reportagens, noticiando fatos e fazendo enquetes.

Narra a transmissão de eventos esportivos, políticos, econômicos, corporativos, entre outros, ajustando a narração ao evento, descrevendo-o, construindo a cena, analisando fatos e notícias, reproduzindo fatos ocorridos durante o evento, administrando chamadas e inserções comerciais.

Prepara conteúdo para apresentação, checando as informações, selecionando o material. Ensaia a apresentação, fazendo aquecimento vocal e exercícios de dicção, passando o texto. Colabora na edição de material gravado.

Anuncia produtos e serviços, programação, chamadas, promoções e serviços de utilidade pública (hora, tempo, condições do trânsito e das estradas). Faz a locução de peças publicitárias, lendo os comerciais no ar ou gravando-os em estúdio. Anuncia músicas e eventos ao vivo, relatando o que foi apresentado.

Grava voz para mídias, fazendo a locução de conteúdo para programas digitais, para produtos digitais (games, gps, aplicativos etc.), para sistemas digitais, como unidades de respostas audíveis (uras), audiodescrição, animações e documentários. Grava voz padrão para emissoras, voz para peças publicitárias e institucionais e para divulgação in loco de empresas comerciais, como lojas e supermercados (conteúdo indoor).

Entrevista pessoas, elaborando o roteiro da entrevista, formulando perguntas, adequando o tempo da entrevista, interagindo com o entrevistado, provocando-o, envolvendo-o, interrompendo-o, rebatendo opiniões se necessário. Sugere nomes para futuras entrevistas.

Apresenta eventos, posicionando os participantes do evento, seguindo o roteiro, apresentando os participantes do evento e administrando o tempo.

Mantém-se atualizado quanto às tecnologias utilizadas na produção de mídias audiovisuais e canais de veiculação.

Pode especializar-se em uma área da locução. Pode fazer locução artística.

Pode supervisionar equipes de trabalho.

Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES DE EDIÇÃO DE SOM 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) INFOGRÁFICOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TÉCNICAS DE DESIGN GRÁFICO - MOTION GRAPHICS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS INTERATIVAS: CENÁRIOS VIRTUAIS, REALIDADE AUMENTADA, REALIDADE VIRTUAL, OUTRAS 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) NOÇÕES DE FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PRECISÃO E CLAREZA DE VOZ 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PREPARAÇÃO VOCAL 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROJEÇÃO VOCAL COM USO DE EQUIPAMENTOS 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) SAÚDE VOCAL E DICÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITOS ESPECIAIS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITOS DA CATEGORIA DOS RADIALISTAS E COMUNICADORES 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO JORNALISMO E EDITORAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (JORNALISMO E EDITORAÇÃO) LOCUÇÃO JORNALÍSTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RADIODIFUSÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO VIDEODIFUSÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) APRESENTAÇÃO, COMENTÁRIO E ANIMAÇÃO DE PROGRAMAS RADIOFÔNICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) COMUNICAÇÃO NO RÁDIO: CONHECENDO O RÁDIO, ESTRUTURA DE COMO FUNCIONA A UMA RÁDIO, PRODUÇÃO DE PROGRAMAS, OUTROS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO E ENTREVISTAS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) ESTILOS DE COMUNICAÇÃO NO RÁDIO E NA TELEVISÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) HISTÓRIA DO RÁDIO E DA TELEVISÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) IMPROVISAÇÃO EM SITUAÇÕES INESPERADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) LOCUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) LOCUÇÃO NO MERCADO ATUAL: APRESENTAÇÃO, LOCUÇÃO, INTERPRETAÇÃO, ORATÓRIA, DICÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) MEDIAÇÃO DE EVENTOS, DEBATES E MESAS REDONDAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS ETAPAS DE PRODUÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO E TV 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) PRODUTORAS DE FILMES PUBLICITÁRIOS, VIDEOCLIPES E DE PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) PRODUTORAS DE VÍDEO E DE CONTEÚDOS SONOROS PARA TV, RÁDIO E INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) PRODUTORAS DE VÍDEOS INSTITUCIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) RÁDIO E MÍDIAS SONORAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) SOM 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) TÉCNICAS E ESTILOS DE LOCUÇÃO: COMERCIAL, ENTREVISTA, MUSICAL, VARIEDADES, PUBLICITÁRIO E DOCUMENTAL LOCUÇÃO EM DIVERSAS MÍDIAS E PLATAFORMAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS COMERCIAIS, SPOTS E CHAMADAS PROMOCIONAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) DIFERENTES TIPOS DE LOCUÇÃO PARA PODCAST 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) DOCUMENTÁRIO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) ENTREVISTAS EM ÁUDIO PARA DIVERSAS MÍDIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) EQUIPAMENTOS PARA ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO DE LOCUÇÃO: MICROFONE, POP FILTER, FONES DE OUVIDO, COMPUTADOR, INTERFACE DE ÁUDIO, SOFTWARE DE GRAVAÇÃO/EDIÇÃO, CABINE ACÚSTICA, OUTROS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) HISTÓRIA DAS PLATAFORMAS E TRANSMISSÕES DE PODCAST 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) HISTÓRIA DO AUDIOVISUAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) HISTÓRIA DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) NARRAÇÃO DE GAMES 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SISTEMAS DE ÁUDIO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PADRÃO DE MICROFONE: CARDIÓIDE, SUBCARDIÓIDE, OMNIDIRECIONAL, BIDIRECIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) REALIZAÇÃO SIMULTÂNEA DE LOCUÇÃO E OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E DE SISTEMAS DE ÁUDIO, EM PROGRAMA AO VIVO OU GRAVADO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) SERVIÇOS DE DUBLAGEM, AUDIOBOOK, AUDIODESCRIÇÃO, GAMES, NARRAÇÃO E VOICE OVER 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) TÉCNICAS DE INTERPRETAÇÃO DE CONTEÚDOS INFORMATIVOS E PUBLICITÁRIOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) TIPOS DE MICROFONE: MICROFONE DINÂMICO, MICROFONE CONDENSADOR DE DIAFRAGMA GRANDE, MICROFONE CONDENSADOR DE DIAFRAGMA PEQUENO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA JORNALÍSTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) CIÊNCIAS DA LINGUAGEM E PRÁTICAS MIDIÁTICAS: NARRATIVAS, DISCURSOS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA INGLESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) TÉCNICAS DE LEITURA DE ROTEIRO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) TEXTOS INFORMATIVOS E OPINATIVOS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES DO VÍDEO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES DO VÍDEO 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - CRIATIVIDADE 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - FLUÊNCIA DE LEITURA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - QUALIDADE DE VOZ E BOA DICÇÃO 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4

Condições de Trabalho

Atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • apresentar programas e noticiários;
  • gravar voz para mídias;
  • narrar transmissão de eventos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • entrevistar pessoas;
  • apresentar eventos;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • anunciar serviços de utilidade pública - hora, tempo, situação das estradas;
  • posicionar os participantes do evento;
  • demonstrar capacidade de emocionar o público;
  • anunciar eventos ao vivo;
  • formular perguntas;
  • analisar roteiro de apresentação;
  • anunciar chamadas;
  • locutar documentários;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • envolver o entrevistado;
  • demonstrar flexibilidade;
  • passar o texto;
  • provocar o entrevistado;
  • relatar o que foi apresentado - música, entrevista ou notícia;
  • delimitar o conteúdo;
  • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • operar equipamentos - mesa de som e outros;
  • demonstrar capacidade de expressão corporal;
  • locutar audiodescrição;
  • demonstrar capacidade de administrar tempo;
  • demonstrar cordialidade;
  • locutar voz para sistemas digitais - uras;
  • demonstrar qualidade de voz e dicção;
  • interromper o entrevistado;
  • demonstrar capacidade de expressão oral;
  • locutar conteúdos para programas digitais;
  • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
  • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
  • administrar tempo para o evento;
  • ajustar a narração ao evento;
  • ler o texto no ar;
  • administrar chamadas e inserts comerciais;
  • apresentar programações diversas;
  • chamar os comerciais;
  • ler os comerciais no ar;
  • elaborar o roteiro da entrevista;
  • demonstrar credibilidade;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • demonstrar capacidade de propor soluções;
  • apresentar os participantes do evento;
  • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
  • demonstrar acuidade auditiva;
  • construir a cena;
  • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
  • sugerir nomes para entrevistas;
  • demonstrar imparcialidade;
  • selecionar material;
  • locutar conteúdos para produtos digitais - games, gps, aplicativos, etc;
  • checar as informações;
  • ensaiar a apresentação;
  • anunciar/desanunciar músicas;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • chamar reportagem;
  • gravar voz padrão para emissoras;
  • mediar debates;
  • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
  • anunciar promoções e peças publicitárias;
  • analisar fatos, notícias e eventos;
  • descrever o evento;
  • seguir o roteiro do evento;
  • interpretar o conteúdo da apresentação;
  • gravar voz para conteúdo indoor;
  • rebater o entrevistado;
  • fazer enquete;
  • demonstrar dinamismo;
  • instruir o entrevistado;
  • adequar o tempo da entrevista;
  • noticiar fatos;
  • animar o programa;
  • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
  • anunciar programação;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2617-15

CBO 2617-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de locutor de mídias audiovisuais que pertence ao grupo dos locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 2617-15 - Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 261715 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 261715 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Locutor Noticiarista

Locutor Noticiarista: Brasil

O profissional no cargo de Locutor Noticiarista CBO 2617-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.808 e 6.438 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.022 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor-operador

Locutor-operador: Brasil

O profissional no cargo de Locutor-operador CBO 2617-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.808 e 6.438 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.022 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Radio e Televisão

Locutor de Radio e Televisão: Brasil

O profissional no cargo de Locutor de Radio e Televisão CBO 2617-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.808 e 6.438 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.022 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Comunicador de Rádio e Televisão

Comunicador de Rádio e Televisão: Brasil

O profissional no cargo de Comunicador de Rádio e Televisão CBO 2617-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.808 e 6.438 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.022 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Disc-jockey (rádio)

Disc-jockey (rádio): Brasil

O profissional no cargo de Disc-jockey (rádio) CBO 2617-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.808 e 6.438 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.022 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)

Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais): Brasil

O profissional no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) CBO 2617-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.808 e 6.438 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.022 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Notícias

Locutor de Notícias: Brasil

O profissional no cargo de Locutor de Notícias CBO 2617-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.808 e 6.438 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.022 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Telejornal

Locutor de Telejornal: Brasil

O profissional no cargo de Locutor de Telejornal CBO 2617-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.808 e 6.438 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.022 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor Esportivo

Locutor Esportivo: Brasil

O profissional no cargo de Locutor Esportivo CBO 2617-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.808 e 6.438 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.022 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Radio e Televisão

Locutor de Radio e Televisão: Santa Catarina

O profissional no cargo de Locutor de Radio e Televisão CBO 2617-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 9.917 e 32.731 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 360 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Radio e Televisão Campo Grande

Locutor de Radio e Televisão: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Locutor de Radio e Televisão CBO 2617-15 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 3.312 e 5.013 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Radio e Televisão Rio de Janeiro

Locutor de Radio e Televisão: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Locutor de Radio e Televisão CBO 2617-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.567 e 4.871 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Radio e Televisão Belo Horizonte

Locutor de Radio e Televisão: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Locutor de Radio e Televisão CBO 2617-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.687 e 4.674 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 67 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Radio e Televisão Brasília

Locutor de Radio e Televisão: Brasília, DF

O profissional no cargo de Locutor de Radio e Televisão CBO 2617-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.082 e 6.516 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 31 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Radio e Televisão Salvador

Locutor de Radio e Televisão: Salvador, BA

O profissional no cargo de Locutor de Radio e Televisão CBO 2617-15 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.250 e 3.872 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Radio e Televisão Cuiabá

Locutor de Radio e Televisão: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Locutor de Radio e Televisão CBO 2617-15 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.707 e 4.046 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 12 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Radio e Televisão Fortaleza

Locutor de Radio e Televisão: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Locutor de Radio e Televisão CBO 2617-15 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.454 e 4.259 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 37 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.
Salário Locutor de Radio e Televisão São Luís

Locutor de Radio e Televisão: São Luís, MA

O profissional no cargo de Locutor de Radio e Televisão CBO 2617-15 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.812 e 2.920 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 29 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-15.