CBO 2524-05 - Analista de recursos humanos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de recursos humanos
O profissional no cargo de Analista de recursos humanos CBO 2524-05 Realiza atividades de administração de pessoal, formalizando processos de contratação e desligamento de trabalhadores Administra planos de cargos e salários, propondo políticas de remuneração.
Promove o desenvolvimento de pessoal, diagnosticando necessidades e elaborando programas de capacitação Realiza processos de recrutamento e seleção, analisando perfil dos cargos e realizando entrevistas com candidatos às vagas de emprego Administra plano de benefício, prestando orientação aos trabalhadores.
Administra relações trabalhistas, prezando pelo cumprimento das legislações e representando a instituição como preposto perante órgãos oficiais Coordena sistemas de avaliação de desempenho, aplicando instrumentos e apurando resultados Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de recursos humanos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de recursos humanos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Analista de recursos humanos
O Analista de recursos humanos CBO 2524-05 formaliza processos de contratação e desligamento de empregados, acompanha a homologação da rescisão contratual e mantém documentos pertinentes aos funcionários ativos e inativos Processa folha de pagamento e apura valores relativos a encargos e impostos.
Coordena programação de férias dos assalariados e administra contratos de mão de obra terceirizada.
Planeja quadro de trabalhadores, analisa custos com pessoal de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor e elabora descrição de cargos Desenvolve modelos de remuneração fixa e variável e efetua manutenção de tabelas salariais.
Propõe planos de carreira, sucessão, cargos e remunerações e administra política salarial da instituição Pesquisa remuneração, analisa estatísticas de informações salariais, fornece subsídios para negociações trabalhistas e aplica procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos.
Administra recursos, pesquisa custos e elabora orçamentos para viabilizar programas de desenvolvimento e treinamento dos empregados, mediante necessidades de capacitação funcional.
Contrata profissionais externos e instituições, prepara colaboradores para multiplicar informações e desenvolve materiais e programas didáticos Acompanha e ministra cursos, realiza avaliação de reação dos treinandos e avalia o resultado do programa de treinamento desenvolvido.
Administra programas de bolsa de estudo e elabora plano de desenvolvimento para trainees e estagiários.
Participa do desenvolvimento de programas de gestão da qualidade e promove integração entre funcionários da instituição Define perfil do cargo a ser ocupado, analisa sua descrição e define estratégias e fontes de recrutamento, divulgando o processo ou o edital de concurso ao público interessado Analisa currículos, avalia perfil dos candidatos, conduz entrevista de triagem, define e aplica instrumentos de seleção e analisa resultado do processo seletivo que pode ser realizado por outras instituições.
Realiza entrevistas com candidatos e os encaminha à área requisitante Emite parecer técnico do processo seletivo, roteiriza e realiza entrevista de desligamento de funcionários Administra os benefícios da instituição, orientando os empregados sobre o que é disponível.
Propõe política de benefícios e participa de negociações com fornecedores dos planos Pesquisa mercado, orienta empregados sobre benefícios e pesquisa grau de satisfação dos trabalhadores.
Fornece subsídios para elaboração do balanço social da empresa Desenvolve programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, faz mediação de conflitos interpessoais em ambiente laboral e promove reintegração e adaptação do empregado Coordena eventos sociais da instituição e presta apoio aos setores de medicina e segurança do trabalho.
Presta orientações sobre legislação trabalhista às áreas da instituição e seleciona assessoria jurídica e peritos Participa de negociações sindicais e presta esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores Subsidia área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, indica testemunhas e representa o empregador como preposto perante órgãos oficiais.
Elabora parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, assessorando os gestores nesse processo Apura resultados da avaliação de desempenho e propõe ações corretivas resultantes desse processo Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de análise de recursos humanos com base em cenários.
Mantém confidencialidade a respeito de manifestações espontâneas por parte de empregados que buscam orientação para problemas pessoais e profissionais Exerce a profissão respeitando as políticas internas da instituição, princípios, valores e aspectos legais, prezando pelo cumprimento dos preceitos relativos aos direitos humanos e do trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2524-05 deve gerir plano de benefícios, administrar relações de trabalho, efetuar processo de recrutamento e de seleção, promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados, demonstrar competências pessoais, executar administração de pessoal, coordenar sistemas de avaliação de desempenho, administrar plano de cargos e salários, promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2524-05
O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Analista de recursos humanos CBO 2524-05
Um Analista de recursos humanos (ou sinônimo) deve analisar resultados do processo seletivo, administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento, analisar estatísticas de informações salariais, pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento, elaborar relatórios, elaborar descrição de cargos, processar desligamentos de empregados, realizar avaliação de reação dos treinandos, falar em público, utilizar softwares aplicativos, pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes, participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios, agir de forma pró-ativa, pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado, analisar custos de pessoal da empresa, definir perfil do cargo, contratar profissionais externos e instituições, administrar programa de bolsas de estudo, promover reintegração e adaptação do empregado, avaliar perfil dos candidatos, administrar política salarial da empresa, propor ações corretivas resultantes da avaliação, trabalhar em equipe, efetuar manutenção de tabelas salariais, elaborar plano de desenvolvimento para trainees e estagiários, desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, analisar currículos, realizar entrevista de desligamento, elaborar programas de desenvolvimento, representar a empresa junto a entidades de classe, apurar resultados do processo de avaliação de desempenho, orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista, negociar com funcionários, elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento, agir com liderança, definir instrumentos de seleção, propor política de benefícios, coordenar programação de férias dos empregados, formalizar processo de contratação de empregados, coordenar eventos sociais da empresa, acompanhar a homologação da rescisão contratual, agir com dinamismo, encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante, aplicar instrumentos de seleção, orientar empregados sobre benefícios, demonstrar flexibilidade, selecionar assessoria jurídica e peritos, prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores, preparar multiplicadores para treinamento, promover a integração de novos funcionários na empresa, agir com diplomacia, demonstrar raciocínio lógico, analisar descrição do cargo a ser preenchido, subsidiar elaboração do balanço social da empresa, participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade, elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, analisar criticamente, utilizar telefone celular, fax e e-mail, representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais, divulgar processo de recrutamento interno e externo, apoiar setores de medicina e segurança do trabalho, administrar contratos de mão-de-obra terceirizada, elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão, ter capacidade de planejamento e organização, avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido, emitir parecer técnico do processo seletivo, participar de negociações sindicais, desenvolver modelos de remuneração fixa e variável, conduzir entrevista de triagem, subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, subsidiar negociações trabalhistas, aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos, persuadir pessoas, elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento, administrar os benefícios da empresa, processar folha de pagamento, demonstrar iniciativa, aplicar instrumentos de avaliação de desempenho, redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, apurar valores relativos a encargos e impostos, manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos, assessorar gestores em avaliação de desempenho, indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas, definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo, realizar entrevistas com candidatos, propor políticas de cargos e remunerações, acompanhar ou ministrar cursos de treinamento, planejar quadro de pessoal, pesquisar remuneração, mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, possuir empatia.