CBO 2523-15 - Secretária trilíngüe - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos secretárias(os) executivas(os)

O profissional no cargo de Secretária trilíngüe CBO 2523-15 Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em duas línguas estrangeiras Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.

CBO 2523-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de secretárias(os) executivas(os) que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Secretária trilíngüe, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Secretárias(os) executivas(os) CBO 2523-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2523-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Secretárias(os) executivas(os).
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Secretária trilíngüe

O Secretária trilíngüe CBO 2523-15 assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.

Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos.

Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.

Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.

Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em três idiomas.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.

Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.

Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.

Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em dois idiomas estrangeiros – inglês e/ou espanhol e/ou alemão e/ou francês e/ou italiano e/ ou japonês e/ ou chinês, entre outras possibilidades, além da língua nacional.

Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e línguas estrangeiras de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2523-15 deve demonstrar competências pessoais, gerenciar informações, assessorar executivo- s / Área- s, arquivar documentos físicos e eletrônicos, organizar eventos e viagens, supervisionar equipes de trabalho, atender pessoas - cliente externo e interno, controlar correspondência física e eletrônica, prestar serviços em idioma estrangeiro, elaborar documentos, gerir suprimentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2523-15

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Secretária trilíngüe CBO 2523-15

Um Secretária trilíngüe (ou sinônimo) deve formatar documentos, tomar ditados, requisitar material, ciceronear visitas, identificar a natureza do documento, triar correspondência, prestar serviço de intérprete, enviar convite ou convocação, pesquisar local, marcar compromissos, reproduzir documentos, avaliar a equipe, atender pedidos e solicitações, anotar recados, cancelar compromissos, transmitir recados, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, encaminhar pessoas, estabelecer cronograma de atividades, elaborar prestação de contas, cadastrar documentos, demonstrar capacidade de retórica, classificar documentos, controlar cronogramas, pesquisar informações e dados, elaborar atas, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, demonstrar espírito de liderança, monitorar horários de entrada e saída, orientar pessoas, conferir material, ordenar documentos, receber correspondência, programar as atividades da equipe, administrar conflitos, acompanhar contratos e garantias, direcionar informações, solicitar verbas, dar suporte a expatriados, elaborar base de dados, preparar sala/local, protocolar correspondência, encaminhar certificados, identificar o assunto, datilografar documentos, administrar pendências, demonstrar sensibilidade, secretariar reuniões, cobrar respostas, monitorar o trabalho da equipe, elaborar lista de presença, digitar documentos, atualizar arquivos, traduzir documentos, preparar apresentações, elaborar planilhas e gráficos, elaborar convites e convocações, trabalhar sob pressão, filtrar ligações telefônicas, registrar correspondência, cobrar ações, manter atualizado o banco de dados, acompanhar processos, recepcionar pessoas, demonstrar discrição, fornecer informações, adaptar espaço para armazenagem, administrar arquivos, trabalhar em equipe, formular pedidos de compra, demonstrar senso de organização, contratar serviços de terceiros, demonstrar capacidade de comunicação, providenciar documentação legal do executivo - passaporte, vistos, demonstrar iniciativa, adaptar-se a mudanças, fazer ligações telefônicas, selecionar pessoal, transcrever textos, reservar sala/local, cobrar relatórios, acompanhar executivo- s em evento- s e viagens, controlar malote, escolher cardápio, demonstrar pró-atividade, administrar estresse, dar suporte em reuniões, contornar situações adversas, definir horários, elaborar ficha de avaliação, estabelecer atribuições da equipe, revisar traduções, levantar necessidades de material, redigir documentos, ler documentos, confirmar presença, controlar prazos, comprar material, equipamento e mobiliário, consultar profissionais de outras áreas, arquivar correspondência, confeccionar clippings, encaminhar ligações telefônicas, elaborar relatórios, determinar a forma de arquivo - disquete, microfilmagem, contratar expositores e palestrantes, transmitir fax, encaminhar documentos, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, divulgar informações, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, sintetizar textos em idioma estrangeiro, administrar agenda do- s executivo- s, priorizar compromissos e ligações telefônicas, enviar correspondência, despachar com o- s executivo- s, demonstrar dinamismo, colher assinatura, demonstrar paciência, atender ligações telefônicas, cotar preços, dar suporte durante o evento, redigir documentos em idioma estrangeiro, capacitar equipe, fazer check-list, anotar informações.

Cargos e salários CBO 2523-15 - Secretárias(os) executivas(os)

Salário Secretário Trilíngüe de Presidência

Secretário Trilíngüe de Presidência: Brasil

  • 288
  • Brasil
  • 2.406 - 5.806
  • 42h
O profissional no cargo de Secretário Trilíngüe de Presidência CBO 2523-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.406 e 5.806 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-15.
Salário Secretaria Trilíngue

Secretaria Trilíngue: Brasil

  • 288
  • Brasil
  • 2.406 - 5.806
  • 42h
O profissional no cargo de Secretaria Trilíngue CBO 2523-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.406 e 5.806 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-15.
Salário Assessor Trilíngüe

Assessor Trilíngüe: Brasil

  • 288
  • Brasil
  • 2.406 - 5.806
  • 42h
O profissional no cargo de Assessor Trilíngüe CBO 2523-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.406 e 5.806 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-15.
Salário Assistente Trilíngüe

Assistente Trilíngüe: Brasil

  • 288
  • Brasil
  • 2.406 - 5.806
  • 42h
O profissional no cargo de Assistente Trilíngüe CBO 2523-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.406 e 5.806 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-15.
Salário Auxiliar Administrativo Trilíngüe

Auxiliar Administrativo Trilíngüe: Brasil

  • 288
  • Brasil
  • 2.406 - 5.806
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo Trilíngüe CBO 2523-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.406 e 5.806 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-15.
Salário Secretário Pleno Trilíngüe

Secretário Pleno Trilíngüe: Brasil

  • 288
  • Brasil
  • 2.406 - 5.806
  • 42h
O profissional no cargo de Secretário Pleno Trilíngüe CBO 2523-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.406 e 5.806 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-15.
Salário Secretário Sênior Trilíngüe

Secretário Sênior Trilíngüe: Brasil

  • 288
  • Brasil
  • 2.406 - 5.806
  • 42h
O profissional no cargo de Secretário Sênior Trilíngüe CBO 2523-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.406 e 5.806 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-15.
Salário Secretário Trilíngüe de Diretoria

Secretário Trilíngüe de Diretoria: Brasil

  • 288
  • Brasil
  • 2.406 - 5.806
  • 42h
O profissional no cargo de Secretário Trilíngüe de Diretoria CBO 2523-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.406 e 5.806 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-15.
Salário Secretário Trilíngüe de Gabinete

Secretário Trilíngüe de Gabinete: Brasil

  • 288
  • Brasil
  • 2.406 - 5.806
  • 42h
O profissional no cargo de Secretário Trilíngüe de Gabinete CBO 2523-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.406 e 5.806 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-15.