CBO 1414-20 - Gerente de operações de serviços de assistência técnica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

O profissional no cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia operações de manutenção e assistência técnica em empresas de pequeno, médio e grande portes, em redes de setores, tais como eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos atendimentos e serviços Usa tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações Pesquisa o setor de manutenção, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas.

Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental

CBO 1414-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-20

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de produção e operações.
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.

O que faz um Gerente de operações de serviços de assistência técnica

O Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas de assistência técnica e manutenção, garantindo que todas as tarefas, operações, serviços e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados definidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como acompanhamento dos serviços prestados, controle de custos, análise de margens de lucro, gestão de orçamento, precificação de serviços e busca por oportunidades de melhoria financeira, podendo utilizar recursos de inteligência dos negócios (Business Intelligence - BI) para análises baseadas em inteligência artificial (IA).

Administra suprimentos e operações de manutenção, garantindo atendimentos, agendamento de visitas técnicas, gestão de fluxo de trabalho e controle de qualidade, gestão de estoque de peças e garantia de cumprimento dos prazos de reparo, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e de acordo com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria, podendo utilizar métodos como Lean Six Sigma para otimizar os processos operacionais Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.

Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, serviços e manutenção, bem como garante o descarte adequado de resíduos contaminantes, observando conformidade de especificações e de prazos.

Pode realizar o gerenciamento de projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a empresa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor de manutenção, como o uso de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e diagnóstico de problemas remotamente, facilitando a identificação prévia de falhas e a oferta de soluções mais rápidas.

Pode orientar o uso de realidade aumentada para auxiliar os técnicos no reparo de equipamentos complexos, fornecendo informações em tempo real e guias visuais.

Promove a automação de processos, adotando sistemas para agilizar tarefas repetitivas e reduzir erros, para o gerenciamento de serviços e de atendimento ao cliente, automatizando o agendamento de visitas, o rastreamento de equipamentos, o gerenciamento de peças de reposição e o registro de atividades Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja de assistência técnica.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1414-20 deve gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, demonstrar competências pessoais, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, assessorar diretoria e setores da empresa, atender aos clientes, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, estruturar equipes de trabalho, gerir recursos materiais e financeiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-20

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20

Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica (ou sinônimo) deve programar treinamento e desenvolvimento profissionais, auxiliar em testes de campo de novos produtos, remanejar leiaute, liberar mercadorias para entrega, supervisionar os serviços de reparação e consertos, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, negociar preços e condições de pagamento, avaliar desempenho, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, agir com dinamismo, administrar remanejamentos, sugerir melhoria em mercadorias, exercitar a autonomia, avaliar nível de satisfação das equipes, captar recursos, sugerir inovações, coordenar inventário de mercadorias para balanço, fazer orçamentos, elaborar plano de investimentos, propor compra de novos itens, atender agentes de fiscalização, determinar perfis profissionais, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, estimular a motivação das equipes, planejar racionalização do uso de recursos, divulgar mercadorias e serviços, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, monitorar o andamento de projetos, acompanhar auditoria interna e externa, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, exercer liderança, gerir investimentos, identificar necessidade de contratação de pessoal, expressar-se oralmente, administrar conflitos entre funcionários, planejar compras e locações, gerir custos, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, argumentar com convicção - persuasão, gerir compras, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, operar equipamentos de informática, gerenciar contratos de serviços, resolver reclamações de clientes, medir resultados de treinamento, apreciar inovações organizacionais, formular incentivos de produtividade, cobrar resultados, providenciar integração de funcionários, buscar atualização profissional, otimizar o espaço físico da loja - modulação, manter apresentação pessoal, revisar manuais de procedimentos, participar de reuniões, elaborar normas e instruções, mediar relação entre funcionário e empresa, recepcionar mercadorias, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, opinar sobre condições e prioridades de projetos, representar a empresa, designar equipe para projeto, controlar o cumprimento de normas, transferir numerário para o banco, inspecionar as condições das mercadorias expostas, promover programas prevencionistas, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, entrevistar candidatos, informar funcionários sobre seus desempenhos, examinar currículos, gerir estoques, pesquisar a satisfação dos clientes, preparar relatórios para a diretoria, averiguar comportamento dos concorrentes, providenciar contratação e desligamento de funcionários, acompanhar rotinas adminstrativas, implementar reciclagem de funcionários, expressar-se gestualmente, implantar técnicas de vendas, zelar pela organização do local de trabalho, definir estratégias de terceirização, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, estabelecer escala de férias e de folgas, evidenciar equilíbrio emocional, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, colaborar na definição de epi e epc, delegar atribuições, administrar horas trabalhadas, horas extras, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, autorizar pagamentos e recebimentos, cooperar na definição de projetos, acompanhar a execução orçamentária, instruir subordinados, analisar tendências do mercado, realizar reuniões com a equipe, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, prover ações de preservação ambiental, sugerir investimentos, demonstrar motivação, redigir comunicados e normas, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, contratar serviços, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, recomendar promoção de funcionários, orientar clientes.

Cargos e salários CBO 1414-20 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Salário Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 4.921 e 11.841 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 319 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) Belo Horizonte

Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 5.358 e 13.480 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços e Peças

Gerente de Serviços e Peças: Paraná

O profissional no cargo de Gerente de Serviços e Peças CBO 1414-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 4.962 e 11.785 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 449 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços e Peças

Gerente de Serviços e Peças: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Serviços e Peças CBO 1414-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.987 e 15.361 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.815 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços e Peças

Gerente de Serviços e Peças: Minas Gerais

O profissional no cargo de Gerente de Serviços e Peças CBO 1414-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 4.140 e 9.875 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 580 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços e Peças Rio de Janeiro

Gerente de Serviços e Peças: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Gerente de Serviços e Peças CBO 1414-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 5.536 e 13.061 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços e Peças Fortaleza

Gerente de Serviços e Peças: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Gerente de Serviços e Peças CBO 1414-20 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 3.552 e 7.681 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços e Peças Belo Horizonte

Gerente de Serviços e Peças: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Gerente de Serviços e Peças CBO 1414-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 5.358 e 13.480 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços e Peças São Paulo

Gerente de Serviços e Peças: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Serviços e Peças CBO 1414-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 8.367 e 21.257 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 538 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Proprietário de Oficina Mecânica São Paulo

Proprietário de Oficina Mecânica: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica CBO 1414-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 8.367 e 21.257 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 538 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Proprietário de Oficina Mecânica Curitiba

Proprietário de Oficina Mecânica: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica CBO 1414-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 6.186 e 16.273 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 121 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Proprietário de Oficina Mecânica Belo Horizonte

Proprietário de Oficina Mecânica: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica CBO 1414-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 5.358 e 13.480 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Proprietário de Oficina Mecânica Goiânia

Proprietário de Oficina Mecânica: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica CBO 1414-20 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 3.840 e 8.720 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Proprietário de Oficina Mecânica Fortaleza

Proprietário de Oficina Mecânica: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica CBO 1414-20 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 3.552 e 7.681 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Proprietário de Oficina Mecânica Porto Alegre

Proprietário de Oficina Mecânica: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica CBO 1414-20 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 4.187 e 9.546 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 47 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Proprietário de Oficina Mecânica

Proprietário de Oficina Mecânica: São Paulo

O profissional no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica CBO 1414-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.987 e 15.361 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.815 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Proprietário de Oficina Mecânica São José dos Campos

Proprietário de Oficina Mecânica: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica CBO 1414-20 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 4.604 e 10.767 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 25 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Subgerente de Oficina (assistência Técnica)

Subgerente de Oficina (assistência Técnica): São Paulo

O profissional no cargo de Subgerente de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.987 e 15.361 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.815 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.