Quanto Ganha um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) no estado de MG - Salário 2024

R$ 1.757,74/mês

Atualizado em

Um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) trabalhando no estado de Minas Gerais ganha em média R$ 1.757,74 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.

A faixa salarial do Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) fica entre R$ 1.709,74 (média do piso salarial 2024 de acordos coletivos), R$ 1.737,00 (salário mediana da pesquisa) e o teto salarial de R$ 2.513,22, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 1.520 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05 trabalhando no estado de Minas Gerais, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 24 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) é Belo Horizonte.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) trabalhando no estado de Minas Gerais, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05

O Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) supervisiona rotinas operacionais de caixas e bilheteiros, planejando o trabalho da equipe, controlando atividades financeiras, monitorando a execução dos serviços, avaliando a qualidade dos serviços prestados, analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes e acompanhando o cumprimento de metas e dos prazos estabelecidos Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe de trabalho.

Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • controlar atividades financeiras;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • administrar pessoal;
  • atender público e informantes;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • planejar trabalho da equipe;
  • analisar relatórios;
  • tabular dados;
  • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
  • propor desligamentos de funcionários;
  • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
  • administrar banco de dados e listagens;
  • promover reuniões;
  • promover atendimento personalizado ao cliente;
  • demonstrar atitude pró-ativa;
  • ver mais...

Salário de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) - Série histórica no estado de Minas Gerais

O que faz um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)

  1. analisar relatórios;
  2. tabular dados;
  3. treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
  4. propor desligamentos de funcionários;
  5. inventariar móveis, equipamentos e produtos;
  6. administrar banco de dados e listagens;
  7. promover reuniões;
  8. promover atendimento personalizado ao cliente;
  9. demonstrar atitude pró-ativa;
  10. relatar necessidades de clientes e não clientes;
  11. propor promoções de funcionários;
  12. estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
  13. conferir numerário e produtos do caixa;
  14. propor reciclagem de funcionários;
  15. definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
  16. agir com ética e atitude profissional;
  17. intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
  18. divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
  19. propor novos serviços aos clientes;
  20. ver mais...

Tabela salarial para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.710 20.517 427 7,82
Média Salarial 1.758 21.093 439 8,03
1º Quartil 1.469 17.629 367 6,72
Salário Mediana 1.737 20.844 434 7,94
3º Quartil 2.075 24.899 519 9,48
Teto Salarial 2.513 30.159 628 11,49
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado de Minas Gerais nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Abril de 2023 e Março de 2024, tivemos um aumento de 48.48% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Quanto ganha um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) nas principais cidades de MG

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
Belo Horizonte 44 1.695,58 1.743,18 2.634,35 7,96 439
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial.

Empresas que mais contratam Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) no estado de Minas Gerais

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial
0000-0/00 Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados 1.732,57 1.781,22 2.691,83
0000-0/00 Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados 1.664,52 1.711,25 2.586,10
4724-5/00 Comércio varejista de hortifrutigranjeiros 1.469,78 1.511,05 2.283,54
4639-7/02 Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral 1.655,91 1.702,40 2.572,72
4691-5/00 Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios 1.728,53 1.777,07 2.685,56
4772-5/00 Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal 1.577,28 1.621,57 2.450,57
8299-7/06 Casas lotéricas 1.735,95 1.784,69 2.697,08
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.945,01 1.999,62 3.021,88
4771-7/01 Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas 1.350,30 1.388,22 2.097,92
0000-0/00 Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 1.569,11 1.613,17 2.437,87
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)

Profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Condições de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Principais funções dos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Trabalhadores no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) devem controlar atividades financeiras, avaliar qualidade dos serviços, demonstrar competências pessoais, supervisionar execução dos serviços, administrar pessoal, atender público e informantes, qualificar equipe de trabalho, planejar trabalho da equipe.

Quanto ganha um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1520 profissionais admitidos e desligados no estado de Minas Gerais. A relação abrange somente Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
1.453 44 220 1.758,87 7,99
32 40 200 1.699,46 8,50
14 36 180 1.700,50 9,45
12 42 210 1.814,33 8,64
2 43 215 1.550,00 7,21
2 22 110 1.550,00 14,09

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)

Um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) Nível I ganha em média R$ 1.797,33, o Nível II recebe cerca de R$ 2.069,14, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.106,25 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 1231 profissionais demitidos das empresas no estado de Minas Gerais.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.735,63 1.871,54 2.390,09
Pequenas 1.769,41 1.905,32 2.423,87
Médias 1.818,78 1.954,68 2.473,24
Grandes Empresas 2.441,91 2.577,82 3.096,38
  • *Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) Nível I: até 4 anos;
  • *Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de Minas Gerais

O valor do piso salarial 2024 de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) no estado de Minas Gerais é de R$ 1.709,74 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa pelo sindicato no estado de Minas Gerais.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de Minas Gerais que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4201-05.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) ao longo do tempo

Salário de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) mês a mês no estado de Minas Gerais de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Minas Gerais

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) trabalhando no estado de Minas Gerais durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de Minas Gerais, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) trabalhando no estado de Minas Gerais com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) trabalhando no estado de Minas Gerais com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)

  • Salário Base: R$ 1.757,74
  • Salário-educação (3%): R$ 52,73
  • Sistema S (2%): R$ 35,15
  • INSS Patronal (20%): R$ 351,55
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 17,58
  • FGTS (8%): R$ 140,62
  • Férias 1/12: R$ 146,48
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 351,55
  • Periculosidade (30%): R$ 527,32
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 48,83
  • 13º Salário: R$ 146,48
  • FGTS sobre Férias: R$ 11,72
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,91
  • FGTS sobre 13º: R$ 11,72
  • Aviso Prévio: R$ 146,48
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 11,72
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 146,48

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) – Salário – MG

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.