CBO 2523-20 - Tecnólogo em secretariado escolar
Entenda o que fazem os secretárias(os) executivas(os) e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Tecnólogo em secretariado escolar e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Tecnólogo em secretariado escolar
O Tecnólogo em Secretariado Escolar assessora a diretoria de escolas, nas atividades administrativas e educacionais de gestão escolar, nos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, respondendo administrativamente e legalmente pela documentação escolar. Planeja, coordena, organiza, executa e controla os processos. Sistematiza, registra e documenta informações, procedimentos, acontecimentos e atos. Atende clientes internos e externos, gerencia o sistema de comunicação e informações. Elabora, analisa, controla e arquiva documentos, gere suprimentos e recursos materiais. Participa da organização e realização de reuniões e eventos educativos. Atua conforme a legislação educacional, federal, estadual e municipal. Segue normas e procedimentos técnicos, de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2523-20
Gerencia, sistematiza e controla informações e o sistema de informação, procedimentos e acontecimentos no âmbito de uma unidade escolar, de acordo com a legislação e regulamentações internas e externas. Interpreta documentos, pesquisa e coleta informações, coleta e analisa indicadores e elabora base de dados, controla prazos e cronogramas.
Elabora, analisa, controla, atualiza e arquiva documentos da rotina escolar referente aos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, tais como: coletânea de leis, protocolados e expedientes, ata de reuniões, livro-ponto, registros de matrículas, cadastros de alunos, diplomas, certificados, histórico escolares, declarações e atestados, calendário escolar, memorandos, desempenho de alunos, registro de avaliações e de conclusão de cursos, pagamento de salários, emissão de boletos, registros de compra de materiais, elaboração de planilhas e gráficos e outros. Pode providenciar a tradução de documentação advinda de ou a ser encaminha a outros países..
Participa na elaboração do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar e acompanha as atualizações referentes às metodologias de ensino e aprendizagem, às tecnologias educacionais e às práticas didático-pedagógicas, definidas pela unidade escolar.
Arquiva documentos físicos e digitais, garantindo a segurança, o acesso e o sigilo profissional, definindo o método de arquivamento, identificando-os por assunto e natureza, classificando-os, ordenando-os, cadastrando-os e utilizando tabela de temporalidade. Arquiva correspondência, administra e atualiza arquivos.
Supervisiona equipes de apoio aos trabalhos de secretaria, estabelecendo atribuições, programando atividades, definindo cronograma, monitorando horários de saída e de entrada. Seleciona pessoal, avalia e capacita equipes e contrata serviços de terceiros.
Gere suprimentos, verificando necessidades de recursos materiais, cotando preços, requisitando e formulando pedidos de compra de insumos, de equipamentos e mobiliário. Confere e avalia os itens adquiridos e acompanha contratos e documentos de garantia.
Participa da organização e realização de eventos educativos, pesquisando e providenciando local de realização e o empenho de verba, contratando expositores ou palestrantes, enviando convites, providenciando passagens, hospedagem e transporte local, bem como materiais, equipamentos e serviços de apoio. Define procedimentos e ações para os intervalos do evento. Elabora lista de presença e providencia a emissão e envio de certificados de participação.
Atua de acordo com a legislação vigente e com as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental. Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade das informações e cumprimento de prazos e pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho. Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS INFORMATIZADOS DE ARQUIVOS DE DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MATEMÁTICA FINANCEIRA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ARQUIVAMENTO DE DADOS E DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS DE ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - A COMUNICAÇÃO E SEUS PROCESSOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO TRABALHISTA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | DIDÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DE PESSOAS | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS | OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS | INOVAÇÃO EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | LOGÍSTICA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS (MRP - PNR) | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO DE EMPRESA | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO DE EMPRESA | PLANEJAMENTO OPERACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO DE EMPRESA | PLANEJAMENTO TÁTICO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | ROTINAS DE SECRETARIA | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | ROTINAS DE SUPRIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - DOCUMENTAÇÃO OFICIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, NOS NÍVEIS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE SECRETARIA ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS DE SECRETARIA ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PROTOCOLO E EXPEDIENTE | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS SECRETARIAIS | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 5 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | ROTINAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | ROTINAS FINANCEIRAS | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | ROTINAS TRIBUTÁRIAS | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | GARANTIA DE QUALIDADE | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | VALORES | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | MONITORIA DE TRANSPORTE ESCOLAR | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE REGRAS E PROCEDIMENTOS DA ESCOLA | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | SEGURANÇA DO ALUNO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ATIVIDADES DE CULTURA E LAZER | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | CONTROLE DE MATERIAIS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES | 3 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | PLANEJAMENTO ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | RELAÇÃO ESCOLA–SOCIEDADE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | SECRETARIA ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - ATRIBUIÇÕES E ATIVIDADES DOS SETORES ESCOLARES: ACADÊMICO, PEDAGÓGICO E FINANCEIRO | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - CALENDÁRIOS, REGISTROS E ATAS ESCOLARES | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - DOCUMENTAÇÃO E REGISTROS ESCOLARES: TIPOS, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - EXPEDIÇÃO DE DIPLOMAS E CERTIFICADOS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E SECRETARIADO ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - ÓRGAOS PÚBLICOS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - PROJETO PEDAGÓGICO E REGIMENTO ESCOLAR: ELABORAÇÃO, CONCEITO E FINALIDADES | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: NÍVEIS E MODALIDADES | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - TIPOS E CONCEITOS DE ESCRITURAÇÃO ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | CANTINA ESCOLAR | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES ESCOLARES | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL (ESPECIFICAR:..) - ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO EM NUVEM | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - RACIOCÍNIO LÓGICO-LINGUÍSTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Secretárias(os) executivas(os) e afins trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Controlar correspondência física e eletrônica;
- Supervisionar equipes de trabalho;
- Atender pessoas - cliente externo e interno;
- Demonstrar competências pessoais;
- Gerir suprimentos;
- Arquivar documentos físicos e eletrônicos;
- Organizar eventos e viagens;
- Assessorar executivo- s / Área- s;
- Elaborar documentos;
- Gerenciar informações;
- Fazer ligações telefônicas;
- Trabalhar em equipe;
- Demonstrar discrição;
- Demonstrar pró-atividade;
- Administrar agenda do- s executivo- s;
- Selecionar pessoal;
- Identificar o assunto;
- Elaborar prestação de contas;
- Demonstrar capacidade de retórica;
- Controlar cronogramas;
- Requisitar material;
- Atualizar arquivos;
- Escolher cardápio;
- Direcionar informações;
- Preparar apresentações;
- Classificar documentos;
- Elaborar atas;
- Ler documentos;
- Priorizar compromissos e ligações telefônicas;
- Elaborar planilhas e gráficos;
- Datilografar documentos;
- Demonstrar espírito de liderança;
- Conferir material;
- Pesquisar informações e dados;
- Cobrar relatórios;
- Comprar material, equipamento e mobiliário;
- Transmitir fax;
- Cobrar respostas;
- Encaminhar ligações telefônicas;
- Tomar ditados;
- Determinar a forma de arquivo - disquete, microfilmagem;
- Triar correspondência;
- Elaborar documentação escolar;
- Demonstrar sensibilidade;
- Acompanhar processos;
- Arquivar correspondência;
- Despachar com o- s executivo- s;
- Reservar sala/local;
- Definir horários;
- Encaminhar certificados;
- Administrar pendências;
- Adaptar espaço para armazenagem;
- Levantar necessidades de material;
- Confirmar presença;
- Encaminhar documentos;
- Orientar pessoas;
- Ordenar documentos;
- Demonstrar senso de organização;
- Administrar estresse;
- Pesquisar local;
- Programar as atividades da equipe;
- Dar suporte em reuniões;
- Enviar convite ou convocação;
- Dar suporte durante o evento;
- Recepcionar pessoas;
- Enviar correspondência;
- Cadastrar documentos;
- Contratar expositores e palestrantes;
- Anotar recados;
- Cancelar compromissos;
- Estabelecer atribuições da equipe;
- Receber correspondência;
- Preparar sala/local;
- Consultar profissionais de outras áreas;
- Transmitir recados;
- Protocolar correspondência;
- Colher assinatura;
- Providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
- Redigir documentos;
- Elaborar ficha de avaliação;
- Marcar compromissos;
- Transcrever textos;
- Cobrar ações;
- Utilizar a tabela de temporalidade;
- Demonstrar dinamismo;
- Divulgar informações;
- Monitorar o trabalho da equipe;
- Assinar documentação escolar;
- Atender ligações telefônicas;
- Controlar prazos;
- Formatar documentos;
- Anotar informações;
- Administrar conflitos;
- Estabelecer cronograma de atividades;
- Adaptar-se a mudanças;
- Elaborar lista de presença;
- Manter atualizado o banco de dados;
- Encaminhar pessoas;
- Elaborar relatórios;
- Avaliar a equipe;
- Filtrar ligações telefônicas;
- Acompanhar contratos e garantias;
- Contornar situações adversas;
- Administrar arquivos;
- Atender pedidos e solicitações;
- Elaborar base de dados;
- Reproduzir documentos;
- Prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
- Demonstrar capacidade de comunicação;
- Demonstrar iniciativa;
- Digitar documentos;
- Fornecer informações;
- Secretariar reuniões;
- Trabalhar sob pressão;
- Elaborar convites e convocações;
- Demonstrar paciência;
- Monitorar horários de entrada e saída;
- Registrar correspondência;
- Capacitar equipe;
- Identificar a natureza do documento;
Profissões da Família Ocupacional
- Tecnólogo em Secretariado Escolar
- Secretaria Executiva
- Secretário Pleno Trilíngüe
- Secretário Sênior Trilíngüe
- Secretário Trilíngüe de Diretoria
- Secretário Trilíngüe de Gabinete
- Secretário Trilíngüe de Presidência
- Secretário de Escola(tecnólogo)
- Secretário Escolar(tecnólogo)
- Auxiliar Administrativo Bilíngüe
Divisões de categorias profissionais do CBO 2523-20
CBO 2523-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de tecnólogo em secretariado escolar que pertence ao grupo dos secretárias(os) executivas(os) e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
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- Profissionais das ciências sociais e humanas
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- Profissionais de organização e administração de empresas
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- Secretárias(os) executivas(os) e afins
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