CBO 2523-20 - Tecnólogo em secretariado escolar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos secretárias(os) executivas(os) e afins
O profissional no cargo de Tecnólogo em secretariado escolar CBO 2523-20 Assessora a diretoria de escolas, nas atividades administrativas e educacionais de gestão escolar, nos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, respondendo administrativamente e legalmente pela documentação escolar Planeja, coordena, organiza, executa e controla os processos.
Sistematiza, registra e documenta informações, procedimentos, acontecimentos e atos Atende clientes internos e externos, gerencia o sistema de comunicação e informações Elabora, analisa, controla e arquiva documentos, gere suprimentos e recursos materiais.
Participa da organização e realização de reuniões e eventos educativos Atua conforme a legislação educacional, federal, estadual e municipal Segue normas e procedimentos técnicos, de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
CBO 2523-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de secretárias(os) executivas(os) e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Tecnólogo em secretariado escolar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Secretárias(os) executivas(os) e afins CBO 2523-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2523-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Secretárias(os) executivas(os) e afins.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Tecnólogo em secretariado escolar
O Tecnólogo em secretariado escolar CBO 2523-20 assessora a diretoria de escola, nas atividades administrativas e educacionais de gestão escolar, nos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, planejando, coordenando, organizando, executando e controlando os processos referentes a tais atividades Gerencia, sistematiza e controla informações e o sistema de informação, procedimentos e acontecimentos no âmbito de uma unidade escolar, de acordo com a legislação e regulamentações internas e externas.
Interpreta documentos, pesquisa e coleta informações, coleta e analisa indicadores e elabora base de dados, controla prazos e cronogramas.
Elabora, analisa, controla, atualiza e arquiva documentos da rotina escolar referente aos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, tais como: coletânea de leis, protocolados e expedientes, ata de reuniões, livro-ponto, registros de matrículas, cadastros de alunos, diplomas, certificados, histórico escolares, declarações e atestados, calendário escolar, memorandos, desempenho de alunos, registro de avaliações e de conclusão de cursos, pagamento de salários, emissão de boletos, registros de compra de materiais, elaboração de planilhas e gráficos e outros Pode providenciar a tradução de documentação advinda de ou a ser encaminha a outros países.
Participa na elaboração do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar e acompanha as atualizações referentes às metodologias de ensino e aprendizagem, às tecnologias educacionais e às práticas didático-pedagógicas, definidas pela unidade escolar.
Arquiva documentos físicos e digitais, garantindo a segurança, o acesso e o sigilo profissional, definindo o método de arquivamento, identificando-os por assunto e natureza, classificando-os, ordenando-os, cadastrando-os e utilizando tabela de temporalidade.
Arquiva correspondência, administra e atualiza arquivos Supervisiona equipes de apoio aos trabalhos de secretaria, estabelecendo atribuições, programando atividades, definindo cronograma, monitorando horários de saída e de entrada.
Seleciona pessoal, avalia e capacita equipes e contrata serviços de terceiros.
Gere suprimentos, verificando necessidades de recursos materiais, cotando preços, requisitando e formulando pedidos de compra de insumos, de equipamentos e mobiliário Confere e avalia os itens adquiridos e acompanha contratos e documentos de garantia Participa da organização e realização de eventos educativos, pesquisando e providenciando local de realização e o empenho de verba, contratando expositores ou palestrantes, enviando convites, providenciando passagens, hospedagem e transporte local, bem como materiais, equipamentos e serviços de apoio.
Define procedimentos e ações para os intervalos do evento Elabora lista de presença e providencia a emissão e envio de certificados de participação Atua de acordo com a legislação vigente e com as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações e cumprimento de prazos e pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho.
Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2523-20 deve controlar correspondência física e eletrônica, demonstrar competências pessoais, gerir suprimentos, gerenciar informações, assessorar executivo- s / Área- s, organizar eventos e viagens, elaborar documentos, atender pessoas - cliente externo e interno, arquivar documentos físicos e eletrônicos, supervisionar equipes de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Secretárias(os) executivas(os) e afins trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2523-20
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Tecnólogo em secretariado escolar CBO 2523-20
Um Tecnólogo em secretariado escolar (ou sinônimo) deve elaborar planilhas e gráficos, fornecer informações, elaborar base de dados, encaminhar pessoas, encaminhar documentos, encaminhar ligações telefônicas, ler documentos, administrar arquivos, monitorar o trabalho da equipe, enviar convite ou convocação, priorizar compromissos e ligações telefônicas, demonstrar capacidade de retórica, cadastrar documentos, preparar apresentações, demonstrar dinamismo, atualizar arquivos, transcrever textos, direcionar informações, utilizar a tabela de temporalidade, identificar o assunto, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, demonstrar iniciativa, comprar material, equipamento e mobiliário, determinar a forma de arquivo - disquete, microfilmagem, elaborar ficha de avaliação, pesquisar local, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, transmitir recados, secretariar reuniões, elaborar documentação escolar, marcar compromissos, enviar correspondência, trabalhar em equipe, classificar documentos, programar as atividades da equipe, elaborar lista de presença, receber correspondência, despachar com o- s executivo- s, definir horários, filtrar ligações telefônicas, avaliar a equipe, atender ligações telefônicas, elaborar prestação de contas, demonstrar sensibilidade, capacitar equipe, estabelecer cronograma de atividades, contornar situações adversas, acompanhar contratos e garantias, controlar prazos, administrar agenda do- s executivo- s, colher assinatura, cobrar relatórios, demonstrar senso de organização, administrar conflitos, consultar profissionais de outras áreas, demonstrar capacidade de comunicação, atender pedidos e solicitações, selecionar pessoal, anotar recados, estabelecer atribuições da equipe, demonstrar discrição, cancelar compromissos, reproduzir documentos, recepcionar pessoas, monitorar horários de entrada e saída, levantar necessidades de material, redigir documentos, confirmar presença, elaborar relatórios, datilografar documentos, escolher cardápio, fazer ligações telefônicas, preparar sala/local, adaptar espaço para armazenagem, trabalhar sob pressão, dar suporte durante o evento, anotar informações, elaborar atas, administrar pendências, encaminhar certificados, reservar sala/local, requisitar material, cobrar respostas, pesquisar informações e dados, adaptar-se a mudanças, divulgar informações, arquivar correspondência, cobrar ações, registrar correspondência, protocolar correspondência, demonstrar espírito de liderança, demonstrar paciência, demonstrar pró-atividade, ordenar documentos, administrar estresse, acompanhar processos, assinar documentação escolar, dar suporte em reuniões, tomar ditados, manter atualizado o banco de dados, digitar documentos, transmitir fax, triar correspondência, controlar cronogramas, elaborar convites e convocações, conferir material, formatar documentos, orientar pessoas, contratar expositores e palestrantes, identificar a natureza do documento.