CBO 2034-05 - Pesquisador em ciências agronômicas
Entenda o que fazem os pesquisadores das ciências da agricultura no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Pesquisador em ciências agronômicas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Pesquisador em ciências agronômicas
Planeja e executa projetos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e avaliação de inovações em agronomia, tendo em vista a melhoria da produção, da produtividade e da sustentabilidade agrícola. Administra recursos e supervisiona equipe. Faz análises de viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental de tecnologias. Desenvolve e orienta as melhorias em sistemas de manejo, de produção e de processamento de produtos agrícolas, a adoção de automatização e robotização de processos, e o uso de recursos biotecnológicos. Elabora e emite laudos, pareceres e relatórios. Desenvolve programas e atividades de ensino e extensão. Presta assessoria técnica e consultoria. Dissemina conhecimentos técnicos e científicos. Gerencia informações de ciência e tecnologia. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Participa de concorrências para obtenção de recursos para projetos de pesquisa junto a órgãos governamentais de fomento, a patrocinadores particulares, e a outras iniciativas de apoio à ciência e à tecnologia.
Administra recursos para pesquisa. Define aplicação de recursos físicos e financeiros. Elabora cronograma físico-orçamentário e analisa custo-benefício. Seleciona, organiza e contrata pessoal. Supervisiona equipe de trabalho, avalia seu desempenho e faz sua capacitação. Pode orientar a organização do trabalho em associações, cooperativas e empreendimentos agrícolas. Pode captar, locar ou fazer parcerias para uso de materiais, máquinas, equipamentos, espaços e estruturas de teste e produção.
Orienta atividades para otimização e inovação em métodos e técnicas de pesquisa.
Define parâmetros para verificação da produção e avaliação da qualidade científica e tecnológica da pesquisa.
Executa projetos de pesquisa de agronomia, coletando e organizando dados e analisando informações técnicas.
Faz análises de viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental da tecnologia proposta em projeto de pesquisa. Discute soluções e negocia alternativas para implementação da tecnologia.
Desenvolve e orienta melhorias em sistemas de manejo, de produção e de processamento de produtos agrícolas, em construções rurais, em mecanização e automação agrícola, e em uso de recursos biotecnológicos.
Avalia a adoção de inovações em processos e seus impactos na produção, na produtividade e na sustentabilidade agrícola.
Fomenta a integração entre sistemas produtivos, implementando, orientando e divulgando práticas do que se convencionou denominar “agricultura 4.0”, tais como a digitalização, a automatização, a robotização e a flexibilização de processos, o trabalho em rede, o armazenamento, a sistematização e a análise de grandes volumes de dados.
Desenvolve e testa protótipos. Projeta e implementa pilotos e aumento em escala, conforme avaliação de resultados de experimentação.
Realiza perícias e auditoria. Presta consultoria e assessoria técnica. Elabora e emite laudos, pareceres e relatórios.
Programa e orienta órgãos de pesquisa, universidades e centros profissionalizantes na execução de atividades agrícolas, de divulgação e difusão técnico-científica, e de extensão rural.
Desenvolve programas e atividades de ensino e extensão, organizando cursos, ministrando aulas, proferindo palestras e conferências, e concedendo entrevistas. Capacita equipes técnicas, discentes universitários, produtores e empresários rurais. Orienta estudantes, bolsistas, estagiários e profissionais. Participa de bancas de pós-graduação, de concursos, e de avaliação de produtos, marcas, patentes, registros, contratos, convênios e propostas técnicas.
Gerencia informações de ciência e tecnologia. Elabora revisão bibliográfica. Seleciona, analisa e armazena informações.
Dissemina conhecimentos técnicos e científicos da área de agronomia, apresentando trabalhos em congressos, seminários e simpósios. Organiza, participa e avalia programas, ações e atividades de difusão científica e técnica, como publicações e eventos. Propõe e revisa projetos, artigos, experimentos e outros gêneros e produções acadêmicas. Promove e participa de troca de experiências, intercâmbios e visitas técnicas - de forma presencial ou remota - locais, nacionais ou internacionais.
Atua em equipes multidisciplinares, fomentando ações de inovação para o desenvolvimento socioeconômico do campo.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE NUMÉRICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E DESENHO TÉCNICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEODÉSIA) FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA, GEOFÍSIFCA E GEODÉSIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOCARTOGRAFIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) ALGORITMOS, SOFTWARES E PROGRAMAÇÃO PARA AGRONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) FUNDAMENTOS DA AGRONOMIA 4.0 | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA, INTERNET E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) GIS - SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE APOIO À PESQUISA EM CIÊNCIA DO SOLO: MODELAGEM DE EROSÃO DO SOLO, PREVISÃO DE EROSÃO HÍDRICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA ECONÔMICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ANÁLISE DE CUSTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FERTILIDADE DO SOLO E ADUBAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FÍSICA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MICROBIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | QUÍMICA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DO SOLO) SISTEMAS, MÉTODOS E TÉCNICAS DE ADUBAÇÃO: TRADICIONAIS E TENDÊNCIAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOSSANIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | DEFESA FITOSSANITÁRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOSSANIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOSSANIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOPATOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOSSANIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOSSANIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | PARASITOLOGIA AGRÍCOLA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOSSANIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (FITOSSANIDADE) CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS, PLANTAS INVASORAS E DOENÇAS AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FISIOLOGIA DE PLANTAS CULTIVADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E TRATOS CULTURAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MATOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MELHORAMENTO VEGETAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (FITOTECNIA) PRODUÇÃO DE MUDAS E SEMENTES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | AGROMETEROLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | AGROMETEROLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) AGRICULTURA ORGÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) ASSISTÊNCIA, ASSESSORIA, CONSULTORIA TÉCNICA EM AGRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) AVALIAÇÃO E PERÍCIAS EM AGRONOMIA: EMISSÃO DE LAUDOS, PARECERES E RELATÓRIOS TÉCNICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) ELABORAÇÃO, GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROJETOS AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) GENÉTICA E MELHORAMENTO AGRÍCOLA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) HORTICULTURA E FRUTICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS AGRONÔMICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) PRESCRIÇÃO DE RECEITUÁRIO AGROPECUÁRIO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) SISTEMAS DE PRODUÇÃO INTEGRADA, HÍBRIDOS E TENDÊNCIAS: AGROSSILVIPASTORIS, AGROECOLÓGICOS, ORGÂNICOS, COMUNITÁRIOS, URBANOS E AGRICULTURA FAMILIAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) SISTEMAS PRODUTIVOS DE GRANDES CULTURAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) SISTEMAS PRODUTIVOS EM AGRICULTURA: EXTENSIVO, SEMI-INTENSIVO E INTENSIVO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) TÉCNICAS E ANÁLISES EXPERIMENTAIS NA ÁREA AGRÍCOLA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) TECNOLOGIA E PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) FUNDAMENTOS DE SILVICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS) AGRICULTURA DE PRECISÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | ENGENHARIA DE ÁGUA E SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | IRRIGAÇÃO E DRENAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | ENGENHARIA DE ÁGUA E SOLO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | SANEAMENTO RURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | ENERGIZAÇÃO RURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ENGENHARIA AGRÍCOLA | ENERGIZAÇÃO RURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ZOOTECNIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | OUTROS ELEMENTOS (ZOOTECNIA) FUNDAMENTOS DE ZOOTECNIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) CÓDIGO DE ÉTICA DE PESQUISA EM AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DO AGRONEGÓCIO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO RURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIAS AGRÁRIA E DOS RECURSOS NATURAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIAS AGRÁRIA E DOS RECURSOS NATURAIS) ECONOMIA E COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | NANOTECNOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) DIVULGAÇÃO E DIFUSÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ENSINO, INSTRUÇÃO E EXTENSÃO RURAL | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) EVENTOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS: ORGANIZAÇÃO E DIFUSÃO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) GRUPOS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) INTERCÂMBIO E INTERACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) MÉTODOS, TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PESQUISAS E TRABALHOS ACADÊMICOS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) OTIMIZAÇÃO E INOVAÇÃO EM MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS E TÉCNICAS: ORGANIZAÇÃO E DIFUSÃO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) REPOSITÓRIOS E OBSERVATÓRIOS DE DADOS, PESQUISAS E PUBLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO SELETIVA | 4 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalham nas esferas pública e privada, em instituições de pesquisa, empresas e universidades, principalmente nos setores agropecuário, de pesca e aqüicultura e silvicultura, inseridos em equipe multidisciplinar, cujos membros podem estar vinculados a diferentes empresas ou instituições de pesquisa. Na esfera privada, a relação de trabalho mais comum é com vínculo empregatício. Na esfera pública, o acesso é por concurso, na condição de celetista ou estatutário. Podem trabalhar em condições especiais, dependendo do projeto de pesquisa que estejam desenvolvendo, expostos aos efeitos de materiais tóxicos e a águas contaminadas e poluídas durante o exercício de algumas atividades.Exigências do mercado de trabalho
A escolaridade mínima exigida é a formação superior completa na área, sendo frequente profissionais com cursos de pós-graduação. De uma forma geral, o ingresso na carreira pode se dar como auxiliar ou assistente de pesquisador, podendo alcançar a titularidade com cinco anos de experiência. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- elaborar projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;
- prestar serviços, assessoria e consultoria;
- executar projeto de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;
- capacitar recursos humanos;
- planejar pesquisa científica;
- divulgar informações;
- definir objetivos e metas;
- avaliar impacto social da tecnologia;
- acompanhar execução de atividades;
- consultar centros de excelência em pesquisa, ensino e extensão, usuários e produtores;
- adquirir equipamentos, materiais, insumos e serviços;
- demonstrar fluência verbal;
- instalar unidades demonstrativas;
- redigir artigos de divulgação e publicações técnicas e científicas;
- avaliar viabilidade técnica e econômica do uso da tecnologia;
- organizar dados;
- realizar análises de laboratório;
- implantar experimentos e unidades de observação;
- definir ações de difusão de resultados de projeto;
- organizar eventos e dias-de-campo;
- avaliar demandas de mercado e da sociedade;
- cultivar curiosidade;
- avaliar resultados de pesquisa;
- desenvolver concentração;
- desenvolver expressão oral;
- conceder entrevistas;
- avaliar impacto econômico da tecnologia;
- avaliar projetos de pesquisa e desenvolvimento;
- desenvolver expressão escrita;
- expressar liderança;
- prestar assistência técnica a produtores e empresários rurais;
- caracterizar problema de pesquisa;
- descrever material e métodos;
- analisar dados coletados;
- redigir relatórios técnicos e financeiros;
- elaborar orçamento;
- desenvolver senso crítico;
- realizar medições, pesagens, contagens e diagnóstico;
- definir linhas de pesquisa;
- avaliar impacto ambiental da tecnologia;
- ministrar aulas;
- apontar resultados esperados;
- produzir bens e insumos selecionados;
- desenvolver raciocínio dedutivo;
- preencher formulários de agências de fomento;
- produzir material educativo;
- consultar meios de comunicação;
- revisar artigos técnicos e científicos;
- desenvolver capacidade de síntese;
- assessorar instituições na solução de problemas específicos;
- organizar publicações técnicas;
- identificar agências e fontes de financiamento;
- evidenciar persistência;
- elaborar cronogramas físico e financeiro;
- participar de bancas examinadoras;
- verificar cumprimento de metas;
- revisar bibliografia;
- emitir laudos e pareceres técnicos;
- proferir palestras e conferências;
- treinar técnicos e produtores;
- expor produtos e tecnologia em feiras, exposições e eventos;
- desenvolver raciocínio indutivo;
- evidenciar criatividade;
- evidenciar organização;
- trabalhar em equipe;
- definir linhas de treinamento;
- apresentar trabalhos em eventos científicos;
- orientar bolsistas e estagiários;
- orientar estudantes de pós-graduação;
- coletar dados secundários;
- definir equipe de trabalho;
- identificar problema de pesquisa;
- formular hipóteses;
- captar recursos;
- identificar parceiros e colaboradores de projeto;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2034-05
CBO 2034-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisador em ciências agronômicas que pertence ao grupo dos pesquisadores das ciências da agricultura, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Pesquisadores e profissionais policientíficos
-
-
- Pesquisadores
-
-
-
-
- Pesquisadores das ciências da agricultura
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2034-05 - Pesquisadores das ciências da agricultura
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 203405 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Pesquisadores das ciências da agricultura em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2034-05 | Pesquisador em Ciências Agronômicas | Brasil | 43h | 912 | |
2034-05 | Pesquisador Das Ciências Agrárias | Brasil | 43h | 912 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |