O que faz um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05
O Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) supervisiona rotinas operacionais de caixas e bilheteiros, planejando o trabalho da equipe, controlando atividades financeiras, monitorando a execução dos serviços, avaliando a qualidade dos serviços prestados, analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes e acompanhando o cumprimento de metas e dos prazos estabelecidos. Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe de trabalho. Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- Atender público e informantes;
- Qualificar equipe de trabalho;
- Administrar pessoal;
- Planejar trabalho da equipe;
- Controlar atividades financeiras;
- Avaliar qualidade dos serviços;
- Demonstrar competências pessoais;
- Supervisionar execução dos serviços;
- Treinar novos funcionários;
- Intermediar conflitos entre áreas internas;
- Identificar prioridades;
- Relatar falhas do processo de trabalho;
- Controlar ligações telefônicas;
- Conferir numerário e produtos do caixa;
- Liderar equipe;
- Propor desligamentos de funcionários;
- Avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Supervisor de Recepcionistas
- Coordenador de Recepção
- Encarregado de Telemarketing
- Supervisor de Tesouraria de Apostas e Jogos
- Supervisor de Central de Atendimento
- Supervisor de Atendimento Ao Cliente
- Chefe de Recepção
- Chefe de Cobrança
- Encarregado de Telefonistas
- Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores
Salário de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) - Série histórica no estado do Paraná
Tabela salarial para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.173 | 26.080 | 543 | 9,88 | |
Média Salarial | 2.234 | 26.812 | 559 | 10,16 | |
1º Quartil | 1.976 | 23.711 | 494 | 8,98 | |
Salário Mediana | 2.179 | 26.148 | 545 | 9,90 | |
3º Quartil | 2.628 | 31.541 | 657 | 11,95 | |
Teto Salarial | 3.184 | 38.203 | 796 | 14,47 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) é um cargo que está em baixa no mercado de trabalho do estado do Paraná nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 09/2024 e 08/2025, tivemos uma queda de 1.96% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
4201-15 | Supervisor de arrecadação (apostas e jogos) | 3.824,97 |
4201-10 | Chefe de cobrança | 3.329,62 |
4201-35 | Encarregado de telemarketing | 3.268,54 |
4201-20 | Agente de coleta supervisor | 3.099,13 |
4201-25 | Chefe de recepção | 2.671,11 |
4201-30 | Encarregado de telefonistas | 2.633,85 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) no estado do Paraná
CNAE | Segmento | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora |
---|---|---|---|---|---|---|
4711-3/02 | Supermercados | 44h | 2.211,64 | 2.273,73 | 3.204,69 | 10,34 |
4711-3/01 | Hipermercados | 44h | 2.347,78 | 2.413,71 | 3.461,23 | 10,97 |
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 44h | 1.983,31 | 2.039,00 | 2.763,52 | 9,27 |
4729-6/99 | Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios | 44h | 2.097,72 | 2.156,62 | 2.932,17 | 9,80 |
4712-1/00 | Minimercados, mercearias e armazéns | 43h | 1.972,40 | 2.027,78 | 2.942,99 | 9,43 |
4639-7/01 | Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral | 44h | 2.354,60 | 2.420,71 | 3.270,85 | 11,00 |
5611-2/01 | Restaurantes e similares | 43h | 2.087,24 | 2.145,85 | 3.030,00 | 9,98 |
4691-5/00 | Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios | 44h | 2.109,81 | 2.169,05 | 2.926,16 | 9,86 |
7490-1/04 | Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral | 44h | 1.857,58 | 1.909,73 | 2.430,94 | 8,68 |
8299-7/99 | Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas | 44h | 2.149,11 | 2.209,45 | 2.903,32 | 10,04 |
5221-4/00 | Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados | 44h | 2.337,86 | 2.403,50 | 3.551,93 | 10,93 |
8599-6/04 | Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 44h | 1.893,02 | 1.946,18 | 2.817,08 | 8,85 |
8299-7/06 | Casas lotéricas | 43h | 1.906,07 | 1.959,58 | 2.810,05 | 9,11 |
5223-1/00 | Estacionamento de veículos | 44h | 2.025,58 | 2.082,45 | 3.015,16 | 9,47 |
5611-2/03 | Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 44h | 2.132,93 | 2.192,82 | 3.070,47 | 9,97 |
4759-8/99 | Comércio varejista de outros artigos de uso doméstico | 44h | 2.042,20 | 2.099,55 | 2.694,18 | 9,54 |
4755-5/02 | Comercio varejista de artigos de armarinho | 43h | 2.297,58 | 2.362,09 | 3.303,43 | 10,99 |
4754-7/01 | Comércio varejista de móveis | 44h | 1.977,48 | 2.033,00 | 2.893,22 | 9,24 |
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
Um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) Nível I ganha em média R$ 2.052,66, o Nível II recebe cerca de R$ 2.741,30, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.542,55 mensais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 1.832,77 | 2.371,81 | 3.018,67 |
Pequenas | 1.842,48 | 2.384,39 | 3.034,68 |
Médias | 2.108,39 | 2.811,19 | 3.748,25 |
Grandes Empresas | 2.427,00 | 3.397,80 | 4.368,60 |
Níveis profissionais:
Porte da empresa:
|
Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Paraná
O valor do piso salarial 2025 de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) no estado do Paraná é de R$ 2.173,32 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa pelo sindicato no estado do Paraná.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Paraná que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4201-05.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho do Paraná de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Paraná
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) trabalhando no estado do Paraná durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Paraná, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) trabalhando no estado do Paraná. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) trabalhando no estado do Paraná. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
- Salário Base: R$ 2.234,34
- Salário-educação (3%): R$ 67,03
- Sistema S (2%): R$ 44,69
- INSS Patronal (20%): R$ 446,87
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 22,34
- FGTS (8%): R$ 178,75
- Férias 1/12: R$ 186,20
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 446,87
- Periculosidade (30%): R$ 670,30
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 62,07
- 13º Salário: R$ 186,20
- FGTS sobre Férias: R$ 14,90
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,97
- FGTS sobre 13º: R$ 14,90
- Aviso Prévio: R$ 186,20
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 14,90
- Multa Rescisória FGTS: R$ 186,20
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salario, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.