CBO 2525-05 - Administrador de fundos e carteiras de investimento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de administração ecônomico-financeira

O profissional no cargo de Administrador de fundos e carteiras de investimento CBO 2525-05 Administra e acompanha o desempenho de fundos e carteiras de investimento, identificando perfil dos clientes, analisando conjuntura econômica e política e projetando retorno de ativos disponíveis no mercado com base no risco Analisa operações por intermédio de relatórios gerenciais, submetendo-as a alçadas decisórias, quando necessário.

Elabora relatórios e documentos contendo informações gerenciais, apurando resultado das agências, banco, carteiras e produtos Consulta informações da mídia impressa e eletrônica, interpreta textos econômico-financeiros e participa de reuniões internas e externas Atua em conformidade com as legislações do Sistema Financeiro Nacional (SFN), especialmente do Banco Central do Brasil (Bacen), cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente, com observância aos preceitos do sigilo de informações.

CBO 2525-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de administração ecônomico-financeira que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Administrador de fundos e carteiras de investimento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de administração ecônomico-financeira CBO 2525-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2525-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de administração ecônomico-financeira.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Administrador de fundos e carteiras de investimento

O Administrador de fundos e carteiras de investimento CBO 2525-05 administra fundos e carteiras de investimentos, estabelecendo seus objetivos e regulamentos Identifica perfil do cliente, analisa conjuntura econômica e política e projeta retorno de ativos disponíveis no mercado, realizando análise com base no risco da operação, de forma imparcial e sem conflito de interesses.

Identifica oportunidades de ganho financeiro, define estratégias de investimento da carteira ou fundo, acompanha seu desempenho, administra sua liquidez e reavalia estratégias.

Presta apoio à área comercial das instituições, aloca recursos em mercados específicos e adequa carteira às restrições do cliente Ajusta produtos à legislação do Sistema Financeiro Nacional (SFN), em especial aos documentos normativos expedidos pelos seus órgãos reguladores - Conselho Monetário Nacional (CMN), Banco Central do Brasil (Bacen) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Acompanha fluxos de caixa e realiza prestações de contas aos cotistas, atuando na defesa de seus interesses e objetivos de curto, médio e longo prazos Gerencia recursos, realiza marcações a mercado, organiza o repasse dos rendimentos aos cotistas e efetua registro do fundo de investimentos na CVM.

Verifica o cumprimento dos limites por parte dos gestores dos fundos, de acordo com a categoria do investimento.

Mantém contato direto com os gestores dos fundos de investimento, recebendo informações sobre as movimentações financeiras, controlando o capital investido, calculando valores das cotas e do patrimônio líquido e repassando a informação ao mercado Analisa relatórios da gerência comercial e submete operações financeiras a alçadas decisórias.

Apura resultado gerencial das agências, banco, carteiras e produtos.

Prepara relatório do fundo e da carteira de investimento e elabora atas das assembleias Consulta mídia impressa e eletrônica, informa saldo devedor e participa de reuniões internas e externas Desenvolve raciocínios lógicos consistentes, interpreta textos econômico-financeiros e elabora pareceres, relatórios e textos.

Utiliza o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas e realiza formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de gestão de fundos e carteiras de investimento com base em diversos cenários Exerce suas atividades de acordo com as legislações do SFN, em especial do CMN, cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.

Administra, de forma responsável, os ativos e recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2525-05 deve administrar fundos e carteiras de investimentos, analisar operações de crédito e de cobrança, demonstrar competências pessoais, preparar informações gerenciais, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de administração ecônomico-financeira o trabalho é exercido em instituições financeiras, seguros e previdência privada, administração pública, defesa e seguridade social e outras atividades empresariais. Os profissionais são assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, no período diurno. As atividades são executadas sob pressão, levando a situação de estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2525-05

O exercício dessas ocupações requer nível superior completo e curso de especialização na área com duração de até duzentas horas-aula. O exercício pleno das ocupações se dá após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Administrador de fundos e carteiras de investimento CBO 2525-05

Um Administrador de fundos e carteiras de investimento (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de análise, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, reavaliar estratégias, demonstrar objetividade, demonstrar visão estratégica, acompanhar desempenho do fundo e da carteira, submeter operações de crédito a alçadas decisórias, demonstrar capacidade de manter sigilo, conduzir reuniões internas e externas, preparar relatório do fundo e carteira, administrar liquidez do fundo e ou da carteira, antever cenários futuros, identificar perfil do cliente, projetar retorno de ativos disponíveis no mercado, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar tempestividade, alocar recursos em mercados específicos, participar de reuniões internas e externas, estabelecer objetivos da carteira ou fundo de investimentos, realizar análise de risco-retorno, analisar relatórios da gerência comercial, apurar resultado gerencial das agências, banco, carteiras e produtos, ajustar carteira às restrições do cliente, identificar oportunidades de ganho financeiro, demonstrar capacidade de síntese, definir estratégias de investimento da carteira ou fundo, demonstrar agilidade, consultar mídia impressa e eletrônica, informar saldo devedor, ajustar produtos a legislação - banco central, previdência, cvm, susep, demonstrar visão crítica, analisar conjuntura econômica e política, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, apoiar área comercial, demonstrar capacidade de concentração.

Cargos e salários CBO 2525-05 - Profissionais de administração ecônomico-financeira

Salário Administrador de Fundos e Carteiras de Investimento

Administrador de Fundos e Carteiras de Investimento: Brasil

O profissional no cargo de Administrador de Fundos e Carteiras de Investimento CBO 2525-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.755 e 20.524 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.066 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-05.
Salário Administrador de Fundos e Carteiras de Investimento São Paulo

Administrador de Fundos e Carteiras de Investimento: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Administrador de Fundos e Carteiras de Investimento CBO 2525-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 10.274 e 23.918 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 595 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-05.
Salário Administrador de Fundos e Carteiras de Investimento

Administrador de Fundos e Carteiras de Investimento: São Paulo

O profissional no cargo de Administrador de Fundos e Carteiras de Investimento CBO 2525-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 10.086 e 23.620 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 639 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-05.