CBO 2525-10 - Analista de câmbio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de administração ecônomico-financeira

O profissional no cargo de Analista de câmbio CBO 2525-10 Analisa operações de câmbio por intermédio de relatórios, cotações e características dos contratos, submetendo-as a alçadas decisórias, quando necessário Operacionaliza contratos de câmbio, conferindo documentos e instrumentos contratuais e garantias e registrando operações em sistemas do Banco Central do Brasil (Bacen).

Efetua fechamento das operações com base nas naturezas e finalidades de câmbio do Bacen Presta apoio à área comercial e suporte e atendimento a clientes Consulta informações da mídia impressa e eletrônica e elabora carta-remessa para exportação e relatórios de operações.

Atua em conformidade com as legislações do Sistema Financeiro Nacional (SFN), especialmente do Banco Central do Brasil (Bacen), cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente, com observância aos preceitos do sigilo de informações

CBO 2525-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de administração ecônomico-financeira que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Analista de câmbio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de administração ecônomico-financeira CBO 2525-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2525-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de administração ecônomico-financeira.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Analista de câmbio

O Analista de câmbio CBO 2525-10 analisa operações de câmbio, atuando em instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil, realiza cotação de moeda estrangeira e revisa e efetiva contratos de comércio exterior, envolvendo importação, exportação e transferências financeiras, além de liquidação pronta ou futura Emite ordens de pagamento e boletos de cobrança para clientes no Brasil e solicita pagamento em moeda estrangeira a clientes do exterior.

Analisa e emite cartas de crédito – documentos necessários para o envio de remessas ao exterior ou recebimento no país.

Aprecia relatórios da gerência comercial e submete operações financeiras a alçadas decisórias, quando necessário Efetua transferências internacionais por intermédio de ordens bancárias e formaliza Adiantamento de Contratos de Câmbio (ACC).

Analisa taxas de deságio e confere documentos, instrumentos contratuais e garantias em operações de câmbio Viabiliza compra e venda de moeda estrangeira em mercado de câmbio comercial e câmbio flutuante.

Analisa documentos para fechamento das operações e presta apoio à área comercial e suporte e atendimento a clientes e públicos de interesse, de forma imparcial e sem conflito de interesses.

Efetua fechamento de operações de câmbio com base nas naturezas e finalidades de câmbio do Banco Central do Brasil (Bacen) e nos Incoterms – “International Commercial Terms”, que consistem em normas que regulamentam o comércio e transporte internacional de mercadorias Requisita processamento da operação, libera garantias, faz sua contabilização e registro em sistemas do Bacen.

Guarda documentos originais em arquivo de segurança.

Ajusta operações de acordo com a legislação do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e regulamento aduaneiro, em especial aos documentos normativos expedidos pelo Bacen Averigua partícipes em operações de câmbio e países em listas restritivas ou sancionadas por organismos internacionais Redige carta-remessa de exportação, prepara relatórios, consulta mídia impressa e eletrônica e participa de reuniões internas e externas.

Desenvolve raciocínios lógicos consistentes, interpreta textos econômico-financeiros e elabora pareceres, relatórios e textos Utiliza o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas e realiza formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos Analisa problemas e oportunidades cambiais de forma sistêmica, considerando aspectos legais, econômico-financeiros e éticos e modelando processos de gestão com base em diversos cenários.

Exerce suas atividades de acordo com as legislações do Sistema Financeiro Nacional, em especial do Banco Central do Brasil, cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente Administra, de forma responsável, os ativos e recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2525-10 deve administrar fundos e carteiras de investimentos, analisar operações de crédito e de cobrança, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, operacionalizar contratos de financiamentos e ou empréstimos.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de administração ecônomico-financeira o trabalho é exercido em instituições financeiras, seguros e previdência privada, administração pública, defesa e seguridade social e outras atividades empresariais. Os profissionais são assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, no período diurno. As atividades são executadas sob pressão, levando a situação de estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2525-10

O exercício dessas ocupações requer nível superior completo e curso de especialização na área com duração de até duzentas horas-aula. O exercício pleno das ocupações se dá após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Analista de câmbio CBO 2525-10

Um Analista de câmbio (ou sinônimo) deve demonstrar raciocínio lógico, requisitar processamento da operação, antever cenários futuros, demonstrar objetividade, demonstrar visão crítica, apoiar área comercial, demonstrar visão estratégica, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, demonstrar agilidade, consultar mídia impressa e eletrônica, preparar relatório do fundo e carteira, visitar clientes/investidor, demonstrar capacidade de concentração, analisar documentos, contabilizar operação, demonstrar tempestividade, liberar garantia, participar de reuniões internas e externas, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, demonstrar capacidade de análise, demonstrar capacidade de manter sigilo, atender clientes internos e externos e públicos de interesse, submeter operações de crédito a alçadas decisórias, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, conferir documentos e instrumentos contratuais, redigir carta-remessa - exportação, conduzir reuniões internas e externas, conferir garantias para financiamentos e empréstimos, registrar operações de câmbio e crédito rural no banco central, demonstrar capacidade de síntese.

Cargos e salários CBO 2525-10 - Profissionais de administração ecônomico-financeira

Salário Analista de Cambio

Analista de Cambio: Brasil

  • 559
  • Brasil
  • 3.982 - 8.368
  • 40h
O profissional no cargo de Analista de Cambio CBO 2525-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.982 e 8.368 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 559 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-10.
Salário Analista de Cambio

Analista de Cambio: São Paulo

  • 385
  • São Paulo
  • 4.237 - 7.976
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Cambio CBO 2525-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.237 e 7.976 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 385 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-10.
Salário Analista de Cambio São Paulo

Analista de Cambio: São Paulo, SP

  • 306
  • São Paulo, SP
  • 4.373 - 8.087
  • 40h
O profissional no cargo de Analista de Cambio CBO 2525-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.373 e 8.087 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 306 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-10.