CBO 2611-20 - Editor - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais do jornalismo
O profissional no cargo de Editor CBO 2611-20 Redige, revisa, edita, analisa, seleciona, organiza matérias jornalísticas de interesse público, em meios de comunicação, tais como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão Zela pela precisão e veracidade, priorizando a atualidade da notícia, adequando a linguagem ao veículo de divulgação.
Investiga, analisa fontes, comenta e transmite informações e notícias Acompanha as etapas de produção textual, atuando de forma integrada com os jornalistas e redatores Qualifica e atualiza a informação, levando em conta princípios de linguagem jornalística e ética profissional.
Utiliza sistemas informatizados e digitais, para elaborar narrativas e argumentações consistentes Atua de acordo com legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança do trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente
CBO 2611-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais do jornalismo que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Editor, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais do jornalismo CBO 2611-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2611-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
- Profissionais da comunicação e da informação.
- Profissionais do jornalismo.
O que faz um Editor
O Editor CBO 2611-20 redige, revisa, prepara e edita textos a serem propagados em vários tipos de veículos comunicativos: jornais, revistas, internet, rádio, televisão, podcasts, entre outros Pesquisa e coleta informações, definindo, buscando, contatando e avaliando fontes seguras e confiáveis.
Seleciona, sistematiza, e analisa dados coletados, avalia as informações obtidas, confrontando dados, fatos e versões e apurando as informações.
Cria, analisa, seleciona, padroniza, organiza matérias jornalísticas para transmitir informações de interesse público, em meios de comunicação, zelando pela precisão e veracidade, priorizando a atualidade da notícia, adequando a linguagem ao veículo de divulgação Coordena as etapas de produção textual, supervisionando e atuando integradamente com jornalistas, repórteres e redatores, avaliando e editando o conteúdo, adequando a linguagem, assegurando a qualidade e o padrão editorial da empresa, a objetividade, a precisão vocabular e gramatical da informação, o estilo da redação, verificando a atualidade da notícia e a adequação de imagens e vídeos.
Responsabiliza-se por escrever os editoriais e pelos textos lidos pelos âncoras dos programas jornalísticos, podendo gerenciar e desenvolver a equipe editorial Pode cuidar de detalhes como escrever a pronúncia de palavras estrangeiras presentes em notícias de rádio ou televisão.
Qualifica a informação, interpretando, avaliando, questionando, hierarquizando e contextualizando fatos, tendo em vista informar com responsabilidade, honrando o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a imagem, a preservação da honra e da integridade das pessoas.
Avalia o resultado do trabalho, realizando possíveis ajustes e adequações, prezando pela qualidade, veracidade, atualidade e impacto da informação Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros.
Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis.
Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e a tecnologia de informação e comunicação disponível Pode especializar-se em jornalismo de dados, investigativo, científico, esportivo, político, de conflitos de guerra, ambiental, artístico-cultural, de defesa do consumidor, religioso, criminal, de educação, de combate às “fakenews”, em webjornalismo, entre outros ramos de especialidade.
Atua conforme legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2611-20 deve comunicar-se, informar ao público, coletar informação, iniciar o processo de informação, registrar informação, atualizar as informações, qualificar a informação, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais do jornalismo os profissionais trabalham exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado. Costumam desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregados ou autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos, do ruído intenso, da exposição prolongada à radiação proveniente dos monitores de computadores e a lesões por esforços repetitivos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2611-20
O exercício dessas ocupações requer formação em jornalismo.
Atividades exercidas por um Editor CBO 2611-20
Um Editor (ou sinônimo) deve ilustrar matérias jornalísticas, ampliar a capacitação profissional, acessar banco de dados, imagens e sons, divulgar notícias com objetividade, contextualizar fatos, questionar informações, manter postura ética, navegar na internet, selecionar dados, pesquisar informações, possuir sensibilidade social, interagir verbalmente com seu meio, zelar pela precisão e veracidade da informação, redigir textos jornalísticos, cultivar a curiosidade, analisar periodicamente o desempenho profissional, elaborar notícias para divulgação, planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação, avaliar o resultado do trabalho, ler livros, confrontar dados, fatos e versões, recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional, exercitar a criatividade, comunicar-se em outro idioma, possuir espírito de equipe, adequar a linguagem ao veículo, ler revista, ver televisão, apurar informação, executar pauta, processar a informação, informar com responsabilidade, desenvolver capacidade de organização, ouvir rádio, trocar informações, elaborar pauta, comunicar-se através de meios eletrônicos, hierarquizar a informação, manter-se bem informado, formatar a matéria jornalística, seguir o código de ética dos jornalistas, conhecer informática, manter imparcialidade ao informar, fazer reunião da pauta, editar informação, revisar os registros da informação, priorizar a atualidade da notícia, desenvolver capacidade de improvisação, honrar o compromisso ético com o interesse público, definir fontes de informação, orientar a produção, ler publicação especializada, dominar a língua portuguesa, utilizar os sistemas de comunicação interna, ler jornal, respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, buscar fontes de informação, interpretar a informação, interagir com a categoria profissional, participar de eventos profissionais, assegurar o direito de resposta, organizar matérias jornalísticas, exercer o senso crítico, cultivar a capacidade de observação, admitir opiniões divergentes.